O Segredo do Oceano

Natasha Bowen

Resenhas - O segredo do oceano

Mar 12/03/2022

Perfeito
Eu amei esse livro porque ele é cheio da cultura africana, cheio de personagens bem construídos, e principalmente cheio da realidade que era ser negro e africano no século XV... a autora colocou com precisão a triste realidade daquela época junto uma grande fantasia com orixás, sereias, e criaturas da mitologia africana. Ela deu o palco pra eles. E eles arrasaram. Livro que vai ficar no meu coração, que com certeza eu vou querer reler em tempos em tempos pra poder relembrar essa história, tanto pra continuar aprendendo sobre essa cultura e religião, quanto pra eu pegar mais os ensinamentos e valores desse livro.

Magic 11/03/2022

imagine um título aqui
não achava que fazer resenha de algo que não terminei seria válido, mas vi que aqui no site costumam fazer isso, e como quero relatar minhas leituras, aqui está minha opinião sobre.

li o livro apenas até 20%, muito pouco pra formar uma opinião, isso é fato pra mim. mas, quando comecei a leitura, já foi com um pé atrás, pois a sinopse é muito semelhante a do livro "A Sereia", da Kiera ? livro que odeio com todas as minhas forças.

independente disso, dei uma chance por toda a questão de representatividade no livro e por lidar com cultura africa, achando que não teria mais semelhanças com A Sereia além da sinopse.

mas não foi bem assim... porque de O Segredo do Oceano tem muitos pontos de roteiro parecidos com outra obra que, como disse, eu acho horrível. estou falando aqui de experiência de leitura, okay? não qualidade da história. isso me travou, pois não queria ler algo com semelhanças àquele livro. dei uma chance por pensar que seria diferente, mas não quero ter outra experiência ruim com leitura para no final dar uma nota terrível, principalmente para um livro que tenho certeza que merece uma boa nota ? inclusive, pelo que li, tenho certeza que ao contrário de A Sereia, este teria um bom desenvolvimento.

pontos positivos que notei foram muitos, gostei bastante da narrativa da autora ? simples e em primeira pessoa, do jeito que eu gosto em fantasias modernas ?, e é o tipo de história fácil de ler, rápida e que te instiga a continuar.

toda a questão de ser sobre a cultura africana é o ápice do livro, é simplesmente muito interessante, a forma como a protagonista narra a Iemanjá me deixou encantada.

ignorem a nota que coloquei, é apenas ilustrativa e pra poder escrever a resenha.

Deeny2050 13/01/2022

Bom...
O livro é muito legal, me prendeu, a cultura afrianaca é incrível e amei a ambientação, mas os personagens não me desceram e algumas coisas ficaram em aberto

Bela 23/02/2022

Teria sido melhor se eu não estivesse de ressaca literária
É um livro bom, uma pequena que eu não aproveitei muito.
A história em si é bem fluída, Simidele a protagonista é uma garota muito forte e no final descobri que ela faria de tudo pro quem ela ama. O livro traz mensagens sobre a escravidão e como os personagens sofreram e também que nem todos tem um final feliz.
É um livro que eu recomendo, mas como ultimamente não estou conseguindo ler direito ele não se encaixa nos meus favoritos, mas leiam por favor pq esse final é perfeito

Gislene.Batalha 18/02/2022

Oceano
Apesar de não gostar deste tipo de leitura saí da minha zona de conforto decidi ler. Aprendi muito sobre os costumes, lendas e tradições da África.

Gabriela.Paula 17/02/2022

Orixás e aventura
Enfim terminei, no início não me prendeu mas pro fim eu curti, só avisando que o romance é menos que migalhas e que os principais embora se gostem não dão nem um beijinho no rosto, ou seja pra quem quer comprar o livro ou ler ele e curte romance já vai tirando o cavalinho da chuva pq aqui não temos nem beijinho.

Pedro Pêsso 07/02/2022

Legal
Olha, eu fui ler esse no clube do livro, e até que eu gostei, no meio dele não me prendeu muito, lá no desenrolar da história foi meio chatinho, mas no início e no fim ele é bem prendedor pq você vai querendo achar sempre o final.
Como eu não vou deixar claro, eu não considero spoiler, mas eu só não entendi pq todo mundo que era importante morreu e é isso, mas tá né?

@livroseanna 06/02/2022

Esperava mais, mas é bom
Fiquei com uma dúvida cruel sobre dar 3,5?? ou 4??, porque o livro foi morno e parado em grande parte da narrativa, mas os agradecimentos me fizeram perceber algumas coisas que não tinha percebido.
A fantasia é maravilhosa e eu tirei várias reflexões. Porém esperava mais da trama e em termos de reviravoltas, foi bem fraco.
O final é inesperado e a autora não escreve pra agradar o leitor, sinto. Escreve por ela e pela história que precisa ser contada, e quando você entende isso, percebe que é maravilhoso e recomenda pra todos.

Camila Zuza 28/01/2022

Me vi dentro do fundo do mar pelos olhos da Semi ?
Gostei muito desta história a autora escreveu muito bem personagens muito bem construídos ah a forma como ela escreveu o mar eu me vi dentro dele pelos olhos da Semi gostei muito disso mais o final pra mim faltou algumas coisas queira mais detalhe

geolendo 25/01/2022

?A história dos negros não começa com a escravidão.?
? Opinião geral:
Foi um livro incrivelmente intenso pra mim. Eu estava absurdamente ansiosa pra ler ele porem eu achei a leitura dele um pouquinho complicada por ter bastante dialeto ioruba, isso é ótimo em termos de cultura mas me atrasou bastante que ficava aparecendo e ai eu ate perdia o dio da meada e deixava o livro de lado quando começava a dar um nó na minha cabeça. Realmente a as referencias a pequena sereia me deixava em surtos e depois da forma como ele termina eu espero que o proximo saia em breve mesmo que saiu tem dois meses e no goodreads só tem que vai ser uma serie nem sombra do anuncio do proximo MAS EU PRECISO DE MAIS.

? Os Personagens:
A atitude da Semidele no começo do livro ja tinha me deixado com o coração quentinho, de primeira aparição eu estava "MENTIRA QUE X PESSOA VAI SER O VILÃO" e ai me veio varias reviravolta com Plots Twist MARAVILHOSOS e eu ficava de boca aberta o tempo todo com a narrativa, eu amei o Kola e só quero mais desse guerreiro, meu coração tava todo felizinho com outros três personagens que não posso citar sem dar spoilers então vou fechar minha boquinha.

? Nota: 4,5 estrelas
? Data de leitura: 15/01/2022 a 25/01/2022

Anna3419 21/01/2022

uma odisseia incrível
Meu primeiro contato com leituras da cultura Ioruba, que sempre tive muito interesse. Kola ganhou meu coração e torci muito pela Simidele. A história é incrível e a autora pesquisou bastante pra escrever, da p perceber o cuidado nas palavras, a dedicação.

Minha única ressalva é que, como é normal nos livros introdutórios, tem muuuita enrolação, e por ter tanta apresentação e ambientação desse mundo fantastico algumas partes ficam bem maçantes a leitura.

Tamires 09/01/2022

Perfeito e pouco
Estou em uma fase de busca de conhecimento sobre a mitologia africana, logo esse livro e um presente. Sei que e ficção mas e um início pra quem estava perdida sobre o mundo dos orixás. Simidele para você passo todos os panos no mundo.

Mia Fernandes 15/01/2022

O romance foi o Titanic afundando...
Um livro que mostra a riqueza da cultura africana e sua religião. Seus orixas, os segredos do oceanos. Natasha Bowen, mostra o que existiu antes da escravidão. A rica cultura africana, misturada com as lendas do oceano, me fez mergulhar bem fundo e ficar fascinada com cada lenda e história contada por Simidele.

"Mas você não é mais uma garota. Você é mais que isso. Nós somos mais que isso. Fomos criadas com o propósito de recolher almas para abencoá-las."

Simidele é uma das sete Mami Wata, sereias criadas por Iemanjá, cuja missão é recolher as almas daquelas pessoas que morreram no mar e prepará-las para o reencontro com Oludumare. Só que ela começa a questionar seu propósito e tenta se lembrar de como era a sua vida, antes dessa missão. Suas lembranças sempre somem quando ela retorna ao mar.

"É mais fácil  deixar quem você foi para trás.  Alegre-se com isso, irmã.  Deixe o mar tragar suas lembranças e abrace quem você é agora."

"O que foi feito está feito. Não podemos mudar o passado, apenas aprender com ele. O que acontece a seguir está em suas mãos."

E tudo muda, quando ela salva a vida de um garoto no mar, que fora lançado de um navio negreiro. E com isso ela quebra o decreto antigo dos deuses, colocando todas as Mami Wata em perigo.

E isso é somente a ponta o iceberg: a vida na terra começa a morrer.

Simi deve correr contra o tempo e pedir perdão ao Deus Supremo por suas ações.

"Pelo bem daqueles com quem me importo, eu me arriscaria de novo e de novo."

O segredo do Oceano, mostra que estamos bem longe em desvendar todos os seus mistérios. Suas lendas e seus orixas, existem. E a partir da escolha de Simi em salvar Cola do mar, o mundo como os humanos e os seres do oceano conhecem, começa a de deteriorar.

O livro seria perfeito se não tivesse romance. A relação entre Simi e Cola, não me despertou para um envolvimento afetivo. O garoto tem uma pose de impotente, o todo poderoso, mas que toda hora, precisava ser salvo por Simi. (Eu por mim, tinha deixado ele ser comido pelas piranhas).

"Para uma pessoa tão sortuda, você precisa ser salvo com bastante frequência."

"Na água existem muitas coisas que a humanidade não conhece. Quando se retira as escamas do oceano, nunca se sabe o que vai encontrar."

Tirando essas migalhas de romance, a aventura que ambos começaram  e a inclusão de outros personagens, como os guerreiros Bem,Yinka e o bumbo, Issa, e a participação dos orixas, Xangô, por exemplo, me fez realmente estar nas escamas da sereia.

Simi não é uma donzela em defesa. Ela quer se lembrar da sua vida anterior, mas isso não anula a sua devoção a Iemanja e aos outros orixas. Ela é uma guerreira, que esta disposta a arriscar tudo (ate mesmo o amor pela Coca cola (piada)), para acabar com a tirania de Exu.

Como eu disse, as migalhas de romance e algumas pontas soltas, fazem acreditar que a missão de Simi ainda não acabou.

P.s: o romance não me desceu a goela, mas as intrigas política dos deuses, a história e as fábulas do mar se tornando realidade foi realmente bem primoroso.

Xoxo
Mia fernandes.