Corajosas Maria S. Araújo
Thaís Oliveira

Resenhas - Corajosas

Lissa 17/04/2022

Corajosas
De início, confesso que fiquei com o pé atrás com esses contos pelo fato de ser cristão, pois não sabia o que poderia vir a acontecer nas histórias, porém, não me arrependo de ter lido, os ensinamentos que esse livro me trouxe foi maravilhoso.

O livro é composto por 4 contos (análogos a branca de neve, Cinderela, princesa e o sapo e bela e a fera) totalmente inovadores, histórias que demonstram o nosso atual e que traz um obstáculo que cada uma dessas meninas precisaram ultrapassar.

Além da coragem que vem delas, as histórias nos mostram a importância que Deus tem para aqueles que acreditam nele, tudo na vida foi escrito por Deus e ele não coloca nada no nosso caminho que a gente não consiga suportar, sendo necessário que a gente aprenda a escuta-lo e aprenda a falar com ele em nossos momentos de aflição, não se deixando levar pela tristeza e destruição.

Sinceramente, os contos são muito gostosinhos de ler e são super rápidos e valem super a pena para quem gosta dessa pegada e para quem acredita no senhor.

Ps.: Meu conto favorito foi o da Ella ??

byjuliamaciel 21/04/2022

Releitura cristã dos contos da Disney ? Vale a pena comferir
Publicado no fim de 2021, ?Corajosas:Os Contos das Princesas Nada Encantadas? é um livro que apresenta 4 contos, cada um sendo uma releitura contemporânea e cristã de algumas histórias de princesas da Disney. As autoras recriaram de forma criativa as histórias da Branca de Neve, A Princesas e o Sapo, A Cinderela e A Bela e a Fera, trazendo quatro personagens comuns, mas que tem um coração de princesa.

Eu simplesmente amei o livro! Foi um livro leve e tranquilo de ler, é daqueles de aquecer o coração. A forma como as autoras trouxeram as referências dos contos originais, mas adaptando a atualidade e trazendo Deus para a vida de cada personagem, é realmente surpreendente.
Pessoalmente os meus contos favoritos foram o da Tati e o da Ella, gostei demais desses recontos. O final da história da Ella, uau, já até imaginei como seria se fosse em um filme! (Acho que a Ella é a minha personagem favorita, e foi lindo de ver que mesmo com as severas dificuldades com as quais ela vivia, ela sempre teve tempo e um relacionamento com Deus. E ler sobre as reuniões que ele frequenta e o acampamento com o pessoal da igreja, é muito gostoso).
Recomendo muito esse livro a qualquer pessoa, e sei que principalmente as jovens cristãs vão adorar! Além dessa leitura ser um ótimo passa-tempo, ele nos auxilia a ver como Deus tem um plano para cada um, como Ele está sempre no controle? E até mesmo se você anda meio longe dEle, esse livro de uma forma muito gostosa te faz a querer voltar a ter um relacionamento com o Criador.
É incrível ver como cada uma das meninas consegue superar as suas dificuldades, sempre com o auxílio de Deus. Até mesmo a forma como cada uma delas ou voltam a ter um relacionamento com Ele, ou firmam ainda mais a sua fé. E eu como uma amante de romances, achei muito legal ver como elas desenvolvem um relacionamento e lidam com os sentimentos indo de acordo com a Palavra.

Classificação: ?????

*Já quero a minha bíblia personalizada e com capa prateada (referências ksksks)
*Atualmente ele está disponível no Kindle Unlimited

gabi_emerique 22/04/2022

Sem palavras!
Meninas cristãs, leiam esse livro!! Creio que Deus vai falar grandemente contigo assim como ele falou comigo durante a leitura desse livro, principalmente na história final sobre o controle Dele!
Não vou falar muito sobre pra não estragar a sua leitura futura, mais eu sei vai valer a pena!

