Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Nane 16/03/2023

Sofrido demais!!!! Mas muito bom!!!
Demorei para ler esse livro mas super valeu a pena. História com muito sofrimento mas com grandes ensinamentos. Livro que mostra o amor acima de tudo, as perdas, os recomeços. ??????

" Há vidas às quais não nos cabe nos apegar. Deus faz suas escolhas sem nós consultar."

"Acho que a gente vai embora quando não consegue mais aguentar a vida no lugar onde está ".

"Extraímos nossa força do nosso próprio desespero em que fomos obrigados a viver. Resistiremos."

" Eu nunca me virei sozinha- falou. - Você não está sozinha, mamãe."

" Os tempos difíceis não duram para sempre. O amor, sim."

" Palavras e ideias podem ser mortais. Tenha cuidado com o que você diz e Lara quem diz."

" Não era que o medo não fosse importante. O mais importante, porém, eram as escolhas feitas quando se está com medo. As pessoas são corajosas por causa do medo, não apesar dele."

" O amor é o que permanece quando tudo o mais acabou."

Roberta 11/04/2023

Não é o estilo Kristin Hannah de escrever?
Antes desse livro, já havia lido outros dois da autora e fiquei embasbacada com a escrita dela. Visceral, apaixonante, marcante.
Pensei que seria uma marca registra de KH até começar (e terminar) o livro em questão.
Meu Deus! Que livro chato! Não acontece nada! É extremamente repetitivo.
Primeiro, páginas e páginas falando da seca no Texas e das tempestades de areia.
Depois, mais páginas sobre o acampamento de migrantes na Califórnia, as plantações de algodão.
Será que existia mesmo a necessidade de especificar tantas e tantas vezes a comida que estava sendo preparada?
?Jean sentou-se com Elsa, que pegou uma caneca de água e ferveu, depois colocou alguma substância parecida com café. Fritou bolinhos e deu à amiga?.
Que livro chatooooo!!!! Chato! Chato! Enjoado!

Lari 22/09/2022

Esse é aquele tipo de livro que faz você ficar pensando nele mesmo depois de ter terminado a leitura. Quanto mais eu penso, mais a história cresce e se torna importante para mim.
É incrível, maravilhoso, necessário e LINDO. A escrita é muito boa, os personagens são tão reais... Estou encantada, penas isto, encantada.

Ghabriela Haluch 24/09/2022

Kristin Hannah = Chorar de Soluçar
Eu sei o que essa autora é capaz de fazer comigo e mesmo assim escolhi ler e sofrer.
A história é absolutamente linda e forte. Só de pensar que o livro retrata um período histórico que realmente existiu e pensar no que as pessoas passaram nessa época me fez refletir sobre quanta importância eu dou aos meus problemas. Eu tenho costume de sempre tentar achar solução pros problemas dos personagens que eu acompanho e nesse era absurdamente sufocante pensar que nada adiantava, porque por mais mirabolante a ideia que eu tivesse, nada resolveria porque tudo o que eles precisavam era de chuva. Em muitos momentos tive raiva da Loretta, mas depois eu pensei o quanto é fácil a gente julgar de fora e exigir tanto de uma menina que foi obrigada a ser tão adulta desde cedo. Enfim, não passei ilesa, chorei desde o começo do livro, em alguns momentos parei pra chorar de soluçar, e agora lembrando do livro to com vontade de chorar de novo. Bom demais

Tatiana 01/04/2022

Magnífico
Sempre tive vontade de ler uma obra de Kristin Hannah e sempre fui adiando. Resolvi adquirir o meu primeiro livro da autora, pois achei linda a capa e o brinde que viria junto dele, mas fui surpreendida pelo conteúdo. Juro que não imaginava do que se tratava até começar a ler. Magnífico é a palavra que encontrei para descrevê-lo. Muita emoção foi o que senti. Recomendo sem pestanejar, pois está recheado de amor, esperança, sonhos.
Jenner Azevedo 02/04/2022minha estante
Leia O Rouxinol, é o melhor livro dela, disparado!!!

Tatiana 02/04/2022minha estante
Obrigada pela dica. Com certeza vou ler.

Jenner Azevedo 02/04/2022minha estante

Mary's 14/04/2022

Maravilhoso. Que leitura incrível, me emocionei o livro todo, chorei várias vezes, mas o final acabou comigo. Que livro triste, quanto sofrimento, mas tudo escrito de uma forma tão bonita, dando destaque para as coisas boas, como o amor de Elsa pelos filhos, sua força, coragem. Simplesmente incrível, meu quarto livro de Kristin e segundo favorito. Eu amei demais essa leitura.

Márcia 15/04/2022

"As vezes ainda sinto o gosto do pó"
Este livro me marcou de maneiras inimagináveis. Estava em uma ressaca literária horrível, então assistindo a Paola do Livros e Fuxicos, ela indicou. Resolvi ler.

Sem palavras para descrever...

Conta a história de uma jovem que era considerada velha de mais para se casar, por vezes desprezada por sua própria família, Elsa, uma sonhadora, uma mulher a frente do seu tempo, conhece Rafe e 13 anos depois, ainda estão juntos na fazenda da família dele, então vem a seca, "tempos difíceis".

Um livro arrebatador, me fez chorar e rir muitas vezes, aquele livro que mexe com nossas estruturas, que nos faz pensar e dar valor a coisas simples, como tomar um banho, apreciar uma refeição, por mais simples que seja e acima de tudo nos faz ver, que no final o que importa é o amo é a família.

Me apaixonei por Elsa, mas a valentia e bravura de Loreda me encantou.

