Coelho Maldito

Coelho Maldito Bora Chung
Bora Chung

Resenhas - Cursed Bunny (English Edition)

1 | 2 | 3 | 4 | 5

amanda 24/03/2024

Finais felizes são proibidos aqui
"agora eu não tinha pelo que esperar. mas continuei ali, em pé. esperando alguém aparecer milagrosamente para me desamarrar desta vida."
bora chung serviu HORRORES, falando sobre morte, trauma, ganancia , vingança... amei e quero muito ler mais da autora

Alexandre | @estantedoale 24/03/2024

A bela e bizarra mente de Bora Chung
Das muitas bizarrices que se encontra na literatura de horror, o nicho asiático se supera. Já fiz muitas comparações a Junji Ito, mas há contos em “Coelho Maldito” que poderiam muito bem ser adaptados por Hayao Miyazaki.

Bora Chung cria narrativas interligadas ao fantástico, sem dúvidas, mas faz isso variando entre perspectivas modernas e medievais. O conto que abre e dá nome ao livro, por exemplo, tem traços do folclore e do xamanismo coreanos.

E ele segue uma sequência de modernidade até o quinto conto: uma cabeça que se forma das fezes de uma mulher; um acidente de carro que revela um ciclo infernal; uma mulher que engravida de ninguém; e uma engenheira que se apaixona por robôs.

Curiosamente, essas quatro últimas histórias têm protagonistas femininas. As mulheres são maioria nos enredos. Talvez você compare seu sofrimento às personagens de María Fernanda Ampuero em “Rinha de Galos”.

Do sexto conto em diante, três histórias com características mais antigas se apresentam. Coincidentemente, são as mais lentas do livro.

Apesar de um vocabulário simplificado e a escolha de não nomear a maioria das personagens, os contos de Bora Chung se desenvolvem devagar. Quando finalmente concluí “Cicatriz”, já o estava lendo havia dois dias. Em compensação, teve um final inesperado.

Mas a falta de fluidez é compensada exatamente pela quebra de expectativas, principalmente quando se chega a “Reencontro”, a última e mais triste história das dez. Por mais elementos fantasmagóricos que tenha usado, Chung também trouxe um romance bonito e com final triste.

Um primeiro contato com literatura coreana, “Coelho Maldito” se mostrou, na verdade, muito promissor. O tom de fábula em algumas histórias realmente tem lições a ensinar, e a autoficção que Bora Chung emprega em outras aproxima quem lê de quem escreve.

site: instagram.com/estantedoale

MelQuezado 18/03/2024

3 estrelas para apenas 3 contos que gostei. Acho que tinha talento, tudo pra ser massa. Mas realmente achei uma contos beeeem fraquinhos. Mas valeu a experiência.

AriAri0 18/03/2024

Estou encantado!
Este livro é verdadeiramente poderoso, a confiança da escritora em sua narrativa é incrível!!!
Fui completamente absorvido pela história do início ao fim, minha única vontade era de continuar lendo! Estou ansioso para descobrir mais obras dela!

@rafadeodato_ 18/03/2024

Contos
Dizer que esse livro é um cura ressaca, não abrange o tudo que ele realmente nos passa. De maldições, princesas, robôs e fantasmas, cada conto vai falar sobre um aspecto da vida, e você vai decidir como absorver essa perspectiva. Sinto que acabei de sair da terapia que me ajudou a superar um trauma.

Anny Campos 17/03/2024

Contos macabros e impactantes
Uma coleção de contos que me fez refletir em muitas areas.
O que gostei mais, foi o do coelho, a melhor e mais elaborada.
Mas as outras também me deixaram encabulada, como o conto dos robos, do banheiro e do acidente de carro.
O que achei mais louco, foi do monstro da montanha...
Amei a coleção no geral, recomendo.

Dudu Menezes 14/03/2024

Muito bom!
"Estejamos vivos ou mortos, não passamos, na verdade, de fantasmas do passado"

Já pensou se, logo depois de você usar o banheiro e dar a descarga, uma cabeça saísse da privada e te chamasse de mãe? E conhecer o mundo apenas através da dor, preso em uma caverna, subjugado por uma "coisa", que se alimenta da sua energia, desde criança?