Karenzinhað 23/04/2022

Corajosas
Um conto sem ser de fadas mas sobre o amor de Deus conosco e como reagimos diante do que acontece na nossa vida, os contos são bem rapidinho e muito bom nos envolvemos de verdade com as personagens e nos identificamos com ela, conta a história de 4 meninas separadamente, começando com a Bruna,Tatiane, ella e por último bela.
A bruna ela perdeu a mãe a alguns anos vive apenas com o pai e com sua madrasta que não se dão bem a madrasta sempre comenta sobre a aparência de bruna devido o fato dela está gorda.bruna é uma menina alegra inteligente que ama a Deus acima de todas as coisas e lindo ver a trajetória dela percebendo que padrões não existe e aprendendo a lidar com a perda e até mesmo se permitindo a sentir.
A segunda história é a de Tatiane e a que eu mais me indentifiquie tbm a Tati tem um sonho de cursar gastronomia e virar uma grande chefe e ela corre atras desses sonhos com todas as forças até de mais ela estuda no último ano de ensino médio estuda para o Enem e trabalha em 2 empregos ela luta com todas as forças para realizar o seu sonho mas se esquece de que sair tbm é importante e dp essencial se perguntar para Deus oque ele acha dos sonhos dela e maravilhoso ver como Deus age quando nos entregamos a ele.
O de ella é na minha opinião o mais pesado ela perde tudo tem uma "família abusiva mas mesmo assim ela não perde a essência dela e lindo ver ela saindo do lar tóxico dela e vendo que tem.pessoas que amam ela.
Por último e a história de bela a que mais se sente perdida e acha que Deus a abandonou mas ele mostra que sempre esteve aqui e foi ela que quis seguir os seus caminhos sozinhas.
Enfim o livro é genial foi ótimo ver as adaptações dos contos de fadas dessa forma eu amei

Min â¡ 23/04/2022

Corajosas, um livro que todos precisam ler?
Perfeito demais, a história dele é cativante, te emociona, tem lições, aprendizados, além do que ele retrata histórias de princesas que todos nós já conhecemos de uma forma verdadeira, do nosso mundo, e isso faz você entrar ainda mais no livro. Simplesmente PERFEITO! ??

Ashley 24/04/2022

Uma mensagem linda ?
Eu comecei a ler esse livro pensando que seria apenas contos de romance , mas não, ele superou muito as minhas expectativas. Amei que o foco era principalmente sobre as personagens como elas lidavam com seus problemas e não apenas em encontrar um par.
Eu li esse livro na hora certa , os contos 2 e 3 foram os que mais gostei.
O conto 2 me identifiquei bastante porque as vezes com tantas correrias da vida acabamos nos esquecendo de passar um tempo com Deus , li esse conto no momento certo.
O conto 3 me emocionei muito com ele , porque a Ella mesmo passando por tantos problemas sempre esteve firme em seguir a Deus .

Toshiko.Pri 26/04/2022

Contos
Quatro contos inspirados em quatro princesas da Disney.
Porém, com a pegada realista do cotidiano de jovens meninas e seu amadurecimento diante da vida.
Cada história traz uma lição profunda sobre como lidamos com nossos problemas, com as pessoas e situações adversas.

Achei a história da Ella muito forte, pois relata sobre o abuso psicológico da menina.

São contos simples, leitura fluída com mensagens para muita reflexão.

anna_is_busy_reading 28/04/2022

aqueceu meu coração, mesmo nesse calor do nordeste ????
Bom, no geral, eu ameiiii os contos!! Todos falaram, pelo menos, um pouquinho comigo, e todos trouxeram uma lição. Adorei o resultado da história das personagens e como elas se desenvolveram!

Espelho do coração:
Eu amei a forma que esse conto falou sobre a comparação e isso de querer emagrecer toda a hora de uma forma leve, e de como a Bianca perdoou a sua madrasta, mesmo depois de tudo que ela falou sobre sua mãe e sobre ela. Mostrou que ela percebeu que devemos perdoar todos, independente do ocorrido.

A princesa & o sonho:
Esse foi o conto que mais falou comigo! A Tati estava passando pelo mesmo que eu estou agora, ela está estudando bastante e sem parar para conseguir entrar no seu curso tão desejado! (Comigo é uma escola, mas dá quase no mesmo)
E ela acaba se esforçando tanto que não percebeu que estava perdendo sua conexão com Deus e sua palavra. Então, ela volta para Ele, e sua vida fica mais leve, pois também começa a separar um tempo para descansar. No fim, ela consegue entrar no seu amado curso com a bolsa, e tudo conciliando com o seu tempo com o Pai. O que me lembrou de tentar tornar minha conexão com Ele mais forte.

Encontrada:
Aí, como eu amo a Cinderela!!! Uma das minhas princesas favoritas, que, dessa vez, teve um final digno!!! Eu achei tão bom como a Ella, mesmo tendo que conciliar tantas coisas em sua vida, nunca esqueceu de ir ao culto do jovens, para não se afastar do Pai. Foi muito bom vê-la conseguindo viver depois de uma forma digna, sem ter de fazer todas as tarefas da casa, e como perdoou sua madrasta por tudo que ela fez, além de ter pago a fiança dela, para que seus filhos não tivessem a mesma realidade que ela.

