Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

Cleberson 14/02/2021

Não tenho capacidade para avaliar se as propostas contidas neste livro podem de alguma forma melhorar o país. Mas uma coisa é certa, é o primeiro candidato a alguma coisa que eu vejo produzir um material como este, fundamentado em dados, em bibliografia, em experiências, bem longe daqueles clichês de campanhas que qualquer criança alfabetizada teria capacidade de reproduzir. Para qualquer interessado no país, independente da posição política, recomendo a leitura.

Lukky 21/06/2022

Uma análise distorcida sobre Brasil, com projeto debativel
Ciro busca realizar um debate sobre o cenário político atual do Brasil, seguindo ao longo dos capítulos uma estrutura bastante clara: diagnóstico -> avaliação -> proposta de resolução.

Dito isso, ele não esconde em momento algum seu posicionamento dentro do espectro político, declarando-se como alguém de centro-esquerda. Isso é fundamental para que o leitor entenda qual o viés de suas críticas e propostas.

Apresentando um claro projeto social-democrata para o país, Ciro argumenta a favor de um estado nacionalista e desenvolvimentista, apresentando, sob o ponto de vista dele, caminhos para colocar esse projeto em prática.

O livro corresponde bem ao que diz respeito a um projeto social-democrata, onde ele argumenta que o trabalhismo(dentro do que é a concepção de trabalhismo para ele) é o caminho para o país, visando a melhoria do padrão de vida da classe trabalhadora, mas sem atacar o capitalismo como sistema. O foco de suas críticas direcionam-se ao neoliberalismo, mas sem atacar sua origem.

Ciro defende a ideia de uma "revolução da burguesia", aos moldes de Getúlio Vargas e Jucelino Kubitschek, não atacando-a diretamente, mas visando a reformar em prol da classe trabalhadora, através de um desenvolvimento industrial baseado no que houve entre 1930-1980 no Brasil.

Ele também faz críticas à esquerda marxista, todavia, de forma extremamente superficial, não fazendo a análise dela de maneira precisa ou estatística, o famoso "anticomunismo barato".

Apesar de analisar superficialmente as correntes de pensamento de esquerda que o contestam, ele faz uma análise mediana sobre a atual crise política brasileira e apresenta um projeto palpável e com valor para o momento atual.

Todavia, suas reformas não mexem na estrutura capitalista, o que afeta fortemente suas reformas no longo prazo, vide exemplos ao redor do mundo.

mbragajr 12/03/2023

Um verdadeiro chamado à nação.
Lúcido e preciso, o texto de Ciro Gomes traz uma virtude surpreendente para quem é acostumado à massificada crítica que lhe recai, como estigma: a linguagem é simples e direta, quase coloquial.

Esse texto fluido e leve supera com galhardia o hercúleo desafio de argumentar sobre assuntos complexos e prementes, fatalmente sequestrados pela paixão política e sua redução simplificadora, sem se deixar perder em divagações ou efeitos retóricos, apesar de conter, aqui e ali, expressões características da marcante oratória do autor.

A batalha discursiva é inglória. Porém, aos que cultivam o distanciamento crítico e mesmo o bom senso, a importância das ideias aqui veiculadas com tal maestria, no mesmo passo em que causam admiração, contrastam com o imperativo ético adotado pelo seu enunciador, de seguir com esperança nesse país em queda livre.

Nessa última proposta - ao menos a um pessimista inveterado como eu - a obra falhou.

Eis o pensamento de um verdadeiro estadista, que o Brasil não terá, porque não mereceu.

Malu 23/08/2021

leitura densa, mas muito importante e completa. as seções acabam se complementado e todos os problemas apresentados recebem ideias de soluções e isso é muito necessário num livro de propostas como esse

Jader Selleri 06/05/2021

De fato, para salvar o país é necessário um projeto. Não vejo nenhum outro candidato que mostre os caminhos a serem seguidos.

