Queenie

Queenie Candice Carty-Williams

Resenhas - Queenie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ingrid.Souza 23/12/2021

Livro incrível com protagonista forte! @seriandocomlivros
Queenie, uma jovem negra de 25 anos e jornalista, dá um tempo em seu relacionamento com um homem branco, o Tom. Nesse momento ela está a procura de um lugar para morar e usa um aplicativo de namoro para conhecer outros homens e de certa forma esquecer Tom.

Queenie está um pouco perdida, mas se esforçando para se encontrar nas mudanças da vida e com isso ela acaba se afastando de pessoas que ama. Também acaba se encrencando em algumas situações.

O livro é narrado pela protagonista, mas também há vários diálogos por e-mail e também mensagens, maior parte delas são conversas de um grupo que Queenie tem com as amigas. Eu adorei essa forma de ler, não lembro de ter lido outro livro que misturasse todos os elementos assim.

Há situações bem recentes presentes como o “Vidas negras importam”. Gostei muito de como a autora aborda os assuntos e talvez muitos deles ela já tenha vivido na pele.

Fala da luta do povo negro que não aguenta mais a morte, sobre a sexualização da mulher negra, como ela é tratada e relacionamentos abusivos.

O livro trata de temas muito importantes e necessários. Apesar de alguns gatilhos (não muito detalhados), tem uma linguagem fácil e leve.

A gente vai lendo e sente o que a protagonista está passando. Sabe quando a gente pensa que não pode ficar pior? E fica!

Gostei muito da forma que a história mostra a importância da terapia e que realmente auxilia muito a melhorar todas as relações sejam elas familiares ou amorosas.

O livro traz tantos assuntos do cotidiano e ele é tão atual que parece que estamos lendo sobre alguma pessoa próxima de nós. Pelo fato de mostrar amizades, familiares e relacionamentos da Queenie de forma muito natural e realista.

A avó da Queenie é maravilhosa e tem as melhores falas. Deixo aqui um quote dela: “Todas sabemos como é ter o coração partido. Só temos que aprender a conviver com isso”

Para ler mais resenhas como essa siga meu bookstagram @seriandocomlivros
ThamiresG. 03/05/2022minha estante
Eu tô lendo e estou amando, também amo a vó da Queenie??

Ingrid.Souza 04/05/2022minha estante
Ahh ?? fico feliz que esteja gostando, foi muito especial esse livro pra mim!

LuaTeresa 22/09/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

Ingrid.Souza 27/04/2023minha estante
Oii Lua, não tem hot não! Só algumas conversas sobre sexualidade mas nada muito aprofundado

LuaTeresa 27/04/2023minha estante
Obrigada por me avisar

Ingrid.Souza 28/04/2023minha estante
De nada! E desculpa a demora pra responder, hoje que apareceu o comentário pra mim

MorggDuff 24/08/2023

Reconstrução
Foi uma grata surpresa esta indicação ter aparecido pra mim. Acho fundamental que toda mulher preta conheça esta história. Escute a Queenie, a enxergue, veja por trás de todas as atitudes que ela toma voluntariamente por razões inconscientes. Pode ser que muitas não compartilhem da mesma narrativa, do mesmo caminho de pedras, pois cada história é única, porém o entendimento, a empatia, será fácil de sentir. Existem similaridades construídas. Entendo, também, que o enredo possa gerar gatilhos, por trazer a tona questões tão sensíveis, por isso, o que é contado deve ser mastigado com calma.
booksluv_ 27/08/2023minha estante
eu tô querendo desistir da leitura, não consigo gostar de nada que queenie faz e tô odiando todas as atitudes que ela toma ???

