Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Samyra16 28/08/2022

Que livro!!!!
Gente que tempo difícil para Elza
Como passar por tudo isso é ainda sorrir
Sei que pode e acontece nos dias de hoje mas como passar por isso?

Karol 17/05/2024

Se sofri? ou se chorei? o importante é as emoções que vivi
Nem um átomo dentro de mim imaginava que eu iria gostar tanto desse livro.

Quando peguei esse livro para ler, eu tinha uma percepção de narrativa completamente diferente da que foi entregue, ou seja, do começo ao fim, fui pega desprevenida.
Isso se dá, porque eu não costumo ler nenhum livro sem antes saber a sua ambientação e seu gênero. Por conta disso, quando assisto ou leio alguma resenha pego sempre pequenos spoilers do enredo, e com esse não foi diferente. As pessoas, ao fazer suas resenhas, me passavam a sensação de que o livro seria duro, mas depois seria seguido de bonança. E foi bem aí, que a história me surpreendeu, um verdadeiro divisor de água.

Para alguém que não sofre na pele a responsabilidade de cuidar e alimentar vidas, é difícil enxergar a trajetória da personagem como um pesadelo, mas quem vive nessa labuta diariamente, foi e é assustador e de tirar o fôlego.

Mas, como eu mesma coloquei se sofri ou se chorei, o importante é que esse livro mexeu comigo. Amei muitos personagens, não fui com a cara de outros, contudo aprendi com cada um, principalmente no que se refere a luta, coragem e persistência. É indescritível essa ambientação do EUA em tempo de crise, sensacional.

E o que mais me pega, é saber que a autora estava terminando esse livro na pandemia do Covid, um parelo um tanto interessante, épocas diferentes, sofrimentos similares. E como o ditado popular diz, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.

P.S: Mais que recomendado.

Simone 03/12/2023

Que livro intenso!!!
Estou completamente apaixonada pela autora, que escrita incrível, você se vê na pele dos personagens, sente suas angústias, seus medos, suas pequenas vitórias.
Muito carinho e entrega na escrita que é impossível não se emocionar.

Um livro que mostra que apesar da dificuldade, sempre devemos agradecer mesmo que pelo pouco que temos, e jamais perder a fé.

"Coragem é o medo que a gente ignora!"

Ghabriela Haluch 24/09/2022

Kristin Hannah = Chorar de Soluçar
Eu sei o que essa autora é capaz de fazer comigo e mesmo assim escolhi ler e sofrer.
A história é absolutamente linda e forte. Só de pensar que o livro retrata um período histórico que realmente existiu e pensar no que as pessoas passaram nessa época me fez refletir sobre quanta importância eu dou aos meus problemas. Eu tenho costume de sempre tentar achar solução pros problemas dos personagens que eu acompanho e nesse era absurdamente sufocante pensar que nada adiantava, porque por mais mirabolante a ideia que eu tivesse, nada resolveria porque tudo o que eles precisavam era de chuva. Em muitos momentos tive raiva da Loretta, mas depois eu pensei o quanto é fácil a gente julgar de fora e exigir tanto de uma menina que foi obrigada a ser tão adulta desde cedo. Enfim, não passei ilesa, chorei desde o começo do livro, em alguns momentos parei pra chorar de soluçar, e agora lembrando do livro to com vontade de chorar de novo. Bom demais

Bru Fátima 09/05/2022

?A dor se tornou tão comum que ela raramente notava.? - OS QUATRO VENTOS, @kristinhannahauthor - @editoraarqueiro

Um livro emocionante, intenso e dolorido do começo ao fim.
Sobre família, maternidade, esperança, partilha, generosidade, fé e amor.
Um drama com fundo histórico durante à Grande Depressão.

Em 1921 vamos conhecer Elsa, uma jovem sonhadora, mas que vive a sombra da rejeição velada dentro da própria casa. Sua vida muda após um ato desesperado e ingênuo na buscar por amor e aceitação. Vamos acompanhar a trajetória de Elsa ao longo dos anos e atravessar com ela um período de profunda miséria, sua garra e esperança alimentando a vida quando até o alimento faltava.

A escrita de Hannah nos transporta por esse período histórico e apesar da estória narrada ser fictícia, nos passa a sensação de realidade extrema, conseguimos sentir tudo através das palavras que narram a vida de Elsa e sua família na luta pela sobrevivência.

Chorei quase que o livro todo, precisei de várias pausa, tamanha era o sentimento de desam.paro e dor.

Joyce Evelyn 29/09/2022

Os quatro ventos
O que dizer deste livro...
Extremamente arrebatador, cruel e lindo ao mesmo tempo.
Nos faz refletir sobre TUDO, sobre a nossa primeira família, sobre a proxima família que é a que a gente forma, sobre ser mãe, sobre educar, sobre nunca desistir. E sobretudo sobre ter Coragem.
Elsa é a protagonista que vai te mostrar a Coragem que vem de dentro do coração das mães, e tenho certeza que ela será inesquecível. É isso.

Um livro denso, que te fará refletir.
Vale a leitura!

Ju 12/12/2022

A voz da coragem
" Coragem é o medo que a gente ignora"

Coragem, a palavra que define essa história. Coragem de enfrentar o caos que os seguiam, a seca, a fome, a ignorância daqueles que deveriam estender a mão para amparar seus iguais. Coragem de enfrentar o medo e ser uma fortaleza em momentos onde apenas havia ódio e soberba. É uma belíssima história, com uma carga de lições digna de nota.

Os personagens carregam uma força e voz únicas, são fiéis aos seus ideais e de certa forma cativantes, cada um a seu modo. O passado desses também é muito importante para a narrativa, cada um deles carrega uma bagagem distinta, com ensinamentos, covardias, desafetos e fé. Marcas que outras pessoas deixaram, combustivel para uma mudança maior.

No fim tiro como ensinamento a coragem, esse medo que é tão difícil de engolir, mas que é necessário para se ter uma voz, um grito de guerra para tantas batalhas que somos destinados a viver.

Lari 22/09/2022

Esse é aquele tipo de livro que faz você ficar pensando nele mesmo depois de ter terminado a leitura. Quanto mais eu penso, mais a história cresce e se torna importante para mim.
É incrível, maravilhoso, necessário e LINDO. A escrita é muito boa, os personagens são tão reais... Estou encantada, penas isto, encantada.

Pollyanna.Eyer 14/10/2023

Os quatro ventos
Definitivamente o livro que mais me fez chorar esse ano. Uma história tão real e tão bem escrita que me faz sentir como se estivesse lá, sentindo e vivenciando toda a dor e sofrimento das personagens. O que mais dói é saber que é uma história real e que ainda hoje representa a realidade de muita gente. A história foi narrada com tanta sensibilidade! Espero ler outros livros da autora. ?

Sakurazuka 28/09/2023

Um livro sensacional, com muita dor, sofrimento, desgaste físico e emocional, mas de muita luta e coragem. A luta pela vida e pela justiça. A luta por viver dignamente. Recomendo para todos.

Joyce Silva 12/02/2023

Absolutamente tocante
A incrível história de uma mulher, que passa por tanta coisa e nunca desiste, que perde, perde e perde e ainda se mantém firme, relações que evoluem de uma forma inacreditavelmente perfeita, um amor que floresce, de dentro pra fora, de mãe pra filha, de filha para mãe, de família que a gente escolhe amar, no meio de um verdadeiro inferno seco, no meio de uma luta básica pela simples sobrevivência onde cada personagem se descobre sua própria força e dão o seu melhor, não só por si mesmos, mas pelo outro. Uma história de luta e de amor nada menos do que F E N O M E N A L ! ! !
LEIAM! LEIAM! É UMA HISTÓRIA PRA VIDA TODA. Uma lição de vida linda ??

Jordaann 26/09/2022

Terminei a leitura muito sensibilizada.

Confesso que esse livro foi um tiro no escuro que me propus a ler por participar do grupo de leitura do GF. Não sabia se ia gostar mas embarquei nessa e fui surpreendida logo no começo.

As coisas pelas quais a Elsa passa desde o início com os pais e depois no restante da vida foram péssima de ler mas que me tocaram.

A evolução da Loreda? ?

Aos poucos fui sendo rendida pelo livro e em momento algum achei a história repetitiva. O que temos aqui é uma ficção histórica, que tenta retratar uma época. E essa época foi o puro caos, pobreza, desespero, angústia e dor. Mas também esperança e amor.

?Amor é o que permanece?.

Foi meu primeiro contato com a autora e gostei muito! Inclusive já comprei outro livro dela rs.

Ainda tentando entender o mix de sentimentos após o término da leitura, mas desde já? leiam! Mas estejam preparados porque o sofrimento é longo, mas a experiência ao final foi gratificante.

Michelle Lima de Souza 17/08/2022

Maravilhoso
Os quatro ventos é um livro doloroso de ler, mas ao mesmo tempo ele fala de amor, de renascimento, de autoconhecimento. Eu amei.