Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

meu livro companheiro 28/01/2023

Devastador com uma mensagem de esperança e amor
Esse foi o sentimento que ficou quando eu terminei o livro.
Elsa passou grande parte da vida sendo desmoralizada, sua família a colocava como frágil, sem atrativos e dizia que ela nunca conseguiria o que almejava, uma família, faculdade e ouso dizer até mesmo felicidade (embora eles não tenham falado isso).
Em uma noite ela conhece Rafe, que muda a sua vida, mas mesmo com essa mudança as coisas permanecem difíceis.
Treze anos depois (1934), a terra está morrendo, o casamento de Elsa também e todos passam por muitas dificuldades.
Elsa batalha para alcançar uma vida melhor para seus filhos, mas muitas barreiras são impostas, principalmente na sociedade daquela época que não valorizava as mulheres da forma que elas mereciam, como mãe ela também encontra dificuldades com suas crianças e enfrenta isso corajosamente.
Um livro triste que trata da realidade dos trabalhadores do campo, que tiveram que deixar suas casas, terras e vida em busca de algo melhor, que não foram recebidos calorosamente, receberam pouco ou nenhum apoio dos outros (que estavam em condições melhores), pelo contrário receberam preconceito e discriminação. Também trata sobre maternidade e lutas que as mulheres tiveram que enfrentar em busca da sua voz e de se fazerem ouvidas.
"Esperança é uma moeda que levo comigo"

Finalizo essa "resenha" com lágrimas, pois essa história retrata fatos do passado nos EUA e dói saber que atualmente no Brasil (no mundo tbm, mas vou falar sobre o nosso país) pessoas estão vivendo sem ter o que comer, morrendo de fome, sem empregos, os
Yanomami's (e outras tribos indígenas) sendo acometidas desnutrição e doenças como a malária, tantas crianças sofrendo, entre outras coisas que ferem a humanidade e a vida humana que acontecem.
*escrevi isso após finalizar o livro, pois precisava
falar sobre os meus sentimentos após acompanhar anos da vida de uma mulher que sofreu tanto, em uma leitura.

Silvia Helena 28/01/2023

Resiliência e força ??
A primeira resenha que fiz sobre os Quatro Ventos, não fez jus ao quão incrível e fascinante este livro é!
A personagem principal Elsinore, é uma mulher forte, corajosa, resiliente, que enfrentou muitas adversidades para proteger seus filhos e lutar por seus direitos trabalhistas.
A leitura é fluida e a autora fez diversas citações sobre o período da grande depressão que ocorreu nos Estados Unidos em 1929 e fala sobre a importância , desse período sombrio para a evolução da humanidade.
Eu amei, virou meu livro favorito e super recomendo ??

Polly 29/01/2023

É uma história de amor, de coragem, de força e aclimando tudo, de autoconhecimento.
Eu sabia que esse livro iria me distruir no final. Li com calma porque não é o estilo de leitura que estou acostumada, mas gosto muito de fatos históricos (apesar de abordados de forma fictícia no livro), me dando ainda mais vontade de pesquisar sobre o tema.
Super recomendo! Inclusive vou ir atrás de mais livros da autora.

Jaque @blogmalucadoslivros 30/01/2023

Os quatro ventos
Kristin Hannah é uma das minhas autoras preferidas. Suas obras sempre me emocionam e com seu novo romance ?Os quatro ventos? não foi diferente.

Elsa cresceu escutando de sua família o quão feia e sem atrativos ela era. Considerada velha demais pra casar, Elsa achava que sua vida estava fadada a solidão, até conhecer Rafe. Um rapaz que do dia para noite acabou mudando o rumo de sua vida. Anos depois já casada com Rafe e com dois
filhos, a era de abundância nos Estados Unidos parece ter acabado com a chegada da Grande depressão e a seca.

Devido à seca e a grande Depressão, Elsa vê a cada dia seu casamento desmoronar e sua família passando grandes necessidades. Elsa não queria deixar a Terra que tanto ama, mas na luta pela sobrevivência Elsa terá que escolher entre lutar pela vida e partir para o Oeste ou lutar pela terra que ama, mas que está fadada ao sofrimento.

? ?Os quatro ventos? foi uma leitura emocionante do começo ao fim. Amo tramas que trazem contextos históricos, que nos faz procurar saber mais sobre o assunto como aconteceu com este livro. Eu confesso que já sabia sobre as tempestades de areia que devastaram as grandes planícies mas não imaginava que foi algo tão terrível, que chegou até a matar pessoas e levou milhares a deixar suas terras.

Elsa é uma mulher forte, que batalhou por sua família e por seus filhos, embora Loreda, sua filha, não reconhecesse sua luta.

?Não se preocupe com a morte, Elsa. Preocupe-se com a vida. Seja corajosa.?

Terminei essa leitura impactante com a certeza de que se tornou uma leitura inesquecível. Kristin Hannah mais uma vez conseguiu se superar em cada página deste livro.

cosmicss_ 02/02/2023

Emocionante, revoltante e delicado.
Trata-se de uma história rica e cheia de momentos marcantes. É impossível não se afeiçoar à Elsa logo no primeiro capítulo.
A construção dos personagens gera um misto de sentimentos conflitantes no leitor, e isso instiga a continuar lendo incessantemente.
Pra mim, o único defeito da autora foi se estender muito na terceira parte do livro.

