Igualzinho a você Nick Hornby

Resenhas - Igualzinho a você

Silvio 08/02/2022

Uma viagem tranquila e agradável, sem grandes surpresas
Igualzinho a você é um daqueles livros que veio no momento certo para mim, logo após uma leitura densa e pesada. Leve em consideração que isso influenciou a minha experiência como um todo com o livro. Lucy e Joseph não tem nada em comum e por vezes é até difícil acreditar que há um relacionamento nascendo ali. O texto é fluido e ágil, com diálogos que facilmente poderiam acontecer na vida real, e aí está um dos grandes problemas com a trama. Afinal, a vida real nem sempre é tão interessante assim... Claro que há beleza no viver, e podem acontecer momentos marcantes na fila do açougue no sábado de manhã, mas isso é raro e, ter uma história inteiramente baseado nestes aspectos, criam uma narrativa pacata. É sim um passeio agradável e recomendo para aqueles momentos entre tramas densas. Mas ao invés de uma estrada entre montanhas e beira-mar, espere por uma viagem em linha reta, através de um campo florido, em direção ao pôr do sol.

João Roger 08/02/2022

B+
É uma leitura fácil, gostosa. Sem grandes reflexões revolucionárias sobre a vida ou até mesmo sobre política e Brexit. Também não tem uma grande discussão aprofundada sobre raça porque não é o foco do livro (apesar de ficar bem claro de que lado o autor está). O foco do livro é como navegar um relacionamento em que ambos são diferentes, principalmente como navegar as expectativas dos outros e as suas em relação à percepção dos outros. O ritmo é bastante agradável. É de fato engraçado em vários momentos. Vale a pena para quem quer curtir uma comédia romântica literária não-clichê.

07/02/2022

Fazia tempo que um livro não me irritava tanto.
A leitura até que começou bem, mas lá por volta das 100 páginas já me encontrei de saco cheio desses personagens sem carisma e desinteressantes. Diálogos rasos e confusos somados a um enredo clichê me fizeram pensar se o fato do autor ser um homem branco tentando escrever sob o ponto de vista de uma mulher de 40 anos e de um garoto negro de 20 não teria sido o problema do livro.

As discussões sobre racismo me deram um pouco de vergonha alheia pela superficialidade que foram tratadas e não me pareceu muito crível uma mulher madura e inteligente emocionalmente (que era a intenção da representação da personagem principal) se envolver com um garoto que em nada tem a ver com ela.

Luiza 07/02/2022

Sinceramente? Esperava mais.
O livro é bom, a leitura é rápida e fluída, mas não sei se é porque terminei um incrível antes ou o que, mas não achei ele excepcional.

Conta a história de Lucy e Joseph, um casal que aparentemente não tem nada em comum, mas acabam por dar certo, mostrando o motivo por trás do título do livro. Ele mostra que só porque não temos opiniões iguais e mesmo com idades diferentes, não quer dizer que o romance não vai dar certo.

Com passagens inteligentes e personagens reais, o livro é ok, não é aquela leitura marcante que te deixa suspirando de amores, mas mesmo assim vale a pena a leitura.

Acredito que os pontos altos do livro são os diálogos dos filhos da Lucy, Dylan e Al. Dois meninos inteligentes, engraçados e ligados, não tem como não dar risada com os dois.

KaioPi 07/02/2022

Mais um injustiçado
O livro é bom, de fácil leitura. Até fiquei curioso de ler outros livros do autor, que inclusive se tornaram filmes de sucesso. O estilo abordado aqui pelo o autor chega até ser uma cronica, não abranje um universo complexo (acho que foi essa a expectativa de geral). Simplista, "igualzinho a você" aborda o cotidiano de duas pessoas totalmente diferentes, que apesar de tudo, irão se apaixonar. É aquele tipo de livro em que se lê nas ferias, com calma, sem pressa.

Naclara 06/02/2022

Igualzinho a você
"Talvez aquilo não tivesse um futuro, mas tinha um presente, e a vida era feita disso."

Deixa eu ver... adorei o livro, só que às vezes eu me perdia no diálogo kkk aí me sentia igual os personagens, que estavam perdidos no que dizer ou sentir. Nessa parte a gente estava quase na mesma kkk

Então, ele fala sobre um casal muito diferente um do outro em relação a tudo, menos ao que sentiam, querendo ficar juntos. Dando vários jeitos de aquilo dar certo. Algumas partes eu achava tão fofa, outras eu já ficava sem entender de onde tinha saído aquilo.

No meio de tanta diferença, além de eles terem que fazer as outras pessoas entenderem, eles tinham que se entender. A gente vê aqui as inseguranças deles, medos, etc. Eles não tinham nada em comum, mas faziam sentido assim. Mais sentido eles dois, extremos opostos, do que seus outros relacionamentos que eram iguais. Às vezes a gente não precisa do que já temos. Olhar além do nosso costume, isso fala no livro também. Eles tiveram que entender como era ser o outro, estourar suas bolhas para conhecer um mundo novo, uma visão e realidade diferente da que estavam acostumados.