Tati 27/05/2022

Já li quase todos os livros da Kristin e esse foi o menos interessante de todos. A história é arrastada, sofrida, nunca tem um momento de felicidade, achei cansativa e dessa vez não me emocionei

Larissa Verena 20/08/2023

Este livro me deixou devastada.
Foi incrível acompanhar a jornada de Elsa e sua família. Essa leitura me trouxe muitas reflexões e me fez avaliar meus privilégios mais básicos e ainda assim tão preciosos.
O que mais me choca é como a fome, a violência e a desumanização é real. Muitas pessoas passaram e ainda passam por isso.
Não tem como não se sensibilizar com essa narrativa sobre amor, família, coragem e resiliência.

"Coragem é o medo que a gente ignora"

"Amor é o que permanece"

Letícia 18/12/2022

Que história...
Como essa história me envolveu, a escrita dessa autora é sensacional, ela tem o cuidado de explicar em cada detalhe!
Como a Elsa é forte, determinada, uma mulher que pensa sempre nos seus filhos, faz de tudo ao seu alcance por eles. No começo eu detestei demais a Lorena, em como ela tratava a mãe que já vinha de um sofrimento grande, desde a sua juventude por conta de seus pais, mas depois ela se torna uma moça que luta bravamente pelos seus. Sem falar em quanto sofrimento os imigrantes na Depressão de 1930 sofreram, e como isso ainda é reconhecido nos dias atuais, com países capitalistas, tanto preconceito. Trabalhamos para sobreviver!

Pam 24/08/2023

Esse livro é sofrimento do começo ao fim. Mas acho que quando iniciei lá em 2022 não estava no momento certo pra ler, porque achei a história cansativa.

Mas é pelo contrário, a narrativa é bem envolvente e apesar de muito sofrimento da protagonista Elsa, que no começo da história era desesperada por ser amada, eu queria muito saber como seria o seu devolvendo.

Este livro pode parecer uma história sobre uma família que vive no período de Depressão dos EUA mas na verdade é uma história de amor, na sua forma mais nua e crua.

Um amor que ultrapassa a dor, distância e o tempo.

Faltando umas 30 páginas para o final eu fiquei tão vidrada na história que fiquei chocada que a história estava daquele jeito e só faltavam poucas páginas pra acabar. E sim, pra minha surpresa, eu chorei com o final.

Enfim, o que quero dizer que esse livro me surpreendeu, porque achei que não iria gostar muito e sua mensagem de amor, é muito bonita.

Ronie 21/08/2022

Os Quatro Ventos
?? Livro 25 concluído. "Os Quatro Ventos" de Kristin Hannah.

?Paginas: 382

?Classificacao : +14

??Ao saber do lançamento de Os quatro ventos, já fiquei cheio de expectativas pela leitura. Dessa vez a autora desenvolveu um enredo que se passava durante a grande depressão, nos Estados Unidos, onde uma crise econômica assolou o país e secas devastaram grandes planícies, fazendo com que várias famílias se vissem na miséria, sendo levadas a extremos para se manterem vivas.Personagens extremamente bem construídos, complexos, repletos de camadas e que evoluem muito ao longo de toda trama. Eu amo a forma como Kristin Hannah consegue criar personagens que se assemelham tanto ao real.Acompanhar toda essa história é acompanhar também a história de Loretta e Elsa, mãe e filha, ao mesmo tempo tão diferentes e semelhantes, que possuem uma relação de altos e baixos.??

??Sinopse:

?? Texas,1921Passada a Grande Guerra, uma nova era de abundância parece surgir no horizonte. Mas, para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro parece sombrio. Até a noite em que conhece Rafe Martinelli e decide mudar o rumo de sua vida. Com sua reputação em ruínas, ela acaba tendo que se unir a um homem que mal conhece.
Treze anos depois, o mundo é bem diferente: milhões estão desempregados devido à Grande Depressão e à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando tempestades de areia. Tudo está morrendo na fazenda Martinelli, inclusive o casamento de Elsa e Rafe, e cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência.
Nesse momento incerto e perigoso, ela deve fazer uma escolha angustiante: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família.
Com o estilo apaixonante de Kristin Hannah, Os quatro ventos é uma história sobre resiliência e a força do espírito humano para sobreviver à adversidade, vista pelos olhos de uma mulher cujo sacrifício e cuja coragem representam toda uma geração.??

#osquatroventos #kristinhannah

Bella 23/08/2022

Os Quatro Ventos acompanha a trajetória de Elsa, uma mulher de saúde frágil e que nunca teve o amor que merecia da família. Após uma série de acontecimentos ela se vê obrigada a casar com um homem que mal conhece e a se juntar a uma nova família, na sua nova vida ela descobre o amor e também encontra em si mesma uma força desconhecida.

Esse é um livro sobre resiliência, coragem, determinação e sobre a força de uma mulher que mesmo em meio a tantos problemas continuou caminhando rumo ao desconhecido.

Eu amei tanto essa leitura.

Bradamante 03/09/2022

"O amor permanece quando tudo o mais acabou"
Os quatro ventos, é uma obra que retrata as dificuldades vividas de uma forma ampla dos anos 1930. Um romance incrível e envolvente que não tem como eu mensurar palavras exatas para isso.

Quando eu estava passando na livraria, eu não encontrava nenhum livro que tenha me chamado atenção, mas a sinopse deste livro me deixou curiosa, sinceramente, não costumo ser o tipo de leitora para ficção, sempre preferi romances, quer dizer, eu escolhia romances, então resolvi comprar essa obra prima que me arrebatou de uma forma extraordinária.
O desenvolvimento de cada um dos personagens me surpreendeu, as lutas, a perseverança e a fé.

Além de uma história sobre perseverança, coloca o posicionamento de várias pessoas retratadas de forma ficcional, e das realidades vividas, e oque as pessoas são capazes de fazer por amor.

O melhor livro da minha estante, com certeza.