101 Reflexões Que Vão Mudar Sua Forma de Pensar

Resenhas - 101 Reflexões Que Vão Mudar Sua Forma de Pensar

1 | 2 | 3 | 4

Juliene16 07/06/2024

Conexão e hábitos
No começo, confesso que não me senti conectada com o livro, mas aos poucos fui me sentindo inspirada e motivada a mudar minha forma de pensar. Era como se um amigo estivesse me dando conselhos práticos. Os exemplos foram muito bem usados e o livro é bem dividido. Comecei a questionar alguns hábitos que julgava serem inofensivos. Recomendo a leitura, mas leiam com calma.

Fernanda.Calixto 03/06/2024

Um dos melhores livros que já li na vida. Ensinamento para todos os aspectos da nossa vivência. Nos chama para a reflexão o tempo todo. Eu lia uma página e parava para absorver o conteúdo. Incrível.

Carla.Parreira 09/05/2024

101 Reflexões que vão mudar sua forma de pensar (Brianna Wiest). Melhores trechos: "...Felicidade não é apenas a maneira como podemos surpreender os nossos sentidos, mas também a paz de espírito de saber que estamos nos tornando quem queremos e precisamos ser. Isso é o que ganhamos quando buscamos a felicidade da excelência: não realização, mas identidade. Uma noção de identidade que carregamos em todas as esferas da vida... O mundo não é como é, e sim como somos... Ao temermos que a felicidade não durará para sempre, nós a perdemos; e, ao temermos que a dor durará para sempre, nós a criamos... Pegamos emoções passadas e as projetamos em situações atuais de nossa vida. Isso quer dizer que, a menos que resolvamos o que aconteceu no passado, sempre seremos controlados por ele... Ser criativo é tão inerente ao ser humano quanto comer, falar, andar e pensar. Sempre foi um processo que priorizamos naturalmente; nossos ancestrais de algum modo encontraram tempo para registrar as suas imagens e histórias nas paredes das cavernas... Não fomos feitos para sermos existencialmente independentes. Na verdade, classificamos isso como um tipo de transtorno mental. Tudo, até mesmo as nossas tarefas mais rotineiras, só parecem confortáveis se, no final, resultarem em alguma coisa. Mas decidimos maximizar o nosso prazer a qualquer custo. Decidimos privilegiar a individualidade em vez da comunidade e da integridade, e, no processo, descobrimos que, em vez de nossas paixões se transformarem em uma vida espetacular, estamos vazios, estressados, exaustos e perdidos em círculos viciosos mentais, tentando entender por que as coisas não são como parecem. Nada é como pensamos que será. Ninguém reflete sobre a própria vida e diz: 'Sim, foi exatamente assim que pensei que seria.' A questão é não deixar que a realidade se alinhe com as ideias que você tem sobre ela ou manipular essas ideias sobre o incontrolável para sentirmos que as temos sob controle... O objetivo de qualquer coisa não é o que você ganha por tê-la feito, é quem você se tornou depois de passar por aquilo. No fim das contas, é tudo uma questão de crescimento. As coisas ruins fazem você crescer, e as boas também. (E, na realidade, 'ruim' é só o que você aprende ou passa a acreditar que não é 'certo'.) O ponto é: não se trata de quanto você acerta, mas de quanto você melhora, e cada experiência — a boa, a ruim, a terrível, a maravilhosa, a confusa, a bagunçada, a ótima — faz exatamente isso... Se você está enfrentando problemas em seus relacionamentos, é porque passou a associar 'imperfeições' à rejeição. Você acha que, caso se abra por completo e de forma autêntica, inevitavelmente será rejeitado ou dispensado, porque aprendeu desde muito jovem que expressar sentimentos sinceros pode ser perigoso. É provável que você esteja aceitando abertamente os defeitos de outras pessoas, mas não consegue tolerar nenhum dos seus. O que você precisa fazer é tentar se abrir com outras pessoas de uma maneira autêntica (talvez começar com amigos) e ver que não será rejeitado por ser quem é. Depois de desenvolver uma confiança maior em relação aos outros, será cada vez mais fácil criar intimidade... O que você precisa fazer é se abrir para a realidade de que o amor é assustador, especialmente o amor que vale a pena. Não tenha pressa, mas não escolha o caminho mais fácil... Se você está tendo dificuldades em seus relacionamentos é porque está perdendo muito tempo tentando ler mentes, supondo, projetando, prevendo e antecipando resultados em um esforço para se 'proteger' da dor, ou porque você se recusa a abrir mão com medo de nunca mais encontrar alguém. De qualquer modo, você vive mais na sua cabeça do que no seu coração e está deixando a sua vida ser guiada por aquilo que tenta evitar, e não ao que tenta alcançar. Provavelmente, quando você entender que sua ansiedade e seu sentimento de urgência estão em sua mente, vai ser mais bem-sucedido em seus relacionamentos. Você precisa trabalhar para reorientar os seus pensamentos, diferenciar a realidade de seus medos e cercar-se de pessoas confiáveis e atenciosas... O que você precisa fazer é um trabalho mental-emocional muito sério, que envolverá a lembrança de seu trauma passado, e reescrever a sua narrativa do que aconteceu em sua vida. Você precisará se reassociar ao seu sistema de navegação interior e aprender a confiar nele mais do que em seus pensamentos ou ideias... Às vezes, eu me perguntava como conseguimos abrir mão de coisas que estão nos matando quando parece que abrir mão delas nos mataria. Como decidimos entre 'se tiver de ser, será' e 'se você quer, precisa correr atrás'. Acho que nos agarramos com mais força às coisas que não nos são destinadas porque, em algum nível, sabemos que não são nossas de fato. Estamos sempre buscando o amor que não temos. Estamos sempre tentando provar as coisas que não são totalmente autoevidentes. Sabemos que, quando pararmos de pensar, conversar e examinar os detalhes sem parar, isso acabará mesmo. Quando tudo o que restar for uma ideia, agarrar-se a ela é a única maneira de mantê-la. Porque abrir mão tem pouco a ver com dar permissão a alguém para deixar a nossa vida ou declarar que não nos ama mais, ou ir embora para sempre, e tudo a ver com aceitar que essa pessoa já foi. Não sei nada sobre o destino. Mas sei que as coisas que são nossas não exigem que nos agarremos mental e emocionalmente a elas para que permaneçam. Que as melhores coisas nunca são forçadas, nunca são criadas a partir de ultimatos, nunca nos deixam em choque e nos questionando por meses ou anos a fio. Eu sei que você não pode provar o quanto ama pelo quanto sofre com a perda. Que você não prova o seu caráter pelo quanto é capaz de convencer as outras pessoas de que está fazendo a coisa certa. E eu sei que nunca é o amor que o magoa, é o apego à ideia de como ele deveria ser. Sei que nunca seremos capazes de encontrar o amor verdadeiro, a menos que aprendamos a nos desapegar do que ele deveria ser. Eu sei que nunca encontraremos a verdadeira felicidade até que façamos o mesmo. Sei que nada aqui dura, e a ideia de que dura é uma ilusão — no fim, perdemos tudo, tudo o que temos, somos e possuímos. Portanto, a questão não é o que perdemos, mas o que tínhamos. Não pretendemos cumprir metas como tópicos em uma lista; devemos passar por elas e deixá-las passar por nós. Alguns amores nos ensinam o que têm para nos ensinar em um mês. Outros, em uma vida inteira. Nenhum é mais importante do que o outro. As coisas que nos são destinadas são aquelas que nos forçam a parar de buscar uma luz no lado de fora, nos fazendo começar a nos tornar essa luz... As pessoas que mais falam o que você deve ou não deve fazer, que dizem que você está no caminho errado, que opinam sobre coisas que elas não sabem, geralmente estão mais preocupadas em como isso as afeta e como explicarão você para os amigos, primos, irmãs, parentes ou colegas de trabalho... O problema não é o problema, mas como você o encara..."

