Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Bete Valença 11/01/2024

Intenso e impactante
Nossa protagonista Elsa enfrenta uma difícil trajetória. Negligenciada pela família desde a infância, acaba por ser expulsa de casa até ser acolhida em uma família que a enxerga de fato, tornando-se seu verdadeiro lar. Lá ela se descobre, como filha, como esposa, como mãe, e mulher batalhadora. Assume o trabalho no campo com unhas e dentes, até que a seca e as tempestades de areia constantes acabam por arruinar seu único meio de sustento. Em busca de melhores condições, ela se vê obrigada a partir com os filhos rumo à Califórnia (a prometida terra do leite e do mel) e lá se depara com uma vida ainda mais dura. Enfrenta a pobreza, a fome e a discriminação através de uma verdadeira luta pela sobrevivência.

Uma leitura intensa e impactante. 5 ?

"Amor é o que permanece quando tudo o mais acabou."

"O amor é assim, acho. Tudo isso. Lágrimas, raiva, brigas. Mas, acima de tudo, é permanente. Continua."

Valentina 26/12/2022

Meu livro favorito
00:26, acabei de terminar esse livro incrível. Sinto como se um pedacinho de mim tivesse ficado nessa história quando li a última página.
Que história, que personagens, que evolução e, acima de tudo, que talento de Kristin Hannah!
Trama extremamente realista, que nos prende e nos toca. Me emocionei lendo os últimos momentos do livro, toda a evolução das personagens me surpreendeu muito, já falei anteriormente como não suportava a Loreda, mas terminei o livro com o coração apertado por causa das perdas que ela sofreu. Loreda era só uma criança e teve sua infância e mãe roubadas dela cedo demais, de uma forma violenta demais. Agora posso dizer o quando me afeiçoei a ela nesses últimos capítulos, seus arrependimentos me entristeceram, sua perda mais ainda.
Elsa é simplesmente a melhor protagonista que já vi, foi de uma garotinha insegura e rotulada que queria passar despercebida para uma mulher forte e corajosa, que lutou pelo seu país e filhos. Me dói muito que ela não tenha tido a oportunidade de viver uma linda vida com seus filhos e Jack, mas, como já disse, não seria condizente com toda a pegada realista da trama se tal final feliz ocorresse.
Mostrando a realidade de muitas famílias durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, "Os Quatro Ventos" é uma leitura magnífica, que inspira e ensina quem lê, mostrando a força das mulheres e, principalmente, como o amor pode florescer quaisquer que sejam as circunstâncias.

Dea 07/01/2023

Efeito Kristin
Kristin tem esse efeito sobre seu leitor: você consegue sentir a dor de seus personagens, sua rejeição, seus sonhos e dos seus amores.

Em uma sucessão de infortúnios, no Texas, durante a Grande Depressão, Elsa é aquela protagonista frágil e forte, que segue fazendo o que tem que ser feito por sua família. Não é fácil, mas é preciso. Parece clichê, mas ser mais específica que isso, acarretaria em spoiler e eu não tenho o dom de escrever a força e coragem dessa personagem.

Em vários momentos parei e pensei: história da vida tão antiga e ao mesmo tempo tão atual ... Quantas hoje não traçam as mesmas escolhas para manter a sua família unida? Seus filhos no caminho certo ou seus sonhos escondidos ao ponto de esquecerem de viver? Será que eu faria a mesma coisa?

Amei do começo ao fim. É o melhor que li dela? Não. Mas com certeza ela continua sendo uma das minhas autoras favoritas.

Boa leitura.

Kelly.duarte 15/01/2023

"Tempos difíceis não duram para sempre. A terra e a família, sim".

"Ele me dizia que a coragem é uma mentira, que é só o medo que a gente precisa ignorar".

"O amor é assim, acho. Tudo isso. Lágrimas, raiva, brigas. Mas, acima de tudo é permanente. Continua..."

Katie 14/02/2024

Gostei muito da história e da narrativa. Um livro que retrata tempos difíceis mas que também descreve bem o amor da família e o relacionamento entre mãe e filha.

