A camareira

Nita Prose

Resenhas - A camareira

Juliana 10/05/2022

resenha publicada no instagram @viagensentrelinhas
Molly Gray não é uma pessoa como as outras, ela tem uma personalidad excêntrica e uma pureza que nenhuma pessoa tem, ela não vê maldade nas pessoas e tem dificuldade de reconhecer emoções também, habilidades sociais não são o seu forte.
Molly trabalha como camareira em um hotel e mora sozinha desde que sua avó morreu há poucos meses. Mas Molly não é uma pessoa infeliz, apesar de ainda sofrer por conta do luto, ela ama seu trabalho, sua paixão por etiqueta e limpeza faz com que ela seja uma funcionária modelo.
Em um dia qualquer de trabalho Molly encontra em um dos quartos um hóspede morto, Sr. Black era um empresário famoso e bem sucedido e as circustâncias da sua morte ainda são muito nebulosas. Logo se inicia uma investigação para descobrir o que realmente aconteceu com o Sr. Black, e Molly com seu jeito peculiar acaba se tornando a principal suspeita. Agora só resta a ela tentar descobrir o que realmente aconteceu pra conseguir provar a sua inocência.
Quem acompanha o ig sabe que eu adorei ler A Camareira, devorei o livro em três dias. Molly é uma personagem tão bem escrita, que a gente sente que ela é real, ela é tão inocente que chega a dar raiva em algumas situações ver como as pessoas se aproveitam dessa inocencia dela. Molly é aquela personagem que a gente só quer guardar em um potinho e proteger de todo o mal. Mas o que faz o livro ser tão bom é justamente a protagonista e a forma como ela narra a história. O único erro de A Camareira é ser vendido como um suspense, porque esse não é o seu ponto forte. Esse livro é sobre a Molly e o crime, a vítima e a investigação acabam em segundo plano. A história a respeito da morte do Sr. Black começa a se desenvolver lá pela metade do livro somente, e o desfecho não é tão surpreente assim, muito do que o livro entrega é totalmente previsível.
A Camareira é um livro bem escrito e super fácil de ler, as páginas passam e você nem sente. Mas quem espera um super suspense e uma reviravolta de tirar o fôlego, melhor acalmar as suas expectativas.

Nica 27/07/2023

Bem legalzinho
Não tinha lido uma única resenha.
Não tinha visto vídeo nenhum sobre.
Não tinha lido nem o resumo do próprio livro.
Mas a expectativa tava assim na lua.
Ele é bem legal, tive dificuldade no início pq não dá pra ajudar a protagonista e no início da muita vontade. Depois flui tranquilo. Não tem cenas explicitas, não tem muita violência mas dá pra engajar legal.
Se fosse classificar, colocaria como cozy. Achei bem legal só que a minha expectativa tava muito alta por zero motivos e por isso não curti tanto.

_Gabs_ 29/03/2023

Esperava mais
A Camareira é um livro vencedor do Goodreads Choice Awards 2022 na categoria de Mistério e Thriller, motivo pelo qual tive interesse em lê-lo.
Acompanhamos então Molly Gray, camareira do Hotel Regency Grand, cuja função desempenha com orgulho e excelência. Para os hóspedes ela é praticamente invisível, para seus colegas ela é estranha, mas isso se deve à sua maneira de agir e pensar.
Molly foi criada pela avó desde criança, o que impactou no seu comportamento e a fez agir como uma pessoa muito mais velha do que ela realmente é, e isso afetou a vivência dela com outras pessoas da sua idade, que tiravam sarro ou se aproveitavam do seu jeito inocente e antiquado.
Por esses motivos, Molly acabou criando uma certa dificuldade em se comunicar com as pessoas e entender as reações delas, levando tudo para o lado literal.
E isso é posto à prova quando Molly encontra um hóspede morto em um dos quartos do Hotel e passa a ser uma suspeita para a polícia, já que ela não consegue esclarecer o que ela viu e fez no momento que encontrou o cadáver.
Por mais bem escrita e detalhada que seja a história, os pensamentos e atitudes da protagonista me deram agonia. Os acontecimentos, e inclusive o plot twist, são óbvios, mas talvez esse tenha sido o intuito da autora, demonstrar que o que é previsível para você não é tão previsível para outras pessoas.
Ainda assim para um livro de mistério investigativo, achei a investigação fraca e mal construída, quase como se o livro não fosse focado nisso. Eu esperava me deparar com múltiplos suspeitos, esperava chegar ao ponto de duvidar de mim mesma, de haver muitas pistas que apontassem para mais de um personagem, e isso não ocorreu em momento algum.
Foi uma leitura morna. Divertida para passar o tempo, mas que não me agregou nada.

