A camareira

A camareira Nita Prose
Nita Prose

Resenhas - A camareira

MandsCacto 05/12/2023

Gostei, mas esperava um pouco mais
Estava à procura de um livro de investigação com aquela adrenalina psicológica onde as camadas vão caindo e só ao fim tudo se revela e você sai impactada da leitura. Peguei esse livro apenas sabendo que teria sim um crime e investigação, mas a autora leva para outro caminho.

A história tem a proposta de trazer um crime de quarto fechado em um hotel que envolverá uma camareira, uma funcionária invisível em meio ao luxo, e terá um tom esperançoso, trabalhando a importância das relações. A personagem principal é muito julgada por ter características peculiares que tem total relação com um autismo em nível leve (hiperfoco em assuntos como limpeza e quebra-cabeça, necessidade de rotina, repetição de comportamentos incluindo a xícara em que bebe e aquilo que come, dificuldade de socialização e entendimento de nuâncias da linguagem, etc), então me animou na leitura poder experienciar uma personagem assim. Foi interessante ver essas características usadas para algo cômico, mas sem ser tão desrespeitoso com o caráter da camareira Molly. Fiquei esperando algum tipo de diagnóstico ou alguma explicação a respeito, mas não tivemos. Acho que isso tem seus pontos positivos e negativos.

O livro tem uma mensagem bacana sobre a importância da ajuda, da amizade, mas eu esperava mais. A investigação do crime acontece muito rápido e toma demais um segundo plano. Porém tem momentos engraçados, reviravoltas, além de trazer a rotina de uma função tão importante em um hotel que não costuma ser valorizada. No geral, foi uma leitura proveitosa.

Priscylla 21/02/2022

?Somos todos iguais de jeitos diferentes?
Eu comecei esse livro pensando que seria só mais uma história de investigação criminal, mas então eu conheci a Molly, nossa protagonista maravilhosa!

Molly é diferente, eu tenho para mim que ela pode ser autista ou que possua alguma outra síndrome semelhante, e isso faz com que a história seja muito mais do que uma simples investigação criminal.

Eu li uma história sobre abandono, sobre relacionamentos, sobre a dificuldade de se encaixar em uma sociedade que quase nunca apoia os diferentes, uma história sobre escolhas ou a falta delas.

Me diverti muito lendo, me surpreendi com o final do livro e amei os personagem dessa história!
Zil 21/02/2022minha estante
Estou no comecinho e tive essa mesma impressão da Molly de ela ser autista.
Estou amando o livro

JuKirchhof 21/02/2022

Tão linda protagonista
Uma delicadeza acompanhar o olhar de Molly e a rede de apoio que ela, surpresa, acaba encontrando pelo caminho.

Sophia1909 19/04/2024

Meu Deus!
Eu nunca pensaria que X era o verdadeiro assassinoooo. Fiquei muito chocada com o final e gostei bastante do casal final e da amizade das meninas. Só dela não ser mais sozinha (depois da morte da vó) já aquece o coração.

Ãndrea 22/02/2022

A camareira...
Ótima história.
O leitor de envolve na trama e já busca pelo assassino, ao mesmo tempo que analisa as peculiaridades da Moly e sua maneira de ver o mundo.

Sidineia.Cristina 28/03/2024

A camareira....
Depois de encontrar o corpo de um hóspede no seu turno de trabalho, a camareira Molly se vê envolvida numa trama para descobrir quem matou o Sr Black. Sem perceber ela na sua inocência, acaba sendo a suspeita de ter assassinado o hóspede. O final é surpreendente, mas será que é tão inocente assim? Vale super a pena a leitura.

pam 22/02/2022

A Camareira
Tá aí um livro que se não tivesse vindo no clube de Assinatura da Intrínsecos eu não teria pego pra ler.
Eu amo o fato do clube sempre estourar a minha bolha hahaha
Demorei 2 semanas para ler 60 páginas do livro, achei meio chato de início. Mas, li o restante em menos de 2 dias. Quanto mais eu lia, menos parecia que eu tinha lido. Juro que li umas 120 páginas dentro do ônibus sem perceber.

