Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Manoela138 25/01/2023

Os quatro ventos
Amei demais esse livro e só me fez querer ler tudo dessa autora. É um livro lindo, com personagens marcantes e passagens muito bonitas.
A Elsa Martinelli como protagonista é incrível, uma mulher forte e que faz tudo pela família. Os sogros da Elsa são uns amores, me apeguei demais a eles. A Loreda, filha da Elsa, foi ganhando meu coração a cada capítulo. Ser pré-adolescente na situação descrita no livro não é nada fácil.
Os personagens passam por situações muito difíceis, é horrível ir se apegando e ver tantos momentos ruins acontecendo à Elsa e sua família. Amei o romance no livro, que não é o foco, mas eu adorei cada momento.
Esse livro faz você se sentir muito grato por cada coisa que tem, te traz um sentimento de gratidão muito forte. Além disso, foi interessante ler sobre esse período de crise nos EUA e conhecer mais sobre o Dust Bowl (tempestades de areia).

Silvia Helena 28/01/2023

Resiliência e força ??
A primeira resenha que fiz sobre os Quatro Ventos, não fez jus ao quão incrível e fascinante este livro é!
A personagem principal Elsinore, é uma mulher forte, corajosa, resiliente, que enfrentou muitas adversidades para proteger seus filhos e lutar por seus direitos trabalhistas.
A leitura é fluida e a autora fez diversas citações sobre o período da grande depressão que ocorreu nos Estados Unidos em 1929 e fala sobre a importância , desse período sombrio para a evolução da humanidade.
Eu amei, virou meu livro favorito e super recomendo ??

Debora.Pera 04/02/2023

Maravilhoso
É o quarto livro da Kristin que leio. Deveria ter me acostumado com o quanto eles me fazem chorar e o quanto me deixam impactada.
Os quatro ventos é de uma riqueza histórica. É sobre a força de uma Mulher que precisa sobreviver e manter seus filhos vivos. Em cada página eu estava no Texas ou na Califórnia na década de 30.

PITUCALELE 18/06/2023

Os quatro ventos
Sou apaixonada nos livros dela, simplesmente todos me fazem torcer, chorar e sentir raiva dos personagens, ela tem esse pode, ela sabe construir uma história, esse livro não poderia ser diferente, narrando histórias de resiliência, luta por direitos trabalhistas, sobrevivência, amor de família... pra mim foi perfeito

mayara.marinheiromartinelli 30/10/2023

Odiei o final mas o livro é maravilhoso! Acompanhar a história da família Martinelli q compartilha o mesmo sobrenome q a minha família foi emocionante

brendinha_motta 09/03/2023

Chorei, chorei e chorei mais um pouco
Eu não fazia ideia do que esse livro se tratava, não li sinopse, vi o Geefe falando bem dele e decidir ler.
Que história linda, trágica e inspiradora. Elsa mostra a força que as mulheres tem que nunca nenhum outro ser humano vai entender, a força de querer seu lugar no mundo, lutar pelo seu e pela sua família, mesmo a vida derrubando várias vezes, ela se ergue sem pensar duas vezes. Todos os personagens desse livro foram impactantes, é uma ficção histórica se eu não me engano, não sabia muito sobre a grande depressão nos Estados Unidos e ver isso pela visão de algumas pessoas que realmente sentiram o impacto disso, foi indescritível.

Gabriela 20/03/2023

Cativante
Gostei muito! Achei que o livro já começou bem, no início um pouquinho mais parado (até mesmo para podermos conhecer a personagem e entender sua história) e depois foi pegando mais ritmo e acelerando. Mostra muito sofrimento, mas também muita resiliência.
É lindo e comovente. Elsa carrega a coragem de toda mulher. Todas temos essa força.

flowersndreams 25/03/2023

"Seja corajosa."
Os Quatro Ventos é uma ficção histórica que se passa na época da Grande Depressão. A seca atinge a família de Elsa no Texas e muda de vez o destino deles.

Eu não sabia exatamente o que esperar do livro quando comecei, mas encontrei uma história de heroísmo, esperança, amor e sobre o que é ser uma grande mulher.

Vivi essa vida com a Elsa, sorrindo e chorando junto.

"Lembre-se, querida, os tempos difíceis não duram para sempre. A terra e a família, sim."

Aos Martinelli todo o meu amor e consideração.?

Ramon122 15/04/2023

" Coragem é o medo que a gente ignora" eu estou sem palavras para descrever o quanto esse livro conseguiu mexer comigo.
História impressionte, escrita maravilhosa, personagens maravilhosos! Um livro que com certeza vai ficar marcado na minha memória.

