A noite tem mil olhos

A noite tem mil olhos Alec Silva

Resenhas - A noite tem mil olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

zoni 25/05/2020

“A ciência adora se desfazer de velhas crenças, mas não pode matá-las.”
Eu estou encantado com essa história maravilhosa! O desejo de ler um pouco mais sobre esse universo encantador grita em meu peito.

Gostei muito da maneira clara e objetiva que Alec escreve. Ele trabalha uma trama direta, rápida e sem delongas, mas não adianta o clímax ou corre com enredo, tudo acontece na hora certa para não nos tirar toda a tensão que a ambientação nos passa. É uma história sombria, mas que não causa medo de fato, é uma daquelas que nos predem pelos detalhes e nos deixa com uma pulga atrás da orelha, o tipo de história que a gente poderia contar numa rodinha de amigos, ou num barzinho quando todo mundo já está bêbado e a frase “meu avô/minha avó contou...” surge. Na história narrada por Silva também há um bar, também é uma noite qualquer, mas há vários personagens altamente suspeitos tendo conversas estranhas sobre um nordeste independente do Brasil onde coisas estranhas acontecem, e cabe apenas a nós acreditar ou não, mas é melhor acreditar...

O conto me tirou algumas boas risadas, mas também me proporcionou momentos de tensão, sustos e ação. É uma boa pedida pra quem assim como eu adora histórias que envolvem o vasto e atraente folclore brasileiro.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Rafa 23/08/2020minha estante
Parecia que eu tava lendo um spin-off de Bacurau

zoni 14/09/2020minha estante
Rafa, com certeza, essa é realmente uma ótima referência para esse conto. Amei demais tudo que li aqui.

Rafa 14/09/2020minha estante
Sabes que tem continuação né?!

zoni 17/09/2020minha estante
Não!
Sério? Pelos deuses... Vou correr pra procurar agora mesmo.

Ivan 28/08/2021

História bem contada!
Nesse conto o Nordeste se tornou um país independente e vive em conflito com “sudestinos” e “sulistas” que brigam por território, algumas mortes estranhas vêm acontecendo e alguns acreditam que é uma obra sobrenatural.

Conto curto, rápido e relativamente bem escrito. Ficção científica nacional. A escrita do Alec prende a atenção. Porém o texto poderia ser um pouco mais longo, explorando com mais detalhes todo o cenário da história.
Min 28/08/2021minha estante
Que interessante, fiquei com vontade de ler!

Ivan 28/08/2021minha estante
Vale a pena!

Renata 02/09/2020

Sem defeitos
Amei os plot twist, um deles eu definitivamente não esperava. Conto rápido e envolvente nem vi a hora passar. Provavelmente terá episódio sobre ele no meu podcast @pcomspoiler.

site: https://anchor.fm/com-spoiler-podcast
Alec Silva 07/09/2020minha estante
Quando sair, me avisa, por favor! :D

Dougvdr77 19/05/2020

Ótimo livro
A noite tem mil olhos é uma breve historia que ocorre no Nordeste após sua indepedência do resto do Brasil e com isso ainda se encontra em uma panela de pressão de conflitos tantos internos quanto externos, principalmente contra os Sudestinos.
O livro vai te tirar boas risadas, momentos de ação e no final fica um gosto de quero saber mais de todo o universo criado pelo autor, recomendo bastante e o unico ponto negativo é ele ser tão pequeno pois fiquei com uma baita vontade de saber mais sobre a região, seus conflitos e etc

Gabi 19/05/2020

Adorei ler o livro! Em poucas horas me assustou e me fez rir com toda a narrativa.

lucasandrade 23/05/2020

Nordeste!
Um ótimo conto, que pode vir a se tornar em livro. Fiquei com gostinho de quero mais, de querer saber mais dos personagens, do antes e do depois.

NatháliaFrancine 24/05/2020

Esse livro é tão aleatório
Gostei da ideia do nordeste independente (sonho), da abordagem do coronelismo no interior e como o autor traz elementos culturais e históricos nordestinos. Queria saber mais sobre o universo. O desenrolar da história pra mim foi um pouco confuso. Mas é um livro curtinho e bom de ler.

Alan 30/05/2020

Eu só queria que fosse mais longo. Essa é uma história que eu queria muito saber mais, o nordeste separado do resto do Brasil... Fora as figuras míticas! Muito bom!

Yago.CamurAa 30/05/2020

o conto apresenta um mistério e vai numa crescente muito surpreendente. amei a conclusão da história.

Matheus Bonfim 01/06/2020

Quero mais!
Que leitura agradável! A escrita do autor é bem dinâmica, não tem enrolação, é bem direta e cativante, eu li tudo em uma "sentada". O único problema pra mim é ser um conto, quero mais sobre esse nordeste alternativo!

Tauan 25/05/2023

Talvez um recorte de uma obra maior
Com política demais e conteúdo de menos, A Noite tem Mil Olhos mostra uma escrita desigual, que não escala pacientemente a tensão nem demonstra logo de cara a que veio. É um conto que parece ir por um caminho e, da terça parte ao fim, ruma para outro lugar, mudando de gênero e terminando sem efetivamente terminar. O final aberto pode não agradar a todos e não dá qualquer pista sobre de onde veio ou para onde vai a personagem da história. Parece mais um recorte ou um capítulo do que era para ser um livro inteiro, mas que precisava se fazer publicado com pressa. Se fosse um vídeo, A Noite tem Mil Olhos não passaria de um trailer. Ficou devendo.

gustavo 07/06/2020

Cheio de surpresas!
A narrativa me encantou e foi cheio de surpresas do início ao fim. É um conto que super recomendo para aqueles que gostam de literatura fantástica. As referências histórico-culturais ao nordeste me trouxeram um sentimento de representatividade e identificação.

Pablo 13/06/2020

Perfeito!
Me surpreendi tanto com essa novela, que tô sem palavras! Como nordestino, sempre busquei histórias boas e bem feitas que retratassem as possibilidades que o nordeste nos dá, e o Alec fez exatamente isso. Uma história repleta de profundidade, simbolismos e em um universo muito bem criado! Parabéns pela história e pela escrita!

@featthamis 15/06/2020

Misterioso e Visceral
"A NOITE TEM MIL OLHOS" se passa no futuro onde o nordeste se emancipou e virou um país independente, porém ainda sem nome. Com essa separação do Brasil, o novo pais enfrenta dificuldades de desenvolvimento e abastecimento, fazendo com que força especiais externas se aproveitem desse fato para tentar retomar o poder da região e reunificar ambas as partes.
Paralelo a isso, as lendas nordestinas também voltam às bocas dos habitantes da região talvez ora afastar os visitantes indesejados, ora para colocar medo na população.
E é nesse cenário que conheceremos o restaurante de beira de estrada de Jeremias onde um grupo de caçadores aparece e faz a maior bagunça.
Eu sinceramente adorei fazer a leitura desse conto. Todo escrito em terceira pessoa, o autor soube com perícia explorar o clima de mistério que as lendas nordestinas nos propõe. O final me deu arrepios, foi direto, visceral e me deixou querendo conhecer mais da história.
"A noite tem mil olhos é um conto sertãopunk fantástico sobre velhas lendas nordestinas que, pouco a pouco, caminham por um mundo em transformação".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6