Sofia 17/02/2022

A minha verdade não é a mesma que a sua, porque nós não experimentamos a vida da mesma forma.
Molly é uma camareira muito dedicada à sua profissão. Ela trabalha em um grande hotel e tem orgulho de ser apaixonada pelo que faz e entregar o seu melhor diariamente. A mania de limpeza de Molly é enorme. Ela é educada, discreta e nunca deixa uma partícula de poeira para trás. Tudo isso, ela aprendeu com a sua amorosa e dedicada avó, que a criou e cuidou por toda vida.

Tudo muda na vida tranquila de Molly quando ela encontra um hóspede muito rico e polêmico morto na sua cama do hotel. Por seu jeito excêntrico e diferente, Molly logo se torna uma suspeita e um alvo fácil de quem está tentando se safar desse assassinato, incriminando a camareira.

Porém, sua reputação, seu trabalho e a sua capacidade de passar invisível por onde entra serão capazes de provar o contrário. Ou será que não?

Um suspense muito divertido e bem construído. Na minha opinião, a Molly é a grande chave dessa história. A autora construiu ela de uma forma genial e muito bem feita, nos levando a pensar várias coisas ao longo da história e logo nos fazendo duvidar das nossas suspeitas. E deixando uma coisa bem claro também: não é porque a Molly é uma mulher diferente, cheia de manias, que ela é uma pessoa do mal. A detetive do assassinato desempenha um papel que mostra como a sociedade julga aquilo que é diferente, sempre acreditando nas primeiras impressões que podem não ser verdadeiras.

Genial, cheio de sacadas e com uma lição incrível. Além de ser um livro que você só descobre o segredo nas últimas páginas. Adorei!

Lana 10/06/2022

Bom livro
Um livro de suspense policial comum, fraco para quem gosta e já leu bastante do gênero como eu. Mas a história em si é interessante, principalmente pelo fato da protagonista demonstrar ser autista.

"Às vezes você tem que fazer algo ruim para poder fazer algo bom."

cbarbugiani 24/03/2022

Muito bom!
Em uma mistura de romance policial e drama, o livro é uma ótima opção para sair daquela ressaca literária. Afinal, tem uma ótima trama, uma divertida protagonista e uma boa dose de reviravoltas.

Na história, conhecemos Molly Gray, camareira do renomado Hotel Regency Grand. Ela se orgulha muito do seu emprego, e o exerce com maestria. Contudo, Molly tem certas dificuldades em relação às situações sociais. Certo dia, ela encontra o corpo do sr. Black, um magnata do setor imobiliário e provavelmente o hóspede mais rico do hotel. O episódio, claro, transforma a vida de Molly em um verdadeiro caos.

Afinal, em pouco tempo, ela se torna a principal suspeita do crime, principalmente pela forma como lida com as coisas. Sem o apoio da avó para interpretar o mundo, Molly se vê numa rede de mentiras da qual não consegue sair. Felizmente, ela descobre que não está sozinha. Assim, com a ajuda de amigos inesperados, ela busca provas de que não matou o sr. Black, enquanto desvenda os segredos escondidos no Hotel Regency.

BrunaCeotto 14/04/2023

esse livro tem uma narrativa muito única e uma protagonista amável e que te faz torcer por ela. acredito que alguns elementos do enredo poderiam ter sido melhor explorados, para que o leitor não ficasse com uma sensação de que foi "tapeado" quando chega no epílogo, mas entendo que isso é comum no gênero. minha outra crítica é que eu gostaria que a nossa protagonista tivesse um papel mais ativo na solução do mistério, afinal, tudo é construído para que nós torçamos para que ela descubra tudo. ainda assim, vale muito a pena. é uma leitura rápida e satisfatória.

Jessica Becker 26/03/2022

A Camareira
Esperava um pouco mais de "A Camareira", mas ele acabou se revelando um thriller fraco e previsível. Não é um livro ruim, não me entendam mal. Porém está longe de ser surpreendente.

Narrada pela própria protagonista, a obra mostra ao leitor as peculiaridades dessa personagem que leva tudo ao pé da letra e que não tem habilidades sociais. No início desconfiei um pouco dela (afinal de contas a narrativa em primeira pessoa é parcial e pode escolher aquilo que quer contar ao leitor), mas logo identifiquei porque ela agia de tal forma e descartei minha teoria.

O que não funcionou para mim foi a previsibilidade de como aconteceu, quem cometeu e por quê ocorreu o crime. É tudo entregue tão facilmente ao leitor que nem dá tempo de montar teorias, apenas seguir o fluxo da narrativa.

Dessa forma, "A Camareira" é um thriller morno e previsível para quem já tem uma grande bagagem de leituras policiais. Porém, pode ser um bom livro para quem quer começar a ler o gênero.

