Rio profano

Rio profano Lua Menezes

Resenhas - RIO PROFANO

AmandaFerronato 17/02/2023

Rio profano
Eu resumo essa leitura em três palavras: Sexualidade. Liberdade. Reflexão sobre a vida. Muito mais que busquei, me encontrei.

Priscilla 25/03/2022

A história de amor entre os três personagens principais é tão intensa que se distancia muito da minha realidade, difícil imaginar que algo assim seria possível, tantos atos, tanto sexo, tantos sentimentos e com tantas pessoas ao mesmo tempo, parece imaginado, embora saiba que o livro conta a história da autora, a quem admiro pelo trabalho. Ao mesmo tempo, gostei muito de algumas reflexões sobre sentimentos, relacionamentos e autoconhecimento.

Paulinha 28/12/2023

Visceral
Intenso e libertador.
Muito bom e empoderador ler uma mulher tão livre e tão intensa, vivendo profundamente sua sexualidade
Muita verdade no livro
Recomendo a leitura

Gessyka.Loyola 02/03/2023

Ser livre
Este livro retrata uma mulher se descobrindo livre para viver tudo o que quiser, inclusive o amor de suas obrigada formas.
Não é um livro que combina com meu estilo, mas achei vários momentos interessantes e de reflexão.

GiuRusso28 29/03/2024minha estante
Senti a mesma coisaaa. Acabei de escrever minha resenha sobre o livro e flui muito com a sua. Enfim, um saco esse romance todo hahaha

Wacs 30/03/2024minha estante
As cenas de sexo são excelentes mesmo!

Lorena 26/03/2023

Lindo, lindo! Não tem outra palavra. O livro inteiro foi um grito da liberdade feminina, que personagem completa é a Mel. Inteira. Com todos os seus medos e gritos internos, com toda sua paixão, com toda a sua malemolência nos desejos da carne, com toda sua arte. Eroticamente poético, profundo & imenso. É o tipo de livro que você lê e rele, e tira um ensinamento de cada releitura. Me tirou suspiros de tanta imensidão, de tanto mergulho que as palavras fizeram dentro da minha alma. Amei e vou virar testemunha de jeová desse livro!

skuser02844 25/09/2023

Potência. ?
Sem sombras de dúvidas um leitura muito intensa e livre, fiquei apaixonado pela Mel e seus dois amores..
Com um profundidade e partes que me atravessaram a pele!
Lindo lindo lindo.

Iza 27/03/2022

Nossa, deu um certo desespero acompanhar o crescente dos sentimentos da Mel, mas esse final foi absolutamente incrível e fez tudo valer a pena. ????

Tais.Fantoni 15/04/2022

Meio decepcionante
O livro começa muito bem e termina de um jeito horrível, desesperador e afundado num dramalhão mexicano após construir uma espiral de desespero e imenso sofrimento. É uma pena. Gosto e acompanho a autora, mas da segunda metade em diante foi cada vez mais ladeira abaixo essa história. No final fica apenas um gosto amargo que ofusca as qualidades do livro.
Wacs 05/07/2022minha estante
Tô no meio da história e tô me sentindo exatamente como vc! Chega fiquei triste!

Gabriela.Teixeira 08/05/2022

Muito mais real, próximo do que nós vivemos e acreditamos do que vários livros de romance e paixão avassaladora que já sabemos como terminam.

Naty 24/10/2022

Biografia e sensibilidade
Nesse romance de Lua encontramos muita sensibilidade. Sei que é uma autobiografia por acompanhar o trabalho da autora, e após terminar a leitura, compreendi o pq ela não identifica na obra que está escrevendo ali um pedaço da sua vida.

O maior valor do livro é acompanhar a liberdade plena para se descobrir, amar, sentir e viver da personagem principal, a Mel (ou Lua). O livro sem sombra de dúvidas acaba ocupando muitas lacunas do universo literário, em que vozes femininas raramente expressam sua essência para viver seus desejos em plenitude. Creio que Lua não quis que lêssemos a história dela, e sim, que tivéssemos um gostinho do que é ser mulher sem as amarras das expectativas sociais atribuídos ao feminino. Assim, vemos na obra uma mulher explorando as nuances da sua sexualidade, seu desejo pelo corpo masculino/feminino, seu processo de cura emocional, seu amor pela poesia, pela arte e pelo amor per se. Vemos que o amor é plural, o corpo é uma potência sem limites e que ser mulher é sagrado e profano!

Concluo que é necessário se desprender um pouco dos clichés femininos para se envolver na vivência de Mel. Por ser autobiográfico, não há como dizer se a trama é boa ou não. O que é maravilhoso mesmo é termos a oportunidade de embarcar na essência viva do feminino através da montanha russa que a Mel livre é.

Recomendo!

Hiária 08/10/2023

Libertação do Eu feminino?
Temos mais da nossa criança interior, em nossa fase adulta, do que nossa vã filosofia possa imaginar.

O livro é erótico sim, pois o relato é sem vírgulas, sem reticências.
Contudo, é uma história de construção e libertação do eu feminino. Uma história de pazes com a criança interior. Uma história de descobertas. Uma história de encontrar o norte do seu Eu no mundo, no multi verso.

Enfim, libertação do Eu feminino.

P.S. A autora descreve com tanta liberdade que as vezes eu me sentia lendo ?Mulheres que correm com Lobos?.

Julia 02/05/2022

Amor, paixão, tesão, emoção.
Um livro meio diário, meio ficção. Acompanho a autora há um tempo então reconheci muitos dos seus relatos pessoais ali e o final deu uma sensação de “ Aha! Eu sabia!”
A leitura me trouxe diversas emoções, julguei e me questionei por qual motivo julgava, usando assim como um processo de cura.
Senti a intensidade de seus sentimentos, as vezes achando demais, as vezes querendo dar colo, como quem quer dar colo a um filho ou filha adolescente que passa pelas intensidades dos sentimentos que você já passou e ali foi um alento perceber das coisas que já havia me curado.
Enfim, recomendo a leitura para os amantes dos sentimentos intensos.

site: www.linguafemininina.blogspot.com.br

Nadi 10/09/2023

Eu não sei bem ainda o que sentir, mas sinto. Certos trechos me atravessaram em cheio quanto aos caminhos que devemos trilhar sozinhas, nós, mulheres. As estradas da solitude e da liberdade que, caso não reivindicadas, nunca cruzaremos.

De certa forma, o fim me atinge em cheio, profundo, honesto, sofrido. Eu esperava uma literatura erótica. Recebi de quebra bons quotes sobre autoamor, essencialmente traduzidos em amar com limites, os meus limites.

Entretanto, não me cativou. A obra entrega de fato o que promete (literatura do prazer), e estaria sendo hipócrita se negasse ter gostado de alguns trechos, mas meu corpo não afundou nas linhas, minha mente não mergulhou profunda. Apesar de profana, fiquei rasa nesse rio.

GiuRusso28 29/03/2024minha estante
Mana senti a mesma coisa. Zero identificação e foi difícil terminar. Muito drama e apego, um saco. Acabei de escrever a minha resenha e flui muito com a sua.