Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

Jhow 20/11/2021

Um debate necessário
Faz um diagnóstico com referências sobre os problemas do Brasil de maneira imparcial. Discute e propõe soluções para os problemas diagnosticados, nesse caso, adicionando sua opinião particular. Por fim, faz apelo ao leitor para deixar de lado seu viés e manter a esperança num futuro melhor para o país.

Independente de sua identidade política, este livro deve ser lido. É o único político proeminente no espectro político das últimas duas décadas que apresenta um projeto documentado. Eu discordo de parte das soluções, mas identifiquei sinceridade e legítima boa intenção em suas palavras finais.

Caio 31/05/2021

Nesta obra, Ciro consegue criar um flagelo de esperança no coração até do brasileiro mais desiludido.
Ele fundamenta o seu projeto com uma linguagem simples e clara, se tratando de um ótimo exemplo de literatura panfletária, trazendo também informações importantes sobre o funcionamento e o histórico da economia nos últimos 20 anos, apesar de tentar esconder alguns defeitos.
Em geral, é um livro fantástico que coloca até o brasileiro mais cético para pensar e refletir sobre o plano de Ciro.
Em uma nota mais pessoal, esse livro me abriu os olhos e me fez apoiar Ciro, abriu a minha mente em relação ao ?problema? brasileiro.

Lucas.Almeida 27/01/2022

Leitura obrigatória
Obrigatório para qualquer brasileiro minimamente comprometido com o Brasil.

Há décadas vivemos em uma disputa baseada em emoções. Ciro mostra o que nos trouxe a essa crise que parece se fim com dados e reflexões pontuais, além de apresentar um projeto de logo prazo conciso para o Brasil.

Wagner 27/11/2021

Esclarecedor
Para aqueles que se interessam pelo tema da história e do futuro do desenvolvimento no Brasil e também gostariam de entender melhor as ideias do candidato Ciroz este livro caiu como uma ótima leitura.
Claro, como candidato que o autor é no atual momento, é com certo olhar crítico que o leitor deve entrar no conteúdo.

Jorge 26/07/2022

Uma Leitura Necessária
Ciro Gomes é a melhor opção já faz algum tempo, mas segue não sendo merecido pelo povo brasileiro.
Nesse livro ele oferece um tanto de sua colossal inteligência, sua capacidade analítica rara, seu admirável conhecimento do país e esboça suas ideias muito bem fundamentadas. Infelizmente o brasileiro segue preferindo outras coisas...

Narthagman Moreira 12/07/2020

O Dever da Esperança
O autor cumpriu aquilo que propôs em sua obra. Ciro Gomes traz a lume, com uma análise sólida e ampla, o cenário do qual o nosso país se encontra como consequência de inúmeros erros cometidos no passado, bem como apresenta a sua ideia central do Projeto Nacional de Desenvolvimento, do qual esboça com grande autoridade argumentativa os planos para um futuro próspero, democrático e de bem-estar social que o nosso país precisa.

Perpassando por análises econômicas, políticas, sociais e ambientais, o autor chama o povo brasileiro à sua responsabilidade e esperança, do qual é um dever.

Recomendo a leitura!

V_______ 26/07/2020

Há esperanças
Ciro Gomes nos mostra nesse ensaio as soluções possível para começarmos a mudar o Brasil, e sim há soluções, o que falta é uma gestão responsável.
Com o aprendizado tirado do passado, como o crescimento nacional da Era Vargas por exemplo, e outros tantos erros e acertos de governos passados, Ciro Gomes traça projetos futuros para fazer a nação voltar a crescer, com dados concretos, e usando da realidade, ele mostra o que pode ser feito nas principais áreas que movem um país, saúde, educação, segurança, tecnologia, enfim. Seus projetos não só visam uma economia saudável, mas também tem como princípio um bem estar social acima de tudo.
Livro muito bem elaborado, com um assunto mais do que atual, de facílima compreensão até para as pessoas mais leigas em assuntos políticos e econômicos, com várias referências e notas de rodapé o que trazem ainda mais confiabilidade no que nos é dito, ainda mais em tempos em que a mentira é quase que praxe em nossa política atual.

Izabella 19/05/2021

É bom para conhecer as propostas do Ciro para um país melhor. O livro tem muito embasamento histórico, mas isso não torna a leitura difícil, pelo contrário. Não concordo com todas as suas ideias, mas foi ótimo para conhecer mais de alguém que parece não ser "mais do mesmo".
Izabelle Costa 19/05/2021minha estante
Pois é, é importante que os políticos apresentem de forma palatável e pública seus projetos para o Brasil.

Roberto 06/06/2021

Neste livro, Ciro Gomes compartilha seu projeto de Brasil, construído em parceria com diversos intelectuais e depois de anos de debates em universidades, sindicatos e outras instituições do país. O autor, que tem experiência tanto acadêmica quanto política, segue a seguinte metodologia em sua obra: define os problemas nacionais, apresenta um diagnóstico da situação atual e propõe soluções para os problemas tratados.

No balanço histórico que faz do nosso país, Ciro aponta o período entre a década de 1930 até a década de 1980 como um momento de grande crescimento econômico e social, devido às políticas desenvolvimentistas implementadas entre nós. Os anos que compreendem o final da ditadura militar até os dias de hoje, devido a políticas econômicas que fomentam o rentismo e o parasitismo do Estado pelas nossas elites, o Brasil mergulhou em uma profunda crise e perdeu a posição que havia alcançado de oitava economia do mundo.

