Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

Jonas 15/04/2021

Contextualização do cenário político nacional
O livro traz um consolidado sobre o que Ciro Gomes pensa sobre o Brasil. O autor afirma que foram mais de uma década de debates e aprendizado nesse Brasil Plural. Como através de uma radiografia fazemos uma viagem pela história política, social, econômica do país. Revisitando grandes pessoas que são citadas e que compõem um grande caldeirão de ideias e propostas.
O objetivo central do livro é debater o que interessa para o Brasil. Seus problemas econômicos, suas raízes, extensões e soluções. Ciro Gomes submete ao leitor uma proposta de Projeto Nacional de desenvolvimento e crescimento despertando no leitor ânimo e vontade de lutar pelo Brasil que vivemos e da qual amamos.
A leitura do livro é totalmente recomendada. Além da atualização, contextualização histórica e uma ampla retrospectiva de informações. Nos permite conferir dados e pesquisas que circulam por todo o mundo ampliando ainda mais nossa pequena compreensão à cerca da política nacional e internacional.

Jadson 27/03/2021

Uma esperança!
A ideia de um projeto nacional, tão pouco valorizada hoje, é habilmente resgatada por Ciro Gomes. Concorde-se com suas interpretação da realidade e com suas propostas ou não, elas estão postas e bem explicadas neste livro. Que o nosso debate político volte a ser das ideias e projetos. Que ultrapassemos logo essa nova idade das trevas. Esse livro nos dá esperança!

Rafadferrari 18/03/2021

Uma aprendizagem
O livros traz vários acontecimentos histórias correlacionados com a história do Brasil e suas consequências, no começo eu achei que parecia muito uma campanha pra 2022, mas tirando isso e muito bom vou usar conhecimentos desse livro pra vida.

( e se tu vai fazer uma prova ou ta na escola e super bom também, vai ser aquele livro que tem o prazer de ler mas vem aprendizagem junto)

Rafaelmmt 07/03/2021

Ciro Gomes é um grande político, um dos que eu mais admiro hoje em dia. Muito bom ver suas ideias resumidas nesse livro (apesar de que vê-lo discursando é muito melhor).

Paulo 16/08/2020

Talvez um pouco utópico.. mas o autor nos leva ao país que queremos.
Uma combinação de passado, presente e futuro que resgata a esperança pelo futuro do Brasil.

Diego.Fidalgo 25/02/2021

Necessário
Precisamos de um Estado necessário. Nem Estado mínimo, nem Estado máximo....leia e entenda um pouco sobre isso. Grande Cirão da Massa.

Arlete.Lety 16/02/2021

Para quem quer o bem para o Brasil
Recomendo a leitura para quem quer o bem para o Brasil e que gosta de gente séria e sábia na política.

Gutierrez.Lellis 17/08/2020

O Dever da Esperança
Mesmo em um momento tão conturbado de nossa história - vivemos praticamente numa distopia -, é preciso não perder a esperança, como o título desta obra de Ciro Gomes deixa claro. E tenho que confessar que ler este livro me devolveu a esperança.
Primeiro, por ver algum político disposto a discutir um projeto claro de país. Não teremos jeito se continuarmos confiando apenas em caudilhos, salvadores da pátria e mitos. Precisamos de ideias. E é um marco simbólico significativo que a discussão dessas idéias aconteça a partir de um livro.
E o autor mostra que o país tem jeito, partindo de dados embasados e num esforço de diálogo bem amplo (ele cita inclusive a Doutrina Social da Igreja Católica).
Apesar de boa parte do livro não ser novidade para quem acompanhou as palestras de Ciro Gomes no último ano, o texto permite uma melhor compreensão do projeto do autor. Recomendo muito a leitura a todos, mesmo aqueles que não concordam com suas ideias.

Cleberson 14/02/2021

Não tenho capacidade para avaliar se as propostas contidas neste livro podem de alguma forma melhorar o país. Mas uma coisa é certa, é o primeiro candidato a alguma coisa que eu vejo produzir um material como este, fundamentado em dados, em bibliografia, em experiências, bem longe daqueles clichês de campanhas que qualquer criança alfabetizada teria capacidade de reproduzir. Para qualquer interessado no país, independente da posição política, recomendo a leitura.

Marco.Baptistini 13/02/2021

Renascimento do trabalhismo
Livro fundamental para entender a social democracia brasileira, e sua vertente histórica mais potente, o trabalhismo. Ciro Gomes apresenta seu projeto de retorno a uma tradição esquecida no Brasil com o advento do neoliberalismo em terras tupiniquins nos anos 80. Faz uma defesa enfática do legado varguista, do trabalhismo e da tradição da social democracia europeia. Alguns dados apresentados são interessantes, como o fato de o Brasil ter sido o país que mais cresceu no mundo entre 1930 e 1980. Faz criticas duras ao marxismo e ao liberalismo por serem internacionalistas, não respeitando a soberania nacional. Faz críticas duras aos tucanos e ao lulo-petismo por aderirem ao consenso neoliberal. A saída de nossa crise está no nacionalismo, na condução econômica estatal, mas sem abolição da propriedade privada, no industrialismo e na ênfase de uma revolução educacional. Ênfase na defesa de uma esquerda que volte a se debruçar nos aspectos econômicos e não somente em pautas identitarias. Defende que a sociedade brasileira é conservadora e tenta amarrar nisso uma defesa de uma respiritualizao da sociedade, que seria a defesa de um norte valorativo da vida ao invés do consumismo desenfreado.

Ranielly.Batista 10/02/2021

Adoraria ver o projeto em prática mas me incomodou um pouco o tipo de escrita panfletária, e algumas vezes reducionista em algumas conclusões. Ainda assim, é válido e fluido.

IgorX96 10/02/2021

É uma boa análise e projeto, mas...
O livro é uma boa análise do Brasil e muitas das soluções apontadas pelo Ciro são válidas e necessárias, como as reformas tributárias para taxar os mais ricos, o desenvolvimento industrial do país e de sua soberania nacional, enfrentando os imperialistas, etc.
Porém, falta força em Ciro, e principalmente no PDT, para ter bases para esse projeto, visto que em seu próprio partido há movimentos fascistas e uma "oposição" que sempre vota com o governo e contra os trabalhadores. Como confiar?
Além disso, Ciro vê a social-democracia europeia como modelo final a se alcançar. Ao meu ver a social-democracia é um ponto de partida para uma sociedade mais justa e sim, socialista.
Ainda assim, como eu disse, é um livro extremamente válido para se debater soluções para o Brasil atual. Recomendo.

jonasamster 28/01/2021

Cumpre o que promete. Impossível ler e não ficar otimista, apesar de tudo.

Jackson 26/01/2021

O dever da esperança
O livro apresenta 3 partes
A primeira trata da história política e econômica dos anos 1930 até a promugação da constituição de 1988.
A segunda parte trata essencialmente do projeto de governo e ideários políticos de Ciro, muito bem elaborado, com muitos dados técnicos que para um leigo em economia pode ser difícil essa parte do livro.
A terceira parte, Ciro discorre sobre o que é esquerda e direta, remontando à França do século XVIII e trazendo aos dias atuais o entendimento contemporâneo dessas classificações.
O livro termina com o discurso emocionante de Ciro, muito bonito, pega no coração.
É um livro razoavelmente fácil de se ler, esclarecedor, enfim... Recomendo muito!

Alisson 10/01/2021

Tratado
É mais que um livro, é um Tratado de Reconciliação Nacional.