Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

Grazi Silva 19/01/2022

O livro é um YA contemporâneo, possui a leitura fluída e o livro é dividido em três partes que possuem os capítulos curtos variando entre 1 e 4 páginas.

Aos 14 anos Emoni teve que fazer a escolha mais difícil da sua vida, ter ou não o bebê. Já aos 17 anos, cursando o último ano do Ensino Médio, sua filha, Emma, de 2 anos, vai para a creche pela primeira vez. Emoni ama cozinhar e “em suas receitas, ela coloca um toque especial de sentimentos, e quem prova seus pratos garante que são mágicos”.

É legal ver a relação familiar com buela, Emma, sua amiga Angelica, e como ela é teimosa como o seu pai, ainda que ele seja ausente. Achei meio desnecessário algumas cenas com Malachi. E o ponto alto, para mim, foi ver toda sua relação com o prazer em cozinhar. Teve momentos nos quais revirei os olhos de impaciência para tanto drama e birra, apesar de em outros entender o peso carregado pelas suas responsabilidades e ver sua evolução foi legal.

No geral a história é boa, trouxe reflexões familiares e de evolução.

Booktoti 19/01/2022

Me deu vontade de levantar e cozinhar
Em fogo alto (+14) foi uma ótima forma de começar o ano, um livro super rápido de ler, quando você pisca você terminou, com personagens muito reais, e uma escrita diferente de tudo que eu já vi, a autora tem costume de escrever poemas e tem um livro em versos livres, então aqui encontramos um livro onde todos os capítulos são ?individuais? mas se conectam com a história, é difícil de explicar mas quando você pega pra ler entende.

Acompanhar os personagens, principalmente a Emoni foi uma jornada incrível, nunca tinha lido um livro em que a personagem já tivesse um filho, principalmente tendo 17 anos, você se apega a jornada dela e torce para que tudo de certo, e também sofre pelas suas dificuldades, seja a cor de pele, seja ser mãe na adolescência, ou seja decidir sobre seu futuro, outro ponto muito positivo do livro, é uma vivência totalmente diferente da minha, então é sempre muito bem vinda. E devo fazer um adendo ao interesse romântico desse livro que me deixou totalmente apaixonada.

E por se tratar de um livro onde a personagem quer ser chef de cozinha a comida aqui ganha muito destaque de uma forma muito linda, me deu vontade de levantar e cozinhar, definitivamente um livro para se dar atenção

nina 16/01/2022

esse livro é um banho quente no meio do frio

esse livro consegue ser leve enquanto aborda taaaantos temas importantes que eu nunca tinha lido em histórias assim.

leiam. com consciência de que é um livro focado no personagem, é só migalhas de romance

Mandy (@lendocommandy) 16/01/2022

Leitura leve
Foi um livro muito bom, demorei pra engajar na história mas não por culpa do livro. Uma história que fala sobre relacionamentos reais, problemas reais e claro muita comida. É uma delícia ler a autora descrever os sabores, da vontade de fechar o livro e ir cozinhar kkkkkk

Tamires 14/01/2022

Me surpreendeu
Comecei esse livro sem expectativas e a leitura é extremamente agradável e leve. Me senti como a Emoni seus traumas e medos. E um livro sobre recomeços.

Iris130 13/01/2022

Já comecei o ano favoritando esse livro. A leitura dele foi incrível, e com toda certeza valeu totalmente a pena.

Priscila 12/01/2022

Não foi para mim
Nada nessa leitura me atraiu, os personagens não são interessantes, a história não tem nada que nos faça querer continuar, não sei nem como conseguir terminar.

Nicoly Mafra 12/01/2022

Alô, alô, fãs de contemporâneo YA, temos uma nova obra super fofa, inclusiva e importante para amar! Cativante, leve e muito necessário, "Em Fogo Alto" é um daqueles livros impossíveis de largar; com personagens apaixonantes, abordando discussões super relevantes e fugindo dos clichês, Elizabeth Acevedo dá voz à jovens mulheres que pouquíssimas vezes são representadas no gênero YA.

Emoni Santiago é uma jovem afro-latina de dezessete anos que sonha em ser chef de cozinha; desde pequena, quando observava sua avó preparando as refeições, Emoni se encantava pelo poder de misturar temperos e alimentos fresquinhos e criar refeições incríveis, e hoje, a garota é uma cozinheira de mão cheira. Porém, com uma filhinha de dois anos que ela ama com todo o seu coração, o último ano do ensino médio pela frente e sem condições financeiras para ajudar em casa e se preparar para o futuro, fica difícil sonhar em ser uma chef renomada.