Kyarah_rib 03/02/2024

Que escrita envolvente. Essa semana eu viajei até 1929 durante a Seca, a Grande Depressão e tudo de pior que esse povo passou nos Estados Unidos. Foi tudo tão detalhado, tãoooo rico de palavras. Posso dizer que me apeguei a Elsa. Ela é guerreira do início ao fim. Cresceu sem amor dos pais, foi deserdada e deixada na porta de italianos que nem a conheciam mas que se tornaram a sua maior paixão. Elsa criou os filhos na terra onde ela encontrou o amor e ela queria que eles tivessem oportunidades de ver isso também. Infelizmente, a seca e os ventos de areia arruinou Texas e suas plantações de trigo. Em busca de uma vida melhor, Elsa parte para Califórnia com os filhos e percebe que há muita ignorância e preconceito com migrantes e que trabalhar era apenas pra sobreviver com o mínimo e ainda assim, a fome era persistente. Os grandes fazendeiros como nos dias de hoje reflete muito os ricos que se mantém no poder e deixam os outros ainda mais na miséria sem se importar. Elsa é o reflexo de todos que trabalham apenas pra ter o que comer, mas ela também é o reflexo da perseverança e da luta contra esse sistema.

Obrigada Elsa, por ser forte e me mostrar que na vida temos que ser persistentes.

Manoela138 25/01/2023

Os quatro ventos
Amei demais esse livro e só me fez querer ler tudo dessa autora. É um livro lindo, com personagens marcantes e passagens muito bonitas.
A Elsa Martinelli como protagonista é incrível, uma mulher forte e que faz tudo pela família. Os sogros da Elsa são uns amores, me apeguei demais a eles. A Loreda, filha da Elsa, foi ganhando meu coração a cada capítulo. Ser pré-adolescente na situação descrita no livro não é nada fácil.
Os personagens passam por situações muito difíceis, é horrível ir se apegando e ver tantos momentos ruins acontecendo à Elsa e sua família. Amei o romance no livro, que não é o foco, mas eu adorei cada momento.
Esse livro faz você se sentir muito grato por cada coisa que tem, te traz um sentimento de gratidão muito forte. Além disso, foi interessante ler sobre esse período de crise nos EUA e conhecer mais sobre o Dust Bowl (tempestades de areia).

Giselle.Cabanez 13/12/2023

Sinto como se tivesse dado um giro de 180°
O início do livro, para mim, foi beeeem arrastado. Cheguei a abandona-lo por um tempo, meses .. quando voltei a leitura, foi outro ritmo.

É como se a autora quisesse mesmo que você sentisse a mudança acontecendo. E gente.. é incrível. É como se a gente fosse acompanhando uma lagarta se transformando em uma borboleta. E o que eu posso dizer é que foi incrível!! ?

Silvia Helena 28/01/2023

Resiliência e força ??
A primeira resenha que fiz sobre os Quatro Ventos, não fez jus ao quão incrível e fascinante este livro é!
A personagem principal Elsinore, é uma mulher forte, corajosa, resiliente, que enfrentou muitas adversidades para proteger seus filhos e lutar por seus direitos trabalhistas.
A leitura é fluida e a autora fez diversas citações sobre o período da grande depressão que ocorreu nos Estados Unidos em 1929 e fala sobre a importância , desse período sombrio para a evolução da humanidade.
Eu amei, virou meu livro favorito e super recomendo ??

Debora.Pera 04/02/2023

Maravilhoso
É o quarto livro da Kristin que leio. Deveria ter me acostumado com o quanto eles me fazem chorar e o quanto me deixam impactada.
Os quatro ventos é de uma riqueza histórica. É sobre a força de uma Mulher que precisa sobreviver e manter seus filhos vivos. Em cada página eu estava no Texas ou na Califórnia na década de 30.

Cris100 22/03/2024

Uma vida árida
"Os quatro ventos" narra principalmente a história de Elsa. Ela não é querida pela família e acaba entrando em um casamento complicado. Sua vida é trabalhar na fazenda e pensar nos filhos. O enrendo se passa durante a Grande Depressão e a seca enfrentada pelos agricultores nos Estados Unidos.
99% do livro é tristeza e depressão. A parte final é desoladora. Já havia lido "As vinhas da ira", que trata do mesmo tema. Em ambos, a aridez do solo se transforma em uma aridez de vida. Livros bem tristes.

Barbara735 22/06/2023

Sofrimento profundo
Deu pra sentir na pele e na alma várias passagens da História da Elsa, que mulher forte e de fé, lutadora e destemida. Refleti muito com ela, sobre até que ponto vale a pena certas coisas que valorizamos na vida...

Kau 19/03/2024

Esse livro é forte, não atoa o favorito de muitos. Essa história foi o primeiro grande drama familiar que li, e foi engraçado ver o quanto eu queria saber sobre cada integrante da família. Não foi um favorito, mas eu vi a mim e muitas mulheres da minha família nessa história. Não sei dizer o que não o tornou favorito, mas sempre vou lembrar com carinho.