Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

Ranielly.Batista 10/02/2021

Adoraria ver o projeto em prática mas me incomodou um pouco o tipo de escrita panfletária, e algumas vezes reducionista em algumas conclusões. Ainda assim, é válido e fluido.

Lucas 22/06/2020

Uma proposta para o país

Não preciso concordar com tudo o que é apontado no livro para reconhecer que se trata de um excelente trabalho de pesquisa e análise da política brasileira. O autor resgata o nosso passado tentando explicar os motivos que nos levaram ao ponto onde estamos hoje (econômica e socialmente).

Após esse diagnóstico, Ciro oferece uma proposta de projeto para país com objetivos claros que englobam as áreas da economia, saúde, educação, segurança e meio ambiente.

Todos os dados e informações apresentadas no livro possuem referências e links que nos permitem aprofundar ainda mais nos assuntos tratados.

A leitura é bastante agradável e existem várias notas de rodapé explicando conceitos mais complexos, caso o leitor julgue necessário. Recomendo muito a leitura.

jonasamster 28/01/2021

Cumpre o que promete. Impossível ler e não ficar otimista, apesar de tudo.

Alisson 10/01/2021

Tratado
É mais que um livro, é um Tratado de Reconciliação Nacional.

LisboaPB 08/01/2021

Ciro aponta algo que devemos colocar em nossas cabeças: a necessidade de termos um governante que nos lidere e represente com um grande projeto nacional de desenvolvimento.

Agora quais as suas características? Ciro apresentará suas opiniões e visões.

Somente um erro grosseiro que vejo é sua visão equivocada sobre o neoliberal. Em boa parte de seu livro suas críticas voltaram para os neoliberais mas suas intenções diziam que as críticas eram para os liberais e não neoliberais.

Me deixou em dúvida e contestação.

As críticas que ele faz sobre o PT são interessantíssimas, digmas de serem ouvidas para refletirmos um pouco mais.

O importante é estarmos unidos para construírmos um país mais justo e digno de orgulho.

Alexandre.Nunes 30/12/2020

Uma solução para o Brasil
Um livro de um político experiente mostrando suas soluções práticas para um país que não sabe o caminho a seguir.

Rodrigo 24/12/2020

Incrível
Se vc não conhece a vida de Ciro, sugiro conhecer antws de ler o livro.
Bem o livro é mais do mesmo, não trás novidade. Parece material de campanha eleitoral. As propostas aqui detalhada são propostas de passados não cumpridas. Não vejo diferença nos dia de hoje.
Faka muito mal de outras administrações e enaltece a sua.
Acho que está pedindo voto.
Recomendo a leitura p/ nível de conhecimento. Mas não trás novudade como disse antes.

aulusferreira 24/02/2024

RIP Projeto Nacional de Desenvolvimento
Definitivamente, o brasileiro não está preparado para assumir um compromisso de nação como as potências mundiais um dia assumiram. Estamos caminhando para nos tornar uma ex-nação, e não há esperança que um dia iremos entender a necessidade de um PND.

O livro? Excelente. Sua aplicabilidade? Improvável.

Marco.Baptistini 13/02/2021

Renascimento do trabalhismo
Livro fundamental para entender a social democracia brasileira, e sua vertente histórica mais potente, o trabalhismo. Ciro Gomes apresenta seu projeto de retorno a uma tradição esquecida no Brasil com o advento do neoliberalismo em terras tupiniquins nos anos 80. Faz uma defesa enfática do legado varguista, do trabalhismo e da tradição da social democracia europeia. Alguns dados apresentados são interessantes, como o fato de o Brasil ter sido o país que mais cresceu no mundo entre 1930 e 1980. Faz criticas duras ao marxismo e ao liberalismo por serem internacionalistas, não respeitando a soberania nacional. Faz críticas duras aos tucanos e ao lulo-petismo por aderirem ao consenso neoliberal. A saída de nossa crise está no nacionalismo, na condução econômica estatal, mas sem abolição da propriedade privada, no industrialismo e na ênfase de uma revolução educacional. Ênfase na defesa de uma esquerda que volte a se debruçar nos aspectos econômicos e não somente em pautas identitarias. Defende que a sociedade brasileira é conservadora e tenta amarrar nisso uma defesa de uma respiritualizao da sociedade, que seria a defesa de um norte valorativo da vida ao invés do consumismo desenfreado.

Pedro Moura 20/12/2020

Esse livro traz um projeto para o país, muito bem traçado, feito por um político que demonstra ter total conhecimento sobre a realidade do país e os rumos que devemos tomar para termos bons resultados futuros.

Eduarda Alves 12/12/2020

Coerente e honesto.
No momento atual que o Brasil se encontra, não podemos nos deixar iludir por promessas falsas e vazias, muito menos por populistas. A política, é necessária a vida de todos, independente de você gostar ou não de debater sobre ela. Não falar sobre política foi justamente o que nos colocou aqui, pois a ignorância de um povo sobre sua história, faz esse mesmo povo repetir os erros cometidos no passado. Nesse livro, Ciro Gomes fala com muita franqueza e segurança sobre os problemas do país, inclusive, me surpreendendo bastante em relação ao vasto conhecimento acerca dos assuntos aqui apresentados. Não generalizando a discussão em torno de dois ou três tópicos, mas fazendo uma análise minuciosa desde os anos de 1930 até os dias atuais. Não economizando em críticas (e autocrítica) a esquerda, ele formula o que chama de "Projeto Nacional" com o intuito de fazer o Brasil voltar a se desenvolver, e como consequência o povo brasileiro se desenvolver em conjunto. Apesar da linguagem mais técnica, o livro no geral é de bom entendimento, o projeto, apresentado por ele, é totalmente plausível e coerente. Sem mais delongas, o livro é muito bom, e desenha muito bem o futuro que nos aguarda caso nós não fizermos nada para acabar com a situação que se encontra hoje. Afinal, não podemos esperar até que seja muito tarde para dar um jeito no país.

Phillipe Luiz 07/12/2020

Desafios e ideias para um País emancipado
Vários pontos interessantes, livro de coragem de expor as ideias para a construção de um país melhor, pois aponta caminhos e estabelece margens que muitas vezes podem incomodar o poder instituído em nosso país.
O mérito do autor é na sua autenticidade e coragem para delimitar os caminhos e apontar as forças que impedem que um projeto de desenvolvimento se estabeleça. É justamente essa autenticidade o que tornará a caminhada para um possível presidenciável ainda mais difícil, mas como o próprio autor indica, não há outro caminho que permita mudar de fato a realidade inexorável a qual encontra a percepção do Brasileiro sobre o Brasil.

Holmes 22/11/2020

Uma boa análise sobre o Brasil
Para entender um pouco mais sobre as características políticas e econômicas do Brasil. Um bom livro.

Lucas 02/11/2020

Fundamental para compreender os desafios do Brasil hoje
Neste livro, Ciro Gomes traça um diagnóstico da conjuntura social, política e econômica do país, levando em consideração, ainda, a conjuntura geopolítica do mundo. Em seguida, de modo bastante concreto, apresenta propostas para que o Brasil supere a crise. Ao fim, faz uma análise do papel desempenhado pela esquerda, propondo uma nova forma de atuação política. Trata-se de uma leitura fundamental para o atual contexto do país, uma vez que o livro oferece uma visão abrangente, pragmática, crítica, e coerente com os problemas atualmente vivenciados.