Porco de Raça Bruno Ribeiro

Resenhas - Porco de Raça

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Eloah 22/05/2023

Uma louca viagem
A história é alucinante, não sabia dizer o que estava acontecendo realmente a maior parte do tempo. Me diverti com a leitura. Pontos negativos: achei a linguagem repetitiva e tem algumas passagens bem pesadas que não acrescentam nada à história, são puramente para chocar.

Alexandre | @estantedoale 13/05/2023

ENFIE UM PREGO NO PESCOÇO E PENSE
O quão importante é a identidade de pessoas negras? Como a sociedade colabora para esse processo de identificação? Aonde alguém tem que chegar para descobrir a si mesmo?

Talvez as respostas para essas perguntas não estejam em “Porco de Raça”, mas o livro certamente traz os motivos para fazê-las.

A distopia construída por Bruno Ribeiro mostra os delírios e descobertas de um homem negro, nordestino e sem nome. Perseguido por um cafetão, ele chega à casa do irmão, um senador corrupto, que é seu total oposto: rico, bem sucedido e o orgulho da família.

Depois disso, no caminho até o cativeiro e o ringue, conhecemos outros horrores. O autor intensifica – ou não? – problemas reais. O protagonista chega a uma seita onde o líder abusa de crianças, se depara com um homem-gafanhoto, alimenta as próprias paranóias.

Tudo isso foi cercado, desde o início, das questões raciais desse personagem. Da pressão familiar de que, para ter respeito e “ser alguém”, teria de se misturar aos brancos. Principalmente, das constantes comparações com o irmão, que era e fazia exatamente o que seus pais queriam.

O horror do livro vai além do grotesco e visceral enredo de fuga e pancadaria. A narração em primeira pessoa no presente atinge o psicológico. Você não lê o que aconteceu, lê o que acontece.

E quem lê, mesmo não sendo negro, é percebe as influências de um processo de eugenia em sociedade. A necessidade inventada de parecer branco, de andar com “as pessoas certas”, de ser e ter um bom partido para casar e constituir família.

Bruno evidencia os traumas de um personagem que presenciou e até passou por algumas dessas situações, lutando para se desvencilhar de tudo.

No decorrer das páginas, entendemos os posicionamentos desse indigente e seus raciocínios sobre raça, política e educação. Isso não o isenta de uma linguagem crua e de falas potentes.

E a leitura de “Porco de Raça” não é nada leve. Seja pelas bizarrices ou pelos choques de realidade, é um livro repleto de dores – físicas e mentais. Requer estômago, claro. Mas é curto, fluido e tem um final breve. Na verdade, um encerramento que você passa a esperar depois de um tempo.

site: instagram.com/estantedoale

Re Vitorino 28/01/2022

Violento!
A sinopse não te faz ter nem minimamente noção da violência que te aguarda em Porco de Raça. Mas nada está ali gratuitamente, tudo contribui para entender a cabeça ferrada do personagem principal. O autor alterna entre alucinações do personagem e situações reais o que te prende nos capítulos tentando entender o que é o que, onde ele está, isso realmente está acontecendo? Gostei muito da experiência e quero ler outras histórias do autor.

Não 07/04/2023

Esse livro com certeza é o meu favorito, consegui finalizar ele em um dia pois a história me prendeu, gosto de livros assim e não foi difícil para que a história me prendesse. Achei incrível os momentos das lutas detalhadas de uma maneira que não ficasse enjoativo e repetitivo, fico feliz de ter lido esse livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/03/2023

Uma distopia visceral e repleta de horror, sobre um país em eterno conflito.
Ao ser capturado e confinado, um professor negro e falido se vê obrigado a fazer parte de um ringue de lutadores formado por párias sociais, lutando com uma máscara de porco para deleite de espectadores de alta sociedade. Porco de Raça coloca o dedo na ferida e entrega uma narrativa transgressora que distorce e expande gêneros, unindo entretenimento a uma dura crítica social.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555981346

Lobo 11/10/2023

Futurisco, visceral e alucinante.
Nunca tinha lido um livro tão alucinante, mil coisas acontecem ao mesmo tempo com uma pegada futuristica e com crítica social foda, bem num estulo de filme cyber punk.
Amo conhecer novos autores nacionais.

Dri 22/12/2022

Crítica social e sobrevivência
Um professor negro e falido é raptado e entra em uma sequência de acontecimentos perturbadores depois que é obrigado a lutar em um ringue pela sua sobrevivência.

Porco de raça é curto, mas em poucas páginas o autor coloca cenas brutais e repletas de críticas sociais relacionadas ao racismo, espetacularização do sofrimento, principalmente de pessoas marginalizadas e consideradas párias da sociedade.

Um terror social com toques distópicos e que usa cenas absurdas pra falar de temas reais. É uma história complexa da qual dá pra tirar muitas interpretações, gostei disso. Infelizmente a escrita não faz muito meu estilo, por ser super mecânica, cheia de descrições de movimentações físicas e pouco aprofundamento emocional.

Eu sinto falta de mais desenvolvimento em alguns aspectos e uma melhor distribuição de acontecimentos. O livro tem uma mensagem fortíssima e algumas cenas impactantes, mas tudo foi um pouco corrido e às vezes repetitivo.

