O Último Ancestral

Resenhas - O Ultimo Ancestral

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dayanne.Silveira 16/04/2024

Surpreendente
Gosto muito dessa temática e achei um enredo bastante inteligente rico em detalhes.

O mais significante para mim foi a valorização da nossa cultura, com bastante sensibilidade e respeito.

Aguardo a continuação.
Savagefiction 21/04/2024minha estante
Obrigado, espero que goste de A Malta indomável, é um Spin off e Hanna reaparece

Dayanne.Silveira 25/04/2024minha estante
Já quero ler. ?

Savagefiction 21/04/2024minha estante
Muito bom ler uma resenha dessas, espero que goste também de A Malta indomável, é um Spin off e alguns personagens como a Hanna reaparece

Samyra 05/04/2024

Meu primeiro contato com afrofuturismo
Foi meu primeiro contato com afrofuturismo e foi incrível! Foi uma montanha russa de emoções e pensamentos, sem falar de o quanto fiquei tensa em algumas partes do livro.
Tenho que conhecer mais livros do autor e mais o movimento afrofuturismo.
Livro incrível!

JP 04/04/2024

Afrofuturismo na sua melhor forma
Estou simplesmente encantado com "O Último Ancestral", um livro com uma linguagem bacana, mitologia surpreendente e boas reviravoltas numa trama que só fica melhor a cada capítulo. Talvez a quantidade de nomes e pronúncias para quem não esteja acostumado com as religiões de matriz africana cause algum tipo de estranheza inicial, mas a partir do momento que você embarca na história dificilmente consegue largar. Mistura cultura negra e tecnologia de uma forma brilhante. Ale Santos acerta em mostrar que a literatura preta nacional tem muito potencial para conquistar não só o Brasil, mas o mundo.

Joao366 24/03/2024

Passado e Futuro juntos
É tão bom ler O Último Ancestral e saber que virá um RPG dele pois a cada momento de leitura eletrizante que há nele você imagina estar em uma aventura cheio de empolgação e raízes africanas, misturando a ancestralidade com o futuro, todos os personagens são marcantes também, principalmente Bento e Ozéias, fiquei muito feliz quando lia deles, mas também há personagens que você irá querer odiar com o que ele vai fazer, mas ao mesmo tempo torcer que dê tudo certo ao redor dele.
Super recomendo e agora quero logo começar seu Spinoff Malta Indomável e que venha seu RPG e suas continuações também!

Japam Martins 13/02/2024

Eu tenho tanto pra falar desse livro
Eu gosto muito de ficção científica, é um dos meus gêneros literários favoritos, e isso junto com toda a genialidade que o Ale Santos teve na escrita dessa obra fizeram esse ser um dos meus livros favoritos.
A forma como a história mistura ancestralidade, vivências periféricas e futurismo é inacreditável de bom.
Eu tenho tanta coisa pra falar sobre esse livro que provavelmente vou ter que fazer um video gigante falando dele nas minhas redes.
Savagefiction 17/02/2024minha estante
Fico feliz que tenha gostado assim, adorarei assistir seu vídeo. Espero que curta A Malta indomável também, é um Spin off e a Hanna retorna nele ???

I.Cream.Sopa 09/02/2024

O universo é, principalmente Obambo, me engoliram (no melhor sentido da palavra) quando comecei a leitura. As descrições ajudam a imersão. Mas, ao longo da leitura, eu desejei que o livro fosse maior, ou então parte de uma série. Tem detalhes, personagens, lugares interessantíssimos que poderiam ter sido mais explorados se esse não fosse um livro único. O ritmo é super rápido, então em geral o final não pareceu corrido, já que o livro todo segue assim, mas agora eu fico desejando uma expansão desse universo e da mitologia de O Último Ancestral.
Savagefiction 13/02/2024minha estante
Obrigado pelo comentário, a história continua conectada com meu novo livro, A Malta indomável e logo a continuação desse ?

Isaac 26/01/2024

Último ancestral
Preciso começar dizendo que este livro não é pra mim ! Infelizmente não gostei não funcionou comigo , achei a temática muito interessante e acredito que se este livro fosse uma HQ seria perfeito !!!

Assis 23/01/2024

Resgatando ancestralidade
A historia entrega o que a sinopse informa e o enredo tem pontos altos muito interessantes, uma vez que fala da queda e da busca por ascensão de um povo e de sua ancestralidade ainda que a maior parte da população não demonstre isso ao longo da narrativa.

