Órbita de Inverno

Órbita de Inverno Everina Maxwell

Resenhas - Órbita de Inverno

pontes 25/05/2022

política e representatividade
primeiro, demorou um bom tempo pra eu começar a entender a política do mundo criado pela autora, mas eu absolutamente amo livros que tem essa temática, então esse me ganhou fácil fácil
e o humor do kiem é tudo pra mim

Marilia 24/05/2022

Orbitando
O que eu posso dizer sinceramente é que demora a engrenar, mas compreendo que é uma introdução a história, e tema intergaláctico precisa ser mais descritivo. Demorei umas 100 páginas pra pegar o gosto. Mas é legal sim, pra quem gosta de migalhas de romance principalmente. O livro é mais política do que romance.

bpaati 20/05/2022

É meu primeiro livro sobre sci-fi, então não sabia muito bem o que esperar. A autora criou um universo muito interessante, onde identidade de gênero ou orientação sexual não é a pauta da história, simplesmente é algo natural de cada um (como deveria ser).

O Jainan e o Kiem são um casal muito fofo! O desenvolvimento romântico deles demora? Sim! É um romance bem slow burn, mas muito gostoso de acompanhar. É irritante a falta de diálogo entre eles, sempre tentam interpretar a reação um do outro, ao invés de conversar, mas vai melhorando com o desenvolvimento da história.

O Jainan (????) sem comentários! Um personagem que veio de um relacionamento abusivo (a história deixa pistas disso desde o início), e que acompanhamos tentar superar isso e aprender a ter confiança em si mesmo.

O Kiem é maravilhoso! Personagem carismático e gentil do início ao fim. Eu amei muito ele.

O livro é muito bom, mas é importante destacar que o enredo é lento e morno em cerca de 50% da história. Você começa a ter mais ação realmente lá pra depois de 70%, mas mesmo assim é um livro bem legal, só não tem tanta emoção como a gente espera.

Valeu a pena a leitura.

Faragao 16/05/2022

Cansativo
Órbita de inverno foi um livro bem cansativo.
A sinopse promete muito romance, mas 90% do livro é sobre política e sobra pouquíssimo romance.
O livro vai contar a história de um casamento arranjado para salvar um tratado político entre dois planetas, porém um dos personagens vai ser acusado de assassinar o ex parceiro e a partir disso várias outras coisas vão se desdobrando.
Seria um excelente livro se o romance se destacasse mais, dando oportunidade para mostrar os protagonistas se conhecendo melhor.
Achei bem chato.

Wesley 14/05/2022

Interesaante
Eu comecei a leitura já preso nela, nas intrigas que pareciam estar se formando e nos personagens interessantes que eram apresentados.

E boa parte do livro é sim de pontos positivos, principalmente em relação ao desenvolvimento de seus personagens. Kiem é um bobão, mas muito determinado em seguir seus objetivos.

Jainan foi um pouco mais complicado. Sem total contexto da coisa toda, a autopiedade do personagem é um negócio insuportável. Só mais na frente é que vamos entender que a "autopiedade" não é exatamente isso, e esse ponto a autora trabalha com muito cuidado e delicadeza.

O romance entre os dois é ok, mas não é exatamente o foco principal do livro.

E o ritmo da leitura, para meu gosto, tbm é ótimo, ainda que se repita em alguns momentos.

A apresentação de como funciona a política e esse universo é que é problemática. Em alguns momentos parece que a autora assume que o leitor já conhecia isso previamente, o que obviamente não é o caso, por se tratar de um livro de estreia. Por isso a construção política e desse universo é confusa e sem muita substância.

É um bom livro. Quero ler sim o próximo livro dela, que se passará no mesmo universo. E espero que aí sim faça um pouco mais de sentido como as coisas funcionam.

Natty 11/05/2022

No começo senti falta de uma descrição mais detalhada do universo do livro, mas Jainan e Kiem me conquistaram imediatamente. Gostei bastante da escrita da autora e da história.

Rafaella_rodriguesb 10/05/2022

Sci-fi com intrigas políticas e representatividade
O livro é um pouco lento no início, mas a história vai ganhando ritmo.
Senti falta de um pouco mais de aprofundamento no universo geral da história, pra me engajar mais nas intrigas políticas que estavam rolando.
Mesmo o romance não sendo o foco, gostei muito do casal e como a relação deles se desenvolveu. O Kiem é engraçado e fofo. O Jainan é um pouco chato no começo, mas há uma explicação para o comportamento dele.
No geral é um bom livro, especialmente sendo o primeiro da autora.

Laiara Dias 10/05/2022

É um livro bom, mas eu senti falta de uma melhor apresentação da parte política... A política envolve boa parte da trama, mas muitas coisas não são exatamente explicadas pra nós, leitores... Os tratados, ou o porquê de certas coisas serem como são...
Um glossário ou apêndice já ajudaria nessa parte.
Num geral é um bom entretenimento mas sem nada demais (fantasticamente falando)

livrosdalooh 08/05/2022

Demorou mais foi
Demorou um pouquinho pra uma coisa emocionante acontecer de fato, porém depois q aconteceu a história engatou de uma forma mto boa q foi me prendendo a cada capítulo. No começo o Jainan não me cativou mto, achava ele irritando pq era todo sofrido sabe, ou burro mesmo, mas no final junto com o plot foi desenvolvendo o passado dele e eu adorei a forma q ele prestou mais atenção na forma q o Kiem tratava ele.