Só nestas duas situações, referentes aos contos "A cabeça" e "Cicatriz", já temos elementos que remetem à literatura absurdista, nos moldes de Samuel Beckett, e à uma "recriação" do Mito da Caverna, de Platão, ao meu ver. E é esse tipo de livro que me faz não querer parar de ler até chegar ao final.

A narrativa passa por diversas referências, fazendo da literatura objeto de transcendência deste mundo, mas, também, de subversão, sobretudo pela sua proposta, que é de fazer com que os leitores sejam intimados a encarar os absurdos, nada ficcionais, da naturalização dos abusos impostos às mulheres, como os diferentes tipos de violência aos quais elas são submetidas. E isso nos obriga, por meio da arte, a rever valores e padrões de comportamento!

É, sem dúvidas, a maior surpresa literária que estou tendo, neste ano de 2024. Mérito de Bora Chung, que é daquelas autoras capazes de agradar diferentes tipos de leitores. Quer saber como? Você pode, ou não, gostar de terror, ficção científica ou fantasia, mas não vai conseguir ignorar as reflexões sociais, éticas e políticas, aqui suscitadas, justamente pela forma como elas estão inseridas no texto.

O conto que dá título ao livro - Coelho Maldito - nos fala sobre a ambição e suas consequências, tanto para a vida pessoal quanto profissional, mas outros contos também abordam esta temática - é algo recorrente, só que aparece sempre de forma diferente. E, talvez, aí esteja o segredo desta autora! Ela fala sobre o mesmo tema de forma diversa e sempre instigante, nos deixando curiosos pelo que está por vir e prendendo a nossa atenção a cada página.

Confesso que teve um conto que não me agradou tanto, porque começou num ritmo diferente dos demais, mas o final me surpreendeu. São 10 contos, ao todo. Eu achei 9 deles excelentes. Acho que não preciso dizer mais nada.

#coelhomaldito #borachung

DéboraMP 14/03/2024

Coelho maldito
Depois da minha última leitura (um calhamaço) precisava de uma leitura mais rápida. São dez contos nesse livro e eu gostei de todos eles. São contos fantásticos que não tem exatamente um sentindo, mas te fazem pensar sobre algumas coisas.

De longe o conto "A cabeça" foi o mais bizarro. "Coelho maldito, "Dedos gélidos ", "Menorreia", "Adeus amor", "A armadilha" e "Cicatriz" são muito bons.

Os contos que menos gostei - mas que de forma alguma são ruins - foram: "Lar doce lar", "O senhor do vento e da areia" e "Reencontro".

Esse livro foi viciante. Não conseguia parar de ler. Além de ser curtinho, a autora escreve de forma simples e fluída, consegui visualizar bem os cenários e personagens dos contos. Amei a capa!

Não foi um livro perfeito, pois os contos "Lar doce lar" e "O senhor do vento e da areia" não me agradaram tanto quanto os demais.

Recomendo muito esse livro para quem gosta de histórias bizarras, que não fazem muito sentido, mas que ainda assim dizem alguma coisa nas entrelinhas. Recomendo também para aqueles leitores que desejam uma leitura mais rápida e dinâmica.

Bela 08/03/2024

Coelho Maldito
Comprei na pré-venda de tanta empolgação com o livro, me encantei pela premissa e pela belíssima capa ilustrada. O primeiro conto, Coelho Maldito, é ótimo para introduzir o livro e acostumar o leitor com os próximos temas que serão abordados: família e seus ciclos/gerações, maldições e seus assombros, fantasia e realidade.
A autora nos apresenta um mundo de infinitas possibilidades, a cada conto sendo mais surpreendente do que o anterior. Fiquei realmente impressionada ao ver uma mistura de um terror e suspense mais clássico, como em Dedos Gélidos, quanto um assombro distópico, em Adeus, Meu Amor.
Destaco meus favoritos: Coelho Maldito, Dedos Gélidos, Menorreia e Lar Doce Lar.