Legomes 24/04/2024

101 reflexões que vão mudar sua forma de pensar
Esse livro foi o meu império romano da vida. Eu aprendi tanto com ele. Acho que esse livro veio em uma fase muito importante da minha vida que eu realmente precisava ler aquilo e perceber que está tudo bem. Eu vou levar esse livro pra minha vida.

Vinicius39 03/04/2024

Melhor que terapia
Esse livro me surpreendeu! Com uma linguagem leve e direta a autora conseguiu passar muito conhecimento e abrir a minha mente para novas reflexões! Me senti em uma sessão de terapia! O livro é melhor aproveitado quando lido aos poucos, com espaços para reflexão e prática! Super recomendo!

Gabriela3115 10/03/2024

Muito bom! Grifei metade do livro e refleti sobre diversos âmbitos da minha vida.
São 101 capítulos, mas em cada um você vai refletir sobre várias coisas.

Gabriella.Anderson 04/02/2024

Gostei
Achei que foram boas as reflexões para melhor entender como levar a vida de forma mais leve, principalmente quando se trata dos nossos relacionamentos. Ensinamentos que as gente pode levar para as várias fases da vida. Achei válido.

Bruna.Barreto 28/01/2024

Demorei quase um mês lendo o livro, porém, super recomendo. Tem lições que precisam ser expostas ao mundo! ??

