O Segredo do Oceano

Natasha Bowen

Resenhas - O segredo do oceano

Gih 28/07/2022

Podia ser melhor
Esse livro tem muitos pontos a serem tocados.

A protagonista Simi é muito forte, e durante a leitura vemos suas dúvidas, medos e crenças evoluírem cada vez mais, sua devoção a orixá é linda e de vdd gostei de mais dela.

O romance desse livro é construído aos poucos, vemos a evolução e a química de milhões desse casal.

Eu achei a forma que a autora abordou e explicou a religião, mitos e crenças muito boa, sendo sincera não conheço quase nada das religiões africanas, mas mesmo assim entendi bem tudo que a autora quis passar.

Achei meio assim pois ao longo do livro temos vários termos e frases sem tradução na língua nativa deles, então ou você lê com o tradutor do lado ou interpreta só por cima msm oq tá sendo falado.

O FINAL É PÉSSIMO, EU ODIEI E SURTEI!!!! N vou dar spoiler mas pelo amor que coisa horrível, isso n podia acontecer, ERA PRA SER DIFERENTE MEUUUUU

Franciele.Nicoli 26/07/2022

Todo mundo precisa ler!
Uma fantasia com mitologia africana unida a fatos do passado muitas vezes negligenciados. Fique imerso no romance, nos momentos de ação e na magia, enquanto aprende mais sobre outras culturas.
Simplesmente perfeita! Finalmente uma fantasia gringa 5 estrelas e favoritada depois de tanto tempo ?
Aguardo ansiosa pela continuação!

moony 25/07/2022

um livro otimo para conhecer um pouco da mitologia africana
É uma odisseia muito interessante, rica na cultura africana, na mitologia e na religião. A autora se esforçou para entregar um livro com representatividade e conseguiu. Mostrando a luta de homens e mulheres tirados a força de suas terras, e de como seus deuses lutaram de algum modo para que seu povo não ficasse só e tivesse sua justiça. Senti falta do desenvolvimento dos personagens e da ação proposta do livro.

Os personagens não são carismáticos em alguns aspectos, fazendo que eu não me apegasse a nenhum deles. Simi, é uma mama watta e ao decorrer da trajetória podemos ver um conflito entre o presente e o passado dela. Me fazendo duvidar muitas vezes, se ela iria consertar os problemas que ela mesmo provocou.

Sobre o romance, ele é bem escasso. Mesmo havendo química, sinto que Kola e Simi não serão um casal no segundo livro, já que no final ela se entrega ao destino dela.

O livro teus seus pontos fortes, mas ele é fraco. Recomendo para aqueles que sente falta de livros com representatividade preta e sobre a cultura africana.

Giu 22/07/2022

O segredo do oceano
É um livro muito bom, a mistura de pequena sereia e contos africanos, eu amei, tem representatividade, e alguns gatilhos como morte, suicídio e se passa na época de escravidão.Eu amei a escrita da autora, e os personagens tbm principalmente a simidele e o kola, o início foi meio difícil de entende mais depois de uns 5 Cap da pra entende. LEIAM!!!!!@

M00nL1ght 22/07/2022

Bem mediano
Terminei o livro e devo dizer que a história foi bem monótona e chatinha.
O romance que teve foi super mal desenvolvido e sem sal, o desenvolvimento dos personagens achei super vazios, tudo no livro pareceu meio vazio.
Achei super legal a base a história em si, mas a execução achei mal feita, a escrita foi boa e o tempo em que aconteceu as coisas foram satisfeitorios mas como foi feio foi bem meh.
As mortes também foram sem propósito e o que aconteceu com o resto dos personagens foi jogado pro lado.
Não recomendo.

Gio 19/07/2022

Imersão
Um livro que, além de mostrar o que os escravos passaram durante sua estadia no navio negreiro, te ensina sobre a cultura iorubá que é representada atualmente pela Umbanda e pelo Candomblé no Brasil. Acompanhado de um enredo nostálgico, onde a protagonista, Simidele, vai atrás de seu objetivo junto com Kola, seu amor proibido.

jp_sasa 17/07/2022

Sobre religião e folclore africano!!!
Eu comprei porque achei que era sobre fantasia de sereias, mas não tem nada haver, é sobre região (Candomblé).
Me arrependi de ter comprado esse livro, talvez porque minhas expectativas não foram alcançadas ou talvez seja porque a escrita desse livro é angustiante e um puro tédio do começo ao fim, achei a história muito chata e o final é pobre, sem nenhuma explicação do que acontece com os outros personagens, parece que tudo foi um surto da protagonista e nada aconteceu de verdade, sinceramente não recomendo pra ninguém.