A fera sou eu:
EU AMO TANTO A BELA. SÉRIO.
Acho que uma das minhas favoritas também!
Adoro como ela percebeu que a morte da mãe dela teve um propósito, e que o Adam ajudou ela a perceber isso. (ele, por sinal, parece ser muito mais bonito do que o Adam dos filmes, sério.) Fiquei aliviada que seu pai conseguiu melhorar com a mercearia, e amei a conexão da Fera com ela. O jardim de rosas:?????????????? é isso. Amei.

Anna 08/05/2022

Absurdamente precioso!
Queria tecer aqui uma resenha super elaborada, com uma série de descrições e adjetivos, mas a verdade é que eu simplesmente gostei. Eu precisava de uma leitura que exigisse um grande comprometimento e comecei esse livro de contos sem muitas expectativas. A surpresa veio de uma maneira sensacional!

Apesar de uma escrita jovem e de ainda carregar esse filtro da adolescência diante das situações descritas, os contos ainda soaram extremamente cativantes para alguém que já passou dessa fase. Em muitos momentos me vi reflexiva sobre os ensinamentos vivenciados pelas personagens e até me identifiquei com elas. Foi, sim. Uma leitura absurdamente deliciosa e aconchegante na medida certa.

Sarah 18/05/2022

Para qualquer princesa
De forma resumida, é uma leitura agradável com 4 contos, que abordam temas muito importantes tratados à luz da Bíblia. Recomendo a todos! Agora, uma opinião separada de cada conto:

1- Espelho do Coração - o livro começa com o conto inspirado em Branca de Neve, e já digo que foi um conto adorável! A mensagem de perdão, gratidão e aceitação é ótima, o enredo é cativante e a escrita é muito boa! Citação favorita: "Cristo entende suas dores, porque Ele mesmo as sofreu. O pesar pela perda da sua mãe ainda é bem forte em você pelo que vejo, contudo, esse lugar na alma onde a dor lateja, apenas Jesus pode sarar. E Ele é capaz de transformar o sofrimento que passamos em algo bonito."

2 - A Princesa e Seu Sonho: A descrição e os sentimentos expressos nos fazem conectar com a história. Vi na mãe da Tati os mesmos conselhos da minha mãe, que são preciosos. Lembre-se "Se esforce e trabalhe duro, dê sempre o melhor de si, mas nunca se esqueça do que é realmente importante."

3- Encontrada: Nesse adorável conto, inspirado na história da Cinderela, vemos a difícil jornada de Ella, e como ela não se deixou abater pelos acontecimentos da vida, mas se agarrou a Deus. Amei que o "sapatinho de cristal" dela seja uma Bíblia! Muito fofo! Trecho favorito: "o meu coração é Teu, por isso cuida bem dele. Não deixe que eu guarde minhas decepções aí, mas pega para Ti e jogue num lugar onde elas não me alcancem."

4 - A Fera sou Eu: me identifiquei muito com a Isabela em alguns aspectos. É uma leitura fluida! A mensagem de recomeço, superação do luto e presença de Deus é muito boa! Trecho favorito: "Assim como o jardim, havia muita coisa em mim precisando de cuidado, e nem todas as etapas do processo eram prazerosas, apesar de necessárias."

Gleize Costa 21/05/2022

Corajosas... e maravilhosas...
Sempre que uma obra me toca tão profundamente como este livro me tocou, fico com a sensação de que nada do que eu disser será suficiente para expressar o quanto eu amei.

Sim, e como eu amei esses contos!

Arlene, com sua releitura sobre a Branca de Neve, me fez sorrir em vários trechos, mas também me emocionou, e muito!!!

Queren, com sua releitura sobre Tiana, me levou a profundas reflexões, confrontos e lágrimas (tanto que até precisei dizer isso a ela).

Minha querida Maria, ou Socorrinha (como eu sempre costumei chamá-la), com sua releitura sobre Cinderela, me deixou com o coração apertado. Como eu desejei ser amiga de Ella, poder ajudá-la e tirá-la daquela vida... Mas o desenrolar foi lindo, doce e extremamente tocante.

E Thaís, com sua releitura sobre A Bela e a Fera, aqueceu meu coração todinho. Como é gostoso ver o agir e o cuidado de Deus sobre nossas vidas! Esse conto fechou o livro com chave de ouro!

Se você ainda não leu, então leia, e tenha sua própria experiência com cada um desses contos. ♥️

julianarocha27 24/05/2022

Uma releitura cristã de algumas histórias da Disney. São quatro contos, bem rapidinhos de ler e que trazem ensinamentos e reflexões sobre situações da vida. Mostram que Deus sempre está do nosso lado em qualquer situação, sempre devemos descansar e confiar nEle!!

