O Império de Ouro

O Império de Ouro S.A. Chakraborty

Resenhas - O império de ouro

Bia 09/04/2022

Nem sei por onde começar essa resenha, só sei que já tô com muita saudade dos personagens. A Nahri, o Ali, o Jamshid... todos me cativaram demais, e eu realmente amei eles. Esse último livro na minha opinião foi o melhor da trilogia, porque envolveu mais os marids e peris, contando suas histórias e como se deu essa relação de inimizade com os daeva. Achei o desenrolar muito fluido, e o final não me surpreendeu muito, porque já esperava terminar assim, mas vendo os ideais e personalidades de cada de personagem, tudo foi bem coerente, gostei muito.

Jaqueline.Xavier 28/02/2023

Sensacional
Fazia um bom tempo que vinha planejando ler essa trilogia e confesso que foi uma experiência incrível. O final não foi nada do que eu esperava, mas a autora levou os acontecimentos de uma forma que depois que terminou eu não poderia ter esperado nada melhor, uma das melhores histórias de fantasia que já li.

Nathalia.Ramos 30/07/2022

Maravilhoso
O desfecho dessa história é incrível, ainda mais pela maneira que a autora decidiu trazer nele uma jornada de aceitação
Nahri passa a entender que aquele povo é o dela. Ali compreende melhor os marid. Dara precisa ser quebrado para se reconstruir.
Perfeito

Monica Sobrinho 10/02/2023

Que livro! Acontece muita coisa, tem muita revelação, muita ação. Eu gostei bastante, mas fiquei com a sensação de que deveria ter uma continuação. Nahri mostra uma força incrível. Eu amei é o meu livro favorito dos três.

Cris Oliveira 31/01/2023

Que espetáculo de trilogia. Um acontecimento atrás do outro. Muita ação, drama, suspense, reviravoltas, surpresas, mistérios... e um final perfeito. Top!!

Raíssa 30/08/2022

Um beijo e um tapa da cara
Se você leu os dois livros anteriores dessa saga sabe muito bem o que é ter o seu mundo virado de ponta cabeça. Parece impossível tanta história caber dentro de 800 páginas, mas cabe sim!

A autora traz com maestria a conclusão dessa série incrível, que é cheia de reviravoltas, algumas (poucas) explicações e muitas lágrimas. Este é mais um livro que te faz viver intensamente com Nahri, Ali e Dara. A mudança e a evolução entre eles é muito visível, principalmente no Dara, porém acho que faltaram algumas páginas com a visão do Ali e uma conclusão melhor. Não que o livro tenha ficado em aberto, mas queria tanto ver mais do "depois".

Ele é lindo, em alguns momentos frustantes e em muitos momentos esse livro fala sobre esperança, redenção e aceitação. Queria mais e teria lido mais mil páginas se isso me ajudasse com a ressaca literária q ele me deu, junto com o pedacinho do meu coração q ele levou.

Alexandre 18/06/2024

Árabes tao de parabens pela mitologia! E a autora também!
Desculpa, mas a relacao Dara-Manizeh nesse livro é basicamente:

I WOULD'VE DIED FOR YOU SIN, INSTEAD I JUST DIE INSIDE, AND YOU DESERVE PRISON BUT YOU WON'T GET TIME.

Manizeh, voce é una puta, Dara, você é um hipócrita do 🤬 #$%!& , não consigo te perdoar, não existe redencao para o Flagelo, mas te entendo, e o que for que voce seja, a Manizeh é 100 vezes pior.

Agora, QUE LIVRO BOM DO 🤬 #$%!& EU TO VICIADA. Juro por tudo, o outro livro tava fenomenal? Esse então, VAI 🤬 #$%!& . Eu queria um livro no POV da Nahri de novo, um no da pirata(desculpa, esqueci seu nome), um no da Manizeh (SERIA DEMAIS, o livro de una 🤬 #$%!& , sendo uma 🤬 #$%!& ), eu queria MAIS. Mas não porque acabou faltando coisa, não, acabou perfeito, mas genuinamente caberia super uma continuação, o jeito que acaba é tão perfeito, mas eu quero MAIS, ver como a historia se desenvolveu depois disso.

Enfim, sobre os personagens desse livro, primeiro os novos: A PIRATA É MUITO FODA!!! AMO ELA!!! Acho que é a única nova que faz diferença. Nahri me surpreendeu, ela, nossa, eu achei que ia ficar de romancezinho e me decepcionar, mas foi longe disso, apesar de ainda ficar, mas foi gente. Ali continua insuportável, mas leva a uns plots legais. Dara, eu odeio ele, mas foi legal de ler seu pov, mas definitivamente é a Nahri que carrega a historia toda.