Contudo, quando a escola de Emoni anuncia uma nova aula de artes culinárias, que incluí uma semana de intercâmbio na Espanha com chefs incríveis, a garota não consegue segurar as emoções. Esta seria uma oportunidade incrível, que lhe abriria muitas portas no futuro, entretanto, Emoni terá que fazer alguns sacrifícios e se esforçar muito... nada além do que ela já está acostumada. Quando a vida te dá limões, você se empenha para construir um futuro fantástico!

"Em Fogo Alto" é fofo, é necessário, é encorajador e muito especial. Com uma protagonista que possui uma inspiradora história para contar, assuntos importantes sendo discutidos e uma jornada desenvolvida de maneira encantadora, é impossível não ser cativado por esta obra!

Elizabeth Acevedo conta esta história em capítulos curtos, envolventes e finalmente dá voz à jovens mulheres que ao mesmo tempo que precisam cuidar de suas famílias, precisam se preocupar com seus futuros. Uma linda história sobre sonhos, resiliência, amor e... nhami, lanchos! :P

Mari 10/01/2022

Um livro lindo ?
Esse livro ganhou meu coração, a escrita da autora é impecável e diferente de tudo que já li. Ela trabalha com muita representatividade e nos entrega muitas reflexões sobre as dificuldades da vida.

Eu indico milhões de vezes!

Aliluz 09/01/2022

Eu gostei muito desse livro por tratar de questões tão delicadas e polêmicas, como racismo, a gravidez na adolescência e muitas outras. No começo do livro a leitura foi um pouco entediante, mas confesso que no meio não consegui mais parar de ler! A leitura é muito leve porque os capítulos são bem curtos então é muito mais gostoso de ler. Adorei!

Let 08/01/2022

Sobre seguir sonhos, mas sem a utopia dos contos de fadas
Eu amei a leitura! Os capítulos são curtos, a linguagem é fluída e a Emoni é muito cativante.

Emoni não tem uma vida nada fácil: criada pela avó, sem a presença dos pais, ela teve uma filha no 1o ano do ensino médio com um cara meio m3rda. Mas ela tem um sonho: Emoni ama cozinhar e a escola finalmente oferece uma aula de arte culinária, e ela fica tentada a pegar a matéria, mesmo sabendo que vai ficar sobrecarregada.

O livro aborda decisões difíceis que muitos precisam tomar: fazer faculdade ou procurar um emprego? Fazer uma matéria extra por paixão ou focar em ganhar dinheiro para criar a filha e ajudar em casa? O livro te dá vários tapas na cara.

Eu gostei como a Emoni vai superando vários obstáculos, mas de forma realista também. Nem tudo se resolve, porque na vida real também não.

Preciso falar do casal sáfico do livro: a melhor amiga da Emoni é lésbica e tem uma namoradinha! Surtei toda vez que elas apareceram!

O livro também envolve um romance, mas bem slow burn mesmo e inclusive fica meio em aberto. Algumas questões simplesmente não tem desfecho, naquela vibe: nunca teremos todas as respostas.

A forma como aborda o racismo, desigualdade social, identidade, raizes, e correr atrás de sonhos mesmo quando parece impossível? eu chorei um pouco no final e me emocionei muito! Indico demais!

Lucia | @lucia_esta_lendo 02/01/2022

Uma receita de coragem e superação
Terceiro livro que leio da Elizabeth Acevedo e como sempre ela não decepciona.

Emoni é uma mãe solteira adolescente. Uma maga na cozinha, seu desejo é poder trabalhar com culinária, onde possa encantar seus clientes com suas criações de sabores inusitados. Porém ela sabe que o sonho está distante da sua realidade. Criada pela avó, com recursos limitados, ela se divide entre a escola e o trabalho em uma lanchonete para poder criar a filha de 2 anos e ajudar sua avó em casa.

Mas sua sorte pode mudar ao ver a oportunidade de cursar um semestre de eletiva de culinária em sua escola, que lhe dá a chance de passar uma semana na Espanha descobrindo os segredos de sua culinária lendária.

Emoni também conta com sua melhor amiga Angélica, e com um novo amigo, Malachi, recém chegado ao colégio.

Adorei o livro, com seus capítulos curtos mas que exploram com detalhe e maestria a vida de Emoni e seus conflitos. Vemos uma garota que precisou amadurecer rápido, mas que ama muito a sua filha e sua avó. Mesmo com todas as adversidades, ela não desiste de sonhar e possui muita coragem para lutar por isso. Recheado de referências negras e latinas, a autora nos presenteia com uma aula de representatividade, inclusão social, coragem e auto estima.

Devo também ressaltar o lindo trabalho gráfico do livro, desde a arte da capa até os detalhes de guarda e diagramação, que fazem a leitura ser mais prazerosa aos olhos.

Lorrane Fortunato 20/12/2021

Um dos melhores que li na vida
Eu amei TANTO esse livro! Adorei principalmente a parte da culinária e a relação entre avó e neta (que é meu ponto fraco), virou um dos meus favoritos da vida. Recomendo demais!