Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

-Koraline 22/09/2022

#ClubedoGeefe - Leitura Conjunta
Confesso que esperava desse livro tudo o que ele entregou no começo. As partes 1 e 2 da história são simplesmente maravilhosas, a carga emocional que elas transmitem é muito forte, e é impossível não simpatizar com Elsa logo de cara, mas depois da terceira parte tive a sensação de que a história de perdeu, além da natrativa ter ficado um tanto repetitiva, e o final ficou longe de ser satisfatório. Enfim, é um livro ok, mas que tirou que eu tinha de ler outras obras da autora.
Ana Luíza Fonseca Santana 20/11/2022minha estante
Esta história reveja muito da realidade de hoje em nosso, país. Muitos povos que migram para o nosso país em busca de uma vida melhor, outro que saem da seca do nordeste pra tentar uma vida melhor na Grande Metrópole.
Abordagem sobre o preconceito com os imigrantes, o bullying familiar, o álcool e como as vezes você liga o botão do automático que não quer enxergar a realidade.

Ana Luíza Fonseca Santana 27/11/2022minha estante
Achei bem interessante as primeiras partes da história, após isso achei que a leitura não fluiu e ainda ficou meio repetitiva.

Debs @DeboraMaryn 11/01/2023minha estante
Olá, concordo com sua perspectiva apesar de ter gostado bastante do livro. Porém, como já li outros livros da autora gostaria de dizer que talvez você goste mais de O Rouxinol.

Ana Luíza Fonseca Santana 18/01/2023minha estante
Vou colocar em minha lista @DeboraMaryn

Aione 06/06/2022

Os Quatro Ventos, mais recente lançamento de Kristin Hannah, foi o livro de ficção mais vendido nos EUA em 2021. Vencedor do Goodreads Choice Awards como melhor romance do ano, foi publicado no Brasil em 2022 pela Arqueiro, com tradução de Claudio Carina.

Após uma doença na adolescência, Elsa cresceu ouvindo dos pais que era frágil e desinteressante. Carente de atenção e afeto, engravida aos 25 anos, já considerada “solteirona”. Para não envergonhar a família, seus pais a expulsam de casa, forçando-a a viver com a família do homem que a engravidou. Treze anos depois, casada e mãe de dois filhos, as dificuldades são outras: a seca nas Grandes Planícies e as consequências da Grande Depressão ameaçam, sobretudo, a sobrevivência das famílias de agricultores que dependem da terra para se sustentar.

Em terceira pessoa, a narrativa se dá principalmente pela perspectiva de Elsa, mas assume a visão de Loreda, sua filha, em alguns capítulos. Como em praticamente todos os romances de Kristin Hannah, Os Quatro Ventos aborda a maternidade como um de seus temas centrais, e desenvolve com veracidade e sensibilidade a complexa relação entre as personagens. Por isso, a alternância narrativa é importante não apenas para demonstrar os pontos de vista de cada uma, mas para haver certa divisão de protagonismo que se torna muito importante no final da trama, em nível de significado e construção de personagens: uma dá sentido à existência da outra. Acima de tudo, há realidade nos sentimentos expostos, o que faz desse mais um romance doloroso da autora, sendo um dos que mais sofri ao longo da leitura.

“Vejo o mundo, ao menos em parte, pelos olhos dela. A história dela — que é a história de uma época e de uma terra, e da indomável vontade de um povo — é a minha história: duas vidas entrelaçadas.”
página 379

Porém, para além das questões individuais, Kristin Hannah desenvolve com habilidade o contexto de Os Quatro Ventos, que impacta diretamente na trajetória das personagens. Em sua nota, a autora informa que se baseou em fatos históricos diversos do período abordado, mas sem necessariamente seguir a cronologia real, para desenvolver o caráter ficcional da trama. Apesar disso, Elsa é um símbolo, uma representação de tantas figuras reais que viveram à época — e que continuam existindo, de certa maneira. Com esmero, Kristin Hannah demonstra o período de miséria enfrentado em consequência dos problemas econômicos e ambientais do país, elevando o sofrimento da protagonista a outro patamar. E foi justamente quando a autora inseriu o panorama sócio-político que Os Quatro Ventos de fato me ganhou: não fosse o caso, o livro traria apenas uma perspectiva individual de resiliência e resistência que, embora válida, não reflete a realidade como um todo — e correria o risco de romantizar essa trajetória.