Temos aqui diversos elementos futuristas explorados enquanto se busca retratar uma realidade periférica e suas mazelas.

Porém, há muita coisa no texto em si que me incomodou (e nesse sentido são pontos bem particulares em termos de escrita).

Portanto, gosto muito como a história começa e vai se apresentando e introduzindo seus elementos ficcionais mas vou ficando bem triste conforme tudo se desenrola e a narrativa fica 1) aparentemente acelerada; 2) não consigo sentir a passagem de tempo; e 3) o final não entrega o que se espera de uma aventura "épica".

Mas que fique claro aos leitores, o contexto traz mensagens importantes e ressalta questões emocionais e sentimentais que são muito relevantes, sobretudo para esse tipo de narrativa que vem buscando seu lugar de direito entre os leitores.

Pri 20/01/2024

#DLL24 - com ou sobre inteligência artificial (Bento ?)

Que história incrível, eu sorri, chorei, sofri, roí todas as unhas e tive que tirar um tempo pra respirar porque eu me importei com todos os personagens e senti raiva de muitos deles.

O final foi eletrizante e não vejo a hora de continuar nesse universo.
Savagefiction 26/01/2024minha estante
Feliz que gostou, vários personagens reaparecem em A Malta indomável, o Spin off

Pri 26/01/2024minha estante
Estou doida pra ler esse, já coloquei na minha lista ?

Vitor 03/01/2024

5 estrelas, SIM.
Sem dúvidas maravilhado com a imensidão de sentimentos que este livro causou em mim. Livro publicado no ano de 2021 pela editora Harpercollins Brasil e escrito pelo autor de SCIFI e Afrofuturismo, duas vezes Finalista do Jabuti, Finalista do CCXP Awards, Ale Santos.

Este livro tem tantas riquesas culturais tantas referências às diversidades religiosas que existem no Brasil, me permitiu por muitos momentos sentir que eu poderia ser um personagem desta história. Estamos tão imersos no eurocentrismo e tão sufocados com produções massivas de conteúdos ?estadunidenses? que ler uma obra destas me traz o questionamento ? onde estão as fantasias, as histórias de ficção produzidas por brasileiros, com essa carinha de Brasil, de ?é nosso??? eu pude de fato me sentir representado de diversas maneiras, nasci, cresci e vivo em uma favela, todo este conflito policial, esta segregação, o desejo de estar do outro lado, a busca pelos direito roubados, eu vivo isso diariamente e o Ale traz estas mensagens por meio de uma narrativa futurista e ao mesmo tempo mística, além de toda a brasilidade encontrada nas músicas, nas festas, enfim, é um mar de peculiaridades nacionais em uma terra futurista.

Me apaixonei por muitos dos personagens, me enfureci em alguns momentos, e pude aproveitar cada momento do desenvolvimento do nosso herói Eliah, o passo a passo da jornada, a negação, o medo, o preparo, o amadurecimento, a aceitação e a conquista do seu objetivo.

Sem dúvidas, esta história poderia ser contada em várias plataformas, imaginei em certos momentos um mangá, em outros um game, as vezes uma série de TV. Sério, a minha mente viajou. Eu podia imaginas os painéis da história em quadrinhos as cenas dramáticas e as cenas de ação, espero muito ver este universo cada vez mais expandido. Agora em 2023 o autor lançou A Malta Indomável, sua mais nova obra, que se passa no mesmo universo de O Último Ancestral, isso já dá um calorzinho no coração, saber que terei mais obras como esta para ler.

O Último Ancestral é uma história fechada, com início, meio e fim, porém deixa um ?cliffhanger? que nos propõe o retorno destes personagens em uma nova história.

