Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Mah 17/12/2023

Difícil definir?
Não tenho palavras que cheguem perto do que senti lendo essa história, retratando as dificuldades de imigrantes na grande depressão, que saíram de suas casas em 1930 em busca de oportunidades, sonhos, igualdade, justiça, amparo e o que encontram muitas vezes é pré conceitos, descaso, abandono, exploração! Sem dúvidas é minha melhor leitura do ano, foi difícil não me emocionar enquanto digeria ou tentava (e tento digerir) tudo o que a Elsa passou?????

Caroline1321 17/12/2023

"Seja corajosa"
PERFEITO!
Um livro sobre coragem, superação, luta pela sobrevivência, amor e família ??
Lindo, triste e emocionante!
Virou meu favorito da autora
Camila.Mendonca 17/12/2023minha estante
Essa semana já pego ele ??

Manu 17/12/2023minha estante
?????

Paola 16/12/2023

Melhor livro do ano
Retratando a realidade de muitos norte-americanos durante as primeiras décadas do século XX, Os quatro ventos acompanha a vida de Elsa, uma moça do interior excluída pela família que busca se sentir importante e amada. É nesse momento de descoberta que ela e Rafe Martinelli se encontram. Como nem tudo são flores, anos depois a crise econômica e climática afligem todo o país, e Elsa é mais uma vez obrigada a escolher entre a comodidade e a luta.
A história é narrada com muita verossimilhança, como se estivéssemos vivendo e sentindo exatamente o que a personagem está passando. Acompanhamos os sentimentos, as angústias e os desejos dela de uma maneira que acaba nos comovendo como indivíduos.
Com certeza é o tipo de livro que nos faz pensar nos próximos e em nós mesmos, já que muitas pessoas ainda passam por realidade semelhante, o que nos faz sair um pouco de dentro da caixa de privilégios.

Racestari 14/12/2023

História
Muita miséria, muita tristeza, e mais um reforço na minha convicção de que os EUA também não aprenderam nada com a história. Baita livro!

Giselle.Cabanez 13/12/2023

Sinto como se tivesse dado um giro de 180°
O início do livro, para mim, foi beeeem arrastado. Cheguei a abandona-lo por um tempo, meses .. quando voltei a leitura, foi outro ritmo.

É como se a autora quisesse mesmo que você sentisse a mudança acontecendo. E gente.. é incrível. É como se a gente fosse acompanhando uma lagarta se transformando em uma borboleta. E o que eu posso dizer é que foi incrível!! ?

Diana 11/12/2023

Do inicio ao fim só sofrimento.
O livro conta a história de uma mãe e seus dois filhos que saem da cidade natal para a cidade grande em busca de uma vida melhor. Mas acabam encontrando exploração, fome e pobreza.

Gosto muito dos livros da autora. São histórias impactantes. E esse não deixa a desejar. É uma história sobre lutar pelo seus direitos. Mas também sobre amor. Lutar pelo amor próprio, lutar pelos filhos, lutar pela família e também lutar por aquela paixão.

O final é devastador.

Leitora520 10/12/2023

Maravilhoso
Novamente Kristin Hannah me encantando e me deixando triste.
Um dos livros com mais sofrimento que eu já li. Fiquei ate o final com uma pontinha de esperança, de que tudo melhorasse. Ninguém merece sofrer tanto neh? Mas Kristin consegue fazer isso. Mesmo com tanto sofrimento e abandono, a leitura consegue ser fluída, mas senti falta de algumas explicações, por exemplo. onde foi parar aquele sem vergonha do Raffe? Como alguém consegue abandonar a família a própria sorte? Como pode existir pessoas que se aproveitam da fome dos outros para ganhar em cima desse sofrimento? É bizarro imaginar que isso aconteceu e acontece todos os dias.
Com certeza uma leitura muito necessária.
Giselle.Cabanez 13/12/2023minha estante
Não senti falta de saber onde estava o Raffe não. Acho que a vontade da autora era justamente essa: fazer ele cair no esquecimento e na insignificância

Nay M. 08/12/2023

Uma história de amor, família, coragem e resiliência
Kristin Hannan tem o poder de me destruir a cada livro que leio dela. E com Os Quatro Ventos não poderia ser diferente.

A história tem como de fundo a Grande Depressão dos EUA, na década de 30. E Elsa, nossa protagonista, junto com seus filhos e os sogros, residem no Texas em uma cidade pequena, onde a seca, a fome e as tempestades de areia farão com que os seus habitantes deixem suas terras em busca de algo melhor.

É uma leitura um pouco densa, mas a escrita da Hannan consegue trazer um pouco de leveza, por piores que sejam as situações. Não foi fácil ler algumas passagens e chorei em grande parte da leitura, mas ainda assim consegui ver um pequena luz ao fim de tudo.

