Celestia

Celestia Manuele Fior

Resenhas - Celestia

Carol 16/07/2022

Celestia ☁
Li Celestia para a maratona literária de inverno e posso dizer que iniciei muito mal. O roteiro é bastante confuso e bagunçado, até 30% da leitura você não entende nada direito. A personagem feminina é um misto de poderosa porém submissa e insegura. O personagem principal é detestável até o final do quadrinho. E a resposta utilizada para o fechamento da história é clichê e nem um pouco criativa.

A única coisa que salva esse quadrinho e a razão pela qual eu ainda dei 2,5 foi a arte e a coloração, as cores são lindas e muito bem utilizadas destacando o necessário no roteiro e a arte é delicada e impressionante.

Por fim, fiquei bem feliz que eu comprei essa HQ numa promoção do kindle para ler digital e paguei somente 6 reais porque se eu tivesse pedido o quadrinho físico teria ficado muito decepcionada e irritada.
Maria Júlia 14/11/2022minha estante
Também fiquei um pouco frustrada. A história sem explicação nem me incomoda muito, até gosto (acho q hj a indústria cultural precisa explicar tudo, tem continuação de tudo etc), mas a mulher é sempre exposta de ângulos duvidosos, o cara vai nadar de calça enquanto ela tá lá peladona...

Mas a arte é linda mesmo

Henry 30/06/2022

Entendi, mas não entendi...
Se eu perguntar para Manuele Fior o quê ele pensou ao escrever "Celestia", será que irei obter uma resposta conclusiva?

Pela primeira vez, não vou conseguir fazer uma resenha falando da história. O que posso dizer é que Pierrô e Dora iniciam uma viagem para escapar de Celestia, a ilha onde vivem.

Apesar deu ter minhas teorias, não sei dizer se estou certo, mas e daí? Acho que cada um terá sua percepção e vida que segue.

Os desenhos são bem interessantes, uma marca registrada de Fior.

Entendi, mas não entendi. Curti, mas não curti.

Luis the moon 05/05/2022

instigante
Não tem sentido algum reclamar que o quadrinho é confuso, além de denotar uma grande preguiça de leitor, achar que a arte tem que vir mastigadinha e de fácil compreensão é um pensamento bastante raso e bobo.

Digo isso porque boa parte das críticas que vejo quanto a este quadrinho caem nisso, não é uma crítica sobre os elementos da narrativa funcionarem ou não, é simplesmente coisas como "que história sem sentido!", como se a falta de sentido fosse simplesmente erro de escrita do autor. Novamente, você pode sim dizer que o autor não soube passar seus conceitos da melhor forma possível ou que há certas passagens não tão profundas assim, tudo isso é válido, mas a maior parte dessas críticas são rasas e denotam que: ou esse leitor não tá nada acostumado a histórias mais abstratas, ou que simplesmente esse tipo de história não é pra você.

Na minha opinião, acredito que a História de Celestia se constroem entre a relação de dois personagens problemáticos, ambos com telepatia, e suas relações com o mundo em uma jornada que os desenvolve, os aprofunda e os conecta. É por isso que Celestia funciona tão bem, apesar de sua trama abstrata e muito aberta, o foco é emocional e pode ser compreendido e assimilado tranquilamente.

Junto com isso você tem um desenvolvimento de mundo distópico e pós-apocalíptico que dá apenas as informações necessárias pra compreensão básica, e isso é INTENCIONAL. É isso que te instiga a entender a história e sobre o que ela é, mas, principalmente, é isso que permite que essa história tenha diferentes interpretações possíveis e todas são interessantes. Não interessa saber os detalhes do que aconteceu na "invasão", o que interessa pro Manuelle é discorrer sobre a telepatia em um contexto comunitário e sobre trauma, em que as experiências pessoais se tornam de todos. Tem essas referências ao teatro italiano como o Pierrot, o Arlequim, o que só denotam o caráter teatral da história, ela é sobre sentimento e sobre os personagens.

Sendo assim, Celestia é um quadrinho que desafia o leitor e não entrega nada de mão beijada, mas de forma isso faz dele um quadrinho ruim! Abram alguma a cabeça pra algo diferente, pode ser que tu não curta esse tipo de enredo (o que tá tudo bem), mas pode ser que tu só não deu a chance mesmo. Ademais, li pela segunda vez de novo agora e achei ainda melhor que da primeira, baita quadrinho.
Leandro 17/12/2023minha estante
Muito bom. Pena que as pessoas gostam de histórias mastigadas e fáceis. Povo é muito preguiçoso e acha que tudo tem que ter um começo , meio e fim explicados.

bardo 30/04/2022

Nessa estranha, curiosa e lindíssima graphic novel somos confrontados com um mundo pós-apocalíptico onde não sabemos muito bem o que aconteceu e o que de fato está acontecendo. Algo bastante inquietante aqui é que ainda que sejamos compelidos a avançar na leitura nada faz muito sentido. Alguma coisa está sendo posta em marcha no entanto assim como os personagens ao contrário de outras obras, aqui nós leitores também partilhamos da desorientação. Temos um final bastante curioso e simbólico, aliás toda a trama é permeada por um simbolismo, onde muitas coisas são ditas de forma velada. Devido a esse caráter mais simbólico e reflexivo é provável que não agrade a todos.

