Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Vitória 06/05/2023

A realidade nua e crua.
Procrastinei por meses a leitura desse livro, quando finalmente decidi iniciar a leitura ela me conquistou desde o primeiro capítulo.
A carga emocional do livro é imensa, a estimulação de empatia para com os protagonistas é enorme.
Tudo nele é perfeito, por quê tudo nele é real, os personagens, a desglamourização do lindo sonho americano...
Enfim, leiam.

Bruna Gomes 29/11/2023

Dust bowl x amor materno
Nos piores momentos sabemos quem realmente está ao nosso lado!
Eu amei tanto esse livro por diversos motivos:
1) É didático em mostrar como o povo atingido pelas tempestades de areia, na década de 30, foram tratados pelo governo, empresários, e os próprios cidadãos;
2) Mostrou quão inabalável é amor da mãe por seus filhos, em tudo que a protagonista teve que se sujeitar pra manter ela e os filhos vivos;
3) Mostrou a luta de um povo que perdeu tudo e lutar pela sobrevivência era a única opção;
4) Que não adianta sonhar se não agir
Emilia.Reis 29/11/2023minha estante
agora quero ler

Onivid Silva 16/08/2022

Final terrível
O livro estava ótimo até 70%, depois disso foi ladeira abaixo.
Fico triste com esse final desnecessário.

Ronie 21/08/2022

Os Quatro Ventos
?? Livro 25 concluído. "Os Quatro Ventos" de Kristin Hannah.

?Paginas: 382

?Classificacao : +14

??Ao saber do lançamento de Os quatro ventos, já fiquei cheio de expectativas pela leitura. Dessa vez a autora desenvolveu um enredo que se passava durante a grande depressão, nos Estados Unidos, onde uma crise econômica assolou o país e secas devastaram grandes planícies, fazendo com que várias famílias se vissem na miséria, sendo levadas a extremos para se manterem vivas.Personagens extremamente bem construídos, complexos, repletos de camadas e que evoluem muito ao longo de toda trama. Eu amo a forma como Kristin Hannah consegue criar personagens que se assemelham tanto ao real.Acompanhar toda essa história é acompanhar também a história de Loretta e Elsa, mãe e filha, ao mesmo tempo tão diferentes e semelhantes, que possuem uma relação de altos e baixos.??

??Sinopse:

?? Texas,1921Passada a Grande Guerra, uma nova era de abundância parece surgir no horizonte. Mas, para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro parece sombrio. Até a noite em que conhece Rafe Martinelli e decide mudar o rumo de sua vida. Com sua reputação em ruínas, ela acaba tendo que se unir a um homem que mal conhece.
Treze anos depois, o mundo é bem diferente: milhões estão desempregados devido à Grande Depressão e à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando tempestades de areia. Tudo está morrendo na fazenda Martinelli, inclusive o casamento de Elsa e Rafe, e cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência.
Nesse momento incerto e perigoso, ela deve fazer uma escolha angustiante: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família.
Com o estilo apaixonante de Kristin Hannah, Os quatro ventos é uma história sobre resiliência e a força do espírito humano para sobreviver à adversidade, vista pelos olhos de uma mulher cujo sacrifício e cuja coragem representam toda uma geração.??

#osquatroventos #kristinhannah

Bella 23/08/2022

Os Quatro Ventos acompanha a trajetória de Elsa, uma mulher de saúde frágil e que nunca teve o amor que merecia da família. Após uma série de acontecimentos ela se vê obrigada a casar com um homem que mal conhece e a se juntar a uma nova família, na sua nova vida ela descobre o amor e também encontra em si mesma uma força desconhecida.

Esse é um livro sobre resiliência, coragem, determinação e sobre a força de uma mulher que mesmo em meio a tantos problemas continuou caminhando rumo ao desconhecido.

Eu amei tanto essa leitura.

Bradamante 03/09/2022

"O amor permanece quando tudo o mais acabou"
Os quatro ventos, é uma obra que retrata as dificuldades vividas de uma forma ampla dos anos 1930. Um romance incrível e envolvente que não tem como eu mensurar palavras exatas para isso.

Quando eu estava passando na livraria, eu não encontrava nenhum livro que tenha me chamado atenção, mas a sinopse deste livro me deixou curiosa, sinceramente, não costumo ser o tipo de leitora para ficção, sempre preferi romances, quer dizer, eu escolhia romances, então resolvi comprar essa obra prima que me arrebatou de uma forma extraordinária.
O desenvolvimento de cada um dos personagens me surpreendeu, as lutas, a perseverança e a fé.

Além de uma história sobre perseverança, coloca o posicionamento de várias pessoas retratadas de forma ficcional, e das realidades vividas, e oque as pessoas são capazes de fazer por amor.

O melhor livro da minha estante, com certeza.

Cintia295 17/10/2023

Que livrooooo, pesado, triste, te prende do começo ao fim. Emocionante, desesperador a fome, o preconceito.
Foi bem escrito, a autora mostra a realidade, consegui sentir cada coisa que os personagens passavam.
Não esperava esse final, fiquei muito emocionada.

Jordaann 26/09/2022

Terminei a leitura muito sensibilizada.

Confesso que esse livro foi um tiro no escuro que me propus a ler por participar do grupo de leitura do GF. Não sabia se ia gostar mas embarquei nessa e fui surpreendida logo no começo.

As coisas pelas quais a Elsa passa desde o início com os pais e depois no restante da vida foram péssima de ler mas que me tocaram.

A evolução da Loreda? ?

Aos poucos fui sendo rendida pelo livro e em momento algum achei a história repetitiva. O que temos aqui é uma ficção histórica, que tenta retratar uma época. E essa época foi o puro caos, pobreza, desespero, angústia e dor. Mas também esperança e amor.

?Amor é o que permanece?.

Foi meu primeiro contato com a autora e gostei muito! Inclusive já comprei outro livro dela rs.

Ainda tentando entender o mix de sentimentos após o término da leitura, mas desde já? leiam! Mas estejam preparados porque o sofrimento é longo, mas a experiência ao final foi gratificante.

cl_nicolif 26/09/2022

LEIAM
Livro excelente pra chorar em posição fetal refletindo sobre privilégios, família, relação pais (especialmente mães) e filhos, história, feminismo e luta de classes.
FAVORITADO

Lika 19/11/2022

LC Clube do GF
E foi uma das melhores experiência de leitura do ano.

Não conhecia a escrita da Kristin Hannah e foi uma excelente descoberta proporcionanda pela LC do @clubedogeefe

Uma narrativa que envolve e vc não quer parar de ler e ao mesmo tempo não quer apressar para terminar.

A eterna contradição do leitor quando o livro é bom!

E olha... esse livro quase me deixou com ressaca literária...

A historia é absolutamente incrível...
De uma época histórica dos EUA que questionou muito o verdadeiro espírito do sonho americano tão orgulhosamente propagado para o Mundo.

Mas a história também é triste... triste...muito triste mesmo e vc não quer largar....

Aquela "sofrência' literária que tanto amamos...

Foi um 4 estrelas... Que já me fez comprar outro livro da autora que tem série na Netflix.

Ps's no @leituras_da_lika
Karina 20/11/2022minha estante
Leia Jardim de inverno e A grande solidão. São excelentes. Ela arrasa e me destrói a cada livro

Lika 20/11/2022minha estante
Jardim de Inverno já está na wishlist. Vou incluir a outra dica. :)

Agatha419 16/11/2023

"Seja corajosa"
Essa história deixa um gosto amargo na boca do começo ao fim mas é impossível não se deixar envolver.
Uma história de amor, auto descoberta, coragem e perseverança.
É uma experiência que vou levar comigo por muito tempo. É preciso refletir sobre tudo que aprendi com Elsa.

Esse foi meu primeiro contato com a autora e gostei muito, vou pegar outras obras.

Cilleni 01/10/2022

Kristin hannah
Minha escritora preferida. Amo romances históricos.. chorei horrores. Nao tem como não se apaixonar pela forca e determinação de Elsa e torcer por ela.

Reedo 24/11/2023

Eu só chorei
Um livro ontem direitistas passam mal.

Passei metade do livro indignada, e outra metade chorando
Me lembrou Jane Eyre, que foi citada também ao longo da leitura.
Me tocou a difícil maternidade, o casamento sem amor, a força tirada do abissal pra sobreviver, a frustração.
Eu chorei porque ela foi uma heroína. Não salvou a todos, nem era esse seu papel, mas salvou os seus.

"Seja corajosa, ou finja que é"

Naty 28/03/2023

Quatro ventos, e muitos sentimentos...
Faz tempo que um livro não me choca assim. Que história triste!!
Elsa sofre desde sempre, seus pais não davam amor a ela, a tratavam como uma pobre coitada,até ela se "rebelar", ser expulsa de casa.. ai em outra pessoas que gostam dela, mas como nem tudo são flores, a seca chega, a grande Depressão, e tudo que parecia certo, cai por terra.
Dai meus amigos apenas sofrimento!!
eles ficam sem teto, sem comida, sem nada! quando achamos que algo vai melhorar?! não, não vai melhorar! vai piorar. que livro triste, me fez repensar mtoo, o quanto sou privilegiada por ter comida , um teto, roupas, pq infelizmente mtas pessoas nem o básico tem!!

11/10/2022

Tocante
Muitas vezes me peguei achando o livro parado, porém não conseguia parar de ler. A narrativa me transportou para dentro do livro como poucas vezes aconteceu. Consigo imaginar a plantação, o celeiro, Elsa e até Lorena. Chorei, dei risada com o jeito de ser de Lorena. Uma história tocante sobre família, amor e rejeição. Como as palavras de nossos pais nos deixam marcas