Em ?A Camareira? conhecemos a história de Molly, uma jovem camareira que trabalha no Hotel Regency Grand. Ela tem um prazer imenso em limpar, mas essa sua obsessão por limpeza não agrada a todos. Molly tem muita dificuldade em determinadas situações sociais, As vezes é difícil saber se uma pessoa está rindo de você ou com você.
Quem sempre a ajudava nessas situações era sua avó, mas, com o recente falecimento da mesma, nossa protagonista se encontra perdida nesse meio social tão complicado.
Em um dia comum, em mais uma limpeza de quarto, Molly encontra um magnata milionário morto em cima da cama. Seu comportamento incomum levantam suspeitas da polícia.
Será que uma simples camareira irá conseguir organizar toda essa bagunça?

Esse é o romance de estreia da autora, o enredo envolvendo a morte e a investigação são muito cativantes, chega em determinado momento que você se pergunta ?ok, será que posso confiar nessa pessoa??, mas o que é ainda mais cativante é a construção da nossa personagem principal. Molly é incrível! A forma de agir, seu comportamento e até mesmo a forma de pensar.
A narrativa da história é muito boa e a leitura fluida, o que pra mim é ideal em livros de suspense/investigação.
O desfecho não deixa a desejar, pelo contrário, me surpreendi bastante!
Me surpreendi muito com essa leitura!
Gaby 22/02/2022minha estante
Uauu, deu vontade de ler também

Eloiza Castro 23/02/2022

? O que é óbvio pra você, nem sempre é óbvio pra todo mundo. Somos todos iguais de jeitos diferentes?

Sabe, esse é o tipo de livro que você espera tudo, menos sensibilidade do tipo que a personagem principal nos presenteia? até vemos novos olhares e perspectivas de diferentes tipos de pessoas em diversos livros, mas achei brilhante colocar isso em um livro de investigação. Logo vemos que ela é ?diferente? e para mim pareceu inovador ver a perspectiva de uma personagem como ela vê o mundo e mais ainda, como o mundo muitas vezes os vê. Acho esse tipo de introdução importante para despertar em nós a empatia e percepção que muitas vezes nos falta e ainda de quebra ganhamos uma história cativante/intrigante para desfrutar.

?Vovó sempre me dizia que a verdade é subjetiva, algo que só fui entender quando as minhas próprias experiências de vida comprovaram sua sabedoria. Agora eu entendo. A minha verdade não é a mesma que a sua, porque nós não experimentamos a vida da mesma forma.?

lesuppi 17/05/2022

Nita Prose
Esse livro policial foi o mais completo que li, com ótimas divisões de capítulos, descrições palpáveis e realistas, boa sucessão de acontecimentos que me fez seguir uma linha lógica de molly, e o mais importante, não deixou fios soltos;
Consegui sentir a angústia da injustiça e a alegria da justiça, o espectro da injenuidade e também, a paixão de molly;
A leitura rápida e prazerosa se deve a nita prose pela genialidade de colocar em palavras os pensamentos e sentimentos que envolver um ser.

Lana 10/06/2022

Bom livro
Um livro de suspense policial comum, fraco para quem gosta e já leu bastante do gênero como eu. Mas a história em si é interessante, principalmente pelo fato da protagonista demonstrar ser autista.

"Às vezes você tem que fazer algo ruim para poder fazer algo bom."

Bru | @umoceanodehistorias 14/03/2022

Encantada!
Molly Gray não tem habilidades sociais. Ela tem muita dificuldade em se relacionar com pessoas e está sempre interpretando mal as atitudes das pessoas. A única que a entendia era sua avó, que acabou f4l3c3nd0. Agora, sozinha e com uma dívida com o aluguel, não sabe o que fazer.

Sua vida muda completamente quando ela encontra um c0rp0 numa das suítes principais do hotel em que trabalha e se torna suspeita. Isso vai fazê-la ver quem está do seu lado, quem está se aproveitando dela e que a vida pode ser mais.