Joaquim 26/05/2021

Muito bom!
Leitura essencial para quem quer ficar por dentro do que é necessário fazer para o Brasil avançar.

Edy Marques 13/07/2021

Esperança que O Brasil vai dar certo.
Diante do nosso cenário atual e projetando o amanhã, você já se preocupou como o futuro do seu país? Já parou para pensar como será o Brasil daqui a 20, 30, 40 anos ou mais? Qual será o futuro do povo brasileiro?
Acredito que boa parte dos brasileiros em sã consciência querem ver o Brasil em situação melhor do que temos hoje.
Se você é brasileiro (a), se identifica com esse povo maravilhoso, ama nossas riquezas, cultura miscigenada e com toda a nossa diversidade cultural, e se preocupa com o seu futuro, dos seus filhos, irmãos, parentes, amigos etc., e no geral da sua nação, do seu país, você deveria dar uma chance para a leitura desse livro.
Nesse livro não há culto a pessoa do Ciro, não há personalismo, sebastianismo, messianismo político, o próprio autor não se coloca como salvador da pátria, mas sim um brasileiro preocupado com o seu país, que vêm apresentar suas ideias para a nação. O autor aposta na inteligência do povo brasileiro, para voltar a se unir e pensar e debater nossos problemas e nas soluções para o país dar certo. Esse projeto não é do autor, como ele deixa bem claro no livro, não é um projeto pessoal, mas sim o que mais precisamos para começarmos a mudar mais uma vez a História do nosso país.
Aqui há um projeto de nação, apresentando como chegamos até aqui (nessa precária situação), o que deu errado (apontando esses erros numa crítica sincera e muito bem embasada) e as soluções que devemos adotar que a longo prazo transformará o nosso país.
Você pode ler esse livro e continuar discordando do autor e mantendo sua posição e ideologia política, mas eu penso que a leitura desse livro, no mínimo te dará uma pequena chama de esperança que o nosso Brasil pode dar certo.
As partes em que o autor apresenta as reformas necessárias para fazer o nosso país - que de 1932 a 1982 foi o que mais cresceu no mundo - voltar a crescer, foi a parte que mais me deu uma injeção de esperança.
O Brasil precisa debater projetos de nação e cobrar dos candidatos, na nossa democracia representativa, a apresentação de seus projetos e o que fizeram para mudar tudo isso enquanto tiveram no poder, e não votar em candidato por mero populismo e moralismo de goela, temos que deixar de cristalizar o culto a figura A ou B da política brasileira, que no fundo só pensam em se perpetuarem no poder e nunca fazem as reformas necessárias para o bem da nação. Reconhecer os acertos e apontar os erros. Por essa razão, sempre priorizarei candidatos que tenham projetos para o desenvolvimento nacional do nosso Brasil.
Já com relação a crítica que faço ao livro é que a linguagem acadêmica, apesar de reconhecer o esforço do autor em sintetizar temas que envolvem: Política, Economia, História, Direito, Filosofia, entre outros, dificulta um pouco o entendimento dos argumentos, talvez a quantidade de pessoa que se pretende alcançar só com as ideias contidas nesse livro, prejudique a divulgação dele. Espero que em próximas edições isso seja revisto.
Todavia, aos leitores desse livro, que após a sua leitura se decidirem a militar por um Projeto Nacional de Desenvolvimento, que espalhem essas ideias Brasil à dentro. É necessário o diálogo respeitoso e honesto. É urgente isso, não dá mais para o nosso povo continuar dividido e preso no debate raso e tóxico da política do ódio. Enquanto isso, estão destruindo o nosso país. O povo brasileiro não merece isso, precisamos fortalecer nossa democracia e combater todas as desigualdades e superar nossos problemas.

Hugo.Lousada 26/03/2022

Por detalhes não dei 5 ?
Vou começar do começo. Eu gostava das ideias do Ciro Gomes em meados de 2013/15 e até já votei nele, mas as recentes polêmicas em que ele se envolveu nos últimos anos acabaram fazendo com que eu me desencantasse. Adentrei a partidos mais centrados na parte esquerda do espectro político e abandonei minha semi-idolatria ao Ciro.

