O Império de Ouro

O Império de Ouro S.A. Chakraborty

Resenhas - O império de ouro

Luanna Carvalho 08/09/2022

GENIAL
A maioria de minhas leituras esse ano foram 4 ou 5 estrelas, só que essa trilogia de longe a mais perfeita de todas. A partir do momento que a gente aprende a diferenciar tudo que aparece, os livros são geniais, e esse foi o encerramento magistral que essa saga incrível merece.

karen 06/07/2023

Ótima finalização, mas...
Cara, eu gostei muito desse livro e me emocionei em várias partes, mas não sei... Talvez eu estivesse esperando MUITA ação nesse final, mas não foi o que ocorreu.

Também achei que esse livro foi desnecessariamente muito grande, ainda mais considerando que o começo foi bem enrolado. Só começou a ficar realmente empolgante na segunda metade do livro.

Quanto à Dara, eu sou bem suspeita para falar, pois eu adoro o personagem. Se algum dia errou, foi tentando acertar. Eu sabia que o final dele não podia ser diferente, até porque não seria possível retornar à normalidade depois de tudo o que aconteceu, mas ainda assim, chorei horrores. De qualquer forma, considerando toda a sua história, acho que o final dele foi digno, e foi uma das poucas vezes que ele pôde escolher o que queria para si.

O final me deixou em dúvida se o novo sistema que eles queriam implementar iria realmente funcionar. Mas vou fingir que sim.

Quanto à Nahri, embora a autora tenha fugido do esperado, gostei que ela recebeu um final que queria, fazendo a coisa que amava. Por outro lado, quanto ao seu arco romântico, gostaria que a autora tivesse amarrado bem bonitinho as pontas, até porque o romance envolvendo Nahri foi alvo de discussão durante toda a trilogia, mas tudo bem, de qualquer forma a gente já sabe qual foi o resultado.

Bom, confesso que tenho algumas ressalvas sobre o livro, até porque imaginei o final bem diferente, mas, sendo uma trilogia que eu adoro, acho que não tinha como eu não gostar do terceiro livro, embora imaginasse de outra forma.

Enfim, a trilogia como um todo foi muito bem pensada, a escrita da autora também é muita boa, amei tudo. E chorei em todos os três livros.

Alexandre 18/06/2024

Árabes tao de parabens pela mitologia! E a autora também!
Desculpa, mas a relacao Dara-Manizeh nesse livro é basicamente:

I WOULD'VE DIED FOR YOU SIN, INSTEAD I JUST DIE INSIDE, AND YOU DESERVE PRISON BUT YOU WON'T GET TIME.

Manizeh, voce é una puta, Dara, você é um hipócrita do 🤬 #$%!& , não consigo te perdoar, não existe redencao para o Flagelo, mas te entendo, e o que for que voce seja, a Manizeh é 100 vezes pior.

Agora, QUE LIVRO BOM DO 🤬 #$%!& EU TO VICIADA. Juro por tudo, o outro livro tava fenomenal? Esse então, VAI 🤬 #$%!& . Eu queria um livro no POV da Nahri de novo, um no da pirata(desculpa, esqueci seu nome), um no da Manizeh (SERIA DEMAIS, o livro de una 🤬 #$%!& , sendo uma 🤬 #$%!& ), eu queria MAIS. Mas não porque acabou faltando coisa, não, acabou perfeito, mas genuinamente caberia super uma continuação, o jeito que acaba é tão perfeito, mas eu quero MAIS, ver como a historia se desenvolveu depois disso.

Enfim, sobre os personagens desse livro, primeiro os novos: A PIRATA É MUITO FODA!!! AMO ELA!!! Acho que é a única nova que faz diferença. Nahri me surpreendeu, ela, nossa, eu achei que ia ficar de romancezinho e me decepcionar, mas foi longe disso, apesar de ainda ficar, mas foi gente. Ali continua insuportável, mas leva a uns plots legais. Dara, eu odeio ele, mas foi legal de ler seu pov, mas definitivamente é a Nahri que carrega a historia toda.

Mas sério, a mitologia presente aqui, como OUSARAM "desperdicar" tudo isso en apenas 3 livros?? PODERIA DAR UMA SAGA TAO MAIOR??? Como Harry Potter tem 8 livros mas esse mundo INCRIVEL só tem 3? JK.Bolsonaro se liga.

Amei como cada personagem foi usado no fim, todos construidos excepcionalmente bem, e usados de forma fenomenal, e apesar de não ter conseguido me livrar da minha misoginia, que atinge todos os homens médios presentes nesses livros, a Nahri compensou, para cada???que eu dei para o Ali, eu tava ????pra Nahri.

Autora, você me tem, lance mais livros e eu comprarei todos!! Livro bom do 🤬 #$%!& , saga de tres livros até que grandes, mas gostosinhos demais de se ler.