Boa parte das dificuldades sofridas por Elsa e outros como ela se dá em decorrência da dinâmica de classes dentro do sistema capitalista e pela falta de políticas de subsistência à população vulnerável. Quando a autora chama a atenção para a exploração da classe trabalhadora, demonstra que sua protagonista não é um caso isolado, mas uma representação de um problema que persiste até hoje sobretudo em países com maior desigualdade social, e que muito do que Elsa passa nem ao menos deveria existir. Ao demonstrar os sofrimentos e injustiças a que ela é submetida, Kristin Hannah cria um vínculo de empatia com o leitor, facilitando a compreensão de uma realidade tão facilmente ignorada. Gostei, também, de como a autora aborda com pés no chão as dificuldades de combate ao sistema: é muito difícil organizar uma população oprimida quando ela é tão miserável e dependente de quem a oprime.

Até boa parte da leitura, duvidei que Os Quatro Ventos de fato me conquistaria: o sofrimento das personagens, e que torna a leitura muito dolorosa, parecia arbitrário e eu odiaria encontrar na leitura apenas uma mensagem de superação. Contudo, quando Kristin Hannah chama a atenção para a discussão sócio-política, tudo ganhou um novo sentido. E, não bastassem as emoções e temas complexos desenvolvidos com esmero, os cenários e situações são descritos com tanta precisão que é quase impossível não sentir as variações de temperatura ou a sensação de areia impregnada na pele. Ao final, unindo as esferas individual e coletiva da obra, o romance se transformou em um dos meus favoritos da autora e um dos livros mais potentes e impactantes que li esse ano.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/06/06/video-resenha-os-quatro-ventos-kristin-hannah/

Juliana Rodrigues 26/04/2022

"Já passamos por tempos difíceis antes e sobrevivemos, até prosperamos. A história tem nos mostrado a força e a durabilidade do espírito humano. No fim, é nosso idealismo e nossa coragem, nosso comprometimento uns com os outros ? algo que todos temos em comum ? que vão nos salvar."

É impossível descrever uma história tão magnífica em poucas palavras. Então acho que quero apenas deixar registrado aqui minha admiração por essa autora incrível, que sempre vira meu coração do avesso com suas histórias profundas e apaixonantes.

Acho que não importa a temática, circunstância ou momento histórico que a Kristin faça referência, sempre conseguimos perceber tanto cuidado, carinho e entrega na sua escrita que é impossível não se emocionar.

Grandes lições.
Grandes histórias.
Grandes reflexões.

Se pudesse resumir o livro em algumas palavras:
Resiliência, coragem, força e amor.

Espero que todos tenham a oportunidade de conhecer as histórias da Kristin algum dia.

"Coragem é o medo que a gente ignora!"
Katia C. Menezes 26/04/2022minha estante

Juliana Rodrigues 31/05/2022minha estante
É maravilhoso, Claudia!

Recomendo muito ??

Claudia.Correia 18/06/2022minha estante
Já vou incluir na minha. Obrigada

Edna 24/07/2022minha estante
Maravilhoso!!!

Fabi | @ps.leitura 14/03/2022

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Amor, heroísmo e esperança durante a Grande Depressão. E é com bastante intensidade que Kristin Hannah descreve todos acontecimentos em Os Quatros Ventos, seu novo lançamento publicado pela Editora Arqueiro.

Após a Grande Guerra, uma nova era de abundância começa a surgir no horizonte, mas para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro para sombrio e incerto. Até que em uma noite ela conhece Rafe Martinelli e sua vida toma um novo rumo.

Treze anos depois, o mundo está diferente: milhões de pessoas estão desempregadas devido à Grande Depressão e a à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando uma intensa tempestade de areia. A cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência.

Em um momento incerto e perigoso, Elsa precisa fazer uma escolha: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família. Qual seria a melhor decisão neste momento?

Acho que já perdi as contas de quantas vezes falei que Kristin Hannah é uma autora maravilhosa, né? E não tem como não elogiar suas obras, afinal, ela sabe escrever perfeitamente bem e tocar profundamente o coração do leitor. E claro que com Os Quatro Ventos ela soube deixar a carga emocional ainda mais intensa.

Um outro aspecto que gosto muito em sua escrita, é a forma como ela aborda assuntos importantes da época, como o caso da Grande Depressão, e nos faz vivenciar cada momento como se realmente estivéssemos em 1921. A forma como narra os acontecimentos, mostrando o ponto de vista da personagem principal, mas também de outros, deixa tudo ainda mais envolvente e marcante.

