Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Amani.Cruz 07/06/2022

Todos me avisaram
Quem já tinha lido esse livro me avisou que eu me emocionaria.
Dito e feito.
Eu em particular me identifiquei com parte da história. A parte da relação entre mãe e filha e nas últimas folhas me vi em lágrimas e refletindo sobre coisas não ditas e que posteriormente eu posso me arrepender por ter guardado pra mim.
A história é impactante e ensina sobre força de vontade, sonhos e busca por uma vida melhor.
Eu queria que todos passassem por essa leitura e aprendessem algo sobre a vida.
Vivi 08/06/2022minha estante

Priscila 08/06/2022

O amor
... Amor é o que permanece quando tudo o mais acabou... Amor. Na melhor das ocasiões é um sonho. Na pior, uma salvação... Estarei em prantos para sempre

Amanda.Monteiro 27/02/2023

Livro sofrido, mas compensa a leitura
Ler essa ficção histórica misturada com romance de formação me fez descobrir um pouco sobre essa parte da história norte-americana que nunca tinha ouvido falar: a seca durante a Grande Depressão (ou Dust Bowl, como chamam).

Toda a população que migrava fugindo da seca que devastou o sudoeste do país na década de 30, passou por muitas situações insalubres, sendo maltratados e explorados nas diversas plantações da costa oeste do país. Mas apesar de tudo, a grande estrela e força de toda a trama do livro é Elsa, essa mãe incrível que tenta a qualquer custo defender e buscar uma melhor vida para os seus filhos, mesmo com todas as dificuldades.

Elsa é um personagem que, sinceramente, dá vontade de proteger a qualquer custo. Acompanhar o crescimento da personagem foi fantástico e vê-la chegar em uma posição de empoderamento e protagonismo feminino foi melhor ainda.

No geral, "Os quatro ventos" é um livro cheio de personagens fortes, é uma história de luta, resiliência e amor. É perceptível a ligação dos personagens com a natureza e é incrível também perceber que ao mesmo tempo que a natureza pode ser magnífica ao dar o que comer nos dias de colheita, é a mesma que pode ser cruel ao levar tudo embora durante os longos dias de seca.

Dane.Benevides 08/06/2022

Difícil superar
Livro incrível, a história vai ficas dias martelando na minha cabeça.
A escrita é incrível não tem como n se sentir vivendo tudo.

Samyra16 28/08/2022

Que livro!!!!
Gente que tempo difícil para Elza
Como passar por tudo isso é ainda sorrir
Sei que pode e acontece nos dias de hoje mas como passar por isso?

Naty Alves 29/06/2023

Destemida
Real, e dolorosamente lindo como a vida, li partes em voz alta para minha mãe, e conversamos, como se Elsa Martinelli fosse alguém que conhecíamos, e eu chorei, e me comovi pelos atos de fé e esperança.

Os quatro ventos é sobre.. tanta coisa, laços famíliares, amadurecimento, coragem, abandono parental, relações entre pais e filhos, mães e filhos, e a delicada complexidade dos laços. É a respeito da fúria da natureza seja no período de árdua seca, seja nos períodos de chuva que levam tudo embora, que é implacável. É um relato ficcional de fatos históricos devastadores a seca nos Estados Unidos, a quebra da bolsa, mas também a respeito da pobreza, a fome, o desemprego, a falta de moradia, problemas que infelizmente não estão no passado.

A luta de mulheres que se sacrificam todos os dias para criar seus filhos e netos, como muitas de nossas avós que estiveram nas lavoura, nas plantacões de algodão, trigo, café, ou as da cidade com suas famílias inteiras, filhos esposos em tendas, em lugares sem saneamento, ou sem condições de se aquecer no inverno.

Os quatro ventos fala sobre o racismo, e o preconceito pelos migrantes, por quem vem do interior em busca de um futuro melhor, sonhos destroçados, e amizade, amor, atos desperados, recomeços, amor pela terra, e pelas inúmeras coisas pelas quais se vale a pena lutar.

Só leiam

Lorena 02/06/2023

Real
Quanta dor e sofrimento.
Gostei muito de como a autora discorreu sobre a realidade dos Norte americanos na grande depressão. Foi de maneira muito verdadeira e real. Kristin simplesmente descontruiu aquela ideia do SONHO AMERICANO e de tudo que é propagado na TV, rede social e etc.
Provou que os estadunidenses são preconceituoso até mesmo com o seu povo, principalmente com os do sul que sempre foram ofendidos e humilhados.

Quanta mazela, falta de empatia e de amor.

A história é bem sofrida e muito angustiante. Mas vale a pena ler !

Elsa vc é uma guerreira !!
Loreda sua revolta e indignação me representam.
CPF1964 05/07/2023minha estante
Somente 4 estrelinhas para este livro ?

Lorena 06/07/2023minha estante
Eu sofri demais e o fim me matou de tristeza ! Por isso 4, se não seria 5.

CPF1964 06/07/2023minha estante
Entendi, Lorena.

Fabi 11/09/2022

Mais um livro sensacional.
Mais um livro da autora lido e cada vez me apaixono mais por sua escrita, com a facilidade que ela tem de nos envolver na história de uma maneira tão incrível que parece que nós estamos vivendo a vida dos personagens fictícios! Que livro, que perfeição.