Letty 27/05/2022

Lembretes de Deus
Esse livro contém 4 releituras de contos que estamos carecas de ouvir mas trouxe nessas linhas uma cosmovisão muito necessária ? que, infelizmente, costumamos esquecer no dia a dia.

Uma de cada vez, acompanhamos as histórias de 4 protagonistas que estavam passando por um momento chave em suas vidas, esse que elas precisaram ser muito CORAJOSAS.

? A primeira é Bianca, ela foi inspirada na Branca de Neve e conhecemos ela no Conto: Espelho do Coração. Na sua história recebemos um lembrete de Deus, ou melhor, sobre Deus!

(Vale ressaltar que essa resenha contém conclusões que eu mesma fiz sobre essas histórias ? o que vi e aprendi com elas! Mas prometo não trazer spoilers!)

Através dessa releitura, somos lembrados do Deus criativo que não é alheio a nossa dor. Ele sabe onde nossas feridas doem mais e Ele quer ser aquele que nos abraça e transforma cada sofrimento que passamos em algo bonito (p.38). Pois só Ele detém esse poder.
Além disso, somos encorajados a olhar para as pessoas como elas são: seres complexos que só podem dar aquilo que recebem. Por isso há importância em se relacionar com Deus, pois só assim poderemos dar as coisas boas que só existem nEle!

A escrita é leve, mas parece um tanto rápida. Entendo que seja um conto (e pode até ser que eu seja mal acostumada com esse estilo) mas ainda assim acredito que eu poderia passar mais alguns minutos lendo essa história! O final é de aquecer o coração ?
???½

? Quanto a segunda história: A Princesa e o Sonho, acompanhamos a Tatiana inspirada na Tiana de a Princesa e o Sapo.

Não vou mentir, essa foi uma das duas histórias que não tive tanta identificação ? o que é, também, um ótimo sinal pois passei bastante tempo focada em aprender! Ela é workaholic e por isso tem consigo uma garra, coragem e ambição (do tipo bom) que é de invejar ? mas não sinta, é pecado kkkk
Foi muito bom ser lembrada sobre o Deus que deve ser o número 1 no nosso coração!

A escrita aqui é muito boa, creio que nessa (ou até mesmo em todas as outras) o romance em si não foi muito desenvolvido mas entendo que seja porque não é foco; ainda assim foi bom (afinal, quem não ama a dinâmica "gato e rato"?!) Gostei que aqui vemos o desenvolver de mais alguns outros personagens também! ?
???½

? O em terceiro conto, é uma releitura de Cinderella e se chama: Encontrada!

Ella, nome da personagem (e também da própria Cinderella!), é, com certeza, nosso maior exemplo de conduta cristã entre as princesas que poderíamos ter ? mas óbvio que isso não significa, de forma alguma, ser alheio aos abusos cometidos contra você.
Essa história é sobre bondade e perdão; características que só aprendemos com Aquele que é bom e tem sua misericórdia renovada toda manhã. Já falei isso aqui antes: é bem provável que eu surtaria no lugar dela mas ela permaneceu fiel a Palavra que recebeu. Até porque não é como se a Ella fosse boa por si só, mas é porque ela se apegou na Verdade! Aqui lembramos do Deus de propósito, bom e zeloso!

A escrita é fluída e a forma que o conto da Disney foi reescrito é bem interessante, gostei muito das adaptações!! ?

????

?Por fim, A Fera sou eu ? baseado no conto da Bela e a Fera!

Pois é meus amigos, a verdade dita nesse conto é a que eu mais prego para mim. Não porque é agradável de escutar e deixa meu coração quentinho mas é porque é aquilo que mais precisa ser tratado! Logo, acredito valer a pena essa história ser contada.
Aqui vemos um Deus que rege o mundo em sua sinfonia bem cronometrada onde tem o controle de todas as situações, boas ou ruins. O Deus que não é ruim, não é sádico e que não pensa em nós como suas marionetes. Enquanto, nós sim somos maus e se há algo bom em nós, vem Dele!

A escrita é bem pessoal e bonita, mas não fica enchendo linguiça e flui bem! De modo geral (e aqui falo do livro Corajosas como um todo) ignoro a falta de profundidade no assunto do luto por ser um conto, feito para ser rápido e, independente disso, o livro fez seu trabalho com clareza!

????

Meu pensamento final? É um livro bom para ler em poucos dias, tem personagens e histórias interessantes com foco no que mais importa nesse mundo! Se você, menina cristã, está procurando uma leitura fácil, rápida e que vai te ajudar a lembrar de quem é seu Deus; recomendo ele a você ??

