Michael Kohlhaas

Michael Kohlhaas Heinrich Von Kleist

Resenhas - Michael Kohlhaas

Ale 04/02/2022

Livro finalizado porem nao posso dizer q entendi muito. Paragrafos muito extensos com diálogos dentro dele. Nao estou acostumada com esse tipo de texto. Precisarei reler para poder pegar os pontos que deixei escapar

Gustavo.Henrique 30/01/2022

Michael kohlhaas traz uma história que se pretende verdadeira, sobre um comerciante de cavalos na vida real que sofreu de uma pesada injustiça. Não é um livro fácil de se ler devido a quantidade de personagens e a forma de narrar de Kleist, é fácil se perder na leitura, e tendo que voltar ao início da página para retornar aos eixos; ademais, a forma crua de narrar a história, traz uma sensação de que o que se lê, é uma denúncia de um crime, embelezadas pela arte do narrar. O fim, magistral, de fato é justo dizer o quão necessário é trazer a tona o conhecimento desse texto.
Rafael Kerr 30/01/2022minha estante

Gustavo.Henrique 30/01/2022minha estante
Kerr, não dou palco para olavista, passar bem!

Rafael Kerr 31/01/2022minha estante
Obrigado por sua atenção. Abra um pouco mais a cabeça e reflita. É importante saber conviver com pensamentos diferentes.

Gustavo.Henrique 31/01/2022minha estante
Minha mente é bem aberta, mas não é por isso que tenho que conviver com pensamento esdrúxulo, e agora que esse velho asqueroso morreu, só estou esperando seu ?trabalho?, e pensamento ?diferente? morrer junto com ele, passar bem!

Rafael Kerr 31/01/2022minha estante
Ok. Você deve estar certo.

Reccanello 28/01/2022

Ignorado pelo estado, ele tomou a justiça em suas mãos
Depois de sofrer uma tremenda injustiça nas mãos de um arrogante aristocrata local - seus cavalos são ilegalmente apreendidos e, quando devolvidos, estão imprestáveis - Michael Kohlhaas procura reparação através dos meandros da justiça imperial; frustrado pelo nepotismo e pela arbitrariedade dos poderosos, que levaram à morte violenta de sua amada esposa, resolve fazer justiça pelas próprias mãos, torna-se um temido bandoleiro e espalha terror e destruição pelas cidades da Saxônia.
===
Baseado na história real de Hans Kohlhase, Heinrich von Kleist nos traz os - atualíssimos! - temas da Justiça, do direito de obtê-la e do direito de resistir à corrupção, o que torna a leitura surpreendentemente contemporânea, ainda que o livro tenha sido publicado pela primeira vez em 1810. Impossível não perceber na obra seu caráter dual, que nos coloca, de um lado, a liberdade individual e, do outro, a opressão do estado (que, à época, lutava para se estabelecer como detentor do monopólio da aplicação da violência e da justiça, não se permitindo aceitar atitudes individuais de vingança, ainda que justas); de um lado, a (questionável) missão social de um Estado nascituro e, do outro, o (corriqueiro e, ao que parece, inexorável) abuso de poder perpetrado por seus representantes. Ao valorizar a subjetividade, as situações grotescas e as discussões filosóficas, a obra antecipou movimentos literários como expressionismo e existencialismo, além de influenciar a escrita de escritores da estirpe de Franz Kafka e trazer para as páginas da literatura o sujeito inquieto e desfragmentado da modernidade.
===
Curiosidade interessante é que o livro já teve uma adaptação cinematográfica homônima em 2013, com Mads Mikkelsen interpretando o personagem principal. Além de ganhar o prêmio Golden Iris no Festival de Cinema de Bruxelas, o filme recebeu seis indicações no 39th César Awards, vencendo em duas categorias.

site: https://www.instagram.com/p/CZP--ejJogc/

Arthur 27/01/2022

Vingança
Um livro que discute de forma diferente os aspectos do ser humano e sua capacidade para realizar seja lá qual for o ato. Gostei muito da forma seca que a história foi contada, os pontos de vista políticos e até mesmo o final que me surpreendeu bastante. Abre espaço para discussão e permite que o leitor se integre com os personagens: pontuando principalmente Martinho Lutero e a esposa de kohlhaas, Elizabeth.

Ana Paula Avila 15/01/2022

Surpreendente
Criado a partir de uma crônica, e por conseguinte de fatos reais, este livro traz a história de um homem chamado Michael Kohlhaas (que dá nome ao título), que procura a justiça pedindo reparo pela perda de seus cavalos. Após meses de espera, tem seu pedido negado e a partir daí resolve fazer justiça com as próprias mãos. O melhor de tudo nesse livro é o narrador, tão direto e tão desinteressado pelos fatos, sem floreios e sem enrolações, com parágrafos longos e cheios de interrogações. Simplesmente amei essa leitura.

Gab 10/01/2022

Clássico Alemão
Essa história foi escrita no começo do anos 1800 e foi baseada em fatos reais ocorridos na época de Martinho Lutero.
O protagonista vivia uma vida tranquila até que ocorre um incidente quando estava passando com seus cavalos por um lugar onde o proprietário das terras começa a dificultar a sua passagem exigindo alguns documentos burocráticos.
Após isso a vida de Michael Kohlhaas vira de cabeça para baixo em busca de justiça.