Ele é dividido em partes e tem uma parte que é toda focada em lembranças e só na próxima parte a história é retomada. Isso quebrou o ritmo pra mim. O protagonista é complexo e muito difícil de gostar, eu sei que foi uma escolha inteligente pra fugir do tipo herói em um universo violento, mas não consegui gostar dele.

Por isso, Porco de raça acabou sendo um pouco mediano e morno. Gosto de alguns elementos como os raptados usarem máscaras de animais pra lutar, a montanha-russa macabra e triste que o personagem entra e não parece sair nunca mais, o reality show com o comércio em cima da dor dos outros e as metáforas e alegorias pra falar de grupos dos "perdedores".

Mas também tiveram vários elementos que não me agradaram, inclusive a história ser toda num tom absurdo, sem muita explicação, mas o final trazer um monte de informação de uma vez.

É um livro que incomoda, é desconfortável, por isso, só recomendo pra quem consegue ler cenas bem violentas e tristes e gosta de histórias questionadoras. Eu curto esse estilo, mas não foi um livro que eu amei. Pra mim, temas importantes são incríveis, mas quando se trata de ficção, a história em si precisa ser cativante e, pra mim, essa não foi.

"Não consigo me reconhecer mais e não sei se isso é bom ou ruim. Nome, rosto, físico: uma massa abstrata e vertiginosa, um nó sem ponta, um universo sem corpo. A única lógica possível é o ringue, a luta. Eu retornei à essência primária do bicho homem e me tornei um embrião suíno. O primitivo que unicamente vive para sobreviver. Vim para o mundo buscando um sentido nas coisas, mas percebo que sou apenas uma coisa em meio a outras coisas. Não há sentido, nunca houve, e agora só busco respirar sob os holofotes do abismo."

@injoyce_ 16/03/2022

Porco de Raça
Um livro bem tresh, com uma baita critica social. Merecedor do prêmio Machado Dark.
Com certeza que esse será outro livro que irei reler um dia.

Rosy 26/03/2022

Bem punk
Esse livro é pesado. Gatilho de violência desde as primeiras páginas. Nem sabia se ia conseguir terminar. É visceral como as situações. É triste e bem carregada de maldade. Torturante mesmo. Além do mistério que queremos descobrir a todo custo, apesar das cenas bem visuais e cruéis. Mistério esse que engloba um boa parte do livro, embora não seja o foco. O foco mesmo é a negritude. O papel do negro na sociedade. Como ele se enxerga, principalmente. Esse livro mostra mto bem como existe preconceito no próprio seio familiar de negros contra negros. Mas entendemos que é o meio q os torna assim. Se n forem assim, estão errados. Não irão “se encaixar”. Muito sofrido ver uma criança ter que passar por essa situação. Apesar disso tudo, o final não me agradou tanto. Achei bom, porém com ressalvas. Ficou bastante novelesco como tudo foi “resolvido” e bem confuso tbm. Pra um início de livro bombástico, um meio frenético, o fim foi só destrambelhado. Contudo, não me fez desgostar do livro. Eu gostei mto. Super indico essa história nacional, premiada e cheia de questões reais e importantíssimas para nossa sociedade.

Valentin 17/11/2022

Brutal
Livro de autor brasileiro que futuca e escancara de modo crítico sobre racismo, desigualdades e ganância do ser humano.

A escrita é visceral e crua, trazendo um aprofundamento selvagem às cenas. Inclusive, algumas cenas são bem fortes, requerendo um estômago para digerir.

É uma distopia bem interessante, com uma temática polêmica e com originalidade em sua escrita. Não conhecia o autor, mas já tive minhas primeiras impressões. Sem delongas, recomendo a leitura.
maysleituras 20/11/2022minha estante
Quero mt ler esse

Valentin 22/11/2022minha estante
Te empresto, vai gostar?

Milena 24/04/2022

Porco de Raça
Primeira obra do Bruno Ribeiro que exploro, numa edição lindíssima pela DarkSide, em capa dupla com ilustrações marcantes. Um mix de Clube da Luta x Round 6, em terras tupiniquins! Chocante, delirante e envolvente! Vale a leitura!

Y.A. 18/05/2022

Complexo
Assim como o filme "Medida provisória" a história desse livro se passa em um Brasil distopico, mas sem focar tanto na distopia em si (como 1984, Laranja mecânica, Admirável mundo novo fazem), e sim em como o sistema prejudica TANTO minorias, principalmente pessoas pobres, negras ou os dois, e infelizmente isso é algo atual. Em "Porco de raça" você entende toda luta, dor, angústia e desconfiança do personagem, fica com pena e vontade de ajudar ele em quase todos os momentos, mesmo sem nem saber o nome dele (e mesmo sabendo que ele não aceitaria sua ajuda também kkkk), graças a toda sua trajetória conturbada, sofrida e muitas vezes violenta. Na minha opinião, a forma como essa história foi contada é bem complexa, mas tudo se encaixa no decorrer da história; o importante mesmo são todas as críticas que o autor faz, e ele coloca o dedo na ferida MESMO. Enfim, fica a minha recomendação para mais um livro nacional incrível que li!

eduarda 27/06/2022

Tinha muitas expectativas sobre o livro, mas achei meio confuso a história fica indo e voltando e acabei me perdendo algumas vezes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6