É uma história de amor que nos transporta para diferentes realidades e sentimos (confusão incluso), mas que a gente vai gostar, simplesmente por não igual a vários outros. Tem partes que vamos odiar os personagens, e isso faz parte eu acho. Por mais que não tenha entendido como umas coisas aconteceram, detestei mesmo assim kkk

Ele fala também sobre atitudes. A gente não precisa falar o tempo todo que ama alguém para que a pessoa saiba disso. Às vezes, coisas simples podem demonstrar isso. E eles não precisaram falar "eu te amo" direcionado um para o outro para que a gente tenha entendido. Mudar de realidade do jeito que eles fizeram já é uma prova disso, eu acho. Tem essa parte no livro que diz o que estou tentando dizer: "Ninguém tinha dito "eu te amo", Lucy reparou, e ainda assim cada um encontrara seu jeito de fazer o outro escutar que era amado." E isso esclarece muita coisa. Atitudes falam, e sempre vão falar, mais alto do que palavras.

Outra coisa que ele ensina, é a viver o momento. Eles eram cheios de insegurança em relação ao futuro, mas quando finalmente se permitiram estar ali, naquele momento e deixar o resto para depois, foram felizes. A vida é feita de agoras, então temos que viver de acordo com isso. Fiquei o livro todo nervosa com isso, e quando eles entenderam fiquei até mais calma kkk

" "Não quero que todo mundo, um dia no futuro, olhe e pense: ah, que esquisito ela aparecer aí. "
"Hoje você é minha vida", disse Joseph. "É suficiente."
De modo que Lucy, parada nos degraus da igreja com Joseph, e a mãe dele, e Chris, e os meninos, e Grace, tentou viver o momento presente, com aquelas pessoas, naquele lugar. Joseph tinha razão. Não havia mais obstáculos. Agora tudo o que tinham que fazer era caminhar, para ver até onde conseguiram ir."

Marcelle 06/02/2022

Sem emoção nenhuma. Apesar de ser retratado um relacionamento com 20 anos de diferença, foi muito clichê.

Elaine 04/02/2022

Igualzinho a você
É uma história de amor de pessoas que são diferentes em vários sentidos e consegue se entender e se respeitar. Fala sobre o Brexit e as divergências de opiniões políticas entre as personagens.

Yasmin A. 02/02/2022

Pouco Brexit, romance monótono
Quando comecei a ler, li com expectativas boas por se tratar de um assunto que nutro certa curiosidade e quase nenhum conhecimento, que é o Brexit (pano de fundo do livro).

Porém, a obra vai tratar mais sobre as idas e vindas de um casal incomum: uma mulher branca, de 40 e tantos anos, professora, conservadora, divorciada e mãe de dois filhos pequenos e um homem negro, de 20 e tantos anos, açougueiro/assistente de futebol do bairro/babá/dj, liberal (?), solteiro e sem filhos.

Apesar das diferenças, eles se aproximam e se apaixonam e o autor tinha variadas questões para tratar sobre os dois. Entretanto, o foco maior é sobre a diferença de idade, o que (pra mim) tornou a trama meio monótona, principalmente porque poderia ter dado mais enfoque ao racismo, às diferenças sociais, entre outros.

A escrita do autor foi o ponto mais positivo que tive; fluida, informal, o que não deixa a leitura cansativa, apesar dos personagens.

Tive dificuldade também de torcer por esse casal, pois a mulher é muito insegura e o homem é muito imaturo - sem contar que também tive dificuldades de aceitar o final, até por não ter tido uma construção apropriada para chegar naquele fim, só uma passagem brusca de tempo.

Obviamente que essa é apenas minha opinião e não desmotivo ninguém a ler, porém não funcionou pra mim, infelizmente (e o Brexit foi tratado de forma superficial, ao meu ver).

Gio 02/02/2022

um livro ok
TAG LIVROS: Se quiser 30% de desconto na primeira caixinha é só usar o código GIOEWVCA

Acho que vale a pena pela escrita do autor, que deixa o texto bem fluido e tem uns diálogos interessantes, mas a história em si é um tanto superficial, sem se aprofundar muito nas coisas, relatando as diferenças e dificuldades de pessoas comuns.

Juju 01/02/2022

Temas interessantes, discursos travados.
Em um aspecto geral, gostei do livro. A discussão sobre o Brexit, instiga você a procurar entender um pouco mais sobre o assunto. O romance foi desenvolvido de forma legal, porém, algumas vezes travado, como se não tivessem assuntos e existe toda uma preocupação com o que deveria ou não dizer. Faltou desenvolvimento dos personagens, em vários aspectos. Mas, é um livro bom, uma leitura que faz você passar raiva, pensar, pesquisar e entender as relações interpessoais. Indico o livro, porém, sem colocar muita expectativa.

gab 01/02/2022

Tinha tudo para ser bom, mas não rolou
O livro tem uma sinopse interessante que te deixa curioso, mas nossa foi só decepção. É uma leitura rápida e bem fluida, demorei menos de 2 dias para ler, mas a história parece não ter desenvolvimento e que foi escrita com preguiça kskkskk. Os diálogos são horríveis e os personagens não tem química nenhuma (e olha que é um livro de romance), e me deixaram irritada pq um tem 22, mas parece um adolescente de 15 e outra tem 42 dois anos nas costas, sofreu com o ex marido e agora tá se entregando ao um relacionamento ruim de novo como se tivesse vivendo uma fanfic.

O livro tinha tudo para ser bom trazendo o contexto e as dificuldades de um relacionamento entre uma mulher branca de 42 anos e um cara preto de 22. Mas não rolou (só umas discussões rápidas e sem conteúdo). O que salvou foi a ambientação da narrativa que se passa em Londres no período do Brexit, então tinha umas discussões políticas no meio que me agradaram.

Enfim, recomendo só se você quiser uma leitura rápida e básica.