Do começo ao final do livro, me coloquei no lugar da Elsa. Senti sua dor, seu sofrimento, a luta para conseguir sobreviver aos tempos difíceis, mas também vi uma guerreira. Uma personagem extremamente forte, empoderada e que nunca perdeu a esperança.

Consequentemente, por conta de toda a sua resiliência, me conectei com a personagem e com a trama. Criei empatia por toda a sua jornada e em como ela nunca deixou de acreditar que dias melhores estavam por vi. Sua força é algo inimaginável! Confesso que em seu lugar, não saberia muito bem em como lidar com toda a situação.

É claro que além da Elsa, personagens secundários também ganharam vida e a sua importância na história. Amei demais conhecer um pouco mais sobre eles e a jornada contra esses tempos difíceis não teria sido a mesma sem eles. Isso é outro ponto que eu amo nas histórias da autora: ela sabe como desenvolver todos os personagens.

Esse lançamento da Kristin Hannah, sem dúvidas, é para ler com um lencinho ao lado. É aquela obra que vai causar um aperto no coração desde o primeiro capítulo, mas vai te fazer enxergar um mundo diferente, um mundo muito além do que imaginamos. Uma história que mostra a força do espírito humano para sobreviver à adversidade, vista pelos olhos de uma mulher cujo sacrifício e coragem representam toda uma geração.

site: https://www.psamoleitura.com/2022/03/resenha-os-quatro-ventos-kristin-hannah.html
day 22/03/2022minha estante
Perfeita sua resenha

Fabi | @ps.leitura 31/03/2022minha estante
Obrigadaaa

Shirley.Santiago 01/04/2022minha estante
To doida pra ler

Viviane.Sahade 01/05/2022minha estante
Nao gostei!!! Narrativa cansativa e repetitiva. O livro tinha tudo para ser bom mas a autora exagera no sofrimento dos personagens. Não gostei.

Lucas Whitethorn 29/11/2022

O livro mais triste que li esse ano!
Esse foi o primeiro livro que li da Kristin Hannah é já fiquei apaixonado pela escrita, quero muito ler outros livros dela.

Eu demorei para acabar esse livro, não por ser um livro chato mas sim porque é muito triste. A história se passa durante a Grande Depressão é muito emocionante ver as situações difíceis que essa família vive.

A Elsa é muito forte, guerreira que faz tudo pelos seus filhos. A filha é chatinha no início mas ao longo do livro ela vai tendo uma evolução legal. O filho é um fofo que da vontade de proteger de toda coisa ruim.

E o livro traz umas reflexões interessante sobre desigualdade social, desemprego, entre outras coisas que apesar de a história se passar em entre 1934-1936 ainda é muito atual.
Leh150 29/11/2022minha estante
Sim , que venha outras leituras delas ??

Lucas Whitethorn 29/11/2022minha estante
Precisamos ler outros dela para sofrer? pq dizem que os livros dela são todos triste

beth v. 30/01/2024

História envolvente, com bons personagens e bom retrato da imigração da época. Faz pensar nas dificuldades que tantas famílias passaram para sobreviver em um passado não tão distante.

Marcia 31/10/2023

Minhas impressões sobre o livro
Nesse livro vamos "viajar" para o Texas de 1921, depois da Grande Guerra quando ha muita esperança, as pessoas estão animadas, ha certa fartura e as coisas parecem prosperar.
No decorrer da leitura as coisas vão se complicando e viveremos junto com a protagonista, Elsa, e sua família a árdua luta pela sobrevivência pois os USA vão sofrer com a Grande Depressão e para complicar mais enfrentarão o Dust Bowl do Texas. Muitos terão que sair do Texas e buscar uma nova vida, mas serão migrantes que sofrerão uma discriminação terrível e muitas dificuldades.
Um livro que fala de coragem, amor, determinação, preconceito, politica, luta de classes, luta pela sobrevivência.
Também fala sobre resignação e o questionamento: até que ponto??
Me emocionei em vários trechos. Leitura fluída e importante.
Recomendo a todos. Gostei muito.
Valeu!!!