Mama 25/04/2022

Muito estranho
Se não tiver continuação da história, foi o pior livro que li esse ano kkkk Mas acho que vai ter continuação, porque ficou sem sentido algum o final. História estranha...

_Jorgeft 24/03/2022

Bom... Muito bom!!
Uma premissa bem interessante que resulta em uma HQ linda, sutil e profunda!!

Sinopse: Um evento chamado de a “Grande Invasão” chegou do mar e devastou a civilização como se conhecia. Uma ilha foi construída para abrigar uma parte da população, Celestia! Este território se converteu em um estranho enclave para criminosos e marginais, mas também é o lar de um misterioso grupo de jovens telepatas. Uma série de acontecimentos faz com que dois deles, Dora e Pierrô, fujam da ilha para a terra firme; ali, descobrem um lugar em pleno processo de metamorfose, onde os adultos, prisioneiros de suas próprias fronteiras, são os guardiões do “mundo antigo”, e as novas gerações podem guiar a sociedade a um novo conceito de humanidade.

Uma história poética, filosófica, reflexiva e extremamente "artística". A arte é um desbunde, consegue ser bela, sútil, marcante e tem traços de um erotismo europeu bem pontuais. Vi resenhas da obra falando que a história é confusa e pretensiosa... Eu achei a história "base" bem simples até. Talvez até seja pretensiosa, mas o fato é que a obra tem muito para falar. Ela só não joga tudo explicado para o leitor. Nessa minha primeira leitura eu consegui identificar três camadas de interpretação: A primeira e central, é a importância do futuro retrato na forma das crianças, a segunda é sobre o destino que prega peças e isso acaba tendo consequências e a terceira é o simples fato de sair da zona de conforto e ir além do “nosso mundo”.

Celestia não é um quadrinho para qualquer um, assim como Traço de Giz (outra obra lançada pelo PN). Creio eu que essa obra seja para pessoas questionadoras, mas se você quer uma história com início, meio e fim você vai ter aqui! Dora e Pierrô tem uma curva dramática que vai da fuga para o entendimento do “eu”. As tramas que parecem jogadas dizem algo, e essas são as questões que o leitor deve estar disposto a se fazer… e se quiser responder!

Autor: Manuele Fior
Tradução: Michele A. Vartuli
Editora: Pipoca e Nanquim

site: https://www.instagram.com/mais_capitulo/

Ricardo.Rincon 20/03/2022

Maravilhoso
Manuele Fior é esplêndido.
O jeito como esse quadrinho é bem cadenciado, as páginas com desenhos super inspirados e um roteiro redondinho, transformam esse quadrinho em um dos melhores que eu já li.
Ano que vem vou reler, e vou fazer isso todos os anos.
Um quadrinho que me cada leitura você descobre uma coisa nova.

Nenequest 03/03/2022

Reflexivo
Olha mais uma hq que como sempre falo para as pessoas mais próximas buguei kkkkkkk, e uma hq de varias leituras e varias interpretações, logo assim que terminei, fiquei voltando para pegar as pequenas minucias e poder destrinchar melhor a compreensão, e mesmo assim não peguei tudo.

Ate review fui atrás para entender melhor, mas encontrei mais duvidas kkkkkk, merece um releitura, pois creio que alem da admiração pela arte ainda encontrarei outros significados.

Flavio - @geekcorp303 23/02/2022

??????
Lindíssimo, entendi nada!!!!
Terminei a leitura com essa cara de palhaço, porque na minha opinião nada faz sentido aqui kkkkkk, ou eu sou muito burro pra entender

kiki.marino 18/02/2022

A arte é bonita mas o Fior sempre peca e frusta com estórias bobas .Talvez estou sendo injusta e não seja rasa mas apenas o autor/ilustrador tenha a construção/origem e as explicações desse mundo na sua cabeça , nós leitores somos imersos nesta ilha de personagens duvidosos e ficamos perdidos. A trama é futurista apocalíptica porém reflete de uma forma singular o presente, grupos humanos dispersos ou conectados por telepatia/web.Com referências de arte neo clássica ,Veneza e literatura de J.Ballard, até obras cinematográfica psicodelicas,scifi dos anos 60, isto tudo é Celestia. Ao menos em traços artisticos não decepciona.

