O Palácio de Papel

Miranda Cowley Heller

Resenhas - O Palácio de Papel

prismhaze 15/06/2023

A verdade nua e crua
Que livro belo! a forma como a autora descreve os espaços e trabalha com a complexidade dos personagens é fantástica. uma obra que aborda temas substanciais e as relações humanas diante da temporalidade. um dos melhores do ano.
Lucy 15/06/2023minha estante
???

Brunna 20/11/2021

Inesperado...
Não vou mentir e dizer que amei o livro... Não, não seria verdade... Mas inesperadamente me surpreendi com a complexidade da história... São muitos altos e baixos... Mais baixos que altos... Vidas tragicamente cheias de alegrias infantis... e tristezas que se parecem reais demais para serem ignoradas e rotuladas como apenas um romance de ficção sem graça...
A narrativa de início parece lenta e cansativa, mas em algum momento torna-se envolvente e te faz querer avançar pela história...
Uma boa reflexão sobre a vida. A escolhas que fazemos...

Rachel 25/02/2022

Muito diferente do que eu esperava
O Palácio de Papel é um livro bem escrito, embora no início o excesso de detalhes narrativos seja cansativo. Não esperava tantas cenas violentas, estupros, pedofilia, doenças terminais, assassinato, com tantos detalhes repulsivos. Não é só um romance com um amigo de infância, não são só as dúvidas sobre esse relacionamento ou manter o casamento... são coisas muito mais pesadas. Não é um livro convidativo para relaxar, com seu excesso de dramas, e nenhuma passagem leve. Pense em 400 páginas do extrato mais puro de sofrimento entre familiares, amigos, etc. Somente leia se estiver no clima para dramas pesados. Não é spoiler, mas um alerta.

Cecília 29/06/2023

Nosso palácio
Uma narrativa fluida, leitura belíssima, me envolveu com personagens tão sólidos que me cativou.Esse é aquele tipo de livro que te faz pensar, sobre o âmbito que se vive e como isso afeta a suas decisões.

Anderson 22/11/2021

Você trocaria um casamento estável para viver com o grande amor de sua vida?
Essa é a trama principal da história. Passando em um dia, acompanhamos Elle, que estando de volta ao local onde cresceu junto com seu marido e filhos, ela encontra seu namorado de adolescência, seu grande amor, Jonas.
Jonas também está casado, mas logo a paixão que eles sentem um pelo outro fala mais alto e eles se vêem envoltos da decisão mais difícil se suas vidas.

lima 24/05/2023

Impactante
Não sei se já tinha lido um livro tão difícil e ao mesmo tempo tão bom de se ler, uma experiência completamente diferente. Inevitável dizer que é um livro extremamente bem descrito, que as vezes se tornava intragável ler ele por longos dias sem sentir nada. Pelo contrário. O tempo todo você sente muito. Mas é um livro escrito sobre mulheres e essencialmente a nossa arte do viver. O quão difícil é sobreviver a tudo e principalmente às nossas escolhas. Completamente arrebatador e impactante. Com certeza uma leitura recomendada.

Carol 11/03/2022

O tipo de livro que eu gosto, focado na história das pessoas e no modo como acontecimentos passados moldam suas vidas no presente.

Ariel.Ramos 12/02/2023minha estante
Esse foi o meu entendimento também. Mas o amor de Jonas ela escolheu viver no escondido.

Debora.Oliveira 02/12/2021

Não esperava um livro tão surpreendente!
Esse livro me conquistou e surpreendeu demais! Adoro narrativas que intercalam passado e presente e aqui a autora fez isso com maestria.

Esse livro contém muito drama, tristeza, violência, alegrias e vida real. Após terminar a leitura fiquei horas tentando absorver tudo que li.

Anne - @literatura.estrangeira 22/01/2022

O começo do livro foi um pouco devagar e por isso não ganhou as 5 estrelas. Mas depois a história passou a ser absorvida de melhor forma quando foi possível entender o tipo de escrita da autora que as vezes se torna até lírica.

Palácio de Papel tem muitos personagens bem construídos e desenvolvidos. Foi muito bom poder conhecer a história deles com tantos detalhes que impressiona.

Alerta de gatilho sobre abuso sexual é preciso destacar. O que deixa tudo mais denso ainda e difícil de engolir, mas não de forma negativa porque a autora conseguiu desenvolver todas as histórias ruins de forma a não minimizar nada e nem se tornar a grande questão do livro.

Enfim, muito bom. Não esperava nada desse livro, primeiro porque só li porque vi algumas pessoas dizerem estar na TBR de 2022 e segundo pela nota, 3,8! Valeu super a leitura.

Esse ano iniciei com boas leituras.

luquescunha 29/06/2023

Achei ok
Li com a esperança de ser um livraaaaço e não achei essas coisas todas.
A protagonista é ótima, assim como o Jonas e o Peter. A história fica alternando entre passado e presente e eu preferi o passado mais pelas descobertas chocantes que a Elle vai narrando ao longo do livro. No fim, acho que ela fez a escolha que ela já deveria ter feito a muito tempo.

milene 15/04/2022

Quando comecei a ler, me deu preguiça logo de cara. A história começou confusa e indo e vindo entre passado e presente, mas ao entrar no ritmo, eu não consegui parar mais.
A escrita da autora é muito bem descrita e cada capítulo lido foi como um soco, há muitas coisas pesadas e personagens reais que erram e com muitos traumas.
É um livro muito fácil de se julgar ao começo da história, e termina com muitas reflexões. Confesso que eu amo livros com segredos e abordagens familiares, e 'o palácio de papel' entregou tudo.

Allyne10 28/12/2023

Doloroso
Sofrimento de uma vida dura, pais irresponsáveis, falta de diálogo e conhecimento próprio.

O livro é bem feito, mas a história é muito triste e pesada, ao ponto de mexer com meu humor durante a rotina do dia a dia.

Iza 07/12/2021

Poderia muito facilmente ter acompanhado essa história por mais umas boas páginas. Inclusive, senti falta de aprofundamento em alguns pontos e foi o que fez com que eu não classificasse essa leitura com uma nota máxima. Gostei demais da forma como a autora lidou com o tempo e o desenvolvimento da história, embora não tenha ficado tão clara pra mim a grande necessidade das quebras das 4 partes. Não gostei do desfecho do personagem da Anna e queria ter tido bem mais do desenvolvimento daquele final ali. De qualquer forma, leitura envolvente e que certamente recomendo!