Dois elementos dessas deletérias políticas, a austeridade fiscal e os altos juros da dívida pública, têm como efeitos perversos a baixa no investimento em serviços públicos, a desindustrialização, a redução dos empregos e o enriquecimento cada vez maior da plutocracia brasileira, proporcional ao empobrecimento da nossa população, dentre outros. Para combater esses problemas, o autor propõe o investimento estatal nos serviços públicos (principalmente na Educação, na Saúde e na Segurança), a coordenação do Estado sobre a Economia, a articulação entre academia, empresários e trabalhadores, a adoção de uma escala progressiva de impostos por meio da qual quem ganhe mais pague mais, dentre outras medidas, inspiradas nos modelos social democratas adotados no Sudeste Asiático, principalmente em Singapura.

Acredito que Ciro Gomes seja hoje o político que apresente o melhor projeto para o Brasil (isso se ele não for o único político entre nós que realmente tenha um projeto de pais). Voto nele desde 2002 (a primeira eleição da qual participei, ainda com 16 anos), falhando apenas em 2006, quando estava no PSOL e votei no partido de cima a baixo. Concordo que hoje o trabalhismo se configure na melhor e mais viável face da esquerda nacional. Ainda assim, algumas ideias apresentadas no texto me incomodam, como a consideração de que Juscelino Kubitschek e os primeiros governos militares pós 1964 estejam na mesma esteira do trabalhismo de Getúlio Vargas e João Goulart. Nesse ponto, concordo com outro trabalhista, Darcy Ribeiro, que apresenta aqueles governos como totalmente opostos ao projeto nacional de Vargas e Jango.

Em alguns momentos o livro soa capitalista demais para mim, que brinco dizendo que sou comunista não praticante, mas, se um dia viermos instaurar o socialismo no pais, melhor que seja sobre o Brasil sonhado e planejado por Ciro Gomes.

Vinicius.Ferreira 12/01/2022

Um livro para todos os brasileiros
Ante a classe política brasileira, ter um presidenciável com um livro publicado é meritório.
O livro traz diversos pontos sobre um plano nacional de Ciro Gomes, alguns bem interessantes, já outros demasiadamente simplórios.
Sugiro ler o livro com o auxílio de outros livros e autores, pois há omissões de alguns aspectos na obra, também há algumas falácias (no entanto, acredito por causa do lapso temporal entre a publicação e minha leitura), além de diversas suposições, porém também há muitos dados concretos e relevantes. Toda a obra demonstra coragem e boa intenção da publicação.
Angélica 14/02/2022minha estante
Comprei e chegou semana passada. Na expectativa

Gutierrez.Lellis 17/08/2020

O Dever da Esperança
Mesmo em um momento tão conturbado de nossa história - vivemos praticamente numa distopia -, é preciso não perder a esperança, como o título desta obra de Ciro Gomes deixa claro. E tenho que confessar que ler este livro me devolveu a esperança.
Primeiro, por ver algum político disposto a discutir um projeto claro de país. Não teremos jeito se continuarmos confiando apenas em caudilhos, salvadores da pátria e mitos. Precisamos de ideias. E é um marco simbólico significativo que a discussão dessas idéias aconteça a partir de um livro.
E o autor mostra que o país tem jeito, partindo de dados embasados e num esforço de diálogo bem amplo (ele cita inclusive a Doutrina Social da Igreja Católica).
Apesar de boa parte do livro não ser novidade para quem acompanhou as palestras de Ciro Gomes no último ano, o texto permite uma melhor compreensão do projeto do autor. Recomendo muito a leitura a todos, mesmo aqueles que não concordam com suas ideias.

Alysson 15/02/2021

Análises profundas escritas de forma que pessoas que não tem muito conhecimento técnico em algumas áreas conseguiriam entender relativamente bem. No livro, o Ciro dá ideias para o Brasil e deixa claro que ele quer um projeto de país, mesmo que ele não esteja na liderança do mesmo.

Satiro 15/01/2022

Digno de ser lido em todos os momentos- ainda mais em 2022
Um livro extremamente pertinente no atual momento em que estamos (criticando a polarização, criticando tanto candidato X quanto Y e procurando instigar a reflexão num momento tão passional na política). Ou seja, ele nos apresenta sua visão histórica sobre o Brasil e o que fazer para OUSARMOS dar o primeiro passo - mas o leitor sempre atento pelo autor ser alguém do meio e que haverá vantagens em aceitarmos o que ele diz sem qualquer criticidade.
Ciro enriquece e traz a luz da razão a uma discussão carente disso, promovendo choque em certos conceitos e nos fazendo concordar, e o mais importante, discordar através de argumentos. Quanto mais lia as páginas, mais sentia nosso estado atual de fundo de poço e as perspectivas (ainda) desanimadoras do que está para vir, porém enxergando também que HÁ MANEIRAS e que será através do debate e da participação popular que chegaremos numa situaçãomelhor, acompanhada semprede esperança... E não por meio de mitos e santos!

Pedro Moura 20/12/2020

Esse livro traz um projeto para o país, muito bem traçado, feito por um político que demonstra ter total conhecimento sobre a realidade do país e os rumos que devemos tomar para termos bons resultados futuros.

Rafadferrari 18/03/2021

Uma aprendizagem
O livros traz vários acontecimentos histórias correlacionados com a história do Brasil e suas consequências, no começo eu achei que parecia muito uma campanha pra 2022, mas tirando isso e muito bom vou usar conhecimentos desse livro pra vida.

( e se tu vai fazer uma prova ou ta na escola e super bom também, vai ser aquele livro que tem o prazer de ler mas vem aprendizagem junto)