Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Duda 30/10/2023

Os quatro ventos
Esse livro me fez sair da zona de conforto. Apesar de não ter nenhum reviravolta emocionante, foi legal acompanhar a trajetória por uma vida melhor.

Flavissima 06/11/2022

Um livro extremamente forte!
Ao longo de minha vida li centenas de livros, mas nenhum deles foi como esse... Sofrido do começo ao fim. Em alguns momentos eu segurava a respiração e só percebia o quanto estava arfando, quando a dor vinha latente nos meus pulmões, junto da vontade de chorar. Que livro meus amigos! Elsinore Martinelli me ensinou muitas lições, sua luta, sua voz, seu amor tremendo pelos filhos me representam como mulher. Desejo nessa vida que eu possa ser pelo menos a metade da fortaleza que ela foi. Desejo também que os povos nunca mais passem por toda essa extrema pobreza e dor, embora eu saiba que todos os dias famílias e mais famílias tem de lutar pra ter o mínimo em suas vidas. Eu sinto muito pela vida que você teve, Elsa.

Claudia Cordeiro 21/11/2022

Pra quem gosta de sofrimento. MTO sofrimento. Vida duríssima. Só desgraça. E ainda tem a decepção dessa autora q deve ser mais uma alienada fazendo apologia ao comunismo, aquele q tem um lindo discurso e resultados catastróficos. Eu nem deveria odiar o comunismo, pq já não gosto de gente e o comunismo matou mais que as guerras todas, etc etc.. Resumo de comunismo: igualdade na miséria do povo todo e governantes ditadores ricos.
Mas fora isso, o livro é só desgraça. Afffff
Bruna 19/06/2023minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk

Michela Wakami 01/08/2023minha estante
Eu estou lendo um livro da autora é já percebi que ela faz apologia ao comunismo. Aff?

Rubia 24/04/2023

Esse é para os fortes!!
Terminei esse livro hoje dia 24/04/2023 as duas da manhã, mas quem diz que eu consigo dormir depois ? me acabei de chorar... e olha que é dificil um livro me fazer chorar, mas a Kristin tem o dom, pois no jardim de inverno e rouxinol também foram livros que eu chorei muito. Esse livro traz a história de Elsa, ela tem 23 anos, sua familia a despreza por não ser bonita e por acharem que ela tinha uma saúde frágil, a excluiam de tudo... até um dia que ela toma uma atitude. Algo que mudou a vida dela para sempre.. Nessa nova jornada ela deixa de ser aquela moça sem graça, e se mostra uma verdadeira guerreira... Eu nunca imaginei o que esse povo dos Estados Unidos passou com a seca e com a Grande Depressão...é simplesmente desumano... Voltando a Elsa, meu Deus, tudo que essa mulher teve que passar, teve que aguentar principalmente pelos filhos, o que uma mãe não faz por seus filhos não é ? Eu nunca vou esquecer de Elsa Martinelli, e sinto tanto tudo que aconteceu com ela... no meu ver foi muito injusto, mas talvez essa historia não seria tão impactante se não tivesse acontecido desse jeito... é um livro que vou lembrar para sempre... acho que de vez em quando é bom lermos sobre as dificuldades que algumas pessoas passam tanto no passado como ainda hoje, para ver como nossa vida é boa hoje em dia.... Super recomendo.
Danielle Fortini 24/04/2023minha estante
Oi ,eu li o rouxinol dela e não quero mais deixar de ler os livros dela,meu Deus que livro,como chorei,daí comprei esse aí e vou ler depois que terminar um outro que estou lendo.A Khristin Hannah é sensacional.O Rouxinol marcou a minha vida.Que livro!

Rubia 08/05/2023minha estante
verdade.. o rouxinol é incrivel... mas de todos que li dela ate agora, que foram 5 ou 6 o que mais eu amei, foi as cores da vida.... que livro mais lindo!

Danielle Fortini 21/05/2023minha estante
Vou comprar esse também ?

mayara.marinheiromartinelli 30/10/2023

Odiei o final mas o livro é maravilhoso! Acompanhar a história da família Martinelli q compartilha o mesmo sobrenome q a minha família foi emocionante

Valentina 26/12/2022

Meu livro favorito
00:26, acabei de terminar esse livro incrível. Sinto como se um pedacinho de mim tivesse ficado nessa história quando li a última página.
Que história, que personagens, que evolução e, acima de tudo, que talento de Kristin Hannah!
Trama extremamente realista, que nos prende e nos toca. Me emocionei lendo os últimos momentos do livro, toda a evolução das personagens me surpreendeu muito, já falei anteriormente como não suportava a Loreda, mas terminei o livro com o coração apertado por causa das perdas que ela sofreu. Loreda era só uma criança e teve sua infância e mãe roubadas dela cedo demais, de uma forma violenta demais. Agora posso dizer o quando me afeiçoei a ela nesses últimos capítulos, seus arrependimentos me entristeceram, sua perda mais ainda.
Elsa é simplesmente a melhor protagonista que já vi, foi de uma garotinha insegura e rotulada que queria passar despercebida para uma mulher forte e corajosa, que lutou pelo seu país e filhos. Me dói muito que ela não tenha tido a oportunidade de viver uma linda vida com seus filhos e Jack, mas, como já disse, não seria condizente com toda a pegada realista da trama se tal final feliz ocorresse.
Mostrando a realidade de muitas famílias durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, "Os Quatro Ventos" é uma leitura magnífica, que inspira e ensina quem lê, mostrando a força das mulheres e, principalmente, como o amor pode florescer quaisquer que sejam as circunstâncias.