Laura Coelho 07/03/2024

Você não está preparado para ler “Coelho Maldito”
Uma luminária de coelho que levou uma família à ruína.

Uma cabeça crescendo dentro do vaso sanitário.

Uma gestante precisa encontrar um pai para o filho o mais rápido possível.

Essas são apenas algumas das premissas dos contos da coletânea Coelho Maldito da autora sul-coreana, Bora Chung. Esse livro foi um dos finalista do International Booker Prize, os contos narram histórias bem bizarras sob a ótica do terror e realismo mágico (com bastante gore).

Os contos retratam muito aspectos do capitalismo, patriarcado e o papel da mulher na sociedade. E eu gostei MUITO dos 5 primeiros contos, estava vidrada neles e até agora quando penso neles fico maluca! Agora… a história dos 5 últimos eu achei um pouco confusa, não que sejam ruins, mas eu gostei muito mais das outras. Ahhh e a minha favorita foi a da cabeça.

Se você tá afim de um livro para fugir do comum e que te deixe chocado, pensando “meu deus, como essa autora tirou isso da cabeça?” Coelho Maldito é o livro perfeito para você!

Milena1071 06/03/2024

Reflexões universais
Cada conto da autora trouxe uma reflexão ou crítica sobre algo do cotidiano. Alguns, apesar de entender, não me atraíram muito. Outros, alugaram um triplex na minha cabeça.
Me disseram que ele seria um terror (?) mas não acho que se encaixa 100% nesse gênero. Tem elementos sobrenaturais e um pouco assustadores mesmo, mas não acho que chega a ser terror.
Meus contos favoritos foram A cabeça e o Reencontro. Ambos com uma reflexão e crítica diretas. Quem tem mommy issues vai sentir demais o conto da cabeça. O reencontro mexeu com o meu emocional e quase chorei.
Surpreendente e bom, mesmo com alguns contos não tão atrativos.

Lore 04/03/2024

Fascinada
Adorei os contos, mas em especial Coelho maldito, A cabeça, Adeus, meu amor, O senhor do vento e areia e Reencontro, este último sendo o meu favorito, quero muito ler mais obras da autora.

sarinha.pdf 02/03/2024

Confuso e chato!!
é minha primeira leitura de contos, e não foi das melhores. o primeiro deles que dá nome ao livro é bem interessante, me prendeu e foi o único que me interessei mesmo, porque os demais me pareceram? confusos? foram quase como costuras sem arremate, coisas que acontecem aqui e ali sem explicação e que ficam por assim mesmo.
não sei se foi falta de atenção minha na leitura, mas mesmo se tiver sido, não acho que os pontos que (talvez) deixei passar façam o livro valer a pena.

Henrique 28/02/2024

Escrita em evolução
Composto por dez contos distintos, a autora consegue apresentar uma certa identidade literária ao contar as histórias que propõe. Pela evidente ausência de um planejamento mais detalhado, alguns desses contos deixam a desejar. A ironia é que fica gritante o quanto os melhores contos são muito bem roteirizados tendo em mente o entretenimento do leitor. Uma sinergia maior entre autora e editora poderia ter ajudado em uma compilação de maior qualidade dessa publicação. Mesmo assim, é uma leitura que vale o tempo dedicado.

nicolehuberr 25/02/2024

Leitura Diferente
Fiquei muito curiosa para ler a obra, mas a animação se perdeu logo no primeiro conto, que dá nome ao livro. Esperava mais da escrita (talvez seja uma questão da tradução), achei que o conto não deixa quase nenhum espaço de interpretação para o leitor, confiando pouco na capacidade de interpretação e leitura das entrelinhas. Mas essa impressão mudou conforme fui lendo. Algumas histórias são mais bizarras e outras mais tristes. Destaco as que mais me chamaram a atenção: Dedos gélidos, Lar doce lar e Reencontro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5