Carta a minha filha Maya Angelou

Resenhas - Carta a Minha Filha

Bianca.Cerqueira 05/11/2021

Um convite à vida e obra de Angelou
Carta a Minha Filha é um daqueles livros que lemos em uma tarde. Com narrativa tranquila e delicada, Maya Angelou consegue nos comover, divertir e ter esperanças para viver - tudo isso em 143 páginas! Suas palavras fluem e nos fazem querer grifar todas as páginas (inclusive leitores que, como eu, são terminantemente contra rabiscos).
Ao final da leitura, é certo que as palavras reverberaram em nós durante algum tempo. Esta leitura (obrigatória!!!) leve, fantástica e emocionante com certeza é uma armadilha que nos instiga a conhecer outras obras desta mulher encantadora "como as magnólias".

Roberta 18/12/2021

Carta a minha filha
Esse livro é uma carta da Maya Angelou a uma filha em que ele procura dividir lições que aprendeu com a vida e as condições em que aprendeu!
O livro tem relatos sobre amadurecimento, emergências, uns poucos poemas, algumas histórias leves para fazê-la rir e algumas para fazê-la meditar

Roberta 28/12/2021

Um livro curto, de leitura bem rápida, de conselhos reunidos nos 70 e poucos anos de vivências de Maya Angelou. Ela deixa muito claro como sua infância e juventude foi difícil, sobreviver foi uma luta, e agora deixa como herança cartas às filhas que ela nunca teve e ainda estão todas aí pelo mundo.

@descobrinaspaginas 31/12/2021

Um livro rápido de ler e repleto de histórias sensíveis, interessantes e que no final nos trazem uma lição. Me surpreendi positivamente com a leitura e fiquei impressionada com o numero de marcações que fiz ao longo da leitura.

Sofia 09/01/2022

Minha alma sempre olhará pra trás e se maravilhará com as montanhas que escalei os rios que atravessei e os desafios que ainda me esperam pela estrada
Em mais uma obra maravilhosa e encantadora de Maya Angelou, vamos mais a fundo nos momentos, acontecimentos e vida da autora e artista.

Ela declara no começo do livro que essas cartas são para nós, suas filhas. Em capítulos curtos, mas cheios de amor e emoção, sabemos mais da vida da Maya, suas dificuldades, seus sonhos, suas vivências. Encontramos suas poesias e suas palavras que acalentam o coração.

A Maya é uma pessoa que se eu realmente pudesse escolher, era quem eu queria conhecer. Uma mulher forte, empoderada, cheia de amor e bondade em um mundo tão cruel e segregado.

Eu simplesmente amo ler Maya. Amo suas palavras, elas me aquecem e me fortalecem. Se existe uma autora que todo o mundo precisa conhecer é ela. Sou eternamente grata por ter deixado sua marca no mundo e agora podermos conhecer a Mulher incrível que ela foi.

Karla578 15/01/2022

Muito Bom
Com um prefácio maravilhoso de Conceição Evaristo, Maya Angelou traz fragmentos da sua vida em forma de cartas para uma filha que não teve.

Diversos conselhos e reflexões que eu gostaria que minha mãe tivesse escrito para mim.

Nada 23/02/2022

Carta a minha filha
Primeiro contato com alguma obra de Maya Angelou, e eu estou impressionado e decepcionado comigo mesmo de eu nunca ter escutado algo sobre essa mulher grandiosa...

Este livro me impressionou, são cartas curtas como conselhos e de uma maneira bibliográfica aonde funciona muito bem e a escrita desta mulher é magnífica e nada difícil, parece que ela realmente é nossa mãe, me apaixonei por este livro e por esta mulher

andregustxvo 20/11/2023

"Houve gente na minha vida que teve boa vontade comigo e me ensinou lições valiosas, e houve quem tivesse má vontade e me desse inúmeros avisos de que meu mundo não seria feito apenas de pêssegos e creme."

Giuliana 28/12/2023

Carta a minha filha
Maya Angelou escreveu esse livro para a filha que nunca teve, para todas as mulheres. Relatos da sua vida, conselhos, poemas. Um livro curto mas com capítulos tocantes e ensinamentos que podemos levar pra vida.

custodiovitoria 30/12/2023

É uma leitura rápida de uma escritora, sem dúvidas, muito relevante. No entanto, não me agradou, apesar da expectativa criada com o prefácio da Conceição Evaristo.

Em parte talvez seja a tradução. Tenho, de fato, um problema com qualquer livro traduzido do inglês e uma grande dificuldade em me conectar com o autor.

Nesse livro, sucedeu o mesmo: não consegui me conectar com a leitura.

Embora tenha achado alguns pontos interessantes, não consegui me conectar com muitas das coisas narradas pela autora. Essa ausência de conexão fez com que alguns "conselhos" me parecessem soltos e que a mensagem se assemelhasse com um livro de autoajuda, embora essa não seja a intenção.

Enfim, é um livro curto, acredito que vale a leitura.

Lathara 03/01/2024

Estranhamentos
Esse é o primeiro livro de Maya Angelou e confesso que não consegui criar simpatia. Por muitas vezes o discurso da superioridade negra norte americana me incomoda. Mas pensando hoje, meses depois, o livro se trata de uma carta aberta sobre suas dores e o que diria a si mesmo se fosse filha. Maya Angelou não teve filhas mulheres, apenas um homem. Cresceu com um irmão mais velho.

LilyaSantos 04/01/2024

Maya escreve para todas as mulheres, através das suas vivências de uma mulher mais velha ( 80 anos em 2008, época da publicação) , com crônicas utilizando seu legado a cerca das questões sociais, de gênero e racismo estrutural Americano! Tem horas que falta um pouco o fôlego, sendo bem mais leve do q ? eu sei pq o pássaro canta na gaiola?.

Karen580 05/01/2024

Maya angelou vive
Esse pequeno livro tem vários textos biográficos e reflexões da ativista. pra além das questões políticas, traz algo muito humano com relação a humildade, fé e família. amei ler

lilmy 15/01/2024

Carta a Minha Filha
Dificilmente pegaria este livro por conta própria, eu o li porque se tratava de uma proposta escolar. E agradeço profundamente o responsável por isso.
Me encantei pelas palavras da autora. O modo com que Maya Angelou passa suas mensagens é impecável, suas palavras intensas e poética me cativaram.
Jamais esquecerei de Filantropia, o capítulo que me tirou lágrimas genuínas. Esse livro é impecável, mas é necessário empatia para compreender isso.

marisa13 26/01/2024

Essencial
Estou com preguiça de escrever muito, vou destacar apenas o que mais me tocou: Maya Angelou não tem filha ksksksks ela só escreve para todas as mulheres mesmo. Meu Deus, como amo essa mulher. Poderia ler mil livros sobre a história dela.
Não é um livro 5 estrelas pq eu não engulo o quanto norte-americano se acha o centro do mundo. Isso é inerente de todo estadunidense, ao que aparenta.