Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Claudia Cordeiro 21/11/2022

Pra quem gosta de sofrimento. MTO sofrimento. Vida duríssima. Só desgraça. E ainda tem a decepção dessa autora q deve ser mais uma alienada fazendo apologia ao comunismo, aquele q tem um lindo discurso e resultados catastróficos. Eu nem deveria odiar o comunismo, pq já não gosto de gente e o comunismo matou mais que as guerras todas, etc etc.. Resumo de comunismo: igualdade na miséria do povo todo e governantes ditadores ricos.
Mas fora isso, o livro é só desgraça. Afffff
Bruna 19/06/2023minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk

Michela Wakami 01/08/2023minha estante
Eu estou lendo um livro da autora é já percebi que ela faz apologia ao comunismo. Aff?

Valentina 26/12/2022

Meu livro favorito
00:26, acabei de terminar esse livro incrível. Sinto como se um pedacinho de mim tivesse ficado nessa história quando li a última página.
Que história, que personagens, que evolução e, acima de tudo, que talento de Kristin Hannah!
Trama extremamente realista, que nos prende e nos toca. Me emocionei lendo os últimos momentos do livro, toda a evolução das personagens me surpreendeu muito, já falei anteriormente como não suportava a Loreda, mas terminei o livro com o coração apertado por causa das perdas que ela sofreu. Loreda era só uma criança e teve sua infância e mãe roubadas dela cedo demais, de uma forma violenta demais. Agora posso dizer o quando me afeiçoei a ela nesses últimos capítulos, seus arrependimentos me entristeceram, sua perda mais ainda.
Elsa é simplesmente a melhor protagonista que já vi, foi de uma garotinha insegura e rotulada que queria passar despercebida para uma mulher forte e corajosa, que lutou pelo seu país e filhos. Me dói muito que ela não tenha tido a oportunidade de viver uma linda vida com seus filhos e Jack, mas, como já disse, não seria condizente com toda a pegada realista da trama se tal final feliz ocorresse.
Mostrando a realidade de muitas famílias durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, "Os Quatro Ventos" é uma leitura magnífica, que inspira e ensina quem lê, mostrando a força das mulheres e, principalmente, como o amor pode florescer quaisquer que sejam as circunstâncias.

Leitora520 10/12/2023

Maravilhoso
Novamente Kristin Hannah me encantando e me deixando triste.
Um dos livros com mais sofrimento que eu já li. Fiquei ate o final com uma pontinha de esperança, de que tudo melhorasse. Ninguém merece sofrer tanto neh? Mas Kristin consegue fazer isso. Mesmo com tanto sofrimento e abandono, a leitura consegue ser fluída, mas senti falta de algumas explicações, por exemplo. onde foi parar aquele sem vergonha do Raffe? Como alguém consegue abandonar a família a própria sorte? Como pode existir pessoas que se aproveitam da fome dos outros para ganhar em cima desse sofrimento? É bizarro imaginar que isso aconteceu e acontece todos os dias.
Com certeza uma leitura muito necessária.
Giselle.Cabanez 13/12/2023minha estante
Não senti falta de saber onde estava o Raffe não. Acho que a vontade da autora era justamente essa: fazer ele cair no esquecimento e na insignificância

Dea 07/01/2023

Efeito Kristin
Kristin tem esse efeito sobre seu leitor: você consegue sentir a dor de seus personagens, sua rejeição, seus sonhos e dos seus amores.

Em uma sucessão de infortúnios, no Texas, durante a Grande Depressão, Elsa é aquela protagonista frágil e forte, que segue fazendo o que tem que ser feito por sua família. Não é fácil, mas é preciso. Parece clichê, mas ser mais específica que isso, acarretaria em spoiler e eu não tenho o dom de escrever a força e coragem dessa personagem.

Em vários momentos parei e pensei: história da vida tão antiga e ao mesmo tempo tão atual ... Quantas hoje não traçam as mesmas escolhas para manter a sua família unida? Seus filhos no caminho certo ou seus sonhos escondidos ao ponto de esquecerem de viver? Será que eu faria a mesma coisa?

Amei do começo ao fim. É o melhor que li dela? Não. Mas com certeza ela continua sendo uma das minhas autoras favoritas.

Boa leitura.

Vivi 30/04/2023

Uma menina sonhadora na época com 25 anos ja considerada velha pela sociedade para casar , considerada frágil por sua saúde delicada que só queria ser livre, feliz, se sentir bela e viver uma linda história de amor.
Conheceu sim um belo homem Rafe Martinelli, não lhe era de todo mal, pagou caro por ser sonhadora , construiu uma família mas , se tornou invisível ao amor e a resiliência foi o seu sobrenome. E chega a Grande depressão, tempestades areia , áreas secas, plantações se perdendo, a fome e necessidades chegando e como se não bastasse a sua vida familiar entra em um tremendo temporal. Elsa mudou muiito desde que de casou com Rafe mas com seu pouco era feliz. Mas ao mesmo tempo de certa forma a covardia a fez não lutar mais por algo maior. Mas chega um momento em que a vida nos força a ser mais forte ainda. Quanta luta essa mulher viveu com os filhos e como foi guerreira. Teve dificuldades com a filha e grandes mas todo o sofrimentos fortaleceu essas duas. E muitas, muitas coisas se passaram por aqui até chegar nisso. Sim houve um momento que não segurei as lágrimas. É sofrido , e Kristin Hanna tem uma escrita sem igual. Claro que mesmo me abalando não foi como o Rouxinol que pra mim foi inesquecível. Mas me conectei em vários aspectos com ela. Nos mulheres temos um pouco de Elsa Wolcott vão por mim!.
Vale á pena conhecer essa mulher tão guerreira e que deu o seu impossível pelos filhos.