Alguns amigos meus acabaram por se filiar ao PDT (atual partido do Ciro) por conta de grandes ícones da política e educação brasileiras como Brizola, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e o próprio Ciro. Nunca deixei de olhar para a parte centro-esquerda do espectro, só havia perdido o interesse que antes eu tinha, mas com essa aproximação de amigos meus à ideologia do PDT e aos grandes pedidos deles pra que lesse esse livro, acabei comprando pra ler.

Curti bastante, pra ser sincero, apesar de não ter botado muita fé antes de começar a ler. É um livro muito bom, realmente. Ciro escreve muito bem, tem ideias muito bem fundamentadas e estudadas, tem realmente um grande e admirável projeto para o Brasil.

À todos que gostam de história e política brasileira, principalmente a pós redemocratização (pós ditadura militar brasileira), eu recomendo demais o livro. Deve ser o livro de cabeceira dos progressistas brasileiros, não tem como ser diferente.

Há em alguns momentos certas generalizações que o Ciro faz, principalmente quanto à filosofia política dos grandes clássicos, mas isso dá pra relevar. É um grande livro pra podermos entender como a política deve progredir no Brasil tendo em vista um crescimento e independência econômica que não tivemos nos últimos 40 anos.

A leitura é leve, com poucas palavras difíceis para o público leigo. Claro que eu não concordo com tudo que diz o autor, mas tudo que ele diz é aproveitável de alguma maneira. Inclusive, há no final do livro um direcionamento aos que possuem indicações ao autor, achei isso extremamente interessante para a montagem de um pensamento político democrático, que é uma constante no pensamento mostrado no livro todo.
carlos odeia calvo 25/06/2022minha estante
Mas você deu 5 meu parceiro de foda. agora se você estiver falando da sua bunda pode me dar sim, estarei a disposição para apreciar esses seus cabelos sedosos e suas 2 entradas. bjos nos testiculos, carlos

Pedro Henrique 31/07/2020

Um projeto de país para o Brasil e os brasileiros.
Um livro super objetivo e de fácil compreensão sobre temas complexos. Nos conta os motivos da crise brasileira, e uma saída para ela. Contém todo o projeto nacional de desenvolvimento desenvolvido pelo Ciro e todos os que contribuíram em debates e conversas com ele durante os últimos 10 anos de andanças pelo país. Super recomendo para quem anda descrente com o Brasil. Um livro que nos enche de esperança que o nosso país vai dar certo!

De Gasperi 04/08/2020

Boa leitura
Ciro deixa claro o seu pensamento e projeto de país, é um bom livro, não é preciso concordar com o todo para apreciá-lo. A mensagem que passa é muito importante: a esperança em dias melhores é um dever construir.

Lucas 02/11/2020

Fundamental para compreender os desafios do Brasil hoje
Neste livro, Ciro Gomes traça um diagnóstico da conjuntura social, política e econômica do país, levando em consideração, ainda, a conjuntura geopolítica do mundo. Em seguida, de modo bastante concreto, apresenta propostas para que o Brasil supere a crise. Ao fim, faz uma análise do papel desempenhado pela esquerda, propondo uma nova forma de atuação política. Trata-se de uma leitura fundamental para o atual contexto do país, uma vez que o livro oferece uma visão abrangente, pragmática, crítica, e coerente com os problemas atualmente vivenciados.

Holmes 22/11/2020

Uma boa análise sobre o Brasil
Para entender um pouco mais sobre as características políticas e econômicas do Brasil. Um bom livro.

