Igualzinho a você

Igualzinho a você Nick Hornby

Resenhas - Igualzinho a você

Isabela 25/01/2022

Leve e gostoso de ler.
Adorei o livro. A escrita é fluida e muito gostosa. Achei o enredo ótimo também.

Me identifiquei com Lucy e com as questões que ela vive no livro.

O final deixou um pouco a desejar na minha opinião.

Recomendaria a leitura para alguém que quer um livro leve e rápido de ler.

Lais.Lagreca 23/01/2022

Leitura leve e fluida

Eu achei uma leitura leve e envolvente.

Gosto de intercalar leituras mais “pesadas” com algumas que me permitam relaxar também. Neste livro, há temas importantes, que geram muita reflexão e sobre os quais devemos sempre aprender mais, como política e racismo, por exemplo, uma vez que o mundo, na prática, carece ainda de igualdade e respeito em diversos sentidos, mas que são abordados de forma leve (superficial, talvez, mas não afeta a narrativa de forma negativa).
Com esta leitura, refletimos sobre relacionamentos, amizades, sonhos... sobre o quanto nos cobramos, sobre o quanto nos preocupamos com o que podem ou não pensar a nosso respeito.

Curti!

Sinopse:
Seu par romântico é igualzinho a você: mesmas origens, mesma idade, mesmos interesses. O casal perfeito. Juntos, porém, são uma catástrofe. Então, quando você menos espera, surge outro em sua vida. Vocês parecem não ter nada em comum e ainda assim, de algum jeito, tudo faz sentido. Com perspicácia, ternura e muito humor, este romance de Nick Hornby explora a fundo o que significa entrar de cabeça num relacionamento com a melhor pessoa possível - e que não tem nada a ver com você.

_Ane_ 23/01/2022

Nem frio nem quente.
Um livro morno por assim dizer. Mas não ruim. Apenas achei que faltou mais desenvoltura nas personagens, mais movimento na história da relação...

Mas se pararmos para relacionar a história de Lucy e Joseph e a do Brexit, acredito que o autor soube enaltecer esse aspectos e trazer luz às diferenças, além das expectaticas que colocamos em tudo.

Uma outra coisa que gostei e que ele fala na relação do casal é sobre a desconstrução de certezas, e de viver os momentos intensamente, sem a pré-ocupação de um futuro que só existe na nossa cabeça (e que talvez nunca venha a acontecer).

Digo que lutei para ler o livro. Teve partes que pensei até em desistir. Mas ainda bem que terminei. Mais um livro que me fez pensar, principalmente como as pessoas andam abordando sobre política, de uma forma extremista. Ou como temos julgamentos próprios sobre nós mesmos que atrapalham nossas escolhas.

O livro não é 8 e nem 80. Mas um meio-termo. Um equilíbrio na maneira de refletir, agir e se impor diante de obstáculos da vida.

Fer . 23/01/2022

O livro é morno. Traz uma leitura leve e rápida, nada de surpreendente. Traz algumas questões sociais que poderiam ser melhor trabalhadas, mas não são aprofundadas.

Marcela 22/01/2022

Poeta do cotidiano
A experiência de leitura é realmente algo muito individual. Amei esse livro, apesar da maioria das avaliações ser mediana. Os personagens me cativaram e gostei bastante do desfecho da história. A escrita do autor é leve e fluida, ótima para curar uma ressaca literária.

Rianne.Brito 21/01/2022

Relacionamento idades
Um livro gostoso de ler, sem enrolação direto e muito bom. Um romance com uma diferença de 20 anos é abordado de forma nua e crua..

Manu.Mota 21/01/2022

O balde recuperado
Desisti desse livro em dezembro e agora em janeiro decidi pegar o balde de volta.

O livro possui cenários e temáticas importantes e bacanas que poderiam ter sido melhores exploradas.

Não é um livro marcante, não vá com tanta sede ao pote mas vale a leitura, foi um bom passatempo.