Fernanda2477 18/08/2023

Elsa Wolcott é uma jovem considerada muito velha para se casar e sem atrativos, sendo desprezada até mesmo por sua família. Sendo uma grande leitora, Elsa sonha em viver um romance como o dos livros que lê, e é movida por esse desejo que sai de casa durante uma noite e conhece Rafe Martinelli, um encontro que muda para sempre sua vida.
Anos depois, uma grande seca e as terríveis tempestades de areia, destroem as plantações das Grandes Planícies, tornando extremamente difícil a vida de Elsa e sua família, que buscam então outras soluções para continuarem vivendo.

O livro tem uma narrativa bem fluida e é bem escrita. A história acontece em um período conhecido como Dust Bowl, que assolou os Estados Unidos durante quase dez anos, e causou inúmeros problemas. Não conhecia sobre esse período da história americana e foi interessante ler sobre o assunto. A história é bastante sofrida, do início ao fim, e aborda a coragem de uma mulher que faz de tudo pelos seus filhos, mas também fala das inúmeras problemáticas sociais que existiam naquela época e permanecem existindo nos dias atuais. Eu esperava um final diferente, mas entendo o porquê do final ter sido como foi. Foi meu primeiro contato com a Kristin Hannah e gostei bastante da experiência.

Larissa.Giorgetti 28/11/2022

Que livro ??
Sei que Kristin nunca decepciona, sempre os livros dela são incríveis para mim, porém esse foi muito além disso
Meu livro favorito dela até então era o Rouxinol, que continua tendo um lugar no meu ??, porém Os quatro ventos consegui superar.
Ele é forte, isso que digo
Vemos a história de uma vida através de Elsa, uma menina que cresceu escutando ser fraca e feia, e resolveu na juventude dar uma virada e não acreditar mais nisso. Vemos ela se tornar mulher, encontrar o amor, se tornar mãe, com coragem mudar para a Califórnia, ter muitas tribulações, conseguir uma amiga de verdade. Na verdade não consigo descrever cada conquista que ela teve, as sensações de vibração de alegria, revolta e tristeza que Elsa sente nos é passado tão intensamente que parece que estamos vivendo com ela tudo. O final tenho que ser sincera que não esperava, me pegou tanto, fiquei em choque e ainda não sei se assimilei direito tudo que aconteceu. É um livro para vida, para recomendações, para se ler novamente e para guardar elas para sempre dentro do coração.
Ressalva para os agradecimentos da Kristen no final que tbm me arrancou lágrimas.
Se pudesse daria mil estrelas
Danielle Fortini 11/05/2023minha estante
O primeiro que li dela foi o rouxinol e meu Deus,que livro,eu chorei horrores,fiquei com dor de cabeça,e até então é o livro da minha vida,por conta de ter gostado tanto já comprei a grande solidão e os quatro ventos.Quero todos dela kkkk,vou começar a leitura hoje .E eu amo chorar ???

Larissa.Giorgetti 13/05/2023minha estante
Espero que esteja gostando tanto quanto eu, esse livro me marcou muito
Kristen é divina, recomendo qualquer um dela ??

Rennata Everton 25/07/2022

"Amor é o que permanece"
Eu esperava bem mais desse livro, pelo "hype", e principalmente porque a autora tem títulos do qual ainda desejo ler. Essa obra se torna exaustiva na maior parte do tempo, é repetitiva, e os personagens antipáticos. É a típica obra, que peca no excesso de páginas, porque se tirar 100 ainda não alteraria o enredo, talvez até ajudasse a tornar menos tedioso. Com o desenrolar da história (65/70%) vai ficando interessante, e até mesmo emocionante, e a introdução de novos personagens/cenários, contribuem positivamente p obra. Tinha tudo pra ser um livro nota 10, mas o começo é extremamente tedioso e você ler, ler, e ler e parece está na mesma página.

Apesar de tudo, e de um fim previsível para elsa, gostei de como o final foi bem desenvolvido.

Obs.: Ant, Jack, Rose & Jean - ? personagens que ajudaram demais a tornar a obra + interessante.

? Rafe foi com deus né? ?

Ivanna 27/07/2022

Guerreira
Impossível não sofrer, chorar, vibrar, estremecer e sonhar com essa obra
Elsa você é minha heroína. Quanta força, garra e amor. Recebeu tão pouco amor e doou tanto, você é amor puro.
Esperança, palavra que inicia e acaba o livro, mesmo em meio a tanta desespero. Obra maravilhosa !

Kalyne @oreinodaspaginas 11/11/2022

“Às vezes, quando fecho os olhos, juro que ainda sinto o gosto do pó.”

Eu fiquei bem curiosa em saber por qual motivo esse livro foi o mais vendido nos Estados Unidos no ano passado, e após chegar a última página eu compreendi perfeitamente.

Esse é o meu segundo contato com a escrita da Kristin, e caramba como esse livro me fez sentir. Senti raiva, medo, esperança, dor, e meu coração sendo partido. Porém acima de tudo, senti a força de uma mãe em sempre buscar o melhor para seus filhos.

Que história linda, forte e dolorosa. Elsa me ensinou tanto, e guardarei em meu coração todos esses aprendizados. Os quatro ventos se tornou um dos livros que mais me emocionaram ao longo da vida. E sobre o final? Ah, chorei como se o mundo fosse acabar rs.

Essa foi uma leitura com a Naty do @psico.literatura, bora passar lá no perfil dela para ver suas considerações?

“Os quatro ventos nos sopraram até aqui, gente de todo o país, aos limites deste grande território, e agora, finalmente, tomamos uma posição, a de lutar pelo que sabemos ser o certo. Lutamos pelo nosso sonho americano, que será possível novamente.”