O Segredo do Oceano

Natasha Bowen

Resenhas - O segredo do oceano

priscila.saatmam 27/05/2023

Um livro sobre Fé.
De todas as histórias que derivam da história de A Pequena Sereia de Hans Christian Andersen, O Segredo do Oceano é para mim a mais original.

Natasha trouxe um enredo que quebra paradigmas, inspirado na cultura Iorubá, ela nos entrega uma trama complexa sobre fé.

Fé e a palavra que guia a narrativa desse livro, mesmo que o enfoque dele não seja religioso a fé de Simidele e seu amor pelo os orixás é o que lhe mantém firme na jornada entre ajudar Adekola e encontrar o perdão de Olodumarê.

Mesmo dentro desse cenário que nos é tão diferente, a autora consegue manter a narrativa ligada ao texto no qual foi inspirado.

Ao fim da leitura meu coração estava feliz e partido ao mesmo tempo, como uma boa história inspirada em A Pequena Sereia deve fazer.

Iara 09/04/2023

Esperava mais?
A premissa da história é maravilhosa, e a autora realmente mobilizou a mitologia iorubá de um jeito fascinante, além de narrar o início do pior episódio da história de uma outra perspectiva. Curti muito a parte da fantasia, a aventura, mas achei o final decepcionante, e uma escrita muito descritiva e enferrujada pra uma história que tinha tudo pra ser viciante. De qualquer jeito, espero a presença cada vez maior de livros com narrativas africanas no mercado editorial, pq apesar de tudo não posso dizer que o livro foi mais do mesmo

lairah 23/03/2023

Uma boa surpresa
O ponto alto do livro pra mim foi poder conhecer novos mitos e religiões. Estamos tão acostumados com elementos culturais centrados nos EUA/UK e afins que esquecemos o quão rico e interessante outras culturas podem ser. Eu amei conhecer mais sobre as Mami Wata e os orixás. A Simi é uma protagonista cativante e a Natasha tem uma escrita muito bonita, porém senti ao longo da leitura que ela se prolongou demais em certas descrições o que tornou alguns momentos do livro muito cansativos.

King Nikolai wife 12/03/2023

Religião africana misturada com fantasia>>>>>
Essa história me deixou muito feliz lendo pelo simples fatos de retratarem os contos dos orixás certinhos e de uma maneira linda. Além disso, a história da Simi e do Kola é linda e bem marcante. Gostei que a autora no final não resolveu tudo com o poder da amizade e o final não foi um final feliz mas um final que o objetivo principal deu certo, por meios não tão felizes. Eu amei demais.

Larissa Canêdo 03/03/2023

Gostei da ideia do livro, gostei que traz a cultura negra e os orixas, mas tem tanta coisa ali que me incomodou e não foi aquele tipo de incomodo que te coloca pra pensar e que faz crescer.

peetacult 18/02/2023

Este livro acabou comigo, amei nota dez!
Este livro me prendeu desde a primeira página e foi uma das melhores experiências de leitura que eu tive até agora. a autora criou um livro rico e único, muito mágico e cheio de reviravoltas inesperadas. eu não sabia o que esperar de cada capítulo ou cada parágrafo, ela soube criar uma fantasia que fugisse completamente de tudo que estamos acostumados atualmente e fez isso com maestria envolvendo orixás e toda a cultura africana.

os personagens são maravilhosos, muito bem construídos e colocados na histórias de uma maneira que é impossível não se apaixonar por cada um. eu amei cada personagem. a simi e o kola se tornaram meus personagens favoritos da vida.

e a escrita da autora é muito fluída e leve, quando você vê já leu 100 páginas e nem viu o tempo passar, é muito boa, eu amei!

é, isso, leiam esse livro, comentem sobre ele, AMEM ele como estou completamente apaixonada.

aviso: esse livro se passa durante a época da escravidão, então, tem muitos gatilhos, leiam cada um antes de embarcar na leitura.