O tanto que gostei desse livro não está escrito. Me senti envolvida por essa protagonista, que me cativou desde a primeira página. Entendi seu lado de não conseguir se envolver com os outros e achei lindo como ela dedica aos outros.

Molly tem o coração mais puro que vocês vão encontrar e foi lindo acompanhar isso e sua sinceridade.

O desenrolar do livro me envolveu e foi impossível parar de ler. Antes desse livro, fazia tempo que eu não queria ficar horas lendo, como aconteceu aqui.

O livro teve alguns plots twists que previ, mas confesso que não imaginava aquele final. Quando terminei, fiquei um tempo boquiaberta olhando para a parede e refletindo sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida.

Enquanto lia, descobri que esse livro vai virar filme e acho que vai funcionar muito bem, confesso que estou ansiosa?

site: https://www.instagram.com/p/Cap88kOvSKL/

Eliete 23/05/2022

Amei!
Uma ótima experiência, me apaixonei pela Molly e a forma dela de agir, fiquei tão apreensiva em certos momentos mas a leitura compensou cada segundo e o final foi perfeito! Um livro muito bom de ler, rápido, fluido e com ótimos personagens

Leticia.Zimmer 25/02/2022

A camareira
Eh um bom livro. Achei meio devagar pra ler e "pegar no tranco", mas eh um mistério envolvente. Gostei do tema do livro, q traz q as pessoas são diferentes e tem modos diferentes de enxergar a vida.

_Gabs_ 29/03/2023

Esperava mais
A Camareira é um livro vencedor do Goodreads Choice Awards 2022 na categoria de Mistério e Thriller, motivo pelo qual tive interesse em lê-lo.
Acompanhamos então Molly Gray, camareira do Hotel Regency Grand, cuja função desempenha com orgulho e excelência. Para os hóspedes ela é praticamente invisível, para seus colegas ela é estranha, mas isso se deve à sua maneira de agir e pensar.
Molly foi criada pela avó desde criança, o que impactou no seu comportamento e a fez agir como uma pessoa muito mais velha do que ela realmente é, e isso afetou a vivência dela com outras pessoas da sua idade, que tiravam sarro ou se aproveitavam do seu jeito inocente e antiquado.
Por esses motivos, Molly acabou criando uma certa dificuldade em se comunicar com as pessoas e entender as reações delas, levando tudo para o lado literal.
E isso é posto à prova quando Molly encontra um hóspede morto em um dos quartos do Hotel e passa a ser uma suspeita para a polícia, já que ela não consegue esclarecer o que ela viu e fez no momento que encontrou o cadáver.
Por mais bem escrita e detalhada que seja a história, os pensamentos e atitudes da protagonista me deram agonia. Os acontecimentos, e inclusive o plot twist, são óbvios, mas talvez esse tenha sido o intuito da autora, demonstrar que o que é previsível para você não é tão previsível para outras pessoas.
Ainda assim para um livro de mistério investigativo, achei a investigação fraca e mal construída, quase como se o livro não fosse focado nisso. Eu esperava me deparar com múltiplos suspeitos, esperava chegar ao ponto de duvidar de mim mesma, de haver muitas pistas que apontassem para mais de um personagem, e isso não ocorreu em momento algum.
Foi uma leitura morna. Divertida para passar o tempo, mas que não me agregou nada.

Riva 11/06/2023

Ser diferente!
Senti saudade da minha avó enquanto lia sobre a relação da Molly com a avó dela.

Quem traduzia o mundo para a Molly era a avó dela, mas a avó morreu e ela não tinha a quem recorrer.

Ser ?diferente? do que se espera em uma sociedade massificada é muito complicada e foi exatamente por ser ?diferente? que colocaram a Molly em uma situação complicada da qual ela nem tinha noção.

Também por ser ?diferente? foi que faltam poucas e boas a seu respeito.

Foi um livro que me fez refletir o quanto a nossa sociedade coloca rótulos naquilo que é ?diferente?!