Mas sério, a mitologia presente aqui, como OUSARAM "desperdicar" tudo isso en apenas 3 livros?? PODERIA DAR UMA SAGA TAO MAIOR??? Como Harry Potter tem 8 livros mas esse mundo INCRIVEL só tem 3? JK.Bolsonaro se liga.

Amei como cada personagem foi usado no fim, todos construidos excepcionalmente bem, e usados de forma fenomenal, e apesar de não ter conseguido me livrar da minha misoginia, que atinge todos os homens médios presentes nesses livros, a Nahri compensou, para cada???que eu dei para o Ali, eu tava ????pra Nahri.

Autora, você me tem, lance mais livros e eu comprarei todos!! Livro bom do 🤬 #$%!& , saga de tres livros até que grandes, mas gostosinhos demais de se ler.

Tha 09/09/2022

AMEI
"São aqueles de quem somos próximos que têm a oportunidade de melhor observar nossas fraquezas."

Não me lembrava de ter ficado tão empolgado com uma história, desde de mistborn e faz um tempo que li.

Os capítulos do começo, do Ali e da Nahri tudo pra mim porque eu AMO jornada com viagem tendo que se virar com o que tem. Os capítulos do Dara no começo tava bem chatos, assim como no segundo livro, mas depois da metade melhora muito, e assim como os outros livros mesmo sendo camalhaço a escrita é tão fluida e viciante.

Nossa, é uma história com tantas camadas, com tantas referências a história do mundo, de preconceitos, guerras e genocídios.
E como na nossa história, que tantas crenças e grandes "salvações" na verdade foram construídas em cima de tanta destruição de povos e de cultura.
Eu não conheço muita a história do oriente médio, mas o pouco que sei e que pesquisei achei incrível como a autora fala de religião, dos conflitos e diversidade, como ela conseguiu trazer essas lutas étnicas tão bem reapresentada nesse mundo mágico.

Super recomendo, edições incrívelmente lindas, editora morro branco tá entregando tudo.

Elane.Magre 20/09/2022

"Ela observou a multidão com o ar experiente de uma profissional, sorrindo graciosamente conforme vários delegados briguentos olhavam na direção deles.
Nahri sempre sorria para seus alvos."

Jessica692 03/10/2022

Ao contrário do segundo volume, o ritmo deste livro me agradou demais, sabendo equilibrar bem os momentos de ações e os de planejamento e confabulação para concluir a saga. Fiquei muito impressionada com a capacidade de autora de amarrar tudo, considerando que a série é seu primeiro trabalho. Chakraborty trouxe um mundo complexo e coeso, que mesmo com algumas soluções fáceis, não perdeu a grandiosidade.
Os personagens foram bem construídos, trazendo reflexões sobre aceitação, encontrar seu lugar e família, religião e confrontar suas crenças que me tocaram demais, mesmo quando vinham dos personagens de quem eu não gostava, porque até estes têm uma construção que nos faz entendê-los por completo.
No geral, por tudo isso e por ser uma fantasia baseada em uma cultura que não vemos tanto em livros do gênero, achei que série vale muito a pena.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/10/2022

Depois de uma longa jornada e batalhas, Nahri e Ali encontram-se seguros. O epasse agora de Nahri, agora em sua casa, é pensar no bem-estar daqueles que deixou para trás, assim como Ali que também vê sua relação com Nahri comprometida, bem como sua própria fé.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786586015393

plutarco0 25/12/2022

e com você a paz
meus amigos?.. que final de história! Tudo se fechou tao bem escrito, o final de cada personagem fez tanto sentido, chorei muito.

inclusive se tivesse uma outra saga do Dara caçando os ifritis seria tudo

Miguelino Lélis 08/10/2023

Eu Odeiooo finais ???
Eu não tenho palavras para descrever como esse é o melhor livro da trilogia, cada detalhe e a genialidade da história eu tô sem fôlego. Já chorei muito com esse final, mas foi tudo colocado no seu devido lugar não queria que tivesse acabado mas chegou ao fim de uma forma linda. Eu adoraria que muitos tivessem o prazer de ver essa história não só nos livros mas em outras adaptações, vai com certeza para a minha estante de favoritos e siiim são 5 estreladas!!!!
Hortência Caroline 08/10/2023minha estante
Chorei horrores com o final desse livro, não superei até hoje ??