CammisFiggueiredo 24/02/2024

A única parte que gostei do livro todo, foi o contexto histórico. Quem me conhece sabe que amo essa parte nos livros, ter uma visão melhor do que aconteceu e de como as pessoas se sentiram enquanto viviam um marco histórico é a emoção do livro pra mim.
Em relação a leitura, no geral eu achei bem chata. Não me apeguei aos personagens, pra não dizer que não gostei de ninguém, gostei apenas do filho mais novo da Elsa, que era a melhor criança do mundo. De resto... Leiam e tirem suas próprias conclusões.
Monaliza.Moraes 24/02/2024minha estante
Olha ela q famosa

Diana Araújo 16/04/2024

Dias melhores que não vieram | @eraumaveznumlivro
Quando a gente acha que as coisas não tem como piorar, não se iluda, elas podem. Viver uma crise é experienciar de fato a Lei de Murphy. Essa sensação que tive lendo “Os Quatro Ventos” me lembrou muito da pandemia, quando tava naquela fase crescente em que cada dia a gente acordava com notícias piores e o mundo ainda mais preocupante.

Eu não tinha dimensão do que tinha sido a Grande Depressão, momento em que se passa a história de Elsa. A escrita de Kristin Hannah é bem imersiva e foi doloroso ler tudo o que essa família passou, as situações as quais tiveram que se submeter, as inúmeras violências, a descrição da fome, a sensação sufocante das tempestades de areia, a sede… e imaginar que tudo isso aconteceu de verdade é surreal.

Um dos destaques daqui são as personagens mulheres, que são fortes, admiráveis, sustentam a família, e não só financeiramente, em meio às piores adversidades e ainda movem os outros personagens.

É uma história bem triste, que vai ficando cada vez mais, a gente se envolve com os personagens, mas quando você começa a ter um pouquinho de esperança, a história acaba. Isso me deixou um pouco com a sensação de que foi um livro um pouco arrastado. As situações acontecem, mas como tudo só vai de mal a pior, acho que me deixei levar também pela esperança eterna que a protagonista tem e tenta passar pros filhos de que dias melhores logo chegarão, então fiquei ansiando por isso também.

O epílogo mostra como os personagens ficaram anos depois. Mas queria ver mais sobre a revolução em si, quando as coisas começam a mudar para os trabalhadores, a luta de classes, e Elsa tendo finalmente alguma felicidade e o amor que ela merece.
Luh 16/04/2024minha estante
Essa leitura, é um sofrimento atràs do outro ?

Bruna 16/04/2024minha estante
É tragédia atrás de tragédia. E o final feliz fica pra Loreda ?

Thauany 16/09/2022

De chorar
Como é difícil ler ficção histórica? Muito se sabe sobre a seca, sobre a grande depressão e sobre como milhares de pessoas no mundo vivem em situação de miséria, porém enquanto estas situações não acontecem com a gente, não percebemos o quando devemos ser gratos pelas pequenas bençãos da nossa vida.
Na história acompanhamentos um romance de formação onde a protagonista Elsa passa por várias provações até encontrar sua voz e coragem, tendo pouquíssimos momentos felizes durante a vida, por esse motivo a história me fez refletir na nossa cultura atual de imediatismo e desistência, na auto cobrança extrema por melhorar de vida, melhorar características e momentos e não entendemos que existem coisas que só serão aprendidas com o tempo e que infelizmente a vida não é justa e muita coisa ruim está acontecendo no mundo a fora. O planeta sempre esteve em meio a tragédias, crises e catástrofes mas a falta de empatia, de entender a situação de um semelhante sempre existiu, o egoísmo sempre prevaleceu.
Esta história é ótima para se falar em tempos de eleição, lembrar os amiguinhos que não entendem sobre como auxílios aos mais necessitados são fundamentais, que nem todos tem as mesmas oportunidades, criação e ferramentas para chegar ao sucesso.
E por fim, preciso exaltar a escrita da autora, ela nos faz sentir a garganta seca ao ler as descrições das tempestades de areia, o nosso coração se quebra quando ela descreve a falta de autoestima da Elsa, temos raiva do comportamento da Loreda, mas ao mesmo tempo, foi desenvolvida uma personagem real de 13 anos que comete burrada e faz besteira mas que se baseia no exemplo assim como os adolescentes desta idade agem na vida real. Amei que a autora não resgatou o Rafe tardiamente na história, e que a partir do momento que ele sai de cena não tem direto a reparações.
Sobre o final, eu queria muito um ?viveram felizes para sempre? mas agora sei que o que tivemos foi totalmente condizente com a narrativa, demorei um pouquinho para aceitar mas concordei com a escolha da autora e após esta conclusão eu amei o epílogo, ou seja, acabou da maneira que deveria ser.

