Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Jordaann 26/09/2022

Terminei a leitura muito sensibilizada.

Confesso que esse livro foi um tiro no escuro que me propus a ler por participar do grupo de leitura do GF. Não sabia se ia gostar mas embarquei nessa e fui surpreendida logo no começo.

As coisas pelas quais a Elsa passa desde o início com os pais e depois no restante da vida foram péssima de ler mas que me tocaram.

A evolução da Loreda? ?

Aos poucos fui sendo rendida pelo livro e em momento algum achei a história repetitiva. O que temos aqui é uma ficção histórica, que tenta retratar uma época. E essa época foi o puro caos, pobreza, desespero, angústia e dor. Mas também esperança e amor.

?Amor é o que permanece?.

Foi meu primeiro contato com a autora e gostei muito! Inclusive já comprei outro livro dela rs.

Ainda tentando entender o mix de sentimentos após o término da leitura, mas desde já? leiam! Mas estejam preparados porque o sofrimento é longo, mas a experiência ao final foi gratificante.

cl_nicolif 26/09/2022

LEIAM
Livro excelente pra chorar em posição fetal refletindo sobre privilégios, família, relação pais (especialmente mães) e filhos, história, feminismo e luta de classes.
FAVORITADO

Agatha419 16/11/2023

"Seja corajosa"
Essa história deixa um gosto amargo na boca do começo ao fim mas é impossível não se deixar envolver.
Uma história de amor, auto descoberta, coragem e perseverança.
É uma experiência que vou levar comigo por muito tempo. É preciso refletir sobre tudo que aprendi com Elsa.

Esse foi meu primeiro contato com a autora e gostei muito, vou pegar outras obras.

Reedo 24/11/2023

Eu só chorei
Um livro ontem direitistas passam mal.

Passei metade do livro indignada, e outra metade chorando
Me lembrou Jane Eyre, que foi citada também ao longo da leitura.
Me tocou a difícil maternidade, o casamento sem amor, a força tirada do abissal pra sobreviver, a frustração.
Eu chorei porque ela foi uma heroína. Não salvou a todos, nem era esse seu papel, mas salvou os seus.

"Seja corajosa, ou finja que é"

Vitória 06/05/2023

A realidade nua e crua.
Procrastinei por meses a leitura desse livro, quando finalmente decidi iniciar a leitura ela me conquistou desde o primeiro capítulo.
A carga emocional do livro é imensa, a estimulação de empatia para com os protagonistas é enorme.
Tudo nele é perfeito, por quê tudo nele é real, os personagens, a desglamourização do lindo sonho americano...
Enfim, leiam.

Cilleni 01/10/2022

Kristin hannah
Minha escritora preferida. Amo romances históricos.. chorei horrores. Nao tem como não se apaixonar pela forca e determinação de Elsa e torcer por ela.

Letícia 18/12/2022

Que história...
Como essa história me envolveu, a escrita dessa autora é sensacional, ela tem o cuidado de explicar em cada detalhe!
Como a Elsa é forte, determinada, uma mulher que pensa sempre nos seus filhos, faz de tudo ao seu alcance por eles. No começo eu detestei demais a Lorena, em como ela tratava a mãe que já vinha de um sofrimento grande, desde a sua juventude por conta de seus pais, mas depois ela se torna uma moça que luta bravamente pelos seus. Sem falar em quanto sofrimento os imigrantes na Depressão de 1930 sofreram, e como isso ainda é reconhecido nos dias atuais, com países capitalistas, tanto preconceito. Trabalhamos para sobreviver!

Bruna Gomes 29/11/2023

Dust bowl x amor materno
Nos piores momentos sabemos quem realmente está ao nosso lado!
Eu amei tanto esse livro por diversos motivos:
1) É didático em mostrar como o povo atingido pelas tempestades de areia, na década de 30, foram tratados pelo governo, empresários, e os próprios cidadãos;
2) Mostrou quão inabalável é amor da mãe por seus filhos, em tudo que a protagonista teve que se sujeitar pra manter ela e os filhos vivos;
3) Mostrou a luta de um povo que perdeu tudo e lutar pela sobrevivência era a única opção;
4) Que não adianta sonhar se não agir
Emilia.Reis 29/11/2023minha estante
agora quero ler

Racestari 14/12/2023

História
Muita miséria, muita tristeza, e mais um reforço na minha convicção de que os EUA também não aprenderam nada com a história. Baita livro!

oiamanda 05/12/2023

Impactante, triste e profundo.
Termino essa leitura aos prantos, como fiquei em boa parte do livro. A leitura é envolvente e você anseia por saber o que virá a seguir e quando as coisas vão melhorar para Elsa, nossa protagonista, mas nunca melhora.

O livro se passa na perspectiva de Elsa, uma mulher que nunca conhecera o amor, nem o amor da família, nem o amor próprio. De repente sua vida toma um rumo diferente quando, numa atitude descuidada (ou seria corajosa) encontra Rafe e tudo muda.

A trama se desenrola no cenário da Grande Depressão nos EUA, da seca e do estado deplorável que as pessoas se encontravam diante desses desastres e do descaso do Governo para com suas necessidades.

Vale muito a pena a leitura, mas já separa o lencinho e um copo de água pra repor a hidratação. O choro é livre!

11/10/2022

Tocante
Muitas vezes me peguei achando o livro parado, porém não conseguia parar de ler. A narrativa me transportou para dentro do livro como poucas vezes aconteceu. Consigo imaginar a plantação, o celeiro, Elsa e até Lorena. Chorei, dei risada com o jeito de ser de Lorena. Uma história tocante sobre família, amor e rejeição. Como as palavras de nossos pais nos deixam marcas

pineberry 29/01/2024

Comecei a ler pq o vi numa lista de livros para chorar kkk e apesar que a sinopse nem me chamou tanta a atenção assim, tentei e não podia ter sido mais surpreendida. Aquela sensação de estar lendo algo que você já sente que vai ser favorito, sabe? ??
É ficção, pois não se trata de uma família que existiu, mas tudo é baseado em um período de muita pobreza na história dos Estados Unidos e você consegue visualizar tudo aquilo ali pq a narrativa é boa demais, você sofre junto e é impossível não se emocionar também (só se não tiver um coração).
Uma história sobre uma guerreira que inspira e me deu vontade de ler mais coisas da autora. Recomendo muito.

Diana 11/12/2023

Do inicio ao fim só sofrimento.
O livro conta a história de uma mãe e seus dois filhos que saem da cidade natal para a cidade grande em busca de uma vida melhor. Mas acabam encontrando exploração, fome e pobreza.

Gosto muito dos livros da autora. São histórias impactantes. E esse não deixa a desejar. É uma história sobre lutar pelo seus direitos. Mas também sobre amor. Lutar pelo amor próprio, lutar pelos filhos, lutar pela família e também lutar por aquela paixão.

O final é devastador.

Vladia Castro 04/11/2022

Os quatro ventos (Kristin Hannah)
Mais um livro da Kristin Hannah que você morre lendo... Dessa vez, Elsa cresce acreditando ser fraca por ser doente. Cresce a sombra das irmãs, mas acaba se aventurando, engravida e é posta p fora de casa. Torna-se família do marido, mas uma grande seca causa um caos... O marido os deixa, e Elsa junto c os sogros e os filhos batalham pela terra. Mas Elsa tem q abandonar a terra por causa da saúde do filho e as necessidades só aumentam...

Lika 19/11/2022

LC Clube do GF
E foi uma das melhores experiência de leitura do ano.

Não conhecia a escrita da Kristin Hannah e foi uma excelente descoberta proporcionanda pela LC do @clubedogeefe

Uma narrativa que envolve e vc não quer parar de ler e ao mesmo tempo não quer apressar para terminar.

A eterna contradição do leitor quando o livro é bom!

E olha... esse livro quase me deixou com ressaca literária...

A historia é absolutamente incrível...
De uma época histórica dos EUA que questionou muito o verdadeiro espírito do sonho americano tão orgulhosamente propagado para o Mundo.

Mas a história também é triste... triste...muito triste mesmo e vc não quer largar....

Aquela "sofrência' literária que tanto amamos...

Foi um 4 estrelas... Que já me fez comprar outro livro da autora que tem série na Netflix.

Ps's no @leituras_da_lika
Karina 20/11/2022minha estante
Leia Jardim de inverno e A grande solidão. São excelentes. Ela arrasa e me destrói a cada livro

Lika 20/11/2022minha estante
Jardim de Inverno já está na wishlist. Vou incluir a outra dica. :)