Letícia Serrão 19/02/2022

A Molly é uma personagem encantadora e o Juan é tão encantador quanto.
Demorei um pouco pra engatar a leitura, mas do meio pro fim a leitura foi bem fluida.

Foi muito interessante essa sacada de trazer um personagem com um olhar diferente do nosso. As percepções da Molly nos fazem refletir sobre nossas atitudes e as atitudes dos demais ao nosso redor.

erica 27/08/2022

A camareira
Esse livro é um suspense que foge um pouco do convencional com algumas temáticas diferentes, mas mesmo assim não é nada muito extraordinário.

Molly é uma camareira de hotel viciada em limpeza, ela tem dificuldade de interpretar corretamente as pessoas (suas expressões faciais, suas palavras e suas atitudes), quem ajudava ela a interpretar era a vó dela, mas quando a vó morreu ela passou a fazer isso sozinha.

Em um dia de trabalho, Molly encontra um hóspede morto no quarto e por conta do jeito dela a polícia acha que ela é a assassina. A trama passa a girar em torno de quem matou e o assassino só é revelado mesmo no epílogo.

A autora aborda a questão de pessoas como a Molly serem vistas como invisíveis, como se o trabalho delas não fosse importante. Apesar da Molly não ser uma narradora muito confiável, eu achei o plot twist fraco, não foi uma leitura que me prendeu muito.

Priscylla 21/02/2022

?Somos todos iguais de jeitos diferentes?
Eu comecei esse livro pensando que seria só mais uma história de investigação criminal, mas então eu conheci a Molly, nossa protagonista maravilhosa!

Molly é diferente, eu tenho para mim que ela pode ser autista ou que possua alguma outra síndrome semelhante, e isso faz com que a história seja muito mais do que uma simples investigação criminal.

Eu li uma história sobre abandono, sobre relacionamentos, sobre a dificuldade de se encaixar em uma sociedade que quase nunca apoia os diferentes, uma história sobre escolhas ou a falta delas.

Me diverti muito lendo, me surpreendi com o final do livro e amei os personagem dessa história!
Zil 21/02/2022minha estante
Estou no comecinho e tive essa mesma impressão da Molly de ela ser autista.
Estou amando o livro

JuKirchhof 21/02/2022

Tão linda protagonista
Uma delicadeza acompanhar o olhar de Molly e a rede de apoio que ela, surpresa, acaba encontrando pelo caminho.

Ãndrea 22/02/2022

A camareira...
Ótima história.
O leitor de envolve na trama e já busca pelo assassino, ao mesmo tempo que analisa as peculiaridades da Moly e sua maneira de ver o mundo.

Lívia Casari 18/07/2022

Uma leitura leve, uma personagem principal diferente de todas que eu já li. Vou guardar ela comigo pra sempre. Recomendo.

pam 22/02/2022

A Camareira
Tá aí um livro que se não tivesse vindo no clube de Assinatura da Intrínsecos eu não teria pego pra ler.
Eu amo o fato do clube sempre estourar a minha bolha hahaha
Demorei 2 semanas para ler 60 páginas do livro, achei meio chato de início. Mas, li o restante em menos de 2 dias. Quanto mais eu lia, menos parecia que eu tinha lido. Juro que li umas 120 páginas dentro do ônibus sem perceber.

Em ?A Camareira? conhecemos a história de Molly, uma jovem camareira que trabalha no Hotel Regency Grand. Ela tem um prazer imenso em limpar, mas essa sua obsessão por limpeza não agrada a todos. Molly tem muita dificuldade em determinadas situações sociais, As vezes é difícil saber se uma pessoa está rindo de você ou com você.
Quem sempre a ajudava nessas situações era sua avó, mas, com o recente falecimento da mesma, nossa protagonista se encontra perdida nesse meio social tão complicado.
Em um dia comum, em mais uma limpeza de quarto, Molly encontra um magnata milionário morto em cima da cama. Seu comportamento incomum levantam suspeitas da polícia.
Será que uma simples camareira irá conseguir organizar toda essa bagunça?

Esse é o romance de estreia da autora, o enredo envolvendo a morte e a investigação são muito cativantes, chega em determinado momento que você se pergunta ?ok, será que posso confiar nessa pessoa??, mas o que é ainda mais cativante é a construção da nossa personagem principal. Molly é incrível! A forma de agir, seu comportamento e até mesmo a forma de pensar.
A narrativa da história é muito boa e a leitura fluida, o que pra mim é ideal em livros de suspense/investigação.
O desfecho não deixa a desejar, pelo contrário, me surpreendi bastante!
Me surpreendi muito com essa leitura!
Gaby 22/02/2022minha estante
Uauu, deu vontade de ler também