Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Elo 05/09/2023

Uma história de superação e esperança
Essa autora é uma das minhas preferidas e me surpreendi quando vi que se tratava de uma história dos anos 50.
Apesar de ficar muito irritada com os personagens e achar que não ia conseguir terminar o livro pois em uma certa altura tudo fica muito enrolado, o final valeu a pena. Os personagens da autora geralmente me tiram do sério mas esses eram especialmente insuportáveis na minha opinião.
Fiquei um pouco decepcionada com esse romance que quiseram enfiar goela abaixo só pra personagem não ficar "sozinha". Mas apesar de tudo o livro é ótimo, a escrita é boa e a história é linda.

Andy.Sena 28/05/2022

A Kristin tem uma escrita maravilhosa, bem intensa e lencinhos são sempre recomendados durante a leitura dos seus livros porque ela é rainha de uma drama que toca qualquer coração. Esse livro é intenso demais e os relatos da seca me fizeram lembrar do meu Sertão Nordestino. Lembro de quando criança passava por rios de tão secos que a terra rachava. Também recordo de tantos animais magros e que acabaram sendo vendidos por valores bem baixos ou que morreram devido a falta de água e comida. E como a chuva era tão esperada nesse período de seca. Claro que o livro não retrata a realidade brasileira, mas é algo bem forte e bem latente a dor daqueles personagens. Me apaixonei por esse livro, pela Elsa que não se abateu diante das dificuldades, que lutou por um mundo melhor para os filhos e que lutou contra o preconceito. É um livro que vou levar pra vida. Vale demais a pena a leitura. Mas é bem triste, então, se não estiver num bom momento, não leia agora!

Nanda Bastos 30/05/2022

Emocionante e inspirador
Difícil colocar em palavras o quanto esse livro me emocionou. A maior parte da história se passa durante um período se seca no Texas e em meio a grande depressão nos EUA. Elsa e seus filhos passam por dificuldades na fazenda em que moram e vão tentar melhores condições de vida em uma pequena cidade na Califórnia. Porém, o que eles não esperavam é nada do que eles pensavam era verdade e os problemas enfrentados por eles serão ainda piores.

O livro, apesar de triste em muitas partes, é inspirador em cada detalhe. Não tem como não se colocar no lugar de Elsa e não sofrer com ela. Apenas leiam, chorem e reflitam com mais essa história maravilhosa da Kristjn Hannah!

Gi 02/08/2022

Seja corajosa.
Essa autora sempre tem grandes lições em suas obras, e esse claro, é maravilhoso. Não era de se duvidar que essa leitura terminaria com lágrimas nos olhos. Uma história de muita luta, coragem e de muito amor.

Duda 30/10/2023

Os quatro ventos
Esse livro me fez sair da zona de conforto. Apesar de não ter nenhum reviravolta emocionante, foi legal acompanhar a trajetória por uma vida melhor.

MaLu 07/08/2022

Seja corajosa. Ou finja que é. Dá no mesmo
Gostei muito desse livro, a história é bem triste e em vários momentos notei grande semelhança com o panorama atual do Brasil. O aumento do desemprego e da insegurança alimentar no país vem fazendo com que muitas pessoas busquem melhores condições de vida, onde acabam sendo exploradas e marginalizadas.
Fiquei com raiva da protagonista diversas vezes, por ser tão submissa e assustada, mas ao decorrer do livro entendi que esse comportamento tinha muito a ver com a sua criação e a preocupação em não repetir os comportamentos dos pais com seus filhos.

mayara.marinheiromartinelli 30/10/2023

Odiei o final mas o livro é maravilhoso! Acompanhar a história da família Martinelli q compartilha o mesmo sobrenome q a minha família foi emocionante

flowersndreams 25/03/2023

"Seja corajosa."
Os Quatro Ventos é uma ficção histórica que se passa na época da Grande Depressão. A seca atinge a família de Elsa no Texas e muda de vez o destino deles.

Eu não sabia exatamente o que esperar do livro quando comecei, mas encontrei uma história de heroísmo, esperança, amor e sobre o que é ser uma grande mulher.

Vivi essa vida com a Elsa, sorrindo e chorando junto.

"Lembre-se, querida, os tempos difíceis não duram para sempre. A terra e a família, sim."

Aos Martinelli todo o meu amor e consideração.?

Anali 28/08/2022

Prepara o lenço ?
Como os demais livros da Kristen Hannah, traz personagens femininos muito fortes. Capazes de tudo pela sua família .
Então temos a história da Elsa que não reconhece a própria força, mas enfrenta tudo . Temos outros personagens como a Rose, a Loreta e a Jean.
Mulheres fortes, e cada uma lutando a sua maneira!
Comovente , é mais uma ficção com contexto histórico , no estilo do ? Jardim de Inverno ?, ? A grande Solidão, e o ? Roxinol ?
Não dei 5??, pois não achei que seria justo com estes outros livros da autora que eu citei acima, que na minha opinião são perfeitos!
Mas é também um bom livro, que vale a pena conferir e chorar ?

VitoriaRegiane 07/09/2022

Que livro !Que história!!Amei demais, término em essa história super emocionada.
Kristin me devastou literalmente, mas amei demais esse livro.

Gabriela 20/03/2023

Cativante
Gostei muito! Achei que o livro já começou bem, no início um pouquinho mais parado (até mesmo para podermos conhecer a personagem e entender sua história) e depois foi pegando mais ritmo e acelerando. Mostra muito sofrimento, mas também muita resiliência.
É lindo e comovente. Elsa carrega a coragem de toda mulher. Todas temos essa força.

Anabel 07/09/2023

Arrebatador do inicio ao fim
Comecei essa leitura achando que ia ser mais um livro previsível e recheado de clichês, mas a Kristin conseguiu me surpreender do início ao fim. A construção da Elsa é algo tão lindo e sensível de se ver ao longo do livro, lembro com os olhos cheios de lágrimas, acho incrível como a autora mostra as relações familiares e a relação da Elsa consigo mesma, e ao longo do livro é visto a Elsa tomando consciência da sua força e do quanto ela foi uma guerreira. Amo também o desenvolvimento da Loreda, que deixa de ser uma adolescente revoltada contra o mundo e contra a mãe e entende o que precisa ser feito para sobreviver, e do quanto a voz dela realmente importa.

Valentina 26/12/2022

Meu livro favorito
00:26, acabei de terminar esse livro incrível. Sinto como se um pedacinho de mim tivesse ficado nessa história quando li a última página.
Que história, que personagens, que evolução e, acima de tudo, que talento de Kristin Hannah!
Trama extremamente realista, que nos prende e nos toca. Me emocionei lendo os últimos momentos do livro, toda a evolução das personagens me surpreendeu muito, já falei anteriormente como não suportava a Loreda, mas terminei o livro com o coração apertado por causa das perdas que ela sofreu. Loreda era só uma criança e teve sua infância e mãe roubadas dela cedo demais, de uma forma violenta demais. Agora posso dizer o quando me afeiçoei a ela nesses últimos capítulos, seus arrependimentos me entristeceram, sua perda mais ainda.
Elsa é simplesmente a melhor protagonista que já vi, foi de uma garotinha insegura e rotulada que queria passar despercebida para uma mulher forte e corajosa, que lutou pelo seu país e filhos. Me dói muito que ela não tenha tido a oportunidade de viver uma linda vida com seus filhos e Jack, mas, como já disse, não seria condizente com toda a pegada realista da trama se tal final feliz ocorresse.
Mostrando a realidade de muitas famílias durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, "Os Quatro Ventos" é uma leitura magnífica, que inspira e ensina quem lê, mostrando a força das mulheres e, principalmente, como o amor pode florescer quaisquer que sejam as circunstâncias.

Dea 07/01/2023

Efeito Kristin
Kristin tem esse efeito sobre seu leitor: você consegue sentir a dor de seus personagens, sua rejeição, seus sonhos e dos seus amores.

Em uma sucessão de infortúnios, no Texas, durante a Grande Depressão, Elsa é aquela protagonista frágil e forte, que segue fazendo o que tem que ser feito por sua família. Não é fácil, mas é preciso. Parece clichê, mas ser mais específica que isso, acarretaria em spoiler e eu não tenho o dom de escrever a força e coragem dessa personagem.

Em vários momentos parei e pensei: história da vida tão antiga e ao mesmo tempo tão atual ... Quantas hoje não traçam as mesmas escolhas para manter a sua família unida? Seus filhos no caminho certo ou seus sonhos escondidos ao ponto de esquecerem de viver? Será que eu faria a mesma coisa?

Amei do começo ao fim. É o melhor que li dela? Não. Mas com certeza ela continua sendo uma das minhas autoras favoritas.

Boa leitura.