Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Gisele 14/01/2023

Sofrimento intenso!
Sabe aquele livro bom mas muuuuuuuitooo triste? Então. A história é do início ao fim com um sofrimento intenso sobre as pessoas que viveram o Dust Bown nas grandes planícies. Uma imersão na penúria dessas famílias que tiveram que sair de suas casas e as que lutaram contra as forças da natureza. Muito bom.

Mari 14/01/2023

Um livro necessário
Este livro retrata o quanto o amor é indissolúvel.
Fala de persistência, luta, esperança e em como a ganância dos ricos pode matar milhões.

Bruna 14/01/2023

Livro favorito
Definitivamente Kristin Hannah entrou para meu top 5 autores favoritos da vida!

Que história, que escrita, que poder!!!!

Esse é um daqueles livros que nos fazem repensar toda a nossa vida. É sobre coragem e sobre amor. E sobretudo, o poder da perseverança em tempos ultra-mega difíceis.

Quando lemos o começo da história de Elsa não imaginamos tudo que essa mulher vai viver, tudo que ela vai amar ou carregar. Ela é absolutamente inesquecível. E ela não está distante, pode haver uma Elsa em qualquer lugar agora mesmo.

"Seja corajosa!" - vovô.

Kelly.duarte 15/01/2023

"Tempos difíceis não duram para sempre. A terra e a família, sim".

"Ele me dizia que a coragem é uma mentira, que é só o medo que a gente precisa ignorar".

"O amor é assim, acho. Tudo isso. Lágrimas, raiva, brigas. Mas, acima de tudo é permanente. Continua..."

Thais 15/01/2023

Estilhaçou meu coração
Quando comecei a ler esse livro eu sabia que a história seria dramática e que possivelmente eu poderia chorar, mas nem de longe eu esperava por isso, uma narrativa bem construída, com personagens envolventes e uma história de vida cheia de luta e muito sofrimento. Elsa me encantou por sua determinação e coragem a definição de mulher inquebrantável. Este livro é uma inspiração de vida de que devemos lutar por nossos ideais mesmo em momentos difíceis, chorei horrores mas valeu muito apena!

Patricia Kessler 16/01/2023

Incrível e tocante
Retratando a grande seca nos Estados Unidos, esse livro fala da coragem de uma mãe, de perder tudo o que se tem com a estiagem e a chuva, de sofrer com a ganância dos outros, prepare-se para terminar esse livro chorando.
A leitura não é leve. Recomendo

@euthaiscoelho 16/01/2023

Que livro poderoso!
Eu comprei esse livro influenciada pela Paola Aleksandra. Ela falou tão bem, mas tão bem dele, que eu me rendi e li. E que bom que eu fiz isso!
O livro é INCRÍVEL. Ele se passa na época da Grande Depressão e a história é tão detalhada, que é como se você estivesse lá. Além do tema central, o livro aborda maternidade, preconceito, trabalho escravo, e tantos outros assuntos extremamente importantes.
Por mais que seja uma ficção histórica, o livro é fluido, e te prende do começo ao fim, fora que te sensibiliza de uma forma, que você chora o tempo todo.
Amei a história, amei a escrita, amei a garra dos personagens, e amei como a história me impactou. Teve inúmeros momentos que eu queria gritar com a Loreda por ser tão grossa com a Elsa, mas eu compreendia o lado dela. Compreendia o lado de todos eles.
Enfim, virou um favorito. Recomendo fortemente a leitura, e quero muito ler outras obras dessa autora!

Marcela 17/01/2023

Esperava um drama familiar, ganhei muito mais
Conhecendo a fama da Kristin Hannah, sabia que seria um livro cheio de sofrimento. A premissa da história me ganhou de cara e me apaixonei pelos personagens. Ainda assim, ela entregou muito mais do que eu esperava. É praticamente um manifesto sobre consciência social e de classe. Tão necessário nesses tempos. Recomendo muito!

Deby Guedes 18/01/2023

Os quatro ventos
Este livro de ficção retrata um período difícil para os agricultores das Grandes Planícies dos Estados Unidos em 1930 e a luta das classes, por salários melhores nas lavouras.

