Rilla de Ingleside

Rilla de Ingleside L. M. Montgomery
L. M. Montgomery

Resenhas - Rilla de Ingleside (Anne de Green Gables #8)

Marcelle 23/11/2022

Muito maravilhoso
Achei triste! Acho q foi o livro da série q mais chorei! A história se passa nos anos q aconteceram a primeira guerra mundial! Mas valeu a pena

Lu :) 09/12/2022

O MELHOR DE TODOS
Simplesmente incrível! o melhor de toda a saga, que me chamou muita atenção por se passar na primeira guerra mundial. para mim, fechou a série de livros com chave de ouro!

Lara 14/08/2021

Rilla-a-Marilla
Em ?Rilla de Ingleside'' acompanhamos a filha mais nova de Anne e Gilbert, Bertha Marilla, carinhosamente conhecida como Rilla. A história se passa durante o período da Primeira Guerra Mundial e é muito interessante ver como ela, mesmo distante geograficamente, impacta a vida dos moradores de Ingleside (que, imagino, representam muito bem as milhares de famílias que viram seus familiares e conhecidos irem lutar na guerra).
Alguns dos personagens que já conhecemos e amamos, como Anne, Gilbert e Susan podem ser vistos em cena, mas o grande destaque, obviamente, é dado à personagem que dá nome ao livro. Rilla começa a história como uma menina mimada, frívola e levemente egoísta de quase 15 anos e termina como uma mulher forte, generosa e resiliente aos 19 anos. É muito lindo acompanhar seu crescimento e seu amadurecimento. No começo, admito que não fui muito com a cara dela, mas Rilla foi me conquistando mais e mais a cada capítulo.
Outra coisa muito legal foi poder ver um pouco mais dos outros filhos de Anne, especialmente Walter. A verdade é que desde de ?Anne de Ingleside? Walter é meu favorito entre todos os 6 filhos de Anne e meu amor por ele só cresceu nesse livro. Sua delicadeza, criatividade e força o tornam muito parecido com sua mãe, e isso pra mim é um enorme elogio.
?Rilla de Ingleside? é um livro mais maduro do que os outros da série, mas que mesmo assim não deixa de ter a leveza e sensibilidade característica dos livros anteriores. Adoro a escrita de Lucy Maud Montgomery e, mesmo depois de 7 livros, não consigo me cansar dela. Até mesmo nas partes tristes (e olhe que eu chorei várias vezes neste livro), Lucy consegue nos dar um pouco de esperança de que dias melhores virão. Foi uma ótima leitura e mal vejo a hora de ler o restante dessa série.

carol 22/11/2020

gostei mto aqui do cenário de fundo da 1ª guerra mundial e amei a evolução da Rilla. eu achava que ela ia ser um pouco esnobe como parecia nos outros livros mas estava errada! uma morte em específico me surpreendeu bastante porém entendi oque a autora quis passar, livro mto bom!

Thaís 12/07/2022

Emocionante e decepcionante
Pode uma história ser ao mesmo tempo tediosa e emocionante? Pois esta é. Dos títulos, o que me tocou mais, porém até chegar lá foram voltas e voltas que me deixaram às vezes irritada. O resultado foi satisfatório, mas com gostinho de apreensão. E ainda sinto falta da Anne Shirley e toda a sua graça inicial.

anto.ebert 07/12/2020

nunca chorei tanto em um livro, chorava em cada página do livro e pelo assunto ser da guerra e mostrar a realidade naquela época me deixou muito fragilizada, estava com vontade de literalmente sapatear no túmulo da lucy, porque ela me fez chorar pra caramba!

Jhosi 22/12/2020

Dias atrás concluí a leitura de Rilla de Ingleside e desde então, por mais que tenha tentado, não consegui engatar a leitura em nenhum outro livro.

Porque sim, senhoras e senhores, esse livro me surpreendeu demais! Foi muito além de qualquer expectativa e se tornou de longe o meu querido da série até aqui.

E justamente por se tratar de uma série, é difícil comentar muito sem soltar spoiler que podem estragar a leitura para alguns.

E por isso vou dizer: Leiam! Mas leiam preparados emocionalmente porque em Rilla de Ingleside você vai se emocionar (no meu caso chorar horrores) demais!

A família da nossa querida Anne nunca foi tão testada como nesse livro e a união entre eles é que fará com que atravessem todas as dificuldades que eles enfrentarão quando a nuvem negra da guerra os encontrar.

Simplesmente: L E I A M!

Breno 16/04/2021minha estante
Segurando pra ler ele por dó de terminar

Manoela185 16/04/2021minha estante
Também li ele mais devagar por isso, é triste terminar uma saga, parece que deixa um vazio

Tainá 17/04/2021minha estante
Acabei de ler essa parte e tô d-e-s-t-r-u-í-d-a

Manoela185 17/04/2021minha estante
É muito triste

Bya 17/09/2021

Rilla de Ingleside
??PODE CONTER UM LEVE SPOILER??

Bertha Marilla mais conhecida como Rilla, é uma garota que acaba de completar 15 anos quando a guerra assim explode. Todos os rapazes, incluindo seu próprio irmão começam a se organizar para lutar, para assim proteger seu país.
No começo do livro Rilla é uma menina fútil, egoísta e com 0 de maturidade, que só pensa (por assim dizer) em seu próprio "umbigo".
Mas com o decorrer deste livro ela terá que arcar com diversas questões pessoais e do povo, muitas vezes abalando seu emocional, físico e mental.
Rilla ao decorrer da história começa a entender e a lutar por vários de seus preceitos, além de se tornar mais madura.
Acho não, tenho certeza que esse foi o melhor livro que já li com o desenvolvimento da protagonista dessa maneira.
A forma com que Rilla vai mudando a si própria é incrível.
Enfim infelizmente terei que me despedir de Anne, Anne foi um livro que eu li, que desde o princípio me prendeu e me ensinou tantas lições valiosas (como bater a lousa na cabeça de alguém, pra ele me amar), Anne e sua família sempre terão um lugar totalmente dedicado a vocês em meu coração.

Ps: chorei horrores :)

mavi47 11/05/2021

eu tenho tanta coisa p falar desse livro, desse final e eu simplesmente não sei nem por onde começar!
é o livro mais maduro da série, com os temas mais sensíveis e difíceis, mas ao mesmo tempo, ainda consigo sentir aquela leveza do primeiro livro, ainda consigo sentir aquela Anne!
eu amei tantooo, é um dos meus favoritos da série!
chorei muito em vários momentos e não vou superar nuncaaaa as coisas que aconteceram nesse livro!
tô triste por terminar, não estou preparada p dizer adeus aos personagens, p dizer adeus a Anne, ao Gilbert, aos filhos deles e as aventuras maravilhosas.
nunca vou esquecer dessa família ???

Amanda Falcao 03/04/2022

Memorável
Em meio a uma guerra que durou 4 anos, a jovem Rilla teve as melhores das mudanças por isso o livro foi baseado nela, ela sozinha resolveu criar um "bebê de guerra" se descobriu a pessoa mais importante para a cruz vermelha, foi a base forte nos momentos difíceis que a mãe Anne teve que passar. Esse livro é muito especial, sofremos junto com Ingleside com seus garotos na guerra, perdas terríveis, insegurança, medo, terror. E não esquecendo do leal e fiel "segunda-feira" como chorei no reencontro... Simplesmente MARAVILHOSO