Igualzinho a você

Igualzinho a você Nick Hornby

Resenhas - Igualzinho a você

Bruna.Klauck 01/02/2022

Lucy é uma mulher de 42 anos e professora ao qual é casada e possui 2 filhos. Após a separação conhece Joseph um rapaz de 22 anos ao qual se envolve em um romance. Pertencem a classes sociais, culturas e gerações diferentes onde gera algumas discussões sobre estes temas, como também a questão da Brexit tão citada no livro.

Myllena.Barros 01/02/2022

Razoável
O livro não chega a ser ruim, mas não pode ser caracterizado como romance, pois os personagens não tem química nem nos cativa é mais para entender a política.
Mas o livro trás muitas reflexões sobre questionamentos que muitos vivem na atualidade.
E amei a capa da TAG.

Rafa 31/01/2022

Quando o personagem principal é um bunda mole...
... gostar do que tá rolando é difícil ?

Mas, sinceramente, eh acabei por gostar. Amar, não. Mas gostar.

Todo o momento de Brexit, o país divido, as pessoas apontando dedos: isso é tudo muito palpável pra qualquer brasileiro em sã consciência, que tenha passado pelas últimas eleições aqui.

O que eu realmente gostei foi de como as relações e as personalidades foram definidas por meio de diálogos e pensamentos. Tudo acontece durante a trama, e não em algum momento no começo e 'o resto só acontece'.

As escolhas sóbrias da Lucy são bem interessantes.

Mas, meu deus, o Joseph é insuportável. O cara tem 22 anos mas age feito um adolescente bunda mole de 12. O "problema" no livro é que ele tem pouca idade. Mas 22, anos não é idade pra plantar bananeira pra fugir de uma conversa. Cara insuportável.

Mesmo assim, o livro é bem escrito e leva o leitor a pensar sobre as consequências da vida e refletor sobre um país dividido - um pouco sobre raça também, mas, imagino que, como brasileiro, a nossa visão sobre o ponto sempre vai ser diferente e distante da de um europeu. São situações bem diferentes - pra melhor ou pior. O leitor precisa realmente conhecer um pouco da sociedade britânica pra sentir o impacto dos comentários - as questões da Tatcher foram on point rs

Anyway, vale a leitura. Mas, pelo amor de deus, essa edição da TAG com formatação do inglês ao invés do português foi de matar, eim?

Marques60 29/01/2022

Apesar do tema, o livro tem uma leitura leve. A escrita é simples e direta. Além da história entre Joseph e Lucy a temática do Brexit torna o enredo mais interessante.

Gabi.Gusmao 29/01/2022

Demorei a terminar
Livro cansativo, com uma narrativa bem chatinha. Porém o que mais me incomodou foi a estrutura confusa dos diálogos. Sempre ficava perdida sem saber de quem era a fala. Confesso que foi uma luta pra terminá-lo.

Manuela 29/01/2022

Demorei um pouquinho de engatar no romance, mas pensando bem, agora que o termino, penso que é mero ?ranço? - não justificável - à narrativa de Nick Hornby. Aconteceu o mesmo com ?Alta Fidelidade?, sendo sincera. O livro ficou em um hiato de leitura que, se não me engano, chegou a levar anos. Até eu devorar o que faltava.

O mesmo aconteceu com ?igualzinho a você?. Fui conhecendo um pouco mais de Lucy, de Joseph, me habituando ao contexto da narrativa - que envolve um cenário político - e, novamente, à forma descritiva de Hornby. Ele é tão assertivo que às vezes parece ácido e, se eu for sincera comigo mesma, no final de tudo eu gosto disso.

Hornby traz novamente aspectos da cultura pop - não à toa Joseph tem gana de ser DJ enquanto Lucy é uma professora de literatura que consome muitos livros - mas também aborda uma relação interracial de forma muito interessante. No final, dois espectros passeiam nesse relacionamento: Lucy é quase 22 anos mais velha que Joseph e é branca.

E Nick consegue retratar bem isso - com sua leve acidez - mesmo em seu lugar de homem branco e para lá dos 60.

Magnólia 28/01/2022

Bom..
É o clássico "amor a primeira vista", como muitos romances, é uma estória muito superficial, não se aprofunda tanto na vida dos personagens e vai direto ao ponto, o amor entre eles e os objetivos que precisam enfrentar pela diferença de idade.

Victor Vale 27/01/2022

Diante da dualidade política contemporânea o autor encontra sua história de amor. As diferenças nem sempre são forças de divergência e afastamento e o autor lembra que esse território pode ser fértil em sentimento e aprendizagem. E nos coloca na perspectiva de, muitas vezes, criarmos problemas decorrente da ansiedade do que está a frente, antecipando um problema que sequer possa ocorrer. Outro destaque foram os diálogos criados a partir de perguntas à navalhas cirúrgicas. Questões que chegavam no âmago, sem tempo a perder com rodeios.

Mari.Alves 27/01/2022

Tema forte tratado de forma suave. Racismo, preconeito de idade, alcoolosmo
A autora coneguiu tocar nesses temas de forma a fazer refletir sem o peso das questões.

Karen621 29/01/2022minha estante
Estou achando a mesma coisa. Tentando terminar no ódio

Robledo.Milani 26/01/2022

Brexit in love
O cenário político é um diferencial interessante em uma trama que tinha tudo para ser lugar-comum. A diferença de idade dos personagens nem é tão grande, mas há tanto mais envolvido, que é suficiente para manter a atenção.

Sah 25/01/2022

Me surpreendeu
É uma leitura extremamente leve, o que leva algumas pessoas a acharem um livro parado e chato.
Não é o tipo de livro que você torce para tal personagem, ou espera um grande final, é apenas uma leitura que flui, naturalmente. Um livro relativamente calmo, com personagens que já tem suas personalidades moldadas e construídas. O romance do casal principal é algo que se desenvolve aos pouquinhos, e vai apenas seguindo.

O final me surpreendeu porque eu não achei que acabaria daquele jeito, rs. Foi uma boa leitura apesar de tudo. Não é o gênero que estou acostumada a ler por isso demorei um tempinho para terminar, mas quando me envolvi na leitura, foi tiro e queda. Minha nota final é 4 estrelas.

Tacy 25/01/2022

Razoável
Algumas coisas acontecem do nada sem explorar o que o personagem está realmente pensando.

Os diálogos são rasos entre o casal, muitas respostas "não sei".

O plano de fundo do brexit e do relacionamento interacial é mais importante do que o amor entre eles, mas ainda sim tratado de uma forma imatura, sem tanta profundidade assim.

Gostei de algumas partes e frases, tive reflexões e aprendi um pouco sobre o brexit para os ingleses. Mas achei o livro bem razoável.