O Homem do Terno Marrom

O Homem do Terno Marrom Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

Rafaela 21/01/2015

Historia muito boa, com dialogos espirituosos, personagens interessantes e criveis, e uma mistura perfeita de romance e misterio.

Brino 17/01/2015

Quarto livro publicado da autora, e por coincidência, o quarto livro dela que eu li, "O Homem do Terno Marrom" é centrado na história de Anne Beddingfeld, uma jovem sonhadora e aventureira que acaba de ficar órfã.
Em busca de aventuras, ela acaba se envolvendo demais em uma situação misteriosa presenciada por ela, por puro acaso, numa estação de trem, e parte numa jornada para juntar as peças deste quebra-cabeça, que envolve um misterioso homem de terno marrom.

Não lembro de grandes detalhes do livro, mas foi uma leitura prazerosa apesar de um pouco cansativa lá pelo meio. Apesar disso, nada que comprometa, o livro ainda é muito bom, a personagem principal é bem interessante e há bastante ação no decorrer da história.

Acho importante ressaltar que este livro é um bem diferente da grande maioria dos livros da Agatha, pois apesar de haver um caso policial a ser resolvido, o foco maior é nas aventuras da protagonista e não no suspense e mistério propriamente ditos. Além de haver uma dose significativa de romance. Não recomendo para quem não leu outros livros da Agatha ainda, porque não representa muito bem a obra dela, é um livro atípico, diferente da maioria, mas que ainda assim é muito bom e vale a pena ler.

De 1 a 10, minha nota é 8,5.

PS: Desvendei o mistério lá pela metade do livro. Foi a primeira vez em que isso aconteceu. :)

Mary D. 03/01/2014

Um dos melhores livros que já conheci, sempre que posso releio ele.
A história é muito envolvente, as aventuras da personagem principal, o clímax do desfecho da história, um dos melhores livros que eu já li e que me fez conhecer outros livros da Agatha Christie.

Taiany Araujo 16/02/2013

Acabei de ler o Homem do terno marrom...que livro genial,estou encantada,só demorei para ler porque estava com preguiça,mas ele é divino,não sei se vou ler outros livros da Agatha Christie ,romance policial parece não ser muito a minha praia,mas estou apaixonada por esse,só não farei resenha porque como já disse...A preguiçosa que eu sou.
Lady Nataly 08/10/2013minha estante
Estou querendo ler esse livro... Agatha é sempre espetacular em seus livros. O nome do livro, chamou muito minha atenção, e pelo que você mesmo disse deve ser uma história DIVINA :-)
Até mais Tata.

Taiany Araujo 13/10/2013minha estante
Tb foi o nome que me chamou a atenção. É tão enigmático. A história é muito boa mesmo, tem romance, um pouco de suspense e muito de investigação.

Fran RW 20/05/2012

"O Homem do Terno Marrom" - Agatha Christie
Mais Romântico que Policial

(Agatha escreveu este livro, primeiramente com o título "O Mistério da Casa do Moinho", após regressar de uma volta ao mundo que teve a África do Sul como uma das paradas. A ideia de escrevê-lo veio de Belcher, um homem de temperamento difícli com quem Agatha e seu marido Archibald viajavam. Belcher insistiu para que ela o pusesse na história, assim como a casa em que vivia, a Casa do Moinho. Foi daí que surgiu Sir Eustace Pedler).

Se não fossem as inúmeras tentativas de assassinato de que a protagonista é vítima, eu poderia jurar que estava lendo um romance propriamente dito, ou seja, sem a trama policial presente nas obras da autora.
Anne Beddingfeld, uma jovem sonhadora que decide investigar a possível ligação entre um acidente numa estação de trem e um assassinato em uma velha casa, embarca em um navio com destino a África do Sul. Durante a viagem ela faz amizades e conhece pessoas que lhe parecem suspeitas, enquanto sua vida é posta à prova várias vezes por causa de uns diamantes e de um fato aparentemente esquecido, que sem saber, Anne persegue.

Dos personagens, quase todos são adoráveis. E Sir Eustace é muito engraçado. Quando ele conta em seu diário que a única fantasia que lhe serviu para a festa foi a de ursinho, logo imaginei esta cor-de-rosa, rs, mesmo que o provável é que não fosse. A Suzanne também me fez rir em alguns momentos, assim como a própria Anne. O livro é bom, mas está longe dos melhores da autora e eu só recomendo a quem gosta de ler romance misturado com mistério e/ou é fã da autora, porque afinal os fãs vão acabar lendo de qualquer jeito. Para quem quer começar a ler Agatha Christie, é recomendável que comece por outro.