Janaína Martins 09/05/2023

Um ótimo final
O segundo livro definitivamente é o melhor, mas esse terceiro tem o seu mérito. Toda a trama política termina de modo bem completo. Breve críticas: o livro é bem mais longo do que precisava ser, achei um pouco previsível e com poucas reviravoltas, mas ainda sim me tirou lágrimas! Vou sentir saudade desse universo.

Luanna Carvalho 10/08/2023

Perfeito me fazendo chorar horrores de novo, reli a trilogia pq quero ler o rio de prata e espero que seja tão perfeito quanto estou imaginando

Steh 24/08/2022

Perfeito
Esse livro foi perfeito.

Até certa parte eu estava desesperada, porque parecia que não ia dar tempo de resolver tudo antes do final, mas tudo se encaixou muito bem.

Meus sentimentos por Muntadhir passaram por uma montanha russa. Tive compaixão, raiva, desprezo e pena dele, mas amei no final.
Já sobre Dara, eu senti só raiva o tempo todo, me perguntei o tempo todo onde estava aquele afshin que me conquistou no primeiro livro. Só parei de sentir raiva no final.

Já sobre Ali... bem, ele foi meu personagem favorito desde o começo, e passo pano pra ele. Amei tudo, e ver os sentimentos dele se desenvolvendo foi ótimo.

E Nahri, ela é uma guerreira, pra mim é uma rainha. Personagem maravilhosa, destemida.
Amei a visita dela ao mundo humano (e torci muito para ela ficar lá com Ali).
Amei o plot, o desenrolar, o final.

Só teve uma coisa que me decepcionou (mas acho que a culpa é minha, pois esperei por isso desde o primeiro livro mesmo que autora não tivesse dado sinais de que iria descrever uma cena assim)

*****************SPOILER******************

Eu só queria uma cena romântica mais longa, mais detalhada de Ali e Nahri, amo os dois juntos e a cena deles me fez até gritar de alegria. Mas acabou muito rápido e eu só queria mais.

**************FIM DO SPOILER***************

Mas fora isso (e por causa disso eu nem queria dar 5 estrelas), o livro foi perfeito, bem desenvolvido, amei o final, amei tudo.

Wanessa_Gabriela 01/12/2022

1000 ??s
A Trilogia de Daevabad conquistou um lugar no meu ranking de ?Livros do coração?!
Reler será um prazer imenso!

Que final satisfatório! Foi diferente do que tenho visto nos realismos fantásticos, e esse diferencial me fez não sentir o vazio que geralmente eu sinto ao acabar um livro que tanto amo. A sensação de estar órfã não veio, e isso foi maravilhoso! Quero mais? Óbvio! Mas foi um fim tão redondinho, que me senti muito bem!

Recomendo demais a leitura!!
Pra quem gosta de fantasia, mas também de política, economia, etnias e preconceitos sendo acabados, leia! Leia!! Só leia!!

brendinha_motta 22/08/2022

aaaaaaaa
essa trilogia me conquistou completamente, não vou mentir que tinha ficado com receio de ler os livros pelo tamanho e também porque ouvi pouca gente falar sobre. Espero que essa trilogia seja mais conhecida porque é incrível.

theoflores12 11/05/2022

O Império de Ouro
O livro é a conclusão da trilogia, mas também poderia ser quase um manual de como escrever e encerrar uma saga!
Em suas pouco mais de 800 páginas, Império traz revelações,diversos plot twists, passagens de tirar o fôlego e para se emocionar. Ainda encontra espaço pra explorar mais o rico universo de Daevabad adicionando toques,lugares e criaturas baseadas na religião egípcia antiga e no islamismo.
A autora recupera o brilho da trilogia, que caiu (bem pouco,quase nada) com o volume anterior e mostra porque a história criada é arrebatadora, tanto pela escrita primorosa, pelo universo criado e suas influências (infelizmente) pouco conhecidas para os leitores ocidentais.
Espero MUITO que ela continue a explorar esse universo com as possibilidades que ela deixou aberta no fim do livro!
Já estou com saudade de Daevabad, Nahri e Ali!

letycia 07/11/2022

Que o fogo queime forte por você
Eu amo tudo sobre essa trilogia, amo os personagens, o universo, a história desse universo e as outras partes desse mundo sendo introduzidas e mais desenvolvidas. É incrível ir lendo e ver tudo se relacionar e se encaixar nesse último volume.
Gostei muito do desenvolvimento da Nahri e do Ali, eles evoluíram muito nesse livro e a relação deles foi tão linda de ler.
Só achei os capítulos do Dara chatinhos, mas nada ao ponto de interferir na experiência de leitura, o final também ficou meio aberto, não dá pra saber muito bem como daevabad e as tribos vão se recuperar.
Mas enfim, essa trilogia é incrível e merece muito mais reconhecimento.

