Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

FabioMartineli 06/02/2022

Plano Nacional
Antes de falar do livro em si, oxalá todos os candidatos à presidência fossem tão transparentes a ponto de publicar suas ideias para a população.

Como livro escrito por um presidenciável, precisamos aparar as pontas de "discurso de politicagem".

Agora sobre o livro: inicia-se com contexto histórico que, na visão do autor, fez com que chegássemos em uma situação caótica no país.

São apresentadas propostas ora conceituais, ora práticas, de como colocar o país nos eixos.

De uma forma humilde aponta os erros cometidos pela esquerda, e propõe mudanças para modernizar a forma de trabalho político.

Atenção à educação e desenvolvimento industrial e tecnológico.

Considero uma boa leitura, ainda que não concorde com tudo, mas sabemos o que podemos esperar (e cobrar) caso seja eleito.

Paulo.Brunassi 07/02/2022

Um debate racional
No livro, Ciro apresenta um raio x das mais diversas areas do Brasil, apontando problemas e propondo soluções. Mostrando que para termos pais desenvolvido, precisamos fugir desse culto a personalidades atual, e debatermos de forma racional problemas e soluções. Saio desta leitura com energias renovadas, e com uma sensação de patriotismo que nos meus 30 anos de vida, ainda nao havia experimentado. Recomendo a leitura, independente de sua orientação política.

Eng° Alan 22/02/2022

Bom livro, grande político
Ciro Gomes fez um bom trabalho nesse livro misturando um pouco de história do Brasil com uma análise crítica e técnica do cenário atual e de maneiras e soluções para contornar.

Ele demonstra suas ideias de projeto para o Brasil em diversas áreas estratégicas mas sem oferecer nenhum milagre que irá transformar o país do dia para a noite.

É um projeto interessante que valia a pena arriscar e dar a chance de um mandato à frente de nosso país para Ciro.

Gustavo.Martins 12/03/2022

O dever da esperança política
Excelente. Ciro Gomes desenha nesse livro o projeto nacional desenvolvimentista que deseja para o pais. É o único (os demais eu vou procurar saber ao longo dos próximos meses) candidato a presidência que tem um projeto claro e acessível.

Além de fazer uma revisão histórica simples e necessária no início, ele fala dos cenários, desafios, e propõem soluções realistas - mesmo que difíceis politicamente de serem postas em práticas.

Só recentemente passei a buscar entender de política ativamente, através do canal da Gabriela Prioli no youtube, e muito do exposto no texto: esquerda, direita, neoliberalismo, neocolonialismo, interferência dos EUA no Brasil, prostração do governo federal aos interesses externos, etc; que para muitos é assunto trivial e já bem entendido, foi pra mim uma grande construção da visão de mundo que sempre fui cego. Nesse ponto, tenho apenas elogios ao Ciro, e pretendo ler mais dele para continuar esse desenvolvimento de ideias?. O autor também cita inúmeras referências, e como um estudante de nível superior, muito me agrada ver um texto bem embasado, tomei nota de algumas para conhecer futuramente, como os textos de Mangabeira Umber.

Por fim, esse livro me deu esperança de construir o Brasil trabalhista que conheci no ensino médio, industrializado, forte, rico, e soberano ??. Eu amo essa terra tupiniquim, e ver o quanto o sonho de nação foi interrompido, o quanto o nosso povo é confundido por discursos de um politiquês e economiquês tosco, é muito triste.

Eu tenho esperança.

FANunes 14/03/2022

Excelente leitura!!!
Um livro que aborda os problemas do nosso País e o mais importante, como resolvê-los!! De uma maneira geral o livro traz o que o Ciro fala em suas entrevistas, em seus debates, a diferença é que no livro você pode checar as referências e os dados citados com calma. Para quem quer entender como o Brasil se perdeu em termos de desenvolvimento e o que deve ser feito para retomar esse desenvolvimento este livro é de leitura obrigatória.

Vidal 16/04/2022

Quem dera esse projeto saísse do papel
Vendo esse livro a gente vê que de fato falta um projeto para o Brasil, aqui os governos assumem e deixa a vida levar, vão resolvendo ou tentando resolver os problemas conforme eles aparecem, projeto não existe, se existe é so voltado a vida pessoal de quem governa e seus amigos.
O livro mostra em números e com exemplos o que pode ser feito, principalmente no que tange a educação e a diminuição da desigualdade social.
Porem isso vai ser difícil de acontecer no Brasil, fui lendo o livro e fiquei com sentimento sabe de impotência de ver que temos tudo pra mudar mas não vamos mudar.

