Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Joyce Evelyn 29/09/2022

Os quatro ventos
O que dizer deste livro...
Extremamente arrebatador, cruel e lindo ao mesmo tempo.
Nos faz refletir sobre TUDO, sobre a nossa primeira família, sobre a proxima família que é a que a gente forma, sobre ser mãe, sobre educar, sobre nunca desistir. E sobretudo sobre ter Coragem.
Elsa é a protagonista que vai te mostrar a Coragem que vem de dentro do coração das mães, e tenho certeza que ela será inesquecível. É isso.

Um livro denso, que te fará refletir.
Vale a leitura!

Pollyanna.Eyer 14/10/2023

Os quatro ventos
Definitivamente o livro que mais me fez chorar esse ano. Uma história tão real e tão bem escrita que me faz sentir como se estivesse lá, sentindo e vivenciando toda a dor e sofrimento das personagens. O que mais dói é saber que é uma história real e que ainda hoje representa a realidade de muita gente. A história foi narrada com tanta sensibilidade! Espero ler outros livros da autora. ?

Ninha 24/06/2022

Muito bom o livro
Todos estão falando desse livro e acabei indo com muitas expectativas, algumas foram cumpridas e outras não. Mas vale a pena fazer essa leitura.
Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

Nane 16/03/2023

Sofrido demais!!!! Mas muito bom!!!
Demorei para ler esse livro mas super valeu a pena. História com muito sofrimento mas com grandes ensinamentos. Livro que mostra o amor acima de tudo, as perdas, os recomeços. ??????

" Há vidas às quais não nos cabe nos apegar. Deus faz suas escolhas sem nós consultar."

"Acho que a gente vai embora quando não consegue mais aguentar a vida no lugar onde está ".

"Extraímos nossa força do nosso próprio desespero em que fomos obrigados a viver. Resistiremos."

" Eu nunca me virei sozinha- falou. - Você não está sozinha, mamãe."

" Os tempos difíceis não duram para sempre. O amor, sim."

" Palavras e ideias podem ser mortais. Tenha cuidado com o que você diz e Lara quem diz."

" Não era que o medo não fosse importante. O mais importante, porém, eram as escolhas feitas quando se está com medo. As pessoas são corajosas por causa do medo, não apesar dele."

" O amor é o que permanece quando tudo o mais acabou."

MellNavarro 28/11/2023

"Seja corajosa"
Esse é o tipo de livro que você lê e pensa "só desgraça, 5 estrelas"!
Meu segundo livro da autora e minha primeira experiência com audiobook
O livro retrata o lado da população rural durante a Grande Depressão nos EUA e como para variar o capitalismo ferrou com a vida de todo mundo
Um livro sobre mulheres fortes, luta, aceitar que as vezes precisamos ser frágeis enquanto fortes, que não precisamos carregar tudo sozinhas

Mariimagno 26/07/2022

cansativo
O livro tem uma ideia boa, tem um conteúdo legal. Poderia ter sido melhor elaborado, o início e o meio parecem dois livros diferentes que não se casam.
O começo não dá nenhum indício do que o livro vai se transformar no meio para o final, não teve nenhum ponto de referência, nada. Ficou difícil comprar a ideia dele no meio para o final.
Como ficção histórica, ele trás um tema importante, mas não empolga.
A narrativa é cansativa e muito repetitiva. Os personagens não convencem e não consegue promover uma identificação, uma familiaridade. Tem um lapso temporal que deixa tudo muito confuso.

Acho que o livro tinha muito para agregar, a luta de mulheres que são apagadas em todos os contextos históricos como se elas nem estivessem ali, como se elas não tivessem trabalhado, sofrido, resistido? mas lá estavam elas, em todos os lugares.
Mas é um livro que trabalha com superficialidade a situação, dá para perceber que não há profundidade sobre os fatos reais e tudo fica girando em todo da seca e mais tarde a desigualdade. (Uma mulher passiva tentando salvar os filhos, uns episódio de xenofobia).
Pela quantidade de páginas o livro poderia apresentar muito mais, mas ficou repetindo situações e diálogos, chegando a ter momentos que pareciam copiados e colados.

Acho que apresentar o comunismo associado unicamente como única possibilidade de luta de classe e trabalhadores um erro. Sabemos que muita gente leiga se utiliza do título do comunismo para diminuir uma luta necessária, promovendo medo e pânico, enfraquecendo o movimento. O livro meio que comprou a ideia apenas do comunismo como saída para a luta de classe. Embora durante a história havia grupos comunistas que promoviam sim os movimentos, mas não eram os únicos.

O Rafe nunca mais né? Kkkkk
Depois parece que ele nunca existiu, que delírio foi esse?

Personagens que se salvam: Ant e Rose
Camila.Mesquita 29/07/2022minha estante
Senti a mesma coisa! A autora escreveu o livro há alguns anos e terminou na pandemia, pra pegar o hype talvez? Fica nítida a diferença da escrita.

Mariimagno 30/07/2022minha estante
@Camila.Mesquita totalmente!!

Hanna.Rosenvald 27/05/2023

Depois da página 100 não larguei mais até acabar. Trouxe muitos insights sobre uma época que como brasileira pouco sabia a respeito. Viajei no tempo, para a vida dos agricultores da década de 30 das grandes planícies.

Roberta 11/04/2023

Não é o estilo Kristin Hannah de escrever?
Antes desse livro, já havia lido outros dois da autora e fiquei embasbacada com a escrita dela. Visceral, apaixonante, marcante.
Pensei que seria uma marca registra de KH até começar (e terminar) o livro em questão.
Meu Deus! Que livro chato! Não acontece nada! É extremamente repetitivo.
Primeiro, páginas e páginas falando da seca no Texas e das tempestades de areia.
Depois, mais páginas sobre o acampamento de migrantes na Califórnia, as plantações de algodão.
Será que existia mesmo a necessidade de especificar tantas e tantas vezes a comida que estava sendo preparada?
?Jean sentou-se com Elsa, que pegou uma caneca de água e ferveu, depois colocou alguma substância parecida com café. Fritou bolinhos e deu à amiga?.
Que livro chatooooo!!!! Chato! Chato! Enjoado!

Michelle Lima de Souza 17/08/2022

Maravilhoso
Os quatro ventos é um livro doloroso de ler, mas ao mesmo tempo ele fala de amor, de renascimento, de autoconhecimento. Eu amei.

Julia 23/02/2024

Um livro sobre a força implacável de uma mãe.
Não era que medo não fosse importante. O mais importante, porém, eram as escolhas feitas quando se está com medo. As pessoas são corajosas por causa do medo não apesar dele.

Jessica610 29/04/2023

Sofrimento demais
A saga de uma ?mãe guerreira? (odeio esse termo) em busca de uma vida melhor para ela e os filhos depois de uma série de acontecimentos ruins. Vc passa capítulo por capítulo esperando que as coisas melhorem, mas só pioram. A mulher sofre do início ao fim do livro. Pesado demais para quem quer espairecer a cabeça com uma leitura mais leve. Potencialize o sofrimento x10 se vc for mãe.

Apesar do final não ter me agradado - ao ponto de beirar uma nota ruim para todo o romance - é um bom livro, com boa escrita, de leitura fluida, envolvente e instigante. Mas, não faria uma releitura.

_Gabs_ 07/11/2022

Se pudesse dar uma nota, daria DÓ
"? ?Os homens.? Sempre os homens. Eles pareciam achar que cozinhar e lavar e criar os filhos e cuidar dos jardins não era nada. Mas nós, as mulheres das Grandes Planícies, também trabalhávamos de sol a sol, labutando nas plantações de trigo até ficarmos tão ressecadas e queimadas quanto a terra que amávamos. Às vezes, quando fecho os olhos, juro que ainda sinto o gosto do pó."

Iniciei a leitura sabendo muito pouco sobre o que se tratava e me surpreendi em alguns trechos da narrativa.
O começo me prendeu bastante, a história da Elsa tem uma carga emocional tão grande que você logo se apega a ela. É triste ler e perceber o quanto ela vai se retraindo pela forma como é tratada (pela sociedade, pela família, pelo marido) agindo sempre como uma sombra, e quando você acha que as coisas vão melhorar pra ela, tudo da errado.
Esse livro é assim: 01 coisa boa seguida por 100 coisas ruins. É um livro que me deixou emocionalmente cansada. É tanta injustiça que chega a ser revoltante, dá vontade de entrar no livro e colocar a Elsa num potinho, protegendo-a do mundo.
Da metade em diante senti que a narrativa se perdeu, ficou repetitiva. A autora fica voltando e reforçando alguns pontos sem necessidade nenhuma.
E o final.... preferi fingir que não aconteceu. Depois de sofrer tanto, Elsa merecia ter um final MUITOOOOOO melhor.
Ficou bem sem sentido o que aconteceu, não só com ela mas com Jack e toda a família Martinelli. Me recuso a aceitar o final que a autora deu a esse livro.
Gabriela 13/11/2022minha estante
Aí concordo em tudo! Quando as coisas começaram a melhorar, piorou de vez. Eu já tava me preparando psicologicamente pra um final totalmente diferente. Aí que raiva. Passei o dia com essa história engasgada.

Karina 20/11/2022minha estante
Essa estória é sofrida demais, gostei do termo emocionalmente cansada, fiquei assim e só agora que usou o termo entendi o que senti do meio para o final, queria que acabasse logo pois não aguentava mais tanto sofrimento! Será que só eu que fiquei frustrada também pela falta de notícia de Rafe? Fiquei curiosa para saber que fim que deu.. e o final eu não esperava, quanta frustração..

_Gabs_ 21/11/2022minha estante
Simm, queria muito saber que fim que teve o Rafe. Não ia reclamar se a autora tivesse mencionado ele, mesmo que poucas linhas.... ou se ela fizesse uma continuação com a Loreda e o Rafe... não ia reclamar kkkk

hiliandra.faggion 18/08/2023

Os quatro ventos, conta a história de Elsa. Sua vida, seus sogros, seus filhos, o amor...
Relata um tempo sofrido pelos agricultores americanos, durante a crise de 1929 e em seguida com o Dust Bowl... A fuga para a Califórnia em busca de uma vida melhor... Encontrando exploração, pobreza, preconceito, fome...
O amor é o que permanece.
Eu ainda estou aqui, digerindo a leitura. Não aceito a forma como alguns "seres humanos" tratam seus semelhantes. O mundo ainda precisa de mais empatia.

Tiffany 14/09/2022

Até torci pro comunismo.
É um livro que, no início, você não dá nada por ele. E ainda pensa que vai ser chato, porque é maçante. É mesmo. Maçante demais, e se você não está no clima para ler uma história como essa, você não vai aproveitar todas as camadas que a autora oferece na história.
Como ela disse na nota, é uma história minimamente real, com mudanças que ela mesma fez para dar algum sentido no que ela queria escrever. Ou seja: historiadores aqui não!
Eu pensei muitas vezes em abandonar o livro, mas não o fiz. E graças aos deuses que não fiz. Eu chorei. Me animei. Torci para que tudo desse certo e o comunismo vencesse. Aconteceu? Ai é outra história! E tudo isso bem nas porcentagens finais do livro.
É uma mistura de drama, com muita, muita, mas muita desgraça meeeeeeesmo. É desgraça o tempo todo pra família. Uma mãe forte pra caramba com seus dois filhos tentando uma vida na Califórnia. Meus queridos... Olha, não foi nada fácil.
Essa leitura valeu muito a pena e acredito que vou levar ela comigo por algum tempo.