Marco 14/02/2022

Quando a embalagem bonita n faz jus ao seu conteúdo
A cada dia q passa eu vou tendo mais e mais certeza q certas obras ganham destaque apenas pelo nome do autor, e n pelo conteúdo da obra em si. Dito isso, tbm é importante pontuar q existem SIM obras reflexivas e q deixam margem à interpretação do leitor... mas tbm existem obras pretenciosas q tentam pagar de cult trazendo discussões bem rasas. Infelizmente Celestia se engloba, ao meu ver, na segunda categoria.
O leitor já é jogado desde a primeira página num universo q n tem explicações, mas até aí tudo bem, eu mesmo gosto de me sentir perdido e ir descobrindo, pouco a pouco, o contexto no qual estou inserido. Ao invés de ser apresentado de forma natural, na passagem do primeiro pro segundo ato somos apresentados a um diálogo expositivo DEMAIS q faz vc pensar "ok, agora sei oq tá rolando", mas dali em diante mais perguntas doq respostas surgem.
Me adiantei um pouco na trama, vamos voltar para falar dos personagens em si. Pierrô e Dora (os personagens da capa) são bem qualquer coisa. Parecem ter uma conexão q sim, é explorada no decorrer da história, mas é tão qualquer coisa q nem cativa empatia por eles. Sem falar de suas motivações tão rasas q essas sim precisam ser pescadas pelo leitor. Um personagem q n possui uma motivação clara afasta o leitor da obra, e foi exatamente oq aconteceu.
Voltando à trama: com "críticas" (leia-se: apontamentos superficiais q são jogados numa cena mas q logo são jogados pra escanteio quando uma nova cena se inicia) à forma de levar a vida, determinismo, evolução, desejo e vontade (e outros pontos se vc forçar a barra), a história é um road trip cíclico q n explica o porquê de ser cíclico. Acho q a expressão "nadou, nadou e morreu na praia" se aplica bem e nunca fez tanto sentido antes.
E oq falar do final... Sim, ele é em aberto como muitos daqui pontuaram, mas n é vazio. O final da Dora é confuso por uma questão temporal, mas tem um ponto sobre "futuro" q é ok. O do Pierrô n tem lógica pelo q foi apresentado na história, mas tem uma reflexão sobre "abraçar o futuro e abrir a cabeça para novas possibilidades". Novamente, mensagens vazias q se baseiam apenas na mensagem, e n na lógica da história em si.
A arte é muito bonita, mas creio q n vá agradar a todos. Lembra uma mistura de Tarsila do Amaral com Picasso. Há uma cena q homenageia 2001: uma odisseia no espaço onde as cores vivas saltam aos olhos... mas é apenas isso.
Vendida como um "pós-apocalíptico n convencional", Celestia promete muito mais doq cumpre. Talvez alce novos patamares com estudiosos q dizem encontrar significados q nem mesmo o autor encontrou. Mas hoje, aconselhando a vcs, digo q é uma história qualquer coisa. A leitura é fluida, mas n acrescenta em nada. Guardem seu dinheiro pra coisa melhor.

My | @pagesandseasons 12/02/2022

Apaixonei nessa capa e edição logo que vi pela primeira vez, mas a história em si não me conquistou, na maior parte do tempo não estava entendendo nada.

Laine @pagesandseasons 12/02/2022

Confuso
Apesar da arte e qualidade física do volume ser muito boa, achei confusa demais a história. Dei algumas risadas e por isso melhorei a nota.

capitu.bretas 11/02/2022

Muito ruim ?
"Nem tudo que reluz é ouro".
Parece profundo, mas não é.
Parece que tem um destino, mas não tem tem.
Nem se quer tem um final kkk
Que dinheiro jogado fora!
Mawkitas 13/02/2022minha estante
Eita! Ainda bem que li sua avaliação. Tava muito curiosa com esse livro. ?

capitu.bretas 13/02/2022minha estante
Tenta baixar uma amostra na loja kindle, ou ver outras opiniões...
Gosto é um troxo estranho e amplo =/

Rafael Seraphim 18/02/2022minha estante
Vi outras pessoas que não gostaram também.

capitu.bretas 18/02/2022minha estante
Eu vi que essa Graphic Novel ganhou prêmios e tals, tava achando que o problema era comigo kk obrigada Rafael

Marcos Han 09/02/2022

Resenha
Resenha do livro lido para contagem da leitura no
desafio de leitura anual do aplicativo skoob do ano
2022.