João Sales 19/04/2022

Ciro Gomes
Nesta obra Ciro Gomes além de desenhar um panorama sobre a situação económica nacional expõe o que ele entende ser uma proposta de governo para o país. Vale a leitura e/ou buscar entender o que ele propõe.

Todo o conteúdo do livro é facilmente encontrado em entrevistas do candidato. Não entendo que seja realmente necessário ler o livro pra entender a linha que Ciro Gomes segue.

Edu021 26/04/2022

Ciro tem um plano
Tenho minhas ressalvas ao Ciro, mas, no meio desse deserto de ideias e projetos que é a política tupiniquim, considero fortemente dar uma oportunidade ao nosso amigo. Inegavelmente inteligente, ele realmente parece saber que caminho seguir. Se é o melhor e se irá conseguir, não sabemos; contudo, pior do que temos hoje ele não seria.

Jon 28/04/2022

Esperança! Excelente experiência literária, valeu demais.
Um livro com um ótimo conteúdo, uma excelente contribuição, muito enriquecedor. Nossa nação acumula problemas crônicos que afetam o desenvolvimento nacional e a qualidade de vida da população, além de comprometerem o futuro do brasileiro. Estes problemas são complexos e precisam ser resolvidos com urgência, para tal, é preciso um projeto viável, com planejamento e compromisso, estratégias inteligentes, transparência e habilidade politica. O autor desenvolve o conteúdo do livro dentro desta perspectiva, trazendo fatos históricos acerca de assuntos relevantes para o país, suas visões politicas pessoais e apresentando suas soluções para os problemas mencionados, com destaque para os setores econômico e social.

Foi muito coeso na maior parte do livro, e tem razão em muita coisa. Não concordei com alguns aspectos do discurso dele e nem de algumas soluções que ele colocou, mas, sem problema, entendo que faz parte do debate politico (saudável e democrático), está muito claro que o cara não está acomodado, pelo contrário, está insatisfeito, assim como milhões de brasileiros, porém, está arregaçando as mangas, quebrando a cabeça em busca de caminhos menos tortuosos para o nosso futuro.

Foi uma ótima experiência literária, despertou em mim um intenso sentimento de esperança para continuar firme e forte na luta por um país decente, próspero e menos desigual. Parabéns ao autor, muito dedicado e conhecedor, com uma posição forte e serena sobre muitos assuntos relevantes e que com muita seriedade e pés no chão, apresentou um conjunto de soluções viáveis, sem "pirotecnia" ou discursos populistas. Recomendo fortemente esta leitura.

Kika.Castro 03/05/2022

Meu voto é Ciro Gomes para presidente do Brasil
O que um candidato, seja lá o cargo, precisa para conquistar o seu voto? Você já leu as propostas do seu candidato à presidência do Brasil? Pois eu já, Ciro Gomes argumenta os seus projetos para a presidência em um livro de aproximadamente 270 páginas.

O político Ciro aborda diversos temas desde a saúde até o projeto para a indústria. Durante a leitura fica evidente como ele domina os assuntos e assume a responsabilidade de executá-los.

No decorrer da leitura, Ciro aborda a história do Brasil, os feitos do plano real e também como Ministro da Fazenda durante o governo de Itamar Franco na década de 90. Além disso, o candidato fala sobre seu desejo de governar o país, faz críticas ao governo do PT e também o posicionamento da esquerda e da direita.

Outro ponto que chamou a minha atenção foi sobre a argumentação do consumo por status e como isso afeta a nossa sociedade e como precisamos ficar alertas sobre essa cadeia de consumo desenfreada.

O político também explana sobre o impacto da inflação no país e como é possível reverter essa crescente exagerada do nosso sistema econômico.

Em determinados capítulos, Ciro fala sobre os seus feitos e de seus irmãos no mundo político, chega ser até engraçado como ele fala e comenta o legado de cada um no Ceará.

Redigido antes da pandemia, o autor explica que não aborda a pandemia, mas não deixa de falar sobre o péssimo governo que estamos vivenciando.

Mas nem tudo são flores, acredito que Ciro Gomes deveria ser mais claro e simples na hora de escrever, pois há diversos termos e palavras que não fazem parte do vocabulário da maioria dos brasileiros.

É nítido que o Brasil necessita de uma mudança urgente na política, mas para que isso aconteça precisamos de educação e discernimento para escolher alguém qualificado. Por mais que eu apoie o Ciro, eu sei que ainda teremos dificuldades para gerenciar o nosso país, mas é bom saber que existe alguém capacitado e com vontade de mudar, a polarização só dificulta a nossa evolução e também alimenta a ira dentro de nós.