" o amor às vezes segue o caminho errado, mas que pode retomar o caminho certo, se acreditarmos nele."

Cora.Kressin 02/07/2023

Esse livro me surpreendeu demais! Eu devorei ele rapidinho, porque a escrita é maravilhosa e você se sente tocado pela história dessa família de um jeito inexplicável. Parece até que eu fazia parte dela!
Eu sofri junto com eles, eu me emocionei muitoooo. Quero reler com certeza. Entrou pro meu top 3! ?

Kelly.duarte 15/01/2023

"Tempos difíceis não duram para sempre. A terra e a família, sim".

"Ele me dizia que a coragem é uma mentira, que é só o medo que a gente precisa ignorar".

"O amor é assim, acho. Tudo isso. Lágrimas, raiva, brigas. Mas, acima de tudo é permanente. Continua..."

27/12/2023

Foram mais ou menos dois meses realizando essa leitura, por está tentando sair de uma ressaca literária gigante como também pela densidade da história devastadora, foi uma leitura tensa, mas emocionante e inspiradora.

Cristina 27/12/2023

Minha experiência foi por meio do audiobook, confesso que se fosse efetivamente leitura talvez eu teria abandonado. Historicamente o livro é riquíssimo! Foi uma grande lição entender o impacto da grande depressão para os trabalhadores e pequenos agricultores, porém não fui cativada pelos personagens. Achei Elsa e Loreda enfadonhas demais, talvez por isso não me importava com o que o futuro traria pra elas.
Giovanna 07/02/2024minha estante
Estou pelo audiobook também, jamais leria kkkkk

Barbara735 22/06/2023

Sofrimento profundo
Deu pra sentir na pele e na alma várias passagens da História da Elsa, que mulher forte e de fé, lutadora e destemida. Refleti muito com ela, sobre até que ponto vale a pena certas coisas que valorizamos na vida...

Bete Valença 11/01/2024

Intenso e impactante
Nossa protagonista Elsa enfrenta uma difícil trajetória. Negligenciada pela família desde a infância, acaba por ser expulsa de casa até ser acolhida em uma família que a enxerga de fato, tornando-se seu verdadeiro lar. Lá ela se descobre, como filha, como esposa, como mãe, e mulher batalhadora. Assume o trabalho no campo com unhas e dentes, até que a seca e as tempestades de areia constantes acabam por arruinar seu único meio de sustento. Em busca de melhores condições, ela se vê obrigada a partir com os filhos rumo à Califórnia (a prometida terra do leite e do mel) e lá se depara com uma vida ainda mais dura. Enfrenta a pobreza, a fome e a discriminação através de uma verdadeira luta pela sobrevivência.

Uma leitura intensa e impactante. 5 ?

"Amor é o que permanece quando tudo o mais acabou."

"O amor é assim, acho. Tudo isso. Lágrimas, raiva, brigas. Mas, acima de tudo, é permanente. Continua."

Manoela138 25/01/2023

Os quatro ventos
Amei demais esse livro e só me fez querer ler tudo dessa autora. É um livro lindo, com personagens marcantes e passagens muito bonitas.
A Elsa Martinelli como protagonista é incrível, uma mulher forte e que faz tudo pela família. Os sogros da Elsa são uns amores, me apeguei demais a eles. A Loreda, filha da Elsa, foi ganhando meu coração a cada capítulo. Ser pré-adolescente na situação descrita no livro não é nada fácil.
Os personagens passam por situações muito difíceis, é horrível ir se apegando e ver tantos momentos ruins acontecendo à Elsa e sua família. Amei o romance no livro, que não é o foco, mas eu adorei cada momento.
Esse livro faz você se sentir muito grato por cada coisa que tem, te traz um sentimento de gratidão muito forte. Além disso, foi interessante ler sobre esse período de crise nos EUA e conhecer mais sobre o Dust Bowl (tempestades de areia).

Silvia Helena 28/01/2023

Resiliência e força ??
A primeira resenha que fiz sobre os Quatro Ventos, não fez jus ao quão incrível e fascinante este livro é!
A personagem principal Elsinore, é uma mulher forte, corajosa, resiliente, que enfrentou muitas adversidades para proteger seus filhos e lutar por seus direitos trabalhistas.
A leitura é fluida e a autora fez diversas citações sobre o período da grande depressão que ocorreu nos Estados Unidos em 1929 e fala sobre a importância , desse período sombrio para a evolução da humanidade.
Eu amei, virou meu livro favorito e super recomendo ??

Debora.Pera 04/02/2023

Maravilhoso
É o quarto livro da Kristin que leio. Deveria ter me acostumado com o quanto eles me fazem chorar e o quanto me deixam impactada.
Os quatro ventos é de uma riqueza histórica. É sobre a força de uma Mulher que precisa sobreviver e manter seus filhos vivos. Em cada página eu estava no Texas ou na Califórnia na década de 30.