Os Quatro Ventos trata de família, aquela que nós escolhemos ao longo do caminho. Trata de amor de mãe, uma das forças mais poderosas que existe no mundo. Capaz de mover céus e terras para proteger e cuidar dos seus. Trata de coragem, aquela que nos faz deixar tudo que conhecemos desde sempre para trás, em busca de sobreviver. Trata de resiliência, o poder de não sucumbir a tormentas, de seguir em frente mesmo já não encontrando forças.

O final desse livro me despedaçou em mil pedaços. Elsa é uma mulher incrível, com uma força invejável. E apesar de tudo ela encontrou a paz que merecia. Com certeza esse é um favorito da vida.

oiamanda 05/12/2023

Impactante, triste e profundo.
Termino essa leitura aos prantos, como fiquei em boa parte do livro. A leitura é envolvente e você anseia por saber o que virá a seguir e quando as coisas vão melhorar para Elsa, nossa protagonista, mas nunca melhora.

O livro se passa na perspectiva de Elsa, uma mulher que nunca conhecera o amor, nem o amor da família, nem o amor próprio. De repente sua vida toma um rumo diferente quando, numa atitude descuidada (ou seria corajosa) encontra Rafe e tudo muda.

A trama se desenrola no cenário da Grande Depressão nos EUA, da seca e do estado deplorável que as pessoas se encontravam diante desses desastres e do descaso do Governo para com suas necessidades.

Vale muito a pena a leitura, mas já separa o lencinho e um copo de água pra repor a hidratação. O choro é livre!

Simone 03/12/2023

Que livro intenso!!!
Estou completamente apaixonada pela autora, que escrita incrível, você se vê na pele dos personagens, sente suas angústias, seus medos, suas pequenas vitórias.
Muito carinho e entrega na escrita que é impossível não se emocionar.

Um livro que mostra que apesar da dificuldade, sempre devemos agradecer mesmo que pelo pouco que temos, e jamais perder a fé.

"Coragem é o medo que a gente ignora!"

Manu 03/12/2023

Os quatro ventos
Estou completamente arrasada, como pode um livro ser tão incrível e tão triste ao mesmo tempo.
Não conseguia parar de ler, apenas torcia para que Elsa e os filhos encontrassem alguma luz na escuridão, nunca torci tanto para personagens conseguirem algo ??
Achei a escrita maravilhosa, gostei bastante dessa autora. Recomendo muito a leitura, traz lições de vida valiosas, mas prepare um lencinho...

Princesa_enrolada 30/11/2023

Um livro que fala sobre perseverança e que necessita dela
Confesso que demorei pra engatar na leitura de ?Os Quatro Ventos?. A primeira metade do livro, pra mim, foi enfadonha e não causou nenhum tipo de reconhecimento. Mas, por teimosia ou outra coisa, decidi perseverar na leitura e foi uma decisão mais que acertada. Esse livro fala sobre muitas nuances da vida humana, mas com certeza acerta muito em transmitir como o amor anda colado com o sentimento de esperança e coragem. A vida é feita de escolhas diárias, em certos dias até mesmo escolhas a cada minuto. Nem sempre sabemos de nossas escolhas são as mais acertadas e ficamos angustiados por ter que escolher sem saber o que o futuro nos reserva. Mas o que podemos saber e no que podemos nos agarrar é que ?Já passamos por tempos difíceis antes e sobrevivemos. A história tem nos mostrado a força e a durabilidade do espírito humano. No fim, é nosso idealismo e nossa coragem, nosso comprometimento uns com os outros - algo que temos em comum - que vão nos salvar.? Esse foi o maior ensinamento que esse livro me proporcionou: não importa pelo que você está lutando, você sobreviverá; então, lute pelas suas escolhas e pelos seus sonhos, não deixe ninguém te falar que é fraca ou que seus sonhos não são os certos, essas são lutas que vale a pena travar.

Bruna Gomes 29/11/2023

Dust bowl x amor materno
Nos piores momentos sabemos quem realmente está ao nosso lado!
Eu amei tanto esse livro por diversos motivos:
1) É didático em mostrar como o povo atingido pelas tempestades de areia, na década de 30, foram tratados pelo governo, empresários, e os próprios cidadãos;
2) Mostrou quão inabalável é amor da mãe por seus filhos, em tudo que a protagonista teve que se sujeitar pra manter ela e os filhos vivos;
3) Mostrou a luta de um povo que perdeu tudo e lutar pela sobrevivência era a única opção;
4) Que não adianta sonhar se não agir
Emilia.Reis 29/11/2023minha estante
agora quero ler

Pry 28/11/2023

Que livro forte, poderoso e emocionante, tenho certeza que Elsa ficará na minha memória por muito tempo.