Gondinho 15/07/2022

Império de Ouro
Assim como os livros anteriores da trilogia, Império de Ouro é surpreendente e engaja o leitor de modo constante, sempre revelando novas facetas e características dos personagens.
Com um encerramento digno de arrebatar corações, o livro desenvolve como Nahri, Dara e Ali lidam com a queda de Daevabad.
Será que há salvação?

Lara1350 14/05/2022

Eu não estava pronta para despedir dos meus personagens tão queridos,mas esse livro foi a melhor despedida...Ao decorrer dos três livros acho q esse foi o q mais me aproximou de um personagem em específico, isso me fez gostar ainda mais dele,as coisas q ele vivenciou e estava vivenciado me colocou em conflito muitas vezes eu amei foi uma visão bem diferente da minha, aprendir coisa para levar para vida.Os demais personagens tiveram o seus desevolvimentos impecáveis e o mesmo para a trama do livro.Eu amei toda a trilogia,super recomendo esse livro...

Marta278 06/05/2022

Brilhante e magnífico
Eu não sei nem o que expressar porque eu definitivamente amei essa trilogia, eu sinto que qualquer coisa que eu fale fique pequeno perto de todo esse castelo que foi erguido com perfeição.

De longe uma das melhores histórias que eu já li. O universo foi todo bem estruturado, nos mínimos detalhes, com uma atenção preciosa a cada personagem. Ao mesmo tempo que eu fico enfurecida com isso (porque queria tanto ter pensado em algo tão fantástico e minucioso! Sério, quem não gostaria de ter escrito tamanha história?), também fico encantada porque é de encher o coração de orgulho.

Os personagens são tão diferentes e cheio de características, o enredo em si é impressionante. Esse livro final entregou tudo o que tinha pra entregar em relação à conclusão. Eu sinto que finais são tão difíceis porque queremos que nada fique a desejar, nada fique apressado, e que cada laço faça seu nó de maneira delicada e contundente. E aqui tudo foi se fechando, foi se escrevendo e determinando, terminando um desenho brilhante e magnífico. Não me decepcionei uma vírgula e acho que tudo ficou cem por cento no lugar. Se ninguém tivesse entregado um prêmio a essa autora, eu teria fabricado um e ido lá na casa dela parabenizá-la.

A protagonista, Nahri, me deu uma lição sobre a vida que eu vou carregar para sempre comigo: a persistência. Eu senti na pele quando ela se deu conta de que mais uma vez tudo estava desmoronando, quando deu vontade de simplesmente desistir. Ela foi tão real que eu facilmente me percebi naquele mesmo cenário, sentindo o quão é necessário o nosso comprometimento com nossos valores, com os nossos sonhos, que vai acontecer de tudo para que a gente duvide da possibilidade dos nossos desejos. Ela fez algo incrível. E ela foi capaz disso assim que fez nascer a confiança nela mesma. Eu a admiro. Ela me inspirou. E a forma como ela fez isso, sendo fiel a ela mesma, me fez entender que é disso o que precisamos para avançar. Naturalmente as pessoas perceberam o valor dela, quando ela igualmente se fez perceber seu grande valor.

Anos atrás eu não pensaria em histórias fantásticas/fictícias como algo que eu pudesse entender na vida real, mas hoje eu vejo que muitas coisas fazem sentido. Essa trilogia me fez pensar muito sobre isso. Porque por mais que fosse uma realidade alternativa, eu pude vislumbrar cada conflito como algo que eu poderia ver acontecendo na minha vida. Por mais que se trate de um mundo mágico, os desafios são tão parecidos quanto os meus. A religião e a política, temas muito bem abordados por sinal, me chamaram muito a atenção porque pensei muito sobre a humanidade hoje. E a questão de como cada passo foi dado, cada sacrifício, cada acontecimento foi levando a um desfecho... honestamente, estou de queixo caído.

Sou muito grata por ter conhecido essa história. Espero um dia poder escrever algo tão majestoso.
Line 08/05/2022minha estante
Oi Marta, tem romance da Narhi com alguém? ?

Marta278 08/05/2022minha estante
Se você pergunta desse livro em específico, a resposta é não exatamente. O que tem é uma amizade platônica. Mas a história não desenvolveu essa possibilidade. O que é uma pena, mas entendo a decisão ?

Line 08/05/2022minha estante
Puxa, não acredito kk

Nathalia.Ramos 30/07/2022

Maravilhoso
O desfecho dessa história é incrível, ainda mais pela maneira que a autora decidiu trazer nele uma jornada de aceitação
Nahri passa a entender que aquele povo é o dela. Ali compreende melhor os marid. Dara precisa ser quebrado para se reconstruir.
Perfeito