Li Petersen 08/05/2022

Sci-fi bem legal
Um livro de ficção científica com bastante tramas políticos.

Não gente, não é um livro de romance. Eu vi algumas resenhas das pessoas nervosas porque o livro é 90% política, mas gente, o livro é ficção científica, não romance. Rsrs

Sim, tem muita trama política, gostei bastante, só não é 5 estrelas porque, na minha opinião, os problemas políticos poderiam ser ainda mais tensos e eu gostaria de conhecer mais do universo.

Nós temos apenas a visão do Kiem e do Jainan, que não sabem tanto assim da política do próprio mundo deles, mas ainda assim é um livro bom. Gostei bastante de ter lido ele.

Sabrina 08/05/2022

Tretas políticas e lgbt's no espaço
"Ele se inclinou sobre a mesa e teve que pressionar o corpo para fazer os braços pararem de tremer ? ele não tinha certeza de qual emoção o dominava. Queria bater em alguma coisa. Queria consertar o universo para que os últimos cinco anos nunca tivessem acontecido."

Caras... que livro bacana! Não chega a ser uma obra prima, mas é muito gostoso de ler e traz uma história muito interessante e bem construída.
Gostei dos personagens, acho que eles foram bem construídos e suas ações fazem sentido com a maneira como eles foram apresentados. Eles fazem sim muita cagada e tomam várias conclusões burras e precipitadas, mas isso - apesar de me irritar as vezes - torna eles relacionáveis e identificáveis.
Achei a trama muito bem desenvolvida, quanto mais a treta aumentava, mais curiosa eu ficava para saber quem era o responsável por tudo aquilo. As conclusões, no entanto, foram um pouco apressadas, na minha opinião. Acho que algumas revelações poderiam ter vindo à tona antes e sido mais bem desenvolvidas.
Para mim, o ponto auto foi a abordagem do relacionamento abusivo e todas as suas consequências. Foi feito de maneira extremamente bem feita e precisa, realista e ao mesmo tempo respeitosa.
Enfim, achei um livro muito legal de ler. Minha maior crítica são aos capítulos enormes, que atrapalham muito o ritmo de leitura. Mas, apesar disso, recomendo o livro.

"Ao levantar o rosto, os olhos de Kiem ainda estavam fixos nos seus, e Jainan sentiu uma pontada atravessando suas costas; não era medo, mas algo desconhecido ou esquecido. Ele conhecia o medo. Aquilo era algo completamente diferente."

Léo 06/05/2022

Sobre Órbita de Inverno:
"Seus olhos refletiam as luzes do salão; atrás dele, além do vácuo, as estrelas queimavam em pontos infinitos; ainda mais além, um telescópio poderia ver o redemoinho do elo e mais um milhão de estrelas; e aquela minúscula estação girando em torno de um minúsculo planeta brilhante como se fosse o eixo de todo o universo."
#

Órbita de Inverno conta sobre a renovação do tratado da Resolução, onde Kiem é forçado a se casar com Jainan, um príncipe theano, para manter o equilíbrio do Império. Porém, nem tudo são flores, e claro que muitos imprevistos surgem.
Admito que o começo do livro não me prendeu nada e só continuei pela teimosia. Tem muita política intergaláctica e diversos outros pontos, mas muito pouco de romance.

Os personagens são amáveis e destacáveis, e toda a política trabalhada é interessante (a partir do momento que você começa a entender).
Achei o suspense meio frio, mas outras diversas situações e diversas revelações melhoram as coisas.
E, claro, todo o universo construído é bom, mesmo sendo mínimo.

E, sobre todo o romance: a relação dos dois é sutilmente construída ao longo do livro, não deixando nada claro, mas desenvolvendo ambos (principalmente Jainan). Toda a confiança um no outro é muito frágil mas muito satisfatória de ser vista sendo construída.

Tive cenas incríveis, que me deixaram com o coração quente, cenas que me fizeram rir, cenas que me fizeram surtar e eu com certeza me diverti com esse livro.

Marina.Oliveira 06/05/2022

Amei demais essa história, não tem como não se apegar ao jeito espontâneo de Kiem ou a forma como Jainan vai evoluindo durante a narrativa. É o primeiro livro que vejo utilizando pronome neutro, e tratando relacionamento sem a heteronormatividade como formar casais para relações diplomaticos não precisa ser hétero e como a gente nem percebe isso. Amei o livro, amei o casal e os personagens que acompanha a trajetória dos dois.

Anna 06/05/2022

Awwnnn....
Um livro que mistura aventuras espaciais, política entre reinos, choque de culturas diferentes... e tudo que eu vi foi o romance dos dois personagens! Sério, não entendi nada das questões políticas que foram apresentadas, nem do problema que eles tinham que resolver para evitar o 'sei lá o que' que o livro se propõe.
Neste ponto achei uma trama difícil, mal explorada e nada explicada. A autora apenas joga um monte de fatos sem o mínimo de contexto e espera que vc monte o entendimento. Eu dei 4,5 estrelas porque amei a construção do relacionamento dos dois, a forma como foi feita (ok, tem uma pequena cópia de Brokeback Mountain, mas a gente passa pano). Por isso vale a pena, o restante, não.
Esperando a discussão do #caminhobookverso para entender melhor