Debora.Pera 04/02/2023

Maravilhoso
É o quarto livro da Kristin que leio. Deveria ter me acostumado com o quanto eles me fazem chorar e o quanto me deixam impactada.
Os quatro ventos é de uma riqueza histórica. É sobre a força de uma Mulher que precisa sobreviver e manter seus filhos vivos. Em cada página eu estava no Texas ou na Califórnia na década de 30.

Joyce Silva 12/02/2023

Absolutamente tocante
A incrível história de uma mulher, que passa por tanta coisa e nunca desiste, que perde, perde e perde e ainda se mantém firme, relações que evoluem de uma forma inacreditavelmente perfeita, um amor que floresce, de dentro pra fora, de mãe pra filha, de filha para mãe, de família que a gente escolhe amar, no meio de um verdadeiro inferno seco, no meio de uma luta básica pela simples sobrevivência onde cada personagem se descobre sua própria força e dão o seu melhor, não só por si mesmos, mas pelo outro. Uma história de luta e de amor nada menos do que F E N O M E N A L ! ! !
LEIAM! LEIAM! É UMA HISTÓRIA PRA VIDA TODA. Uma lição de vida linda ??

AngAlica.Balsi 13/02/2023

Uma aula de história e geografia dos da década de 30 e a grande recessão nos Estados Unidos.
Masssssss a história central mostra a força de uma
Mulher depois de se tornar mãe , a CORAGEM, o amor que continuará pra sempre , estou fascinada por Elsa e Lorena, chorei inúmeras vezes com a coragem e o sofrimento delas .
Os anos se passam e a diferença social segue estraçalhando os povos , ?derrotando? famílias e fazendo milhares de pessoas sofrerem .
Leiam esse
Livro , é PERFEITO!

Lory fada 14/02/2023

É sensacional
A protagonista é muito real, me identifiquei muito com ela na primeira parte do livro. A lenda tem problemas de auto estima.
É muito doloroso ver como essa coitada sofreu desde o início até o último suspiro.
Vez ou outra me pego relembrando essa história. É marcante e potente.
Nesse livro você vê a maldade e ganância ditar as regras do jogo por inúmeras vezes. E você sente tudo junto com os personagens que são contruidos de maneira excepcional na minha humilde opinião.
Você sente a raiva borbulhando, a crescente revolta daquelas pessoas, e quando o desespero e a desesperança chegam, você sofre junto com eles.
O medo do futuro, a incerteza de não saber quando fará uma próxima refeição com muitas bocas para alimentar e a comida cada vez mais vai se tornando um luxo para poucos. Famílias inteiras na rua lutando para sobreviver e trabalhos análogos a escravidão.
Aqui nós temos um pequeno vislumbre do que o desepero pode fazer com o homem.
Como eu me emocionei lendo esse livro, sem palavras!
Só posso agradecer a minha professora Auzirene por ter me ensinado a ler.

mariaeoslivros 15/02/2023

Kristin
Sustentado historicamente pela Grande Depressão iniciada com a quebra na bolsa de valores em 1929, esse livro trás uma carga emocional comovente, relações familiares complicadas e discussões sobre aceitar-se, sobre a linha tênue entre uma vida difícil numa terra esquecida e a esperança de acreditar que o destino pode mudar seus rumos para o melhor.

Os livros da Kristin Hannah são sempre especiais pra mim porque ela sabe fazer histórias que se conectam com acontecimentos históricos. Aqui, neste caso, acompanhar a trajetória da família Martinelli foi uma experiência de puro sofrimento e aprendizagem.

Dá pra entender os sentimentos das duas personagens principais, Elsa e Loreda, que divergem seus ideais e suas motivações de viver. Elsa, obstinada para manter a tradicionalidade e o amor que criou pela terra, entra em conflito com sua filha, Loreda, que quer ter uma vida diferente. Tudo isso em meio a atmosfera hostil da seca que atingiu o Texas nos anos 30 e a esperança de migrar para um lugar que tivesse oportunidades melhores.

Em resumo, a palavra que define este livro é: aflição. Aflição pela família, pelo ambiente inóspito, pela dor que Elsa passa durante sua vida. Mais um livro da Kristin que eu adorei.

Mary 22/02/2023

Bom!
Gostei do livro, mas talvez não tenha sido o momento certo para eu lê-lo. Pelas resenhas que já tinha visto, ficou abaixo das minhas expectativas.
É bom livro, com uma história de luta e resistência, focada numa mulher forte e guerreira.

Roseli 24/02/2023

Eu sabia que iria me emocionar com essa leitura, a autora em seus livros sabe como escrever e mexer com o emocional dos leitores. Elsa a protagonista da história é uma batalhadora e nunca teve seu reconhecimento. Sempre colocando à todos em primeiro lugar família, filhos, amigos. Leitura mexe com nossos pensamentos e que nos traz ensinamentos de empatia e muito amor. Super recomendo.

Nanda 25/02/2023

Os quatro ventos
Tenacidade e coragem. Autoconfiança. palavras que definem o sentimento americano nas adversidades da vida, do tempo e da história.
Este livro nos ensina que o amor permanece e que a coragem pode ultrapassar limites jamais vistos. Para mim, a leitura foi grandiosa. Recomendo que todos leiam