ZeusTruqueiro 16/05/2022

Um convite ao debate
Sempre questionei a ausência de um propósito unificador para nosso país. Com a forte influência norte-america, não é difícil ver escritos e falas que afirmam "a influência, o poder, o desenvolvimento dos EUA enquanto Estado-nação, vem a frente de partidos ou de ideologias". E com poucas exceções este dogma segue presente por lá até hoje.
Este livro, escrito por Ciro Gomes, trás a luz um projeto/ideia de desenvolvimento aos moldes e a realidade brasileira, afinal, qualquer projeto de nação por aqui não pode copiar in totum modelos europeus, asiáticos ou norte-americanos, por motivos óbvios de geografia e cultura.
Longe de ser uma verdade, ele se apresenta mais como um apanhado de ideias humildes, no sentido de serem debatidas em sociedade e reformuladas a necessidade. Ambiciosas, mostrando que temos condições e aptidões para nos levar até o objetivo, e esperançosas, quando nos remete a valorização, já perdia em muitos casos, do orgulho de pertencer a este país rico, miscigenado, unido na fala, chamado Brasil.
Para aqueles que se interessam por política, que se interessam por um debate sério sobre planos de desenvolvimento de nosso país e que quer ter fundamentos para levar a cabo um debate mais construtivo, este livro pode ser uma boa pedida.
Estamos em ano eleitoral, este livro me veio na curiosidade de vislumbrar algum projeto de país mais sério, longe de debates rasos e cortinas de fumaça. Espero de verdade que as ideias deste livros possam sair destas páginas e entrarem nos debates eleitorais deste ano e do futuro, nos projetos de governos. Precisamos, enquanto povo brasileiro, retomar nossa autoestima e vislumbrar o país incrível que temos em mãos e nosso potencial vanguardista de influenciar e ditar mundialmente as decisões nos desafios econômicos e ecológicos que nossa realidade mundial nos apresenta.

Peter23 26/05/2022

Se tirarmos o cunho político que isso aqui tem, certamente temos uma boa obra em termos de conhecimento histórico.

Fatos que ocorreram no Brasil narrados em uma linha até os dias atuais, com comentários de quem, em teoria e com todas as ressalvas políticas feitas, entende do assunto.

Lista de Livros 10/06/2022

Lista de Livros: Projeto Nacional: o dever da esperança, de Ciro Gomes
Parte I:

“Ao contrário do que a propaganda do regime militar alegava, o governo Jango e seu projeto nacional contavam com amplo apoio popular. Pesquisa Ibope de março de 1964 revela que, se pudesse se candidatar no ano seguinte, Jango teria mais da metade das intenções de voto na maioria das capitais pesquisadas. Mesmo em São Paulo, tradicional reduto antigetulista, o governo Jango contava com 45% de avaliações de bom e ótimo. Só 16% o consideravam ruim ou péssimo. Havia amplo apoio nas capitais às medidas anunciadas no comício da Central do Brasil, às “reformas de base”, como reforma agrária, reforma urbana, o voto dos analfabetos, a aposentadoria rural, a função social da propriedade, o dispositivo legal da medida provisória e o monopólio do Estado em setores estratégicos da economia, que começaria com a encampação de refinarias estrangeiras.
Mas mais uma vez os interesses dos norte-americanos, inconformados com a Lei da Remessa de Lucros e a encampação de refinarias, em conluio com a direita brasileira e com parte das Forças Armadas, montaram um golpe de Estado no país com farto investimento em propaganda, apoio militar e subornos generalizados. E o país perdeu sua cambaleante e incipiente democracia. Vinte e quatro anos depois, com o fim do regime militar e a promulgação da Constituição de 1988, praticamente toda a agenda das reformas de base se tornaria parte de nossa Carta Magna. Embora algumas dessas reformas nunca tenham saído do papel, como a agrária, fica ridículo hoje pensar que o voto do analfabeto ou a aposentadoria rural pudessem ter sido consideradas parte de uma agenda comunista, como alegado na propaganda do golpe de 1964.”
Mais do blog Lista de Livros em:

Parte II:

“Ainda gostaria de lembrar que a destruição econômica do país não é causada por esses desvios éticos, mas sim por nossa desindustrialização e escoamento de nossos recursos para os juros da dívida interna. Apesar do terrível impacto moral na sociedade, razão pela qual o combate à corrupção não deve ter tréguas, seu impacto no orçamento nacional é extremamente limitado, ao contrário do que a imprensa faz parecer. Mesmo porque a corrupção leva predominantemente um percentual dos recursos para investimento do Estado, e em 2017 os investimentos federais foram previstos em 1,4% do orçamento. Enquanto isso, perdemos quase 10% deles no pagamento de uma das taxas de juros mais altas do mundo. A corrupção, sendo uma distorção gravíssima porque destrói a confiança da população no sistema, não é a causa de nosso atraso econômico. Essa é uma narrativa falsa imposta por aqueles que não querem mudar o modelo que fracassa inapelavelmente desde os anos 1980, e que poderia ser perfeitamente chamado de corrupção institucionalizada, pois é o sequestro do Estado e de suas energias por uma minoria de poderosos barões do sistema financeiro. O aumento da corrupção é só mais um sintoma de nossa degradação como sociedade e da percepção generalizada de injustiça e impunidade.”
Mais em:

Parte III:

“(...) Todas essas políticas aqui esboçadas não darão certo sem a estrutura geral que abordei em itens anteriores: uma taxa de juros reais mais baixa que a rentabilidade média dos negócios, a recuperação da capacidade de investimento do Estado, a manutenção de uma taxa de câmbio realista, que evite o populismo fácil do consumo de importados e dê segurança para os novos investimentos e, finalmente, uma forte coordenação entre governo, empreendedores e uma academia dedicada a produzir os avanços tecnológicos necessários para a criação de novos setores industriais nacionais.”
“Defendo convictamente que a principal habilidade a ser desenvolvida pela educação no mundo atual é a capacidade de aprender a aprender e de lidar criticamente com o excesso de informações. Num mundo com tecnologias em permanente mudança, o brasileiro do presente e do futuro precisa ter uma capacidade adaptativa que só o pensamento crítico genuíno, fonte de todo o conhecimento humano, pode dar. Não existe mais lugar no mundo para o professor reprodutor de fórmulas e informações, simplesmente porque um volume incomensurável de informações está à distância de um clique. O professor, no entanto, retém seu papel fundamental de tutor de um aluno perdido num mar de dados sem saber como avaliá-los ou relacioná-los, de interlocutor individual capaz de identificar e intervir em dificuldades particulares de aprendizado, mostrando ao aluno a falha particular de pensamento que o impede de dominar determinado conteúdo ou habilidade. Enfim, cabe ao professor sempre ajudar a desenvolver no aluno o genuíno espírito crítico que, bem longe de ser a doutrinação ideológica que muitas vezes o termo esconde, é exatamente seu inverso: ensinar a abordar o mesmo problema ou conteúdo de pontos de vista diferentes.”
Mais em:

Parte IV:

“A CRISE DA ESQUERDA CONTEMPORÂNEA

Vivemos hoje um quadro de profunda crise capitalista em que o neoliberalismo fracassou rotundamente e a desigualdade volta a avançar no Ocidente. Diante dessa crise cultural profunda, a esquerda ocidental patina e vê parte de seus espaços perdida para a extrema direita.

Diante do imenso fracasso das políticas que têm diminuído o papel do Estado sem planejamento estratégico algum, esperando que o espontaneísmo do mercado seja o motor do desenvolvimento enquanto paga taxas de juros mais altas que o rendimento médio dos negócios, a retórica neoliberal sempre rejeita a responsabilidade pelas consequências nefastas de suas políticas (veja o colapso que aconteceu na Argentina neoliberal de Mauricio Macri) dizendo que não deixaram dar a dose suficiente de seu remédio. Ou seja, eles sempre alegam que tudo deu errado porque não destruíram o Estado o bastante. Durante os governos neoliberais só a estagnação ou a catástrofe tem vez. A culpa, o neoliberalismo coloca na suposta “gastança” dos governos anteriores, e quando finalmente sai do poder e o país volta a se desenvolver, ele diz que o crescimento foi por causa de seu “ajuste” ou “modernização”.

Mas se o remédio é bom, ou a situação melhora ou o ritmo da piora tem que diminuir. A crença de que tudo tem que piorar muito antes de melhorar não é nada senão misticismo importado para a economia.

Este é o grande paradoxo do liberalismo econômico que precisamos expor: a suposta liberdade individual irrestrita afeta severamente a liberdade da maioria dos indivíduos. A médio prazo, o liberalismo econômico colapsa o liberalismo político, porque ele tira da maior parte da sociedade as condições materiais necessárias para exercer a liberdade. Liberdade absoluta é a lei da selva, portanto, a lei do mais forte. E o ideal do liberalismo político clássico nunca foi garantir a liberdade absoluta, porque isso é o oposto da vida em sociedade, e sim a maior quantidade de liberdade possível para todos os cidadãos igualmente. Deixo a você, caro leitor, a conclusão dessa reflexão.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/05/projeto-nacional-o-dever-da-esperanca_62.html