Miria.Oliveira 21/01/2022minha estante
Ansiosa para ouvir vc reclamar no encontro kkkkk

Fernandes47 26/01/2022minha estante
Que esquisito, o livro é de romance e eu concordo totalmente contigo, achei bem esquecível. Nem bom nem ruim

Anizia.Santos 20/01/2022

Na média!
É um livro bem na média, já vou dizendo logo de cara, são levantadas várias temáticas importantes como racismo, gênero, geração, classes sociais e desigualdades, no entanto não são profundamente abordadas. O livro ainda fala sobre o brexit, não acho que esse tema foi trazido como pano de fundo, fala-se pouco dele e tudo muito superficial. É um livro que indicaria para quem está iniciando a literatura e ou para quem está procurando uma leitura "boba" sem muito aprofundamento, eu senti falta até de um ritmo melhor para incentivar a leitura, algo gostoso e intrigante, porém a história não muda, assim como os diálogos, por isso o avalio com 2,5 estrelinhas.

Gabs 20/01/2022

deixou a desejar
eu li muito rápido, mas pq queria acabar de uma vez!
eu amei o background da história, descrição dos lugares e dos personagens

Ale Natividade 19/01/2022

Igualzinho a você. #livro02de2022
Igualzinho a você (Nick Hornby)

A #taglivros faz isso com a gente... A supresa do mês de dezembro, com esse título "Hello Kitty", trouxe temáticas já conhecidas (racismo, xenofobia, imigração, dentre outros) e fez um panorama do Brexit (Britsh Exit - saída do Reino Unido da União Europeia) com as suas respectivas discussões sobre o aumento da imigração, proteção de fronteiras, soberania nacional e a identidade cultural do país.

Lucy,42 - divorciada, 2 filhos, etc
Joseph,22 - auxiliar de açougue, babá, DJ etc...
Não era um match previsível.
Nem um livro que achei que citaria o Thatcherismo.
E foi muito boa a experiência.
Obrigada @taglivros

#livro02de2022 #taginéditos
#nickhornby #igualzinhoavocê
#culturapop

carlanagy 19/01/2022

Não é ruim mas também não é incrível
Esse livro tinha de tudo para ser incrível, a temática me grada muito e tem diálogos interessantes mas no geral acho que foi só ok. Poderia ter sido mais instigante, mais profundo, mais emocionante e reflexivo mas acho que ficou só no razoável. Apesar da escrita fluida do meio para o final senti que o livro perdeu o ritmo e alguns dos personagens começaram a me irritar um pouco. Ainda é um bom livro, que vale a leitura embora... Ele tinha potencial para ser mais, mas ficou no nível do ok.

Duda 19/01/2022

Primeiramente uma coisa que me incomodou bastante foi como eram as falas, muitas vezes eu me perdia e tinha que voltar pra ver quem estava falando.

Sobre a história, não me prendeu, não tinha algo pelo qual esperar, não senti apego pelos personagens mas trouxe temas interessantes, a questão de idades e racial. O final foi bonitinho e tals mas nada que tenha me pegado de jeito.

Anny 19/01/2022

? Lucy é uma mulher divorciada de 42 anos, que vive com os seus dois filhos. Joseph tem 22 anos, vários empregos e mora com a sua mãe. Duas pessoas que parecem não ter nada em comum, se conhecem e logo se sentem atraídos um pelo outro.

?????? O livro basicamente conta a história do cotidiano entre um casal composto por pessoas diferentes.

? A narrativa é intercalada entre os dois protagonistas. O que, na minha opinião, sempre fica mais interessante já que conseguimos enxergar os pensamentos de cada um.

? Os temas mais abordados no livro foram: preconceito, estereótipos e o Brexit. A história se passa em Londres e teve muita discussão entre os personagens sobre essa questão política.

? Infelizmente, o livro não conseguiu me conquistar. A leitura até fluía bem porque o livro tem bastante diálogo, mas achei a história bem fraca com um romance bem superficial. A meu ver, não havia química entre o casal principal e os protagonistas não eram nada cativantes, pelo contrário, eram até chatos.

O objetivo do autor era mostrar que é possível haver um relacionamento entre pessoas bem opostas. Mas na minha opinião ele falhou muito, já que as diferenças eram apontadas de um para o outro o tempo todo, do início ao fim do livro. Eu cheguei a ficar em dúvida se torcia para a união ou a separação do casal. Então a ideia do autor era boa, mas ele acabou se perdendo no decorrer da trama.

Pra mim, as únicas partes que salvavam a leitura eram as que envolviam os filhos da Lucy. Eles eram divertidos e foram os melhores personagens da trama.