O Segredo do Oceano

Natasha Bowen

Resenhas - O segredo do oceano

Priscila 20/12/2021

Não me prendeu
No início parecia que ia ser muito emocionante, mas para mim não rolou, achei muitas partes chatas e enroladas, a única coisa que valeu a pena para mim foi a cultura africana que é apresentada.
Paty.Moreira 10/01/2023minha estante
Comigo foi da mesmo jeito. Que livro chato viu. Tinha tudo pra ser bom, mas.

Raquel 19/07/2023minha estante
Sim!!
Achei uma premissa ótima e a parte da cultura africana super legal, mas achei que faltou muito aprofundamento na protagonista, não senti conexão alguma com ela.

Jonathan254 20/04/2024minha estante
Muito raso a história protagonista sem carisma esperava mais desse livro

Lucia | @lucia_esta_lendo 01/01/2022

Por mais livros assim
Como falar desse livro sem soar clichê? Difícil, mas garanto que é um banquete para quem adora uma boa fantasia.

Adorei conhecer sobre a mitologia e a cultura africanas inseridas tão lindamente no contexto da trama. Além disso, temos aqui um toque de História, visto que o desenrolar da trama ocorre no período da escravidão pelos brancos, mostrando as atrocidades cometidas contra o povo africano.

Há também por assim dizer uma trama política entre as entidades, o que gera uma dinâmica muito boa para o desenrolar da história. E mesmo sabendo que Simi e Kola não poderão ter um final feliz, eu não esperava pela decisão final de Simi, o que me deixou até triste por ela.

Enfim, uma super leitura para iniciar meu 2022.
Stephanie 01/01/2022minha estante
Pelo resumo deu até vontade ler ?

Mia Fernandes 02/01/2022minha estante
Eu to atrás desse livro.

Vivian.om 03/01/2022minha estante
O livro é maravilhoso!!!

laura 17/01/2022

gostei bastante que a autora incluiu diversos elementos da cultura africana, da mitologia e da religião, além disso, os personagens também me cativaram muito, principalmente o issa e a simi.
porém, a maioria dos plot twist da história eu já tinha conseguido adivinhar que ia acontecer então acabou perdendo um pouco a emoção da história para mim.
não sei se gostei muito do final mas acho que vai ter continuação então tudo bem kkkkkkk
moony 28/01/2022minha estante
cara, esse final me irritou muito?

jp_sasa 17/07/2022minha estante
concordo

Andrelisa 07/01/2022

Representatividade
Acompanhar Simidele na sua jornada para salvar Kola e suas irmãs é impressionante. Ao longo do caminho vamos conhecendo histórias dos orixás e da cultura africana. Maravilhoso ???

Tamires 09/01/2022

Perfeito e pouco
Estou em uma fase de busca de conhecimento sobre a mitologia africana, logo esse livro e um presente. Sei que e ficção mas e um início pra quem estava perdida sobre o mundo dos orixás. Simidele para você passo todos os panos no mundo.

Deeny2050 13/01/2022

Bom...
O livro é muito legal, me prendeu, a cultura afrianaca é incrível e amei a ambientação, mas os personagens não me desceram e algumas coisas ficaram em aberto

Paula 14/01/2022

Eu gostei, mas esperei um pouco mais.
Esse livro parece uma mistura de Percy Jackson com Pequena Sereia e Filhos de Sangue e Osso.
Eu sou umbandista e filha de Iemanjá, então eu babei quando vi que pegava contos iorubá e os orixás.
Gostei de algumas coisas, outras achei um pouco cansativas. No geral é um bom livro.
O final é fechadinho, mas dá um gostinho de quero mais

Mia Fernandes 15/01/2022

O romance foi o Titanic afundando...
Um livro que mostra a riqueza da cultura africana e sua religião. Seus orixas, os segredos do oceanos. Natasha Bowen, mostra o que existiu antes da escravidão. A rica cultura africana, misturada com as lendas do oceano, me fez mergulhar bem fundo e ficar fascinada com cada lenda e história contada por Simidele.

"Mas você não é mais uma garota. Você é mais que isso. Nós somos mais que isso. Fomos criadas com o propósito de recolher almas para abencoá-las."

Simidele é uma das sete Mami Wata, sereias criadas por Iemanjá, cuja missão é recolher as almas daquelas pessoas que morreram no mar e prepará-las para o reencontro com Oludumare. Só que ela começa a questionar seu propósito e tenta se lembrar de como era a sua vida, antes dessa missão. Suas lembranças sempre somem quando ela retorna ao mar.

"É mais fácil  deixar quem você foi para trás.  Alegre-se com isso, irmã.  Deixe o mar tragar suas lembranças e abrace quem você é agora."

"O que foi feito está feito. Não podemos mudar o passado, apenas aprender com ele. O que acontece a seguir está em suas mãos."

E tudo muda, quando ela salva a vida de um garoto no mar, que fora lançado de um navio negreiro. E com isso ela quebra o decreto antigo dos deuses, colocando todas as Mami Wata em perigo.

E isso é somente a ponta o iceberg: a vida na terra começa a morrer.

Simi deve correr contra o tempo e pedir perdão ao Deus Supremo por suas ações.

"Pelo bem daqueles com quem me importo, eu me arriscaria de novo e de novo."

O segredo do Oceano, mostra que estamos bem longe em desvendar todos os seus mistérios. Suas lendas e seus orixas, existem. E a partir da escolha de Simi em salvar Cola do mar, o mundo como os humanos e os seres do oceano conhecem, começa a de deteriorar.

O livro seria perfeito se não tivesse romance. A relação entre Simi e Cola, não me despertou para um envolvimento afetivo. O garoto tem uma pose de impotente, o todo poderoso, mas que toda hora, precisava ser salvo por Simi. (Eu por mim, tinha deixado ele ser comido pelas piranhas).

"Para uma pessoa tão sortuda, você precisa ser salvo com bastante frequência."

"Na água existem muitas coisas que a humanidade não conhece. Quando se retira as escamas do oceano, nunca se sabe o que vai encontrar."

Tirando essas migalhas de romance, a aventura que ambos começaram  e a inclusão de outros personagens, como os guerreiros Bem,Yinka e o bumbo, Issa, e a participação dos orixas, Xangô, por exemplo, me fez realmente estar nas escamas da sereia.

Simi não é uma donzela em defesa. Ela quer se lembrar da sua vida anterior, mas isso não anula a sua devoção a Iemanja e aos outros orixas. Ela é uma guerreira, que esta disposta a arriscar tudo (ate mesmo o amor pela Coca cola (piada)), para acabar com a tirania de Exu.

Como eu disse, as migalhas de romance e algumas pontas soltas, fazem acreditar que a missão de Simi ainda não acabou.

P.s: o romance não me desceu a goela, mas as intrigas política dos deuses, a história e as fábulas do mar se tornando realidade foi realmente bem primoroso.

Xoxo
Mia fernandes.

Anna3419 21/01/2022

uma odisseia incrível
Meu primeiro contato com leituras da cultura Ioruba, que sempre tive muito interesse. Kola ganhou meu coração e torci muito pela Simidele. A história é incrível e a autora pesquisou bastante pra escrever, da p perceber o cuidado nas palavras, a dedicação.

Minha única ressalva é que, como é normal nos livros introdutórios, tem muuuita enrolação, e por ter tanta apresentação e ambientação desse mundo fantastico algumas partes ficam bem maçantes a leitura.

geolendo 25/01/2022

?A história dos negros não começa com a escravidão.?
? Opinião geral:
Foi um livro incrivelmente intenso pra mim. Eu estava absurdamente ansiosa pra ler ele porem eu achei a leitura dele um pouquinho complicada por ter bastante dialeto ioruba, isso é ótimo em termos de cultura mas me atrasou bastante que ficava aparecendo e ai eu ate perdia o dio da meada e deixava o livro de lado quando começava a dar um nó na minha cabeça. Realmente a as referencias a pequena sereia me deixava em surtos e depois da forma como ele termina eu espero que o proximo saia em breve mesmo que saiu tem dois meses e no goodreads só tem que vai ser uma serie nem sombra do anuncio do proximo MAS EU PRECISO DE MAIS.

? Os Personagens:
A atitude da Semidele no começo do livro ja tinha me deixado com o coração quentinho, de primeira aparição eu estava "MENTIRA QUE X PESSOA VAI SER O VILÃO" e ai me veio varias reviravolta com Plots Twist MARAVILHOSOS e eu ficava de boca aberta o tempo todo com a narrativa, eu amei o Kola e só quero mais desse guerreiro, meu coração tava todo felizinho com outros três personagens que não posso citar sem dar spoilers então vou fechar minha boquinha.

? Nota: 4,5 estrelas
? Data de leitura: 15/01/2022 a 25/01/2022

Camila Zuza 28/01/2022

Me vi dentro do fundo do mar pelos olhos da Semi ?
Gostei muito desta história a autora escreveu muito bem personagens muito bem construídos ah a forma como ela escreveu o mar eu me vi dentro dele pelos olhos da Semi gostei muito disso mais o final pra mim faltou algumas coisas queira mais detalhe

@livroseanna 06/02/2022

Esperava mais, mas é bom
Fiquei com uma dúvida cruel sobre dar 3,5?? ou 4??, porque o livro foi morno e parado em grande parte da narrativa, mas os agradecimentos me fizeram perceber algumas coisas que não tinha percebido.
A fantasia é maravilhosa e eu tirei várias reflexões. Porém esperava mais da trama e em termos de reviravoltas, foi bem fraco.
O final é inesperado e a autora não escreve pra agradar o leitor, sinto. Escreve por ela e pela história que precisa ser contada, e quando você entende isso, percebe que é maravilhoso e recomenda pra todos.

Pedro Pêsso 07/02/2022

Legal
Olha, eu fui ler esse no clube do livro, e até que eu gostei, no meio dele não me prendeu muito, lá no desenrolar da história foi meio chatinho, mas no início e no fim ele é bem prendedor pq você vai querendo achar sempre o final.
Como eu não vou deixar claro, eu não considero spoiler, mas eu só não entendi pq todo mundo que era importante morreu e é isso, mas tá né?