Caroline.muelas 04/02/2023

Eu adorei esse livro. Eu já tinha visto uma pessoa falar sobre ele e ela dizia que a escrita era bem "floreada" e com muitos detalhes. Confesso que isso me preocupava, já que a leitura podia ser pesada e não tão fluída, mas sendo completamente sincera isso não atrapalhou em nada no meu desenvolvimento e conexão com a história de Simidele. Um livro muito bonito e cheio de uma rica mitologia podia ter uma continuação ?

Jack 01/02/2023

O SEGREDO DO OCEANO
História incrível sobre protagonismo preto. Aquio vemos sobre SImidele (SImi), uma mami wata, uma das filhas de Iemanjá. Ela tem a missão de recolher almas jogas ao mar pelos navios negreiros. Porém, quando ela vai recolher uma alma recém jogada ao mar, o rapaz ainda está vivo, e ela corre para salvar a vida dele. E assim a historia começa a se desenvolver. EU AMEI essa história. Podem pegar para ler que é sem erro. Dei 4,5 estrelas porque não foi o final que eu queria. Mas sem dúvida a primeira melhor leitura do ano.

dorey 13/01/2023

Sua estante merece ter esse livro!
Demorei um pouco para me atrair por esse livro estava lendo outros que acabaram me chamado mais atenção no momento mas quando voltei a lê-lo e passei pela fase introdutiva o livro me cativou até ao final, me fazendo sentir tudo o que podia e é desse tipo de livro que gosto!
A forma como a cultura e a religião foi mostrada foi o que mais me chamou a atenção, pelo que li nas notas da autora ela fez grande pesquisa para escrever ele o que faz o livro ser melhor ainda já que assim podemos aprender mais sobre essa diferente religião, normalmente quando se é mencionado deuses a primeira coisa que nos vem na cabeça são os deuses gregos mas os africanos (que variam de acordo com a região) são extremamente interessantes.
E apesar de isso não ser o foco podemos ter também o gostinho (migalhas praticamente) do romance entre a Simi e o Kola que é super fofa.
Outras duas coisas que eu AMEI foi a forma que mostraram o poder feminino na história a personagem Yinka mostra isso mt bem (queria ter lido mais sobre ela) e a própria Simi com sua coragem e determinação e as cenas de luta achei elas super bem escritas e bem detalhadas parecia até que eu estava lá.
?A história dos negros não começa com a escravidão. Um aspecto importante desta história para mim é a descrição positiva do antigo conhecimento, cultura e história da África, o que é muitas vezes apresentado de maneira ardilosa e incorreta como primitiva?esse trecho das notas da autora me chamou muita minha atenção porque é mt verdade maioria dos livros que conheço não representa nada daquilo que esse livro mostrou por isso tenho tanto orgulho em ter esse livro na minha estante!

SPOILER ABAIXO

O suposto plot de que a Simi iria para o fundo do mal com o deus Olocum não me surpreendeu, achei bem previsível na verdade, sei que ela não vai ficar no fundo do mar para sempre, vejo mt o Kola dando algum jeito de tirar ela de lá no segundo livro. Tirando esse plot e o fato do Kola quase morrer (por um momento cheguei a acreditar que ele realmente tinha, mas aí lembrei que não tinha como, ele é um dos principais kkkkk) gostei bastante dos outros.
Eu sei que a Yinka está viva (eu PRECISO que ela esteja) espero que no segundo livro conte mais sobre o passado dela! Não entendi mt bem o que aconteceu com o Bem mas espero que ele esteja bem. Fiquei mt mal com a morte do Issa pq ele tinha que morrer? não tinha necessidade nisso sério fiquei mt mal.

FIM DO SPOILER

Recomendo mttt esse livro a todos, tem alguns gatilhos como a escravidão que é descrita nele (se passa no século 14) mas fora isso é um livro riquíssimo culturalmente e vale SUPER a pena colocar na lista!

Jaaqx 05/01/2023

O livro é incrível! Achei muito curtinho e com muitas coisas que ainda poderiam ser exploradas a respeito da mitologia que é retratada de uma maneira tão rica, mas de modo geral gostei bastante .