(20/02/2011)
Marcelo 08/05/2014minha estante
Ainda não terminei de ler o livro, faltam 50 páginas, mas sua resenha condiz com tudo o que li até agora. Esse livro é mais romântico que policial, sem dúvida. Talvez por isso, pelo menos até aqui, perto de seu final, achei o livro um pouco monótono. Gosto dos clássicos de investigação criminal da Agatha Christie, principalmente com Poirot. Esse fugiu um pouco do meu estilo. Mas, ainda assim, é um livro de razoável para bom.

Cris Paiva 12/03/2012

Esse foi o primeiro livro da dupla Thomas e Tuppence que eu li, e me apaixonei de cara!
Os detetives da Agatha são ótimos, cada um em seu estilo. E além da investigação ainda tem o romance do casal que é muito fofo!

Adorei o livro e nunca me esqueci da descrição dos tipos de crânio! Kkkkk
Cristine 13/03/2012minha estante
tia Agatha é ótima!! e o casal realmente é fofo...

Rose 04/01/2012

ste 4º livro da autora foi lançado em 1924, eu já tinha lido quando fazia faculdade, mas confesso que não lembrava mais da história. Aqui conhecemos Anne Beddingfeld, uma jovem filha de um antropólogo que ao morrer deixou Anne sem mais ninguém e com uma grande vontade de aventurar-se. Decidida a aproveitar a vida e envolvida de uma certa forma com dois assassinatos, ela usa o pouco dinheiro que lhe restou e embarca em um navio rumo à África do Sul para descobrir quem é o "Homem do Terno Marrom", o chefe de um grupo de criminosos ladrões de diamentes.
Em uma história que todos são suspeitos, Anne consegue descobrir a verdade e ainda encontrar o seu grande amor.
Uma curiosidade neste livro é o fato da narração ser feita pela Anne e pelo Sir Eustace Pedle, ou seja você vai sentindo e conhecendo os fatos através do ponto de vista deles. Não é o meu preferido da AC, mas mesmo assim, a leitura pões nossos neurônios para funcionar.

Dinho 01/01/2012

O romance foi publicado em 1924, o título original em inglês é: "The Man in the Brown Suit" e conta a estória de Ann Beddingfeld, filha de um famoso antropólogo. Depois da morte de seu pai ela decide morar em Londres e lá ela presencia um estranho acidente na estação de Hyde Park Corner. Na plataforma de embarque do metro um homem se desequilibra e acaba morrendo electrocutado nos trilhos. Um assassinato ocorrido no mesmo dia levanta a suspeita em Anne de que os dois acontecimentos possam estar interligados. Para a policia foi um acidente, mas Anne decide investigarr o caso e sem nada que a prenda na Inglaterra decidide encontrar o tal Homem do Terno Marrom, suspeito dos crimes, e seguindo as suas pistas decide fazer uma viagem de navio para a África do Sul, local onde acontece a maior parte dos fatos. No navio ela conhece uma dama da sociedade, um homem riquíssimo e seu secretário, um padre e um coronel. Do navio, a estória passa para um trem que percorre a África do Sul enquanto Anne percebe que virou alvo dos criminosos. O livro é uma mistura de romance policial e aventura e tem uma estrutura diferente da convencional, nela se alternam a estória, o diário de Sir Eustance Pedler e a narrativa de Anne. O enigma, as pistas, o desenrolar da narrativa torna muitas partes demasiadamente confusas, com muitas reviravoltas, o que acaba confundindo o "leitor-detetive". Agatha Christie consegue transformar o leitor em detetive e todos querem saber quem é o criminoso.
A heroina vive uma grande aventura e durante a aventura encontra o seu grande amor. Não é um dos melhores romances de Agatha Christie, mas reconheço que a trama é engenhosa e consegue prender o leitor até o desfecho final.