Side note: é bizarro como várias personagens de contos fantasiosos perdem um dos ou os dois pais, né? Mds...

kethelyn 29/05/2022

princesas nada perfeitas.
? Branca de Neve
eu adorei a história dela, bem fora dos padrões e ela é uma fofa tbm, aprendi mto com a lição principal dela, que basicamente é o perdão e o não focar no passado, adorei o fato dela não ser magra igual as princesas sempre são, tem um romance "friends to lovers" eu amo esse tipo de romance é mto lindinho.

? Tiana
essa foi mto mais rápido de ler do que a da branca de neve não pq foi melhor a leitura, no fim todas as princesas tiveram histórias mto boas de ler, fluído e leve.
adorei o "problema dela" o fato dela estudar mto é mto real na realidade, e mta gnt irá se identificar com a sua situação, EU AMEI o romance dela, "enemies to lovers" juro meu fav,
e com certeza tem um ótimo moral da história.

? Cinderela
SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS MINHA HISTÓRIA FAVORITA!!
essa eu li na escola, como as outras foi super fluída de ler, e eu amei tudo, simplesmente tudo.
chorei na sala de aula, mas nada q alguém percebesse, eu tentei segurar as lágrimas o máximo q eu pude, ent meus olhos só lacrimejaram, adorei o romance...porém em questão de romance o da tiana com crtz tem meu coração.

? Bela e a Fera
Adorei essa história, nesse o romance fica no ar, oq fez eu querer saber mais sobre, achei mto impactante a mensagem, todas as mensagens do livro são mto boas e facilmente vividas no dia a dia, mas o da Bela foi o q mais me tocou e eu passei pela msm situação ent...ganhou meu coração

RESUMINDO
em questão de:
romance - Tiana
mensagem - Bela e Branca
história- Cinderela

Grishaverso's version 31/05/2022

? "Para todas as garotas que não usam coroas,...
... mas tem o coração de princesa." ?

Conto 1: Espelho do Coração - Arlene Diniz
"- Todos são falhos e muitos carregam feridas mal cuidadas."

Conto 2: A Princesa e Seu Sonho - Queren Ane
"- Qualquer coisa que a gente ame e queira mais que a Deus é um ídolo em nosso coração. Não permita que nada, nem mesmo o sonho mais lindo, ocupe o centro de sua vida, minha filha. Estudar é necessário, trabalhar também, temos que nos esforçar pelo que queremos, as coisas são conquistadas com muita luta e disso você sabe bem. O sucesso profissional é bom, seu sonho também, mas não permita que ele ocupe um espaço que não é dele em seu coração. Nem que ele governe sua vida e nem que você adoeça por isso."

Conto 3: Encontrada - Maria S. Araújo
"Então, ela levantava a cabeça novamente e lutava mais um dia. Só mais um, dizia para si mesma."

Conto 4: A Fera Sou Eu - Thaís Oliveira
"Eu sabia que além daquele céu havia um Deus. Na verdade, era impossível olhar para todas aquelas estrelas e pensar que elas haviam sido apenas uma casualidade, o resultado de explosões, fórmulas químicas e bilhões e bilhões de anos... Eu sabia que havia um Criador por trás delas, um Criador que tinha controle sobre elas, impedindo que se chocassem contra a terra e permitindo que o brilho daqueles astros chegasse até nós toda noite. Eu só não tinha certeza se aquele mesmo Criador estava cuidando de mim."

Eu decidi não fazer uma resenha individual de cada conto, mas vamos lá.
Eu AMEI COM TODO O MEU CORAÇÃO CADA UM DESSES CONTOS! Antes de começar eu pensei: "Eu vou me identificar com alguma delas." E a verdade foi que eu me identifiquei com todas, cada uma dessas princesas definiu algo que eu passei e/ou passo.
Algo que eu tenho que comentar é sobre a temática cristã desse livro, por ser cristão, é constantemente reforçada a ideia de que existe um Deus no controle de tudo, para pessoas que são agnósticas, ateias ou quaisquer outras religiões que não a cristã, isso pode ser um ponto negativo, mas não é algo discutível já que na própria sinopse tem a informação, reclamar desse reforço de ideias seria como reclamar de um romance por ter casais. Como eu acredito em Deus, apesar de não ser nem evangélica nem católica, isso não me incomodou, muito pelo contrário, até gostei.
Eu recomendo esse livro para ABSOLUTAMENTE TODO MUNDO! É uma leitura rápida, fluída... Perfeita!