Ramon122 15/04/2023

" Coragem é o medo que a gente ignora" eu estou sem palavras para descrever o quanto esse livro conseguiu mexer comigo.
História impressionte, escrita maravilhosa, personagens maravilhosos! Um livro que com certeza vai ficar marcado na minha memória.

Dea 07/01/2023

Efeito Kristin
Kristin tem esse efeito sobre seu leitor: você consegue sentir a dor de seus personagens, sua rejeição, seus sonhos e dos seus amores.

Em uma sucessão de infortúnios, no Texas, durante a Grande Depressão, Elsa é aquela protagonista frágil e forte, que segue fazendo o que tem que ser feito por sua família. Não é fácil, mas é preciso. Parece clichê, mas ser mais específica que isso, acarretaria em spoiler e eu não tenho o dom de escrever a força e coragem dessa personagem.

Em vários momentos parei e pensei: história da vida tão antiga e ao mesmo tempo tão atual ... Quantas hoje não traçam as mesmas escolhas para manter a sua família unida? Seus filhos no caminho certo ou seus sonhos escondidos ao ponto de esquecerem de viver? Será que eu faria a mesma coisa?

Amei do começo ao fim. É o melhor que li dela? Não. Mas com certeza ela continua sendo uma das minhas autoras favoritas.

Boa leitura.

Kelly.duarte 15/01/2023

"Tempos difíceis não duram para sempre. A terra e a família, sim".

"Ele me dizia que a coragem é uma mentira, que é só o medo que a gente precisa ignorar".

"O amor é assim, acho. Tudo isso. Lágrimas, raiva, brigas. Mas, acima de tudo é permanente. Continua..."

Leitora520 10/12/2023

Maravilhoso
Novamente Kristin Hannah me encantando e me deixando triste.
Um dos livros com mais sofrimento que eu já li. Fiquei ate o final com uma pontinha de esperança, de que tudo melhorasse. Ninguém merece sofrer tanto neh? Mas Kristin consegue fazer isso. Mesmo com tanto sofrimento e abandono, a leitura consegue ser fluída, mas senti falta de algumas explicações, por exemplo. onde foi parar aquele sem vergonha do Raffe? Como alguém consegue abandonar a família a própria sorte? Como pode existir pessoas que se aproveitam da fome dos outros para ganhar em cima desse sofrimento? É bizarro imaginar que isso aconteceu e acontece todos os dias.
Com certeza uma leitura muito necessária.
Giselle.Cabanez 13/12/2023minha estante
Não senti falta de saber onde estava o Raffe não. Acho que a vontade da autora era justamente essa: fazer ele cair no esquecimento e na insignificância

Vivi 30/04/2023

Uma menina sonhadora na época com 25 anos ja considerada velha pela sociedade para casar , considerada frágil por sua saúde delicada que só queria ser livre, feliz, se sentir bela e viver uma linda história de amor.
Conheceu sim um belo homem Rafe Martinelli, não lhe era de todo mal, pagou caro por ser sonhadora , construiu uma família mas , se tornou invisível ao amor e a resiliência foi o seu sobrenome. E chega a Grande depressão, tempestades areia , áreas secas, plantações se perdendo, a fome e necessidades chegando e como se não bastasse a sua vida familiar entra em um tremendo temporal. Elsa mudou muiito desde que de casou com Rafe mas com seu pouco era feliz. Mas ao mesmo tempo de certa forma a covardia a fez não lutar mais por algo maior. Mas chega um momento em que a vida nos força a ser mais forte ainda. Quanta luta essa mulher viveu com os filhos e como foi guerreira. Teve dificuldades com a filha e grandes mas todo o sofrimentos fortaleceu essas duas. E muitas, muitas coisas se passaram por aqui até chegar nisso. Sim houve um momento que não segurei as lágrimas. É sofrido , e Kristin Hanna tem uma escrita sem igual. Claro que mesmo me abalando não foi como o Rouxinol que pra mim foi inesquecível. Mas me conectei em vários aspectos com ela. Nos mulheres temos um pouco de Elsa Wolcott vão por mim!.
Vale á pena conhecer essa mulher tão guerreira e que deu o seu impossível pelos filhos.

" o amor às vezes segue o caminho errado, mas que pode retomar o caminho certo, se acreditarmos nele."

Manoela138 25/01/2023

Os quatro ventos
Amei demais esse livro e só me fez querer ler tudo dessa autora. É um livro lindo, com personagens marcantes e passagens muito bonitas.
A Elsa Martinelli como protagonista é incrível, uma mulher forte e que faz tudo pela família. Os sogros da Elsa são uns amores, me apeguei demais a eles. A Loreda, filha da Elsa, foi ganhando meu coração a cada capítulo. Ser pré-adolescente na situação descrita no livro não é nada fácil.
Os personagens passam por situações muito difíceis, é horrível ir se apegando e ver tantos momentos ruins acontecendo à Elsa e sua família. Amei o romance no livro, que não é o foco, mas eu adorei cada momento.
Esse livro faz você se sentir muito grato por cada coisa que tem, te traz um sentimento de gratidão muito forte. Além disso, foi interessante ler sobre esse período de crise nos EUA e conhecer mais sobre o Dust Bowl (tempestades de areia).

Silvia Helena 28/01/2023

Resiliência e força ??
A primeira resenha que fiz sobre os Quatro Ventos, não fez jus ao quão incrível e fascinante este livro é!
A personagem principal Elsinore, é uma mulher forte, corajosa, resiliente, que enfrentou muitas adversidades para proteger seus filhos e lutar por seus direitos trabalhistas.
A leitura é fluida e a autora fez diversas citações sobre o período da grande depressão que ocorreu nos Estados Unidos em 1929 e fala sobre a importância , desse período sombrio para a evolução da humanidade.
Eu amei, virou meu livro favorito e super recomendo ??