Lili Machado 16/09/2011

um caso do Coronel Race - Este é um dos romances policiais de Agatha, mais românticos
Agatha Christie escreveu este livro, primeiramente com o título "O Mistério da Casa do Moinho", após regressar de uma volta ao mundo que teve a África do Sul como uma das paradas. É um thriller que tem como detetive, o Coronel Race, que aparece em mais 3 outros livros, incluindo 1 em que trabalha em conjunto com Hercule Poirot.
A jovem Ann Beddelfield viveu a vida toda numa cidade pequena, com seu pai antropólogo. Quando seu pai morre, ela veio a Londres em busca de romance e aventura – e encontrou, imediatamente. Na plataforma da estação do metrô Hyde Park, um homem magro perdeu o equilíbrio e caiu nos trilhos, sendo eletrocutado no mesmo instante. O veredito da Scotland Yard foi de morte acidental, mas Anne não concordou.
Este é um dos romances policiais de Agatha, mais românticos (deve ser resquício da fase em que escreveu romances, sob o pseudôimo de Mary Westmancott). É interessante ressaltar que o tipo de garota que Ann é, combina com o ideal para uma dama, segundo a escritora: bem nascida, criada pelo pai professor, porém não devotada, extremamente, a ele, bonita e consciente de si mesma, a ponto de usar seu charme para conseguir o que deseja, inteligente mas idealista, aventureira e sonhadora.
Ann não quer trabalhar como secretária e se casar com um executivo e ter de deixar de lado sua vida de sonhos e aventuras. O dinheiro que recebeu de herança do pai, pouco poderá mantê-la. Impulsivamente, ela compra uma passagem para a África do Sul, com todo o dinheiro que tem, esperando, confiante, que tudo irá melhorar. O que acontece depois, excede seus sonhos mais loucos, com mortes misteriosas, seqüestros, diamantes e dançarinos do ballet russo. Há muitas pessoas interessantes no navio, como a charmosa Senhora Blair, o enigmático Coronel Race, o clérigo Chichester e o excêntrico Sir Eustace Pedler. Inclusive um estranho bem apessoado invade sua cabine fugindo de alguma coisa.
Agatha descreve cenas da Africa do Sul, magistralmente, demonstrando seu amor pela natureza, e a vida na região.
O livro não tem uma trama principal, e sim, uma série de pequenos mistérios que vão se resolvendo ao longo do texto.

very people 02/04/2011

Agatha como sempre! Surpreendente!

Luciane 28/02/2011

Adorei!!
Adorei este livro da Agatha Christie... Além do suspense, teve um pouco de romance.
Livro do grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

Brenda675 30/09/2010

Eu gostei e ao mesmo tempo não gostei. Achei muito confuso ;~

Lord_Vaynard 08/08/2010

Eu considero o melhor livro da autora!

Cheio de ação, aventura e romance, com uma personagem central excepcional, foi o primeiro livro que li da Agatha, e o que mais me fascinou e me fez adorar o estilo e a própria autora.

Recomendadíssimo!
Natália 20/01/2011minha estante
Comigo foi o mesmo! Primeiro livro que li, excelente enredo, muitos detalhes, com aventura e romance, e me fez querer ler mais livros da Agatha. Show!

Newstein 30/06/2010

O Homem do Terno Marrom
Esse livro é um misto de romance policial com aventura.

Após a morte de seu pai, um renomado antropólogo, Anne Beddingfield, sozinha no mundo, resolve sair em busca de aventuras. Em Londres presencia um acidente no metro, para a polícia, mais um acidente, mas para a jovem Anne, um assassinato!

Com poucas pistas a respeito do ocorrido no metro e dinheiro, menos ainda, Anne investe tudo o que tem numa aventura e logo se encontra a bordo de um navio rumando para a África, seu objetivo? Atrás de pistas para descobrir o ocorrido na Estação de Hyde Park e outras situações como o fato de Mill House e vender a matéria para o jornal Daily Budget.

Ambiciosa, corajosa e determinada, segue firme em sua investigação, conhecendo pessoas durante a viagem e na África, onde personagens figuram em dados momentos em sua lista de suspeitos, mas no bom estilo de Agatha Christie, logo migram para a lista dos imaculados, o que torna um tanto difícil apontar para o verdadeiro chefe da quadrilha, ou o “Coronel” que comanda uma quadrilha que tem ramificações em diversas partes do mundo.

O livro é permeado com as narrativas de Anne e o que escreve Sir Eustace Pedler em seu diário. A trama acontece em torno de um antigo roubo de diamantes e o assassinato em Mill House, e “matando” essa charada, todo enigma, presa e caçador vem à tona!

O enigma, as pistas, o desenrolar, a fluidez da história, torna muitas partes demasiadamente embaralhadas, confusas, com muitas reviravoltas, o que acaba confundindo “nossa investigação”, gostei do final, a Bela Moça da cidade grande parte em busca de aventura e acaba encontrando-o, além de seu grande amor e maternidade. Não é um dos melhores da Rainha do Crime, mas merece respeito pela trama engenhosa.

Avaliei esse livro com uma nota 7,0 – Bom.

Newstein - Jairo
www.atuante.blogspot.com