MorggDuff 07/02/2024minha estante
Vc desistiu, booksluv_?? Eu entendo, realmente é COMPLICADO, mas acho que alguns livros são escritos para incomodar um pouco, fazer a gente refletir além a todo custo. É um caminho de pedras que ela passa (que não só ela passa) e leva a gente junto, como se pudéssemos alertar para que ela faça outras escolhas... Parece a vida. O final satisfaz. Porém, se não tá dando, não insista... ??

booksluv_ 08/02/2024minha estante
amg no final eu acabei dando 4 estrelas, depois dos 60% eu comecei a entender tudo, me identifiquei com tanta coisa, amei mt esse livro

MorggDuff 09/02/2024minha estante
Fico contente em saber disso ?... São complicações tão específicas e nós sabemos onde dói e como entender cada coisinha. Também gostei muito dele!!! ??

Viviane @resenhasdaviviane 09/09/2022

Realidade de muitas mulheres negras
Resumo da história:

Queenie Jenkins, uma jovem negra (25 anos) que estava em um relacionamento inter-racional de três anos com o Tom, um jovem de família rica e racista de londres, onde todos são branco de olhos claros e vivem em um mundo fantasioso onde o racismo não existe. Após, alguns problemas no relacionamento ele pede um tempo para pensar e rever suas prioridades, pedindo para que Queenie sai do apartamento que eles moravam. Depois disso, a auto-estima da Queenie fica tão inexistente que ela começa a se relacionar com vários homens para se sentir "viva" e entra em situações auto-destrutivas que causam problemas no seu trabalho.

Minhas impressões

Começo as minhas impressões dizendo que não recomendo esse livro para o público jovens, apenas para maiores de +18 anos, porque contém muitos temas pesados
que podem ser gatilhos para muitos leitores como: ansiedade, baixa autoestima, trauma de infância, família desestruturada e de mente extremamente fechada. A família da Queenie é jamaicana, muito religiosa, cheia de preconceitos e não deram apoio para ela quando assumiu que precisava de ajuda especilizada para conseguir resolver seus problemas.

Os últimos capítulos do livro foram muito emocionantes para mim, me fizeram chorar muito e consigui sentir toda a dor que ela estava sentindo!Confesso que eu estava muito estressada com todas as merdas que ela estava fazendo com a própria vida, se auto-destruindo cada dia mais e as melhores amigas vendo tudo de camarote sem conseguir ajudá-la. As três amigas Darcy, Cassandra e foram muito importantes para a história

Gostei muito da autora ter abordado de uma maneira honesta o relacionamento da Queenie com sua mãe Sylvia, sem aquela pressão de que tudo é um conto de fadas e vai melhorar magicamente, relacionamentos familiares não melhoram do dia para a noite, a confiança precisa ser conquistada aos poucos. Enfim, apesar do livro não ser perfeito está mexendo com as minhas estruturas emocionais e estou me reconhecendo na protagonista como mulher, negra e com problemas com a mãe..haha. Recomendo a leitura a leitura galera, tenho certeza que a história não vai agradar a todos mas, irá deixar muitos pensativos.
LuaTeresa 22/09/2022minha estante
Queenie time alguma religião em específico?

Viviane @resenhasdaviviane 22/09/2022minha estante
A Queenie não tem nenhuma religião mas, a família dela é muito religiosa principalmente, a tia que tenta obrigá-la a ir na igreja a todo momento.

Entendi. Obrigada

Romeu Felix 19/10/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Queenie", escrito por Candice Carty-Williams e publicado em 2021, é um romance contemporâneo que mergulha profundamente na vida de sua protagonista homônima, Queenie, enquanto ela enfrenta os desafios da vida em Londres, suas experiências como mulher negra, seus relacionamentos e sua busca por identidade.

A trama acompanha Queenie, uma jovem caribenha que trabalha em um jornal local e que está passando por um momento turbulento em sua vida. Após o término de um relacionamento, ela se vê navegando em um mar de inseguranças, problemas de saúde mental e situações de discriminação racial. Ela busca validação e pertencimento em diversos relacionamentos, incluindo com amigos, familiares e parceiros românticos, mas suas decisões frequentemente a levam a lugares de desconforto e autodescoberta.

O livro é uma exploração sensível e autêntica das questões raciais, sociais e de saúde mental que muitas mulheres enfrentam. Queenie é uma personagem complexa que desafia estereótipos e preconceitos, e a autora oferece uma narrativa envolvente e, por vezes, humorística, que permite ao leitor se identificar e se conectar com as experiências da protagonista.

A escrita de Candice Carty-Williams é ágil e contemporânea, tornando a leitura de "Queenie" acessível e envolvente. O livro aborda temas pertinentes à sociedade atual, como discriminação racial, empoderamento feminino, saúde mental e relacionamentos, em uma narrativa que equilibra momentos emotivos e de autorreflexão com passagens de leveza e humor.

"Queenie" é uma obra que oferece uma voz forte e necessária no mundo da literatura contemporânea, ao destacar as complexidades da vida de uma mulher negra em uma cidade multicultural. Com suas 352 páginas, o livro convida os leitores a refletirem sobre questões de identidade, pertencimento e autorrespeito, enquanto acompanham a jornada de uma personagem carismática e repleta de humanidade. Uma leitura cativante que proporciona um vislumbre valioso e autêntico das lutas e triunfos de Queenie em sua busca por autoaceitação e realização pessoal.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

site: https://www.instagram.com/reflexoes.paginasadentro/
JurúMontalvao 24/10/2023minha estante
??
Vou add à minha lista

Ana Caroline 09/03/2024

Esse livro me deu ranço. A queenie não é engraçada, nem carismática. Ela é uma pessoa bem reativa e que fica caçando problemas. Totalmente irresponsável e carente. Não gostei da personagem. Mais para o final ela resolve enfrentar seus problemas mas aí já era tarde demais, o ranço já tinha se instalado. A história é rasa e não traz nada de significativo.
AAnacruz 10/03/2024minha estante
Kkkkkkkkk

Bruna3303 12/10/2023

Um abraço de livro
Eu não esperava que essa leitura fosse me cativar tanto, mas Queenie com sua história um tanto confusa e instável, me fez rir e sentir outras várias emoções. O pontapé de tudo foi o término com o namorado, que descarrilhou vários acontecimentos.

Como mulher preta, me identifiquei em várias partes e me conectei de forma genuína com a protagonista. Recomendo muito a leitura para as pessoas pretas (e também para as que não são).

A leitura é fácil, um livro bem escrito e estruturado.
Lima O Limão 12/10/2023minha estante
Um dos pontos bons desse livro é nao romantizar. Deixar acontecer naturalmente, sem querer da um final feliz, por que nem sempre tem, é acabar de ler e saber que o personagem vai começar a construir sua "história" e seus finais felizes.

Michelle Lima de Souza 31/08/2022

Adorei
Li esse livro por indicação da Pam Gonçalves, ele fala de saúde mental e física, sobre relacionamentos tóxico e racismo. Tem trechos que o racismo é tão sutil que quando nos damos conta chega dói.
Viviane @resenhasdaviviane 01/09/2022minha estante
Eu também li por causa da indicação da Pam Gonçalves e amei a história!

Karol 21/12/2021

Queenie?
Um mês pra terminar essa leitura!! Pensei em desistir várias vezes mas foi persistente.
O livro fala da vida de Queenie, uma jovem de 25 anos que tem sua vida virada de cabeça pra baixo após o fim de um conturbado relacionamento com Tom, um cara branco. Pra tentar se sentir melhor ela acaba buscando conforto em várias coisas, como relacionamentos casuais que na maioria das vezes são abusivos e racistas. Indico esse livro pra quem procura ler ou entender sobre raça, família e a solidão da mulher negra pois são assuntos retratados de forma cômica e inteligente pela autora.

Lets 09/01/2022

Livro levinho pra ler num feriado prolongado ou num fim de semana chuvoso. As questões raciais dão profundidade para o drama, mas não tornam a cor da pele da personagem seu único traço de personalidade.

Vany 12/01/2022

Queenie, uma garota negra de origem jamaicana, nascida e residente na Inglaterra. Jornalista que trabalha em um ambiente onde ela é a única negra em seu andar e 4° na empresa em posição de destaque. Cresceu vendo sua autoestima ser destruída, e desenvolveu baixa autoestima, medo de abandono, de não ser o suficiente,  de não ser digna de amor...Mantinha um relacionamento inter-racial, codependente com Tom, cuja família não via problema ao expressar seus pensamentos e opiniões racistas escancarado e seu racismo estrutural para ela que sempre era tida como a garota raivosa, que se aborrece, cria caso e sai batendo o pé por tudo, enquanto seu namorado branco ficava ao lado da família e a culpava por ser "explosiva". Relacionamento este que está afundando,  mas ela insiste, tentando resgatar um namoro que para o leitor fica claro logo de cara que o término é definitivo. Mas este é somente um pequeno fiapo no novelo de traumas que Queenie carrega consigo. Após este "tempo" na relação dos 2 ela começa a sua jornada de autodestruição, se envolvendo com homens (brancos) que ela tinha a plena consciência que a fetichizavam por ser negra e robusta, pelos quais não se sentia atraída nem física e tão pouco emocionalmente (seus principais quesitos para escolha) permitindo que eles a levassem para cama e com ela fizesse o que lhes desse vontade (um tipo de abuso consentido. Algumas vzs lhe causando problemas físicos internos e externos), dolorido de mais prosseguir com a leitura e vê-la, deliberadamente, se afundar mais e mais a cada página. Até o momento em que ela não suporta mais e, é então que procura ajuda e seu novelo de traumas é desenrolado, e enfim vemos o romance. E ela entende (começa a entender) que não precisa de um homem que a valide como mulher/pessoa/ser humano. Ela é oq é e só precisava enxergar o quanto é inteligente,  capaz, forte e bela. Enfim, se permite relacionar com a única pessoa que realmente importa,  ela mesma!

Lendocomamih 27/01/2022

Quote: ?O sofrimento lá faz distinção de tempo??
Queenie tem 25 anos e é a única mulher negra trabalhando em um grande jornal em Londres. Sua vida começa a desandar após o fim do seu relacionamento com Tom. Em busca de conforto, Queenie pula de uma decisão questionável a outra, enquanto enfrenta situações que despertam traumas adormecidos.

Opinião:

Aqui conheceremos Queenie uma mulher forte, porém ela demora um pouco para descobrir isso. Quando Tom termina o relacionando, Queenie acaba perdendo o controle da sua vida, deixando até sua vida profissional ir de mal a pior. Ela começa a tentar achar conforto em homens errados, abusivos e até mesmo racista. A sorte é que Queenie tem amigas sensacionais e eu amei elas, até mesmo Cassandra que é mais desbocada, mas convenhamos que Queenie tinha hora que precisava de um choque de realidade. Só depois que Queenie começa a fazer terapia e que vemos ela começar a ser reerguer aos poucos. O amadurecimento da personagem e a evolução dela é incrível de ver. A autora aborda temas como: violência, racismo, machismo, distúrbios psicológicos e um pouco de drama familiar. Porém tudo foi abordado com muita sensibilidade, além de nos mostrar a força de uma amizade e do amor familiar. Apenas leiam!

Gabriela.Pereira 22/02/2022

Causa reflexão
Fazia tempo que eu não me apegava tanto a uma personagem e chorava com o final de um livro, Queenie você é quase uma amiga pra mim e na minha cabeça você existe, a autora foi genial de verdade, toda mulher preta vai sentir exatamente a mesma coisa que eu quando ler. Eu amei amei amei muito, a ressaca literária vai perdurar por uns dias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5