Caroline1321 17/12/2023

"Seja corajosa"
PERFEITO!
Um livro sobre coragem, superação, luta pela sobrevivência, amor e família ??
Lindo, triste e emocionante!
Virou meu favorito da autora
Camila.Mendonca 17/12/2023minha estante
Essa semana já pego ele ??

Manu 17/12/2023minha estante
?????

Maria4735 20/02/2024

Amor, luta e trabalho.
Kristin Hannah é uma autora que sabe abordar fatos históricos de uma forma envolvente e que nos transporta para a época abordada, além de nos apresentar a personagens femininas fortes e cativantes. Mas assim como em "O Rouxinol" as diferenças gritantes de personalidade das duas protagonistas, assim como seus dilemas, acabam quase que por fazer você "escolher um lado" o que acaba atravancando um pouco a leitura em certos pontos, principalmente nas duas partea finais do livro.
Apesar disso, o restante é bem fluído, e o livro como um todo nos faz refletir sobre amor, família, coragem e sobre o que fazemos para continuar vivos e por aqueles que amamos. Super recomendo para aqueles que gostem de ficções históricas fortes.

kaka 29/04/2022

Resenha de Os Quatro Ventos. Kristin Hannah
Começo essa minha humilde resenha, falando que esse livro é para poucos....É um livro para quem tem um alcance maior em literatura.... Uma compreensão mais apurada de escritas profundas e densas.
Porque falo isso? Pois a história, se passa numa fase do Estados Unidos muito difícil. Fase de seca no Texas, a desvalorização da bolsa e a recessão por volta de 1920... 30...
O sofrimento o qual é escrito pela autora é de dura realidade e de como, essa comunidade texana teve que lutar com unhas e dentes por sua terra, para não morrer de fome ,e para que seus familiares sobrevivessem...
A autora deixa claro que se aprofundou muito na história, ela escreveu com propriedade de conhecimento da causa.
O mais tocante foi a personagem fictícia que ela criou, para nos apresentar essa história de luta dor e sofrimento.
Elsa Martinelli era uma mulher de fibra, taxada pela familia como uma insignificante. O que na verdade ao longo de toda narrativa você não verá. Você verá uma mulher de fibra, que ama sua terra, sua familia e seus filhos a cima de qualquer coisa.
Ela é capaz de sacrificar a própria vida seus, conceitos, para que esses filhos possam ter um dia um futuro digno.
Por vezes tive que respirar e parar para pensar se eu teria essa garra. Porque ao longo da história para sobreviver, ela teve que deixar sua terra e migrar para outra... A tão sonhada Califórnia... Como narrava no livro a terra onde tudo era farto... Do pao ao mel... O sonho americano.
Mais a autora deixa bem claro o quanto estes imigrantes, sofreram e que a realidade californiana era outra...
Kristin foi muito feliz em nos mostrar personagens além de Elsa, foi afortunada de criar uma coadjuvante de peso. A filha de Elsa... Loreda, tão ou mais forte e de fibra quanto a mãe. Uma guerreira.
Pontuo, para finalizar a minha rsenha, o seguinte. Que para narrar a batalha do enfrentamento, de fome, frio... A autora escolheu personagens femininos... Mostrando e valorizando a força que uma mulher pode ter numa década onde o imperialismo masculino era muito maior.
Parabéns pela escrita e dedicação Kristin Hannah. Por nos apresentar uma parte, a mim desconhecida da história dos Estados Unidos.
Resenhado por Karina.

gabihott 21/05/2022

Um dos melhores livros que já li na VIDA!
Falar que Kristin Hannah é perfeita é até pleonasmo porque olha, sem palavras pra essa mulher!!!
Esse livro é apenas mais uma das obras primas dela. E que livro!!!
História de muito sofrimento mas tambem regada a um amor sem igual. Uma protagonista forte, singular, resiliente, resistente. Eu me emocionei demais com essa história e com a força de Elsie. Jamais vou esquecer esse livro!
Recomendo MUITO!
Simone 22/05/2022minha estante
To louca pra comprar esse livro

gabihott 22/05/2022minha estante
Compre porque ele é perfeito!!!

Juliana Rodrigues 31/05/2022minha estante