Del Oliveira 12/01/2024

101 reflexões que vão mudar sua forma de pensar
Esse foi um livro que adquiri em outubro de 2023 e fazia parte da lista de livros que eu gostaria de ler em 2024. Pois bem, escolhi para ser o primeiro do ano e havia um propósito nessa escolha, queria uma leitura leve e ao mesmo tempo uma leitura que me tirasse da zona de conforto em relação a certos pensamentos e atitudes. O título do livro faz jus ao conteúdo e cumpre o que promete, ou seja, momentos de muita reflexão e conversa interna.
É um livro com muitas possibilidades. Em uma única leitura você não conseguirá assimilar todo conteúdo. Esse é daqueles livros para se ler novamente e em outros momentos da vida, pois, sempre encontraremos mensagens novas.
Adorei a leitura e já está na minha lista de releituras.

ana bee 31/12/2023

TENTA SER UM AUTOAJUDA DESCOLADO/JOVIAL MAS É MAIS DO MESMO
Tá eu fui meio burra e comprei o livro sem ver direito, achei que seriam textos de vários autores diferentes e que fossem tratar de assuntos de forma científica como novas reflexões sobre tempo, espaço, neurotransmissores e afins. acabei com um livro de autoajuda kk heresia da minha parte fazer psicologia e comprar de autoajuda

Andresa Calil 13/11/2023

Boa proposta, mas achei que poderia ser melhor desenvolvido!
O livro é bastante atrativo para aqueles que buscam entender algumas questões pessoais (traumas, medos, etc) e também melhorar e evoluir a cada dia. Como todo livro de autoajuda esse livro trouxe muitas informações novas e interessantes, porém com algumas escolhas que, na minha opinião, prejudicaram um pouco a leitura.

O livro começa sendo muito bem desenvolvido e com informações bem relevantes que me deixaram bastante empolgada. No decorrer da leitura comecei a notar algumas informações repetidas, algumas faladas de formas diferentes e outras vezes faladas do mesmíssimo jeito. A dúvida que fica é se isso foi feito de forma proposital, para fazer com que a informação entre na cabeça do leitor, ou simplesmente pelo fato de ?encher linguiça?? Sinceramente acho que pode ter sido um pouco dos dois.

Outro ponto que também me incomodou foi o fato da escritora ?fantasiar? demais uma coisa que poderia ter sido falada de forma bem objetiva. Muitas vezes eu estava em um ambiente com um pouco mais de barulho, e com tanta informação sendo jogada apenas numa frase tornava-se difícil a compreensão. Tinha que ler e reler pelo menos uma vez pra tentar entender.

Algumas vezes também percebi que as frases eram confusas, do tipo que você começa a ler achando que era uma pergunta, e aí você continua lendo umas 4 ou 5 linhas direto e no final entende que a frase na verdade era uma afirmação.

Outra questão que também não me agradou muito foi que a autora não seguiu uma ordem de assuntos. Acredito que alguns tópicos estejam diretamente relacionados a outros mas ao invés de serem seguidos eles foram alocados de maneira quase que aleatória, na minha opinião.

Seguindo a mesma lógica de tópicos? Alguns títulos que vinham acompanhados de informações e logo em seguida os subtítulos. Senti que algumas vezes os subtítulos não complementavam o título, parecia que a informação não era bem resumida para um subtítulo. Um exemplo: no título ?O que você precisa fazer para?? espera-se que os subtítulos sejam complementados com ?você deve?, ?você pode?, ?você precisa?? A maioria deles realmente estava escrito assim. Mas outros não, como por exemplo o subtítulo desse mesmo tópico: ?você sempre sentirá ansiedade?.

Confesso que muitos tópicos não me impactaram tanto pelo fato de não ter vivenciado mas compreendi a importância de saber a respeito, me permitindo entender quando me deparar com a situação, sendo vivida por mim mesma ou por terceiros.

É claro que não vou desmerecer o livro por algumas informações que não achei bem colocadas. O livro é bom mas esses pontos impediram que a minha leitura fosse fluida e prazerosa, como se normalmente espera.

JackelineRamos 05/11/2023

Fiz umas boas reflexões e marcações nesse livro, mas num contexto geral não acho que vale a pena a leitura...

MUITO repetitivo e nada de novom Nada que em um outro bom livro de auto ajuda você consiga ter.

Paula 04/10/2023

101 reflexões que vão mudar sua forma de pensar
Leia isto se você não sabe o que está fazendo da sua vida?; ?Pequenas coisas que estão afetando a maneira como você se sente em relação ao seu corpo sem você perceber?, a autora apresenta reflexões baseadas em suas experiências, muito comuns às pessoas que estão chegando aos 30 anos.

skuser02844 01/09/2023

101 Reflexões achei enfadonho
Comprei por influência de outros leitores .
No começo gostei bastante da escrita da leitora , porém, do meio para o final ficou bem maçante é cansativo . A autora repete vários dos mesmos termos ao longo dos capítulos, talvez seja proposital para fixação,talvez ?

Alguns capítulos confesso que eu pulei , não achei de grande valia , o que me incomodou também é que os capítulos não seguem uma sequência lógica dos assuntos , cita um tema em um e ao totalmente diferente na sequência .

Por alguns momentos achei que ela teve que ?encher linguiça? pra conseguir cumprir as 101 reflexões .

Em suma , gostei de quatro capítulos e das 101 marque 32 reflexões.

Ellen Rayane 27/08/2023

Estou num momento da minha vida, que os livros de auto conhecimento tem seu valor...
Gostei muito desse, das reflexões que a autora apresenta...
Muito bom!!
Recomendo pra quem está nesse momento da vida.

1 | 2 | 3 | 4