Igualzinho a você

Igualzinho a você Nick Hornby

Resenhas - Igualzinho a você

Drikolina 20/02/2022

Bom... mas eu esperava mais
Esse livro me deixou a sensação daquela receita que vai ingredientes muito bons, mas que na mistura deles o sabor não sai bom.
É uma leitura leve. De começo até empolga... mas depois de se torna morno e vira um "tanto faz".

Elaine 19/02/2022

Esperava mais
Fiquei animada ao receber esse livro na caixinha da Tag e ver que era do Nick Hornby, pois tinha gostado muito de Uma longa queda (embora pensando agora, acho que esse foi um dos poucos casos em que curti mais o filme que o livro), Também me animei com o fato de ter uma protagonista na faixa dos 40 anos, o que não é tão comum e achei interessante a ideia de duas pessoas completamente se envolverem. Porém, apesar de não achar o livro ruim, fiquei um pouco frustrada com a história. A verdade é que tive muita dificuldade em me envolver com o romance e torcer por ele. Não pela diferença de idade do casal, claro. Mas porque é difícil para mim torcer pelo romance dos personagens quando nem eles mesmo parecem acreditar que pode dar certo e se esforçar para isso.
Elaine 19/02/2022minha estante
Pode ser somente uma questão de expectativa, mas, a verdade é que não fiquei com saudade dos personagens quando terminei, tampouco tinha vontade de voltar correndo para o livro quando precisava parar de ler

Lozada Yamaguti 18/02/2022

Idade uma questão.?!
A idade como um problema, quando se está em um relacionamento!

Volver a amar, e ser amada.

Ser mulher, mãe não é problema para se reencontrar

Júlia 18/02/2022

Historia bem sem sal, esperava que fosse acontecer mais coisas mas não tem nada demais. A ideia é boa, mas achei que ficou bem fraco.
Não é ruim, só é bem fraco mesmo

Carla.Cristine 18/02/2022

Um livro bastante ok.
Tem uma trama legal, mas não é dos que maaais me prenderam na história da TAG.

Paulinha 17/02/2022

Bom e leve
Gostei muito do livro, tratando de dilemas raciais, de classe e de idade. Diferenças é semelhanças que deveriam unir e não separar. Mas foi uma abordagem leve, envolvente, cativante.
A lrincipal mensagem é não se preocupar tanto, viver o presente e caminhar em frente para ver até onde se consegue chegar

Fran.Veloso 17/02/2022

Mas tão diferentes.
Esse deve ser o primeiro livro de romance que eu leio que não tem nenhum tipo de fantasia. Achei por um momento que não conseguiria ler.

O livro tem uma escrita bem leve, fluida. Você consegue ler mais de 50 páginas sem sentir que leu 50 páginas.

A história me deixou puta em vários momento, vemos claramente que a sociedade é quadrada, que ainda existe preconceito. De verdade né deixa com muito ódio.

O que achei demais, é que mostra como não importa a idade sempre vamos ter nossas inseguranças. Com nosso corpo, com tudo. Adorei.

Lucy e Joseph são um casal fofo demais.
PS.: me lembrou demais da minha mãe com 44 anos namorando um rapaz de 24 anos.

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 16/02/2022

Bem mais ou menos... Inclusive o romance.
Esse livro foi enviado pelo Clube TAG Inéditos, no mês de dezembro de 2021.
Em Igualzinho a Você temos a história do casal Lucy e Joseph, duas pessoas COMPLETAMENTE diferentes. Eles têm visões politicas diferentes, uma diferença de idade de mais de 20 anos, origens sociais diferentes, além de ela ser branca e ele, negro. No relacionamento deles, há um abalo nas crenças e convicções dos personagens e nós vamos acompanhando isso. No meio disso tudo: o Brexit - A saída do Reino Unido da União Europeia. A maior parte do enredo se situa nas proximidades do plebiscito, que definiu a saída do Reino Unido, é um ponto central de divergência e conflitos. Joseph é bastante despolitizado (mas, no final, contraditoriamente, se mostra interessado em política externa) e Lucy uma defensora pela permanência.
A polarização do Reino Unido é evidente no livro, a princípio me questionava o motivo da Brexit ser tão influente no relacionamento dos dois. Mas... pimenta nos olhos dos outros é refresco, não é? Foi inevitável não relacionar com a polarização do Brasil, principalmente a vivida em 2018 nas eleições (e talvez até agora). Será que eu conseguiria por as diferenças políticas de lado? (Bom, no meu caso no contexto brasileiro, com certeza nunca!)
Lucy é uma personagem muito interessante, madura, culta, que transita bem em diferentes ciclos sociais... eu achei o Joseph... sem sal! E minha percepção não é só pela imaturidade da idade.
Demorei para ler e me prender, a parte que achei mais interessante é um spoiler, já está bem no finalzinho do livro (pena), então nem vou comentar.
A grande mensagem para mim foi a mutabilidade das pessoas. Se há conexão, vale a pena investir no relacionamentos.

Andrea 16/02/2022

Cotidiano de um casal
A história é centralizada em Lucy e Joseph, que são colocados como opostos. Ela é branca, adora ler, é mais velha, contra o Brexit, seu círculo de amizade é uma bolha com as mesmas ideias e ideais, e sua situação financeira é estável, com uma boa casa e emprego.

