Carta a minha filha

Carta a minha filha Maya Angelou

Resenhas - Carta a Minha Filha

custodiovitoria 30/12/2023

É uma leitura rápida de uma escritora, sem dúvidas, muito relevante. No entanto, não me agradou, apesar da expectativa criada com o prefácio da Conceição Evaristo.

Em parte talvez seja a tradução. Tenho, de fato, um problema com qualquer livro traduzido do inglês e uma grande dificuldade em me conectar com o autor.

Nesse livro, sucedeu o mesmo: não consegui me conectar com a leitura.

Embora tenha achado alguns pontos interessantes, não consegui me conectar com muitas das coisas narradas pela autora. Essa ausência de conexão fez com que alguns "conselhos" me parecessem soltos e que a mensagem se assemelhasse com um livro de autoajuda, embora essa não seja a intenção.

Enfim, é um livro curto, acredito que vale a leitura.

LilyaSantos 04/01/2024

Maya escreve para todas as mulheres, através das suas vivências de uma mulher mais velha ( 80 anos em 2008, época da publicação) , com crônicas utilizando seu legado a cerca das questões sociais, de gênero e racismo estrutural Americano! Tem horas que falta um pouco o fôlego, sendo bem mais leve do q ? eu sei pq o pássaro canta na gaiola?.

Karen580 05/01/2024

Maya angelou vive
Esse pequeno livro tem vários textos biográficos e reflexões da ativista. pra além das questões políticas, traz algo muito humano com relação a humildade, fé e família. amei ler

lilmy 15/01/2024

Carta a Minha Filha
Dificilmente pegaria este livro por conta própria, eu o li porque se tratava de uma proposta escolar. E agradeço profundamente o responsável por isso.
Me encantei pelas palavras da autora. O modo com que Maya Angelou passa suas mensagens é impecável, suas palavras intensas e poética me cativaram.
Jamais esquecerei de Filantropia, o capítulo que me tirou lágrimas genuínas. Esse livro é impecável, mas é necessário empatia para compreender isso.

marisa13 26/01/2024

Essencial
Estou com preguiça de escrever muito, vou destacar apenas o que mais me tocou: Maya Angelou não tem filha ksksksks ela só escreve para todas as mulheres mesmo. Meu Deus, como amo essa mulher. Poderia ler mil livros sobre a história dela.
Não é um livro 5 estrelas pq eu não engulo o quanto norte-americano se acha o centro do mundo. Isso é inerente de todo estadunidense, ao que aparenta.

Rafaela Beank 07/02/2024

Maya Angelou tem uma escrita que parece um abraço, as 4 estrelas foram só porque estava esperando que os textos fossem como ensinamentos para a filha dela, e me pareceram mais uma coletânea de histórias, foi apenas uma quebra de expectativas, mas ainda assim muito bom.

Caroline.Rodrigues 11/03/2024

Maya ?
Bom eu amo Maya, eu amo a forma como ela conta o seu próprio mundo. No começo não engatei muito, pois algumas histórias compartilhadas eram as mesmas de Mamãe & Eu & Mamãe, livro que eu tinha lido semanas antes? mas depois aproveitei bastante, ela é de uma sabedoria ímpar, que te faz luz e te impacta diversas e diversas vezes no texto.

Leila267 14/03/2024

Uma obra acolhedora, fluida e envolvente!

Maya Angelou nos traz em “Carta a Minha Filha”, encorajamento, acolhimento e resistência.
É, apaixonante, principalmente para nós, mulheres negras. A leitura nos envolve com uma linguagem simples e cativante.

"Eu dei à luz uma criança, um filho, mas tenho milhares de filhas. [..] eu estou falando com todas vocês. [...] Eis a minha oferenda." Maya Angelou"

"Compreendi que nunca poderei me esquecer de onde venho. Minha alma sempre olhará para trás e se maravilhará com as montanhas que escalei, os rios que atravessei e os desafios que ainda me esperam pela estrada. Essa compreensão me fortalece."
Maya Angelou"

Vale muito a pena ler, é uma obra incrível e inspiradora, amei a leitura!

Basilcalado 29/05/2024

Lindo.
Fazia muito tempo que eu não lia não-ficção, e esse livro me relembrou como esse é um gênero tocante e sensível.
A história da autora me fez chorar, assim como sua visão sobre os tópicos abordados, me interessei, especificamente, sobre suas reflexões sobre abuso sexual e físico.
Não concordei com todas as opiniões da autora, mas isso faz parte de qualquer leitura sensível, gostei muito.

Wenddy 03/06/2024

Concelhos de uma mãe
Não sei bem explicar porque mas achei genial a ideia dela de escrever uma carta para uma filha hipotética, contando tudo pelo que passou, dando conselhos de vida, resumindo suas experiências e contando tudo como em um diário de bordo, foi interessante conhecer um pouco mais da Angelou, uma artista, escritora, pensadora, a ambiguidade entre seu jeito moderno e por vezes um pouco conservador me surpreendeu, e foram tantas coisas que rolaram que por vezes até esqueci que não era uma ficção e que foram situações que realmente aconteceram com ela. Uma ótima leitura de cabeceira. O livro fez me sentir uma filha lendo as cartas e conselhos da mãe.