Rubia 24/04/2023

Esse é para os fortes!!
Terminei esse livro hoje dia 24/04/2023 as duas da manhã, mas quem diz que eu consigo dormir depois ? me acabei de chorar... e olha que é dificil um livro me fazer chorar, mas a Kristin tem o dom, pois no jardim de inverno e rouxinol também foram livros que eu chorei muito. Esse livro traz a história de Elsa, ela tem 23 anos, sua familia a despreza por não ser bonita e por acharem que ela tinha uma saúde frágil, a excluiam de tudo... até um dia que ela toma uma atitude. Algo que mudou a vida dela para sempre.. Nessa nova jornada ela deixa de ser aquela moça sem graça, e se mostra uma verdadeira guerreira... Eu nunca imaginei o que esse povo dos Estados Unidos passou com a seca e com a Grande Depressão...é simplesmente desumano... Voltando a Elsa, meu Deus, tudo que essa mulher teve que passar, teve que aguentar principalmente pelos filhos, o que uma mãe não faz por seus filhos não é ? Eu nunca vou esquecer de Elsa Martinelli, e sinto tanto tudo que aconteceu com ela... no meu ver foi muito injusto, mas talvez essa historia não seria tão impactante se não tivesse acontecido desse jeito... é um livro que vou lembrar para sempre... acho que de vez em quando é bom lermos sobre as dificuldades que algumas pessoas passam tanto no passado como ainda hoje, para ver como nossa vida é boa hoje em dia.... Super recomendo.
Danielle Fortini 24/04/2023minha estante
Oi ,eu li o rouxinol dela e não quero mais deixar de ler os livros dela,meu Deus que livro,como chorei,daí comprei esse aí e vou ler depois que terminar um outro que estou lendo.A Khristin Hannah é sensacional.O Rouxinol marcou a minha vida.Que livro!

Rubia 08/05/2023minha estante
verdade.. o rouxinol é incrivel... mas de todos que li dela ate agora, que foram 5 ou 6 o que mais eu amei, foi as cores da vida.... que livro mais lindo!

Danielle Fortini 21/05/2023minha estante
Vou comprar esse também ?

Vivi 30/04/2023

Uma menina sonhadora na época com 25 anos ja considerada velha pela sociedade para casar , considerada frágil por sua saúde delicada que só queria ser livre, feliz, se sentir bela e viver uma linda história de amor.
Conheceu sim um belo homem Rafe Martinelli, não lhe era de todo mal, pagou caro por ser sonhadora , construiu uma família mas , se tornou invisível ao amor e a resiliência foi o seu sobrenome. E chega a Grande depressão, tempestades areia , áreas secas, plantações se perdendo, a fome e necessidades chegando e como se não bastasse a sua vida familiar entra em um tremendo temporal. Elsa mudou muiito desde que de casou com Rafe mas com seu pouco era feliz. Mas ao mesmo tempo de certa forma a covardia a fez não lutar mais por algo maior. Mas chega um momento em que a vida nos força a ser mais forte ainda. Quanta luta essa mulher viveu com os filhos e como foi guerreira. Teve dificuldades com a filha e grandes mas todo o sofrimentos fortaleceu essas duas. E muitas, muitas coisas se passaram por aqui até chegar nisso. Sim houve um momento que não segurei as lágrimas. É sofrido , e Kristin Hanna tem uma escrita sem igual. Claro que mesmo me abalando não foi como o Rouxinol que pra mim foi inesquecível. Mas me conectei em vários aspectos com ela. Nos mulheres temos um pouco de Elsa Wolcott vão por mim!.
Vale á pena conhecer essa mulher tão guerreira e que deu o seu impossível pelos filhos.

" o amor às vezes segue o caminho errado, mas que pode retomar o caminho certo, se acreditarmos nele."

Fayracr 04/05/2023

Realidade escancarada.
Que livro impactante!! Nele, temos como protagonista Elsinore, uma mulher retraída e oprimida por sua família, mas nem por isso menos sonhadora. Em uma noite de rebeldia ela conhece Rafe Martinelli e após um ato de irresponsabilidade os dois acabam tendo que se casar.

Estamos muito acostumados a ver personagens puramente fictícios e afastados da realidade, com suas vidas perfeitas e finais felizes, mas nada nessa história é assim, ela se aproxima tanto do real, do sofrimento, das lutas e dores, consegue reproduzir com perfeição a vida com ela realmente é.

Com esse livro descobri coisas que me deixaram chocadas, como a xenofobia de um país contra seus próprios integrantes. A exploração já era esperada vinda de um país capitalista, mas toda aquela xenofobia de americanos para americanos é tão irônica vindo de um país que se autodenominou a terra da oportunidade e ascenção, e a autora retrata exatamente essa ironia.

Este, não é um livro leve para ser lido como forma de distração, é uma obra que apesar de fictícia, retrata histórias puramente verídicas, sobre sofrimento, preconceito, maternidade, opressão familiar, solidão, exploração dos proletariados e redenção. É um livro para refletir e apesar de não ter um final feliz,recomendo a leitura, por tudo.