Joseph está saindo da adolescência, é negro, indiferente ao Brexit, seus amigos são jovens e o seu negócio é fazer música e quem sabe um dia ser Dj. É um rapaz que não deseja ter relacionamento sérios e ainda mora com a mãe, que não controla os seus ir e vir. Financeiramente sua vida é bem mais simples, o que o faz dividir o tempo em diferentes trabalhos.

Utilizando a narrativa em terceira pessoa, Hornby inicia a sua história na primavera de 2016 e percorre em longos capítulos os nuances deste relacionamento em detalhes no período aproximado de seis meses, até dar um salto no tempo e finalizar na primavera de 2019.

Através dos dois personagens o autor aborda na narrativa racismo, brexit e diferenças sociais, além da diferença de idade do casal.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2022/02/igualzinho-voce.html?m=0

Thariny Sousa 14/02/2022

Nem tão iguais assim
Foi divertido ver como num mesmo contexto e cenário político, os protagonistas são diferentes até dentro das semelhanças. Vai além de um romance biracial, e aborda questões como idade, envelhecimento, e como amar não é bem uma linha reta. Longe disso

Aline221 14/02/2022

Serve
É uma história de amor sobre duas pessoas bem diferentes. Não tem nada de especial, mas também não é ruim a ponto de ter pensado em abandonar. Serve como passatempo.

Gled 14/02/2022

Não gosto de dizer que o livro é ruim, mas sim que ele não serviu pra mim.
No início eu estava achando péssimo, não conseguia me conectar com os personagens, não gostei da escrita do autor sla, não tava legal, era como se os assuntos fossem todos muito superficiais.
Mas foi passando da metade do livro e até que deu uma melhoradazinha.

Enfim, talvez pra alguma outra pessoa esse livro possa ter sido melhor.
alefszlm 20/02/2022minha estante
eu sou essa outra pessoa.
engraçado como a leitura desperta diferentes sensações e sentimentos dependendo de quem lê.
Pra mim foi um romance leve e fluído, com inseguranças possivelmente comuns pra um relacionamento inesperado que gera a sensação de que há sempre alguém disposto a dizer que não dará certo!

Nas leituras da Rafa ð𤩠14/02/2022

Livro bom, com temas que ficaram sem ser explorados
É basicamente essa a premissa de “Igualzinho a você”. Duas pessoas que nem imaginariam que ficariam juntas, se encontram e começam um relacionamento que não tem nada pra dar certo, mas de alguma maneira muito tortuosa vai funcionando. E tudo isso tem como cenário a votação, e tensão do Brexit.
Joseph é negro e tem 22 anos, e Lucy é branca com 42 anos, mãe de dois filhos e recém divorciada. Um sente atração pelo outro e eles começam a namorar escondido de todos, ate que todo mundo ao redor deles percebe que algo está acontecendo. Joseph é aquele jovem que não quer saber de estudar, trabalha para guardar dinheiro e quer ser DJ, e vê na Lucy um refúgio e muitas vezes uma professora.
A Lucy apesar da idade parece ser muito jovem, se casou com um alcoólatra e teve muita força para encerrar um casamento terrível, seus filhos são bem espertos, e ela vê no Joseph primeiramente uma aventura, mas depois ela acha que é só um capricho da idade dela, mas muitas vezes acho que ela gosta muito mais dele, do que o contrário, ela realmente se esforça para tentar fazer funcionar, enquanto ele fica o tempo todo tentando esconder ela. Mesmo que quem tenha dado o primeiro passo para eles começarem a ficar tenha sido o Joseph.
A história é boa, mas chega um certo ponto que nada acontece, eles ficam naquele impasse da idade, da questão racial, da questão politica ... tantos assuntos bons e nada acontece.
A leitura flui super bem, é um livro de leitura rápida, mas é fácil abandonar a leitura se você não acredita que ela vai para algum lugar haha eu terminei porque realmente queria ter um final, que me agradou, mas acho que esperava mais.
Taina.Alexandra 14/02/2022minha estante
Penso exatamente igual a vc, teve tantos assuntos no livro que as vezes ficava até meio confuso de entender o que estava acontecendo, o livro é bom mas achei que poderia ter sido melhor explorado.

Karen Picanço 12/02/2022

Esse foi um romance sobre diferenças: idade, raça, situação econômica, valores? mas que no final mostra que no fim acabamos sento iguais. Eu estenderia mais alguns capítulos, mas foi um livro que aqueceu o coração.

Ivania 09/02/2022

Legalzinho
Achei a proposta do livro super interessante, mas infelizmente não consegui me conectar muito a história. O Joseph e a Lucy são muito profundos, mas ao mesmo tempo superficiais demais.

O fundo do Brexit foi um ponto interessante e se mistura com a história dos dois em vários momentos, porém não vi nenuma evolução de ninguém.

O Joseph é bem imaturo (compreensível) e a Lucy um pouco confusa e o romance dos dois é de uma realidade que realmente choca um pouco.

No mais, o livro tem uma leitura bem fluida, com uma pitada de humor em algumas cenas e o diálogos são curtos e muito abertos a interpretação. No fim, o livro parece muito aqueles silêncios que acontecem no meio de uma roda de pessoas, sem tirar nem por.