Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Vladia Castro 04/11/2022

Os quatro ventos (Kristin Hannah)
Mais um livro da Kristin Hannah que você morre lendo... Dessa vez, Elsa cresce acreditando ser fraca por ser doente. Cresce a sombra das irmãs, mas acaba se aventurando, engravida e é posta p fora de casa. Torna-se família do marido, mas uma grande seca causa um caos... O marido os deixa, e Elsa junto c os sogros e os filhos batalham pela terra. Mas Elsa tem q abandonar a terra por causa da saúde do filho e as necessidades só aumentam...

Fabi | @almadeanaibaf 04/01/2023

Sofrido
Que livro sofrido! A abordagem da seca, do desespero e desalento dos personagens era tão intenso e visceral que machucava.
Confesso que demorei um pouco a me conectar com a Elsa. Toda sua passividade diante ao sofrimento e a rejeição, me deixou angustiada.
Fiquei feliz que a família de Rafe a acolheu, enquanto ele próprio se afastava. Loreda, por vezes, me deixava com vontade de lhe dar umas palmadas!! Mas depois ganhou meu coração.
Torci pela felicidade da família de Elsa, pela família de Jean, por Jack... Levei alguns tombos, enxuguei umas lágrimas e terminei com mais uma leitura incrível, da minha autora favorita!

Carina 06/07/2022

??Os quatro ventos - 384 páginas - que livro espetacular, master, blaster? nem sei o que dizer!!! O segundo que leio da autora Kristin Hannah, e mais um que me surpreende pelo conteúdo histórico, emocional e tudo mais. Esse foi o livro de ficção mais vendido nos EUA em 2021. ? Vamos lá ? o livro começa em 1921, contando a história de Elsa, uma moça já com seus 25 anos, da alta sociedade Texana, tida como feia e encalhada pelos pais e todos devido à idade. Ela vivia solitária lendo seus livros e sonhando em um dia ter liberdade, poder cursar uma faculdade, quem sabe se casar e ter filhos, mas parecia tudo muito distante da realidade já traçada por seus pais para a sua vida. Mas Elsa não é uma mulher resignada, é teimosa, não é de aceitar esmola da vida, e nessa a história começa. Passando por alguns acontecimentos turbulentos, Elsa é deserdada pelos pais, entregue a uma família de migrantes italianos e desde então torna-se esposa, mãe, filha de coração e agricultora das grandes planícies do Texas. Mas aí vem o destino, pra nos mostrar que não somos donos de nada. Chega a fase da ?Grande depressão? em 1929 com queda abrupta da bolsa de valores, considerada uma das maiores desacelerações econômicas da história global, período de quedas acentuadas na produção industrial, deflação, desemprego em massa, colapso nos bancos e aumentos acentuados nas taxas de pobreza. Além disso o pouco que as pessoas tinham foram tomados ou arruinados pela força da natureza, muitas tempestades de areia constantes acabando com quilômetros de pastos e matando muitas pessoas de pneumonia e outras doenças. Elsa juntou seus filhos e assim como outros cidadãos americanos em situações precárias partiram para o oeste, na Califórnia em busca de uma vida melhor, comida e emprego. Para saber o resto terão de ler, e digo que vale a pena, foi minha melhor leitura de 2022 até agora. Mas preparem os lencinhos porque o choro é certo. ?? #resiliencia #mulheresfortes #osquatroventos #kristinhannah .

Pam 24/08/2023

Esse livro é sofrimento do começo ao fim. Mas acho que quando iniciei lá em 2022 não estava no momento certo pra ler, porque achei a história cansativa.

Mas é pelo contrário, a narrativa é bem envolvente e apesar de muito sofrimento da protagonista Elsa, que no começo da história era desesperada por ser amada, eu queria muito saber como seria o seu devolvendo.

Este livro pode parecer uma história sobre uma família que vive no período de Depressão dos EUA mas na verdade é uma história de amor, na sua forma mais nua e crua.

Um amor que ultrapassa a dor, distância e o tempo.

Faltando umas 30 páginas para o final eu fiquei tão vidrada na história que fiquei chocada que a história estava daquele jeito e só faltavam poucas páginas pra acabar. E sim, pra minha surpresa, eu chorei com o final.

Enfim, o que quero dizer que esse livro me surpreendeu, porque achei que não iria gostar muito e sua mensagem de amor, é muito bonita.

Flavia 28/10/2023

"Amor é o que permanece quando tudo o mais acabou".

Um romance escrito durante a pandemia da covid-19 e retrata um outro período trágico da história dos Estados Unidos, a depressão da década de 30. Sou muito fã da obra da autora, seus livros são sempre bem escritos, originais e muito emocionantes, não dei a avaliação máxima pois acho que nesse ela pecou um pouco no fim pois se tornou arrastado e repetitivo, mas a história é muito boa.

Maria 17/07/2022

Amor é o que permanece
Essa foi com certeza uma das leituras mais difíceis e necessárias que já fiz. Fico muito feliz por ter desfrutado dessa jornada. Cada passo, cada alegria e cada perda foram importantes na construção dessas personagens tão lindas.
Por fim, que fique registrado a coragem de Elsa e seu amor.

"Encontre sua voz... arrisque-se... nunca desista."
Luzia 18/07/2022minha estante
Resenha perfeita ???

Cintia295 17/10/2023

Que livrooooo, pesado, triste, te prende do começo ao fim. Emocionante, desesperador a fome, o preconceito.
Foi bem escrito, a autora mostra a realidade, consegui sentir cada coisa que os personagens passavam.
Não esperava esse final, fiquei muito emocionada.

Cris Fontes 07/08/2022

Como supera esse livro?
Gente, acabei de ler e tô sem chão.
Q livro, q história, q personagens! ?
Cara pq a Kristin faz isso com a gnt e pq a gnt ama tanto essa mulher?
Incrível essa história, tocante, cheia de esperança, força e amor q só uma mãe é capaz de ter. Com ctza a Elsa nunca vai sair dos meus pensamentos. Q LIVRO!

Cláudia 17/11/2023

Amor é o que permanece Inquebrantável
A trama gira em torno de Elsa Martinelli, uma mulher determinada e corajosa que se vê forçada a tomar decisões difíceis para proteger sua família da miséria e da fome que assolam a região do Meio-Oeste dos Estados Unidos na década de 1930. Kristin Hannah retrata de maneira vívida e realista o sofrimento e a luta desesperada dessas pessoas, que enfrentam não apenas a escassez de alimentos, mas também a fúria da natureza em forma de tempestades de poeira.

A autora constrói personagens cativantes e complexos, e Elsa é uma protagonista do extraordinária que luta incansavelmente para manter sua família unida e segura. A relação entre Elsa e seus filhos, especialmente sua filha Loreda, é um dos aspectos mais tocantes do livro, mostrando o poder do amor e da determinação em face da adversidade.

"A poeira tinha destruído tudo que eles eram e tudo que tinham sido, mas não podia destruir o amor que tinham um pelo outro. Era o tipo de amor que emergia quando as pessoas eram testadas até o limite, quando só restava uma coisa a fazer: lutar."

Os Quatro Ventos" é uma narrativa poderosa que oferece uma visão profunda dos efeitos devastadores da Grande Depressão e da Dust Bowl sobre as famílias americanas. É uma leitura recomendada para aqueles que apreciam romances históricos que exploram temas de sobrevivência, amor e esperança em meio à adversidade

Onivid Silva 16/08/2022

Final terrível
O livro estava ótimo até 70%, depois disso foi ladeira abaixo.
Fico triste com esse final desnecessário.

Ronie 21/08/2022

Os Quatro Ventos
?? Livro 25 concluído. "Os Quatro Ventos" de Kristin Hannah.

?Paginas: 382

?Classificacao : +14

??Ao saber do lançamento de Os quatro ventos, já fiquei cheio de expectativas pela leitura. Dessa vez a autora desenvolveu um enredo que se passava durante a grande depressão, nos Estados Unidos, onde uma crise econômica assolou o país e secas devastaram grandes planícies, fazendo com que várias famílias se vissem na miséria, sendo levadas a extremos para se manterem vivas.Personagens extremamente bem construídos, complexos, repletos de camadas e que evoluem muito ao longo de toda trama. Eu amo a forma como Kristin Hannah consegue criar personagens que se assemelham tanto ao real.Acompanhar toda essa história é acompanhar também a história de Loretta e Elsa, mãe e filha, ao mesmo tempo tão diferentes e semelhantes, que possuem uma relação de altos e baixos.??

??Sinopse:

?? Texas,1921Passada a Grande Guerra, uma nova era de abundância parece surgir no horizonte. Mas, para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro parece sombrio. Até a noite em que conhece Rafe Martinelli e decide mudar o rumo de sua vida. Com sua reputação em ruínas, ela acaba tendo que se unir a um homem que mal conhece.
Treze anos depois, o mundo é bem diferente: milhões estão desempregados devido à Grande Depressão e à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando tempestades de areia. Tudo está morrendo na fazenda Martinelli, inclusive o casamento de Elsa e Rafe, e cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência.
Nesse momento incerto e perigoso, ela deve fazer uma escolha angustiante: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família.
Com o estilo apaixonante de Kristin Hannah, Os quatro ventos é uma história sobre resiliência e a força do espírito humano para sobreviver à adversidade, vista pelos olhos de uma mulher cujo sacrifício e cuja coragem representam toda uma geração.??

#osquatroventos #kristinhannah

Bella 23/08/2022

Os Quatro Ventos acompanha a trajetória de Elsa, uma mulher de saúde frágil e que nunca teve o amor que merecia da família. Após uma série de acontecimentos ela se vê obrigada a casar com um homem que mal conhece e a se juntar a uma nova família, na sua nova vida ela descobre o amor e também encontra em si mesma uma força desconhecida.

Esse é um livro sobre resiliência, coragem, determinação e sobre a força de uma mulher que mesmo em meio a tantos problemas continuou caminhando rumo ao desconhecido.

Eu amei tanto essa leitura.

Agatha419 16/11/2023

"Seja corajosa"
Essa história deixa um gosto amargo na boca do começo ao fim mas é impossível não se deixar envolver.
Uma história de amor, auto descoberta, coragem e perseverança.
É uma experiência que vou levar comigo por muito tempo. É preciso refletir sobre tudo que aprendi com Elsa.

Esse foi meu primeiro contato com a autora e gostei muito, vou pegar outras obras.

Bradamante 03/09/2022

"O amor permanece quando tudo o mais acabou"
Os quatro ventos, é uma obra que retrata as dificuldades vividas de uma forma ampla dos anos 1930. Um romance incrível e envolvente que não tem como eu mensurar palavras exatas para isso.

Quando eu estava passando na livraria, eu não encontrava nenhum livro que tenha me chamado atenção, mas a sinopse deste livro me deixou curiosa, sinceramente, não costumo ser o tipo de leitora para ficção, sempre preferi romances, quer dizer, eu escolhia romances, então resolvi comprar essa obra prima que me arrebatou de uma forma extraordinária.
O desenvolvimento de cada um dos personagens me surpreendeu, as lutas, a perseverança e a fé.

Além de uma história sobre perseverança, coloca o posicionamento de várias pessoas retratadas de forma ficcional, e das realidades vividas, e oque as pessoas são capazes de fazer por amor.

O melhor livro da minha estante, com certeza.

Laura.Kathleen 18/11/2023

Demorei mas cheguei!
O início da leitura foi bem difícil pra mim, eu não sei se é por que o tema é sensível ou se estava somente chato, mas demorei MUITO tempo mesmo pra finalizar, mas isso foi uma experiência somente minha.

Mas o livro em sí é muito tocante e forte, gira em torno do crescimento da filha (Loreda) e da mãe (Elsa) em torno das dificuldades causada pela Grande Depressão; é muito satisfatório ver as mudanças do comportamento da Loreda que passou de uma criança insuportável pra uma adolescente madura com uma forte personalidade. A história é muito boa e todos os laços que há nela.

Mas temos pontos negativos, que é o final...
eu senti que a autora colocou tanto problema que não conseguiu desenvolver no final, o problema que ela impõe é tão grande que me deixou muito curiosa com a conclusão, e isso foi imposto faltando uns 15% pro livro acabar. Mas talvez a autora tenha colocado esse final com finalidade de mostrar que nem tudo é da forma como esperamos ou queremos, mas ainda assim não gostei.