Marco.Baptistini 13/02/2021

Renascimento do trabalhismo
Livro fundamental para entender a social democracia brasileira, e sua vertente histórica mais potente, o trabalhismo. Ciro Gomes apresenta seu projeto de retorno a uma tradição esquecida no Brasil com o advento do neoliberalismo em terras tupiniquins nos anos 80. Faz uma defesa enfática do legado varguista, do trabalhismo e da tradição da social democracia europeia. Alguns dados apresentados são interessantes, como o fato de o Brasil ter sido o país que mais cresceu no mundo entre 1930 e 1980. Faz criticas duras ao marxismo e ao liberalismo por serem internacionalistas, não respeitando a soberania nacional. Faz críticas duras aos tucanos e ao lulo-petismo por aderirem ao consenso neoliberal. A saída de nossa crise está no nacionalismo, na condução econômica estatal, mas sem abolição da propriedade privada, no industrialismo e na ênfase de uma revolução educacional. Ênfase na defesa de uma esquerda que volte a se debruçar nos aspectos econômicos e não somente em pautas identitarias. Defende que a sociedade brasileira é conservadora e tenta amarrar nisso uma defesa de uma respiritualizao da sociedade, que seria a defesa de um norte valorativo da vida ao invés do consumismo desenfreado.

ZeusTruqueiro 16/05/2022

Um convite ao debate
Sempre questionei a ausência de um propósito unificador para nosso país. Com a forte influência norte-america, não é difícil ver escritos e falas que afirmam "a influência, o poder, o desenvolvimento dos EUA enquanto Estado-nação, vem a frente de partidos ou de ideologias". E com poucas exceções este dogma segue presente por lá até hoje.
Este livro, escrito por Ciro Gomes, trás a luz um projeto/ideia de desenvolvimento aos moldes e a realidade brasileira, afinal, qualquer projeto de nação por aqui não pode copiar in totum modelos europeus, asiáticos ou norte-americanos, por motivos óbvios de geografia e cultura.
Longe de ser uma verdade, ele se apresenta mais como um apanhado de ideias humildes, no sentido de serem debatidas em sociedade e reformuladas a necessidade. Ambiciosas, mostrando que temos condições e aptidões para nos levar até o objetivo, e esperançosas, quando nos remete a valorização, já perdia em muitos casos, do orgulho de pertencer a este país rico, miscigenado, unido na fala, chamado Brasil.
Para aqueles que se interessam por política, que se interessam por um debate sério sobre planos de desenvolvimento de nosso país e que quer ter fundamentos para levar a cabo um debate mais construtivo, este livro pode ser uma boa pedida.
Estamos em ano eleitoral, este livro me veio na curiosidade de vislumbrar algum projeto de país mais sério, longe de debates rasos e cortinas de fumaça. Espero de verdade que as ideias deste livros possam sair destas páginas e entrarem nos debates eleitorais deste ano e do futuro, nos projetos de governos. Precisamos, enquanto povo brasileiro, retomar nossa autoestima e vislumbrar o país incrível que temos em mãos e nosso potencial vanguardista de influenciar e ditar mundialmente as decisões nos desafios econômicos e ecológicos que nossa realidade mundial nos apresenta.

Jonas 15/04/2021

Contextualização do cenário político nacional
O livro traz um consolidado sobre o que Ciro Gomes pensa sobre o Brasil. O autor afirma que foram mais de uma década de debates e aprendizado nesse Brasil Plural. Como através de uma radiografia fazemos uma viagem pela história política, social, econômica do país. Revisitando grandes pessoas que são citadas e que compõem um grande caldeirão de ideias e propostas.
O objetivo central do livro é debater o que interessa para o Brasil. Seus problemas econômicos, suas raízes, extensões e soluções. Ciro Gomes submete ao leitor uma proposta de Projeto Nacional de desenvolvimento e crescimento despertando no leitor ânimo e vontade de lutar pelo Brasil que vivemos e da qual amamos.
A leitura do livro é totalmente recomendada. Além da atualização, contextualização histórica e uma ampla retrospectiva de informações. Nos permite conferir dados e pesquisas que circulam por todo o mundo ampliando ainda mais nossa pequena compreensão à cerca da política nacional e internacional.