Claro que a parte da identificação e da representatividade me permitiram vivenciar de uma forma única esta história, e claro que pessoas que vivem ou tenham vivido a mesma realidade, participarão desta jornada de uma forma impar. Mas é uma leitura fantástica para qualquer leitor que curta um bom SCIFI.
Savagefiction 08/01/2024minha estante
Feliz demais em ler isso irmão, alimenta meu propósito de autor

SOTRATI 01/01/2024

Ficção da melhor qualidade
O Último Ancestral traz o clima cyberpunk a lá Matrix, com escolhido para combater o mal e grande organização aparentemente impossível de ser derrotada.
Seria uma boa história em torno do herói, porque Alê Santos escreve muito bem, tem aquela prosa que chama de fluída e eu chamo de gostosa. Você lê que nem sente as páginas passando.
Mas ele extrapola essa história e faz o livro ser marcante. Por que os oprimidos são gente muito próxima de nossa realidade (quando não, somos nós mesmos) encurralados em becos sociais e raciais para serem explorados. (Qualquer semelhança com nossa sociedade não é mera coincidência)
Legal, bacana,mas tem mais. Essa sociedade ultratecnologica e excludente convive com uma realidade espiritual presente na realidade dos personagens. E aí o livro cresce demais. Calma. Ele não vai traçar complicados conceitos filosóficos para explicar não só a contraposição entre fé e ciência, crenças e avanços tecnológicos. Não é essa a pegada aqui. Mas se quiser, tem isso lá na base, na estrutura do texto. E a base é muito sólida.
Mesmo porque ele extrapola essa dicotômia e apresenta não a disrupção entre fé e ciência, mas sua mescla. Numa comparação capenga, podemos dizer que Alê Santos faz aqui um "sincretismo" entre tecnologia e crença, ampliando a possibilidade de ambas as vertentes.
E aí, pra coroar na inventividade, a fé que ele traz não é a predominante judaico-cristã que permeia as obras em geral. Ele vai resgatar a fé de Deus ancestrais e traz um coleção impressionante de entidades das religiões de matrizes africanas.
Or protagonistas pretos, pobres e marginalizados são a sustentação desse enredo muito bem elaborado. E não espere coitadismo ou mitificação. Outra grande sacada do autor foi colocar protagonistas realistas, mesmo que tenham um futuro distópico como pano de fundo. São pessoas como você ou são aqueles para quem você fecha os olhos quando passa pelas ruas da cidade.
E essa obra tão vívida, divertida cativante e que convida ao pensamento crítico parece ser a semente para que muitas outras obras possam ser escritas. Muitos leitores vão se deparar com essa obra e se maravilhar em saber que podem escrever desse jeito e sobre esses temas. É um livro que abre as portas da percepção sobre o que a literatura pode oferecer.
Falei muito e há ainda mais sobre o que falar desse excelente livro afrofuturista. Não sou muito fã de rótulos, mas acho que aqui ele cabe bem demais. Por que não só ajuda o leitor a perceber como o autor construiu uma obra tão completa e cheia de verdades, mas também por ser um prognóstico de que um futuro com mais obras com essa temática seja um futuro bem vindo pra nossa literatura.
Vi muita gente escrevendo que esse livro é um excelente romance nacional. Eu discordo. É um excelente romance. Ponto. Comparável a qualquer outro livro em qualquer outra língua, por que, embora tenha essa cor local tão brasileira, fala com os anseios e realidade de qualquer lugar do mundo.
Savagefiction 08/01/2024minha estante
???

amandinha 29/12/2023

A minha introdução ao Afrofuturismo
O Último Ancestral é um livro muito interessante e com grande potencial para novas aventuras!

Minha única dificuldade com o livro foi realmente o início, por não compreender facilmente a linguagem cybernética. No momento em que a leitura se abre para novos conhecimentos sobre as entidades e os ancestrais de Nagast, tudo se torna mais fluído.

Por se tratar de um universo muito mais tecnológico e integrado às tecnologias, o início da leitura me causa estranheza mas que aos poucos vai me conquistando. Confesso que pra mim o ponto mais alto foi a chegada de Eliah na Vila Tamuiá por conta da familiaridade com a narrativa dentro da floresta.

Fico feliz de ler mais um livro nacional e espero ver muito mais do Ale Santos por aí :)
Termino este livro com saudades já e na espera de novos capítulos ???

ray 12/12/2023

O poder de um nacional
Ficção científica não é muito a minha praia, mas a história desse livro despertou meu interesse em ler mais livros futurísticos.
A forma como a cultura e a tecnologia estão entrelaçadas e o universo fantástico apresentado são bastante interessantes, e eu gostei de cada momento em que ela era explorada. Quanto aos personagens, embora eles tenham uma moral mais ambígua, você consegue entender de onde parte as motivações deles, e consegue gostar deles com o desenrolar da narrativa.
No geral, esse livro tem uma história envolvente, elementos fantásticos instigantes e uma ambientação imersiva.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6