0,5? de dó e pq não dá pra dar 0

Vanessa 03/07/2022

Cultural e místico
Não me lembro de ter aprendido tanto sobre os orixás, suas tramas e histórias em uma leitura recreativa. A história é narrada no século XV, início do sequestro da população africana para escravidão pelas mãos dos portugueses. Foi a primeira vez que li sob o olhar de quem foi arrastado a força de sua terra para a morte.

Isso já me prendeu. Daí pra começar a devorar o livro com vontade de saber como os orixás se manifestavam para seu povo, quais suas responsabilidades e quais suas personalidades foi só o passar de folhas ligeiro (sempre que dava tempo!).

Outra coisa que amo é o uso do Iorubá na escrita, já desperta a vontade de aprender o idioma (esse é o terceiro livro que leio e inclui o Iorubá). Torna mais real cada imagem criada com delicadeza e transforma nossa visão numa recordação.

Algumas cenas são tão fortes que escrevendo agora, continuo lembrando sempre.

Pra quem gosta de magia, cultura e romance, é uma leitura maravilhosa e fácil de seguir. E só por se tratar toda e completamente sobre a história do início do sequestro do povo africano para a escravidão e de Orixás que se envolveram nessa trama de amor, dor, auxílio, amizade, coragem, fidelidade, respeito e confiança, já ganhou meu bem-querer!

Recomendo.

Michele 30/06/2022

Fofo
Me lembrou muito Percy Jackson, mas foi gostosinho de ler, rápido pq a leitura flui, só não gostei pq acabou muito abruptamente, não sei o que aconteceu com as crianças, com os personagens que ficaram pelo caminho.

Andressa.Moura 21/06/2022

Não gostei muito. Achei bem cansativo. Também não gostei do final. A única coisa que valeu a pena foi conhecer sobre a mitologia africana.

Giovanna1388 28/05/2022

Amei tudo menos o final
A história é envolvente, fala de um período histórico importante e pouco resaltado, e melhor mostra na visão de quem a realmente viveu!!! É incrível descobrir como funciona a mitologia africana e os orixas!!! Mas sério que o casal não poderia ficar junto??? E o que acontece com os outros???? E agora????

Lis 09/05/2022

O livro em si é ótimo, a mitologia africana muito bem escrita, porém é um pouco enrolada e a autora acaba descrevendo muitas coisas desnecessárias (minha opinião). Do meio para o fim que fica muito mais interessante e prende a gente que está lendo. Recomendo que leiam sim, mas que tenham paciência também.

Jenny 02/05/2022

"- estamos destruindo todas as embarcações que carregam escravizados que encontramos.
- não vamos ficar parados olhando. Não vamos ignorar as súplicas de nosso povo - Xango acrescenta, sua voz estrondosa ..."

Rosita Lima 29/04/2022

Uma fantasia para iniciantes, mas vale a pena
Em "O segredo do oceano" temos Simidele, uma Mami Wata , serve a Iemanjá recolhendo as almas dos humanos que morrem no mar. Entretanto, um dia que está apenas executando sua função, percebe que um homem ainda está vivo. Sendo assim, ela decide salvá-lo.
Somente depois desse ato, ela descobre que desrespeitou um decreto antigo e que está colocando as outras Mami Wata e seu mundo em risco. Dessa forma, ela acaba se vendo ligada ao rapaz, tendo que lhe ajudar numa determinada missão e também buscar o perdão do Deus Supremo.
Em geral, “O segredo do oceano” é um livro com altos e baixos já que para leitores experientes em fantasia ele pode aparentar ser bem simples. Mas mesmo assim indico a leitura. Porque a autora apresentou a cultura africana de uma forma que nos deixa instigados a querer estudar sobre aqueles santos e criaturas mitológicas africanas. Isso é o mais valioso da leitura!
Recomendo que leiam essa história pois ela nos mostra como é importante valorizarmos essa cultura além de ser um bom entretenimento. Caso queira saber mais sobre este livro (SEM SPOILERS), você pode conferir a RESENHA COMPLETA no blog pelo link abaixo.

site: https://www.rositalima.com/2022/04/resenha-o-segredo-do-oceano-natasha.html