A personagem principal, Elsa, foi construída de uma forma que ganha nossa empatia logo de cara, quando ela busca coragem em si mesma para ser mais do que as pessoas dizem que ela é. Crescer não sendo amada pela própria família já é um peso e tanto, agora imagina ser abandonada pelo marido e carregar nas costas a responsabilidade de cuidar de dois filhos passando fome e beirando a miséria?

Essa história nos ensina tanto, mas tanto!
Desperta muitos sentimentos de compaixão e empatia. Surge um arrepio até agora quando me lembro da primeira vez que eles recebem ajuda de verdade depois de tanto sofrimento. Foi uma alegria quase que palpável.

A escrita da autora é impecável e flui de uma maneira que quando começa não dá vontade de parar.

Eu amei todos os personagens, principalmente a Loreda, filha de Elsa, apesar de toda rebeldia. Ela se transformou numa personagem tão forte que dá até orgulho de falar!

E Jack, como fiquei feliz por ter aparecido na vida da nossa Elsinore, mostrando os prazeres da vida s2

Resumindo, esse livro nos envolve em uma história de vida complicada, de muito sofrimento, de muita luta. É muito triste mesmo, mas o amor e a força transborda de uma forma que relativiza toda essa tragédia, tornando a história muito real, muito humana. Eu amei. 1º de 2023, recomendado por uma blogueira do insta, incluído como meta e sorteado aqui no app do Skoob.

Fernanda 20/01/2023

Uma obra sobre força e esperança
Iniciei a leitura sem muitas pretensões. E fui surpreendida. De uma forma muito positiva.
Eu amei o livro, chorei, me enfureci, tive todas as emoções quando leio algo que deixa marcas.

Michele de Costa 20/01/2023

?Tempos difíceis não duram pra sempre?
?Tempos difíceis não duram pra sempre. A terra e a família, sim?

Livro retrata muita luta e tristeza da vida da personagem principal, em que sofreu e amou a vida toda. Retrata toda a luta nos períodos de seca e do sofrimento dos agricultores refugiados. Sofri junto com Elsa e Loreda, é impossível não sentir toda a história.

Amanda 24/01/2023

Amei demais esse livro!! Depois de ler As vinhas da ira amei ler sobre esse mesmo período com a escrita e visão de uma autora mais contemporânea e com uma escrita tão cativante quanto a Kristin.
Personagens que me cativaram desde o começo, período histórico muito importante que todos conheçam, tudo muito alinhado e redondo. Me emocionei em muitos trechos do livro é impossível não se comover com o sofrimento dessas famílias que viveram na miséria e perderam tudo até mesmo sua dignidade.
Elsa foi uma mãe maravilhosa, que apesar dos seus erros fez tudo pelos filhos a todo momento.
Enfim, livro excelente!

Manoela138 25/01/2023

Os quatro ventos
Amei demais esse livro e só me fez querer ler tudo dessa autora. É um livro lindo, com personagens marcantes e passagens muito bonitas.
A Elsa Martinelli como protagonista é incrível, uma mulher forte e que faz tudo pela família. Os sogros da Elsa são uns amores, me apeguei demais a eles. A Loreda, filha da Elsa, foi ganhando meu coração a cada capítulo. Ser pré-adolescente na situação descrita no livro não é nada fácil.
Os personagens passam por situações muito difíceis, é horrível ir se apegando e ver tantos momentos ruins acontecendo à Elsa e sua família. Amei o romance no livro, que não é o foco, mas eu adorei cada momento.
Esse livro faz você se sentir muito grato por cada coisa que tem, te traz um sentimento de gratidão muito forte. Além disso, foi interessante ler sobre esse período de crise nos EUA e conhecer mais sobre o Dust Bowl (tempestades de areia).

Alessandra_Faria 26/01/2023

Triste
Com uma história bem construída, como é característica da autora, Os Quatro Ventos nos leva para o oeste norte americano, mostrando as dificuldades de uma vida pós quebra da Bolsa de Valores e durante a Grande Depressão.
Um livro com personagens fortes, que me levou às lágrimas várias vezes.
Para quem gosta de história, o livro é um prato cheio. Durante a leitura fiz várias pesquisas sobre o assunto, para me aprofundar e entender melhor o contexto do que era narrado.
Esse vai para a lista de um dos melhores da